Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

Número de respostas: 9

Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá

poder, religião e razão do Estado

Autores

•     Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

Palavras-chave:

Reforma de Josias, Ezequiel, Maquiavel, Centralização de poder

Resumo

Este artigo analisa as reformas religiosas de Ezequias (716–687 a.C.) e Josias (640–609 a.C.) em Judá pela ótica maquiavélica (O Príncipe). Argumenta que, além do zelo religioso (2 Reis 18–23; 2 Crônicas 29–34), elas foram estratégias de poder: Ezequias centralizou o culto em Jerusalém para enfraquecer rivais; Josias radicalizou-a, aproveitando o declínio assírio (fortuna) com ação decisiva (virtù), visando unificação nacional e "razão de Estado" frente à Babilônia. A narrativa bíblica, assim, revela um realismo político instrumental. Dificuldade principal: escassez de fontes extrabíblicas limitou análises contextuais, mas não invalida a tese, pois a narrativa bíblica (analisada criticamente) é o objeto de estudo.

PDF:  leia aqui o texto completo

Coordenação e mesa: 

  • professor Ana Matte
  • Mesa: Carolina Sueto

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Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Carolina Akemi Sueto -
Bom dia a todos e todas! Sejam muito bem-vindos e bem-vindas!

Está aberto o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2025.1. Como vocês sabem, o evento é online, assíncrono e funciona entre os dias 24 e 26/06.

A proposta é que os participantes interajam entre si, por isso, leia os trabalhos, faça perguntas, dialogue com os colegas. A autora também precisa interagir com o público para receber o certificado, a nota e a permissão da Comissão para publicar nos anais, se tiver se inscrito para isso.

Lembrem-se de sempre fazer isso sempre em tom respeitoso, afinal estamos em um espaço acadêmico.

Bom evento, leiam os trabalhos e participem!
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Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Maria Virginia Lelis Malschitzky Crespo -
Interessante perceber que desde sempre a religião exerce um controle simbolico sobre a sociedade, legitimando ou não pessoas em locais de poder.
Em resposta à Maria Virginia Lelis Malschitzky Crespo

Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Giulian Francele Fernandes Silva -
Olá, obrigada pelo feedback!
Infelizmente a história nos mostra que todo Estado acaba se apoiando em uma religião, isso independe da época, seja na antiguidade onde a religião era a ferramenta mais poderosa de controle, ou nos dias atuais.
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Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Carolina Akemi Sueto -
Oi, Giulian!

Ótimo trabalho!

Você pode explicitar um pouco mais os conceitos maquiavélicos de virtù e razão de Estado que mobilizou para a escrita do seu artigo, pensando nas pessoas que não são da filosofia, por favor?
Em resposta à Carolina Akemi Sueto

Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Giulian Francele Fernandes Silva -
Obrigada pelo feedback!
Posso explicar sim!

A virtu é a habilidade de se adaptar às circunstâncias para controlar o Estado, usando tanto qualidades "boas" (generosidade) quanto "más" (crueldade) conforme a necessidade, sempre visando a manutenção do poder e a estabilidade política, sem se limitar à moral tradicional. Já a razão de Estado é um princípio derivado dessa ideia, que justifica ações imorais ou excepcionais (como mentiras ou violência) quando indispensáveis à sobrevivência do Estado, colocando os interesses políticos acima de normas éticas ou religiosas. No caso do texto, tanto Ezequias quanto Josias usaram da religião como instrumento político, a virtu de Ezequias foi mais pragmática e a de Josias impositiva, ambos estavam subordinando normas morais em prol da estabilidade do reino (em outras palavras, em razão do Estado).
Em resposta à Giulian Francele Fernandes Silva

Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Carolina Akemi Sueto -
Obrigada pela explicação, foi muito clara!
Em resposta à Primeiro post

Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Ana Cristina Fricke Matte -
Boa noite, Giulian,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre as estratégias políticas em reformas religiosas mais o animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Giulian Francele Fernandes Silva -
Olá boa noite!
A falta de fontes a respeito dessa reforma específica foi um grande desafio mas fez com que o trabalho ficasse ainda mais interessante!
Esse tipo de instrumentalização religiosa como controle de massas acontece de forma cíclica e ver aspectos tão atuais em uma época tão remota mostrou a importância de estudar a história para não repeti-la!
Em resposta à Primeiro post

Re: Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá poder, religião e razão do Estado Autores • Giulian Francele Fernandes Silva UFMG

por Adriana Rocha Roque -
Artigo interessante e pertinente. Penso que uma leitura maquiavélica é importante em muitos contextos. Você os abordou de forma brilhante.