Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

Número de respostas: 21

ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS NO INTERIOR DO BRASIL DESENVOLVIMENTO URBANO, ECONÔMICO E SOCIAL

Autores

•     Alice Vitória Rodrigues Araújo

•     Anna Laura Costa Alves

•     Eike Ferreira Ribeiro

•     Lucas Gurgel Azevedo

Palavras-chave:

Escolas Técnicas Federais; Desenvolvimento regional; Comunicação local; Formação técnica; Inovação tecnológica; Impacto econômico.

Resumo

Este trabalho analisa o impacto dos Institutos Federais (IFs) no desenvolvimento das cidades do interior brasileiro, abordando suas influências na comunicação e linguagem local, na formação técnica voltada à mineração, na inovação social e tecnológica, e nos efeitos econômicos, como geração de empregos, dinamização do comércio e valorização imobiliária. A pesquisa mostra que os IFs promovem qualificação profissional alinhada às demandas locais, desenvolvem tecnologias sustentáveis com impacto comunitário e fortalecem o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atuam.

PDF: leia o texto completo aqui

Coordenadores de mesa: 

  • professor: Ana Matte
  • Mesa: Taynara Camilo

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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Ana Cristina Fricke Matte -
Alice, Anna, Eike e Lucas,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo, sobre essas instituições tão relevantes para a difusão do conhecimento e formação de pessoas, mais os animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Lucas Gurgel Azevedo -
Muito obrigado! Esse momento de troca realmente enriquece muito a experiência do trabalho, e tem sido gratificante ver como o tema despertou interesse e identificação em outras pessoas.

O que mais nos animou na construção do artigo foi perceber a amplitude do impacto dos Institutos Federais, especialmente nas cidades do interior. Ao aprofundarmos as pesquisas, ficou claro que essas instituições vão muito além da formação técnica: elas transformam realidades locais, ampliam horizontes e promovem inclusão social de forma concreta! Ter a oportunidade de refletir e escrever sobre isso nos motivou ainda mais a valorizar o papel da educação pública e de qualidade no desenvolvimento do país.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Ana Luiza Marcos Romualdo -
Achei o artigo “Escolas Técnicas Federais no interior do Brasil: desenvolvimento urbano, econômico e social” muito interessante por mostrar como os Institutos Federais (IFs) transformam de forma concreta as cidades onde são implantados. O texto mostra que os IFs não atuam apenas na educação técnica, mas também impulsionam a comunicação comunitária, a inovação social e o desenvolvimento econômico local. Me chamou atenção como o artigo articula diferentes áreas — como Letras, Economia e Engenharia — para analisar desde a valorização da linguagem até o crescimento do comércio e do mercado imobiliário.

É muito positivo ver como a presença dos IFs promove inclusão social, formação crítica e geração de renda, principalmente em municípios pequenos que antes tinham poucas oportunidades. A atuação dos IFs vai além da sala de aula e se torna um motor de transformação regional.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Lucas Gurgel Azevedo -
Agradeço pelo comentário positivo sobre o artigo. Fico feliz em saber que a leitura evidenciou o papel transformador dos Institutos Federais nas cidades do interior, não apenas na educação técnica, mas também em aspectos como inclusão social, inovação e desenvolvimento econômico.

A proposta do texto foi justamente mostrar essa atuação ampla e integrada dos IFs, articulando diferentes áreas do conhecimento para refletir a complexidade dos impactos locais. É gratificante ver que essa abordagem foi percebida e valorizada. Muito obrigado pela leitura e pela contribuição.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Vitoria Raisa de Oliveira Ferreira -
Excelente análise feita sobre o tema, parabéns ao grupo pelo trabalho. Muito interessante esse estudo de como a implantação de uma escola técnica trás tantos impactos na sociedade. É perceptível que as cidades que capacitam a sua mão de obra também estimulam a implementação de industrias na região, mostrando o potencial e impacto das escolas federais, além de todos os demais aspectos abordados sobre o desenvolvimento percebido em todos os níveis da comunidade, desde social ao economico, muito boa a análise.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Bianca Fonseca Leite -
Gostaria de parabenizar o grupo de autores pelo trabalho tão relevante e bem estruturado, assim como pela escolha do tema e pela sensibilidade em tratar de algo que impacta tantas vidas de forma tão concreta.
Achei especialmente interessante, pois tive o privilégio de estudar em um centro tecnológico no interior de Minas Gerais, o que me possibilitou uma identificação direta com diversos pontos apresentados no artigo. Conviver diariamente com um ambiente onde o conhecimento técnico e científico é valorizado muda não só a forma como a gente fala, mas também como a gente se enxerga. Pude observar de perto como a presença de uma escola técnica movimenta a economia local, gerando empregos, incentivando o comércio e até transformando a dinâmica urbana da cidade.
Parabéns novamente pessoal!
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Felipe Souto Dicker -
Parabéns ao grupo pelo trabalho, é um tema muito importante que foi bem abordado ao longo do texto. O artigo destaca de forma clara a importância dessas instituições para o fortalecimento das regiões interioranas, não só para a qualificação profissional, mas também para o crescimento econômico local e a valorização social da educação. O texto se mostra como uma contribuição relevante para entender o impacto positivo da interiorização do ensino técnico.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Lucas Gurgel Azevedo -
Muito obrigado pelo comentário e pela leitura atenta ao nosso trabalho. É gratificante saber que o texto conseguiu transmitir com clareza a relevância dos Institutos Federais para o fortalecimento das regiões interioranas, indo além da formação profissional e alcançando dimensões sociais e econômicas.

Nosso objetivo foi justamente evidenciar como a interiorização do ensino técnico contribui de forma concreta para o desenvolvimento local e para a valorização da educação como instrumento de transformação social. Agradecemos pela valorização do tema e pela contribuição à discussão.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Isadora Baroni Santos -
Achei o artigo muito interessante porque mostra como os Institutos Federais fazem diferença real nas cidades do interior. Não é só sobre oferecer cursos, mas sobre movimentar a economia, gerar empregos e até mudar a forma como as pessoas se comunicam e veem o próprio potencial. A parte sobre os impactos na autoestima linguística me chamou atenção, pois revela que a educação transforma mais do que só o conhecimento técnico. É uma mudança cultural mesmo.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Ana Cleia Barbosa -
Olá, pessoal, muito pertinente o tema do trabalho de vocês.
Agora, não opinião de vocês, como os Institutos Federais podem ampliar ainda mais seu impacto no desenvolvimento sustentável das cidades do interior, especialmente em áreas além da formação técnica, como cultura e meio ambiente?
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Julia Victoria Campos Emiliano -
Achei o trabalho muito interessante e necessário, principalmente por dar visibilidade ao papel transformador dos Institutos Federais no interior do Brasil. A análise vai além da educação em si e mostra como os IFs movimentam toda a dinâmica local — desde a economia até a cultura e a comunicação. Foi legal ver como o artigo conecta a formação técnica às necessidades específicas de cada região, como a mineração, mas também aponta para um horizonte de inovação social e tecnológica. Fiquei curiosa sobre como os próprios estudantes dos IFs percebem essas mudanças na cidade e no cotidiano deles. Parabéns aos autores pela abordagem ampla e bem contextualizada!
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Matheus Tadeu Alves de Carvalho -
Interessante! É fato que o desenvolvimento está diretamente associado a capacidade produtiva. Nesse contexto, os insitutos federais oferecem uma eficiente forma de desenvolvimento. O artigo analisa como os institutos federais oferecem desenvolvimento os locais onde estão instalados e o impacto que ele tem na vida da população.
Qual foi a inspiração de vocês para escrever sobre esse tema? Quais políticas poderiam aumentar os efeitos positivos dos IFs?
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Luiza Morais Barbosa Lima -
Achei extremamente relevante a forma como o artigo evidencia o papel dos Institutos Federais na transformação social e econômica dos municípios do interior. A pesquisa mostra que os IFs vão muito além da formação técnica: eles impactam a linguagem, valorizam a educação formal, fomentam a inovação social e contribuem diretamente para a geração de renda e valorização das regiões onde se instalam. Isso reforça a importância de políticas públicas voltadas para a interiorização do ensino técnico e tecnológico, como estratégia de desenvolvimento regional.
Como podemos garantir que os projetos de inovação social e tecnológica desenvolvidos nos IFs permaneçam integrados às necessidades reais das comunidades locais a longo prazo, evitando que se tornem apenas iniciativas pontuais?
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Susan Nunes Morrow -
Boa tarde, Alice, Anna Laura, Eike e Lucas,

O texto foi muito esclarecedor, principalmente considerando minha experiência própria em um colégio técnico (COLTEC-UFMG). As escolas técnicas realmente tem um papel importante na qualificação profissional e impactam a economia local, transformando comunidades. A presença destas instituições nas cidades do interior brasileiro pode mudar realidades!

Parabéns pelo artigo!
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Isabela Franca Souza e Moura -
Parabéns pelo artigo, gostei muito do tema. É especialmente interessante perceber como a presença dos IFs influencia tanto o desenvolvimento profissional quanto a valorização da comunicação e da linguagem local.
Fiquei particularmente impressionada com a abordagem sobre os centros de inovação social e tecnológica, que evidencia o potencial dos IFs em promover soluções sustentáveis e transformações reais nas comunidades onde estão inseridos.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Alexssandra Rodrigues Batista Silva -
Parabéns pelo artigo!
As escolas técnicas de fato impactam bastante na educação dos alunos e trazem ganhos a longo prazo principalmente se for aplicado em municípios do interior.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Ana Luiza Coelho de Moraes -
Parabéns pelo artigo, o recorte interdisciplinar de vocês deu uma riqueza muito interessante à análise.
Vocês mostram que os IFs geram impactos significativos em várias dimensões nas cidades do interior. Na opinião de vocês, qual dessas frentes, educação, inovação ou desenvolvimento econômico, costuma gerar transformações mais rápidas e visíveis após a instalação de um campus? E por quê?
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Livia Lima Teixeira -
Olá, Alice, Anna Laura, Eike e Lucas! Que trabalho incrível e de extrema importância o de vocês! Fiquei muito impressionada com a análise tão abrangente sobre o impacto dos Institutos Federais no desenvolvimento das cidades do interior. A forma como vocês conectam a qualificação profissional com a inovação social e o crescimento econômico local é muito clara e inspiradora. É vital reconhecer o papel transformador dos IFs nessas regiões, e a pesquisa de vocês mostra isso com muita sensibilidade e profundidade. Parabéns!
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Adriana Rocha Roque -
Acho muito legal esse artigo ter virado objeto de artigo, pois é importante quantificar o impacto que a democratização geográfica da educação tem para os municípios e logo para o país.
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Delano de Carvalho Ferreira Filho -
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Re: Escolas técnicas federais no interior do Brasil desenvolvimento urbano, econômico e social, Autoria: Alice Vitória Rodrigues Araújo , Anna Laura Costa Alves , Eike Ferreira Ribeiro , Lucas Gurgel Azevedo

por Sofia Lommez -
O trabalho está excelente. Aborda de forma clara e bem estruturada a contribuição dos Institutos Federais para o desenvolvimento das cidades do interior, evidenciando impactos sociais, econômicos e educacionais. A análise demonstra conhecimento do tema e sensibilidade às necessidades locais. Parabéns pela qualidade da pesquisa!