Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

Número de respostas: 51

Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade

Autores

•     Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, publicidade, contratos de veridicção, manipulação, apostas, legalidade

Resumo

Esse trabalho busca analisar a propaganda da casa de apostas Bet Nacional a partir da semiótica greimasiana, levantando como o discurso publicitário constrói um sujeito apostador associado à legalidade e responsabilidade. Protagonizada por Galvão Bueno e Tino Marcos, observa-se a construção de contratos de manipulação e veridcção que contribuem para a legitimação da prática do jogo legalizado, apagando questões sociais associadas ao âmbito das apostas.

PDF: leia aqui o trabalho completo

Coordenação de mesa: 

  • professora: Ana Matte
  • mesa: Robert Iquiapaza

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Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Gabriela de Brito Santos -
Bom dia! O tema do texto me interessou bastante e é muito bacana essa reflexão. É importante analisarmos criticamente as bets, em um cenário descontrolado em que se encontra o Brasil, segundo a Agência Brasil, os brasileiros destinaram cerca de R$ 240 bilhões às bets em 2024. É um cenário muito absurdo, corroborado por estratégias de discurso publicitário que conferem essa legitimidade, como do caso da Bet Nacional, bem como as que promovem uma ostentação que faz com que pessoas acreditem que bet é um investimento. Parabéns pelo trabalho.
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá Gabriela, bom dia! Primeiramente, muito obrigada pelo comentário e pelo acréscimo de informação sobre a temática, esses dados reforçam ainda mais a urgência de discurtimos criticamente esse cenário. Concordo totalemnte com você: é fundamental refletirmos sobre como o discurso publicitário legitima esse tipo de prática, muitas vezes mascarando o risco com promessas de “investimento” ou “renda extra”. Acredito também que o cenário pode até ser mais intenso quando olhamos paras as redes sociais, onde alcance quase que instântaneo e o público, muitas vezes mais jovem, é diretamente exposto a essa lógica de ostentação e falsa promessa de lucro fácil.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Ana Cristina Fricke Matte -

Wanessa e Robert, bom dia!

Semiótica é minha melhor praia e fico contente que tenha feito bom proveito da disciplina.

O que você, Wanessa, considerou mais difícil de levar do estudo teórico à prática na análise dessa progaganda?

Um ótimo evento!
Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Professora!
Bom dia!

Agradeço pelo apoio durante a disciplina, com toda certeza foi muito proveitosa.

Em relação às dificuldades, acredito que o mais desafiador foi aplicarde maneira coesa e compreensível os conceitos da dimensão cognitiva, conseguir enteder, especialmente no que diz sobre indentificação e nomeação dos diferentes modalizadores presentes dentro do contrato de manipulação. Entender como esses elementos operam na construção do sentido da propagando exigiu bastante atenção, reflexão e cuidado, especialmente para traduzir a teoria de forma mais clara.

Muito obrigada pela pergunta e pela condução da disciplina. Um ótimo evento para você também!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Robert Iquiapaza -
Como membros da Comissão Científica, temos a honra de dar as boas-vindas a todos os autores e ao nosso estimado público. É com entusiasmo que celebramos este espaço de encontro e diálogo, voltado ao compartilhamento de conhecimento e à promoção de discussões sobre temas fundamentais para a universidade, a educação a distância (EAD) e o software livre. Que este seja um ambiente fértil de aprendizado mútuo, troca de ideias e, acima de tudo, de debates produtivos que fortaleçam nossa caminhada coletiva rumo à inovação e à inclusão.
Em resposta à Robert Iquiapaza

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Raika Aleme -
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Boa noite, Wanessa e prof. Robert!
De que maneira a propaganda da Bet Nacional, ao mobilizar valores como legalidade e responsabilidade por meio de operadores semióticos, atua como instrumento de legitimação econômica de um novo setor regulado e contribui para a financeirização de práticas culturais, como o consumo esportivo, no contexto do capitalismo de plataforma?
Em resposta à Pedro Augusto Motta Daldegan

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Bom dia, Pedro!
Agradeço pela pergunta, que é extremamente pertinente.

A propaganda da BetNacional mobiliza esses valores por meio de operadores semióticos que reforçam esse contrato com o público, seja pela presença de figuras públicas conhecidas ou seja pela estética publicitária que remete a legalização e a confiança.

Essas características, assim, atuam como estratégias de legitimação simbólica e até econômica, naturalizando a presença dessas apostas esportivas no dia-a-dia do consumidor, enquandrado-as como práticas dentro da legalidade, ainda mais agora que o setor está passando por esse processo de regulamentação, como você aponta.

E essa contribuição, que vemos nos patrocinios de grandes clubes e dos grandes campeonatos ("Brasileirão Bentano"), começa a fazer parte da "experiência" do torcedor. Com isso, o esporte, o futebol em destaque, deixa de ser só um espetáculo e se torna também um espaço destinado a investimento e lucros, transformado afetos e relações em produtos puramente financeiros.

Aliás, algo que me chamou atenção durante a análise e a avaliação dessas propagandas no dia-a-dia. Basta observar como eram as campanhas antes da regulamentação, com ênfase em mensagens como “invista”, “acredite”, “confie” e como, após as mudanças legais, surgem slogans como “jogue com responsabilidade” ou “é só diversão”. Isso mostra o quanto esse setor é ágil em alterar seus estilos e modos de apresentação diante das exigências do contexto, o que pode se alterar mais uma vez nesse novo cenário de regulamentação. Uma situação que merece estudos futuros.

Gostei muito da sua pergunta por ser bem densa e crítica. Espero ter conseguido atingir um nível de satisfação na resposta, ou pelo menos colaborar com a reflexão.
Em resposta à Wanessa Lina Fernandes

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Muito obrigado, Wanessa, perfeita resposta! Essa adaptabilidade da comunicação setorial é muito interessante, realmente merece futuros estudos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Wanessa,
quero parabenizá-la pelo trabalho! Achei a escolha do tema muito interessante. A análise da narrativa publicitária da Bet Nacional, sob essa ótica acadêmica, apresentou insights importantes sobre a persuasão em um setor que lida com riscos financeiros e comportamentais, contribuindo para o debate sobre a regulamentação e o impacto social das apostas online. Sendo um tema importante não somente para a linguística, mas também para os estudos de publicidade e propaganda, comunicação social, sociologia do consumo e psicologia do marketing. Recordo-me de ter assistido à veiculação desta propaganda e de ter percebido a manipulação que você analisou tão bem no seu texto. Como se deu a escolha da peça?
Abraço,
Cristina Souza
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Cristina!
Muito obrigada pelo comentário!
Sim, essa temática é importante em várias áreas.

Escolhi essa peça publicitária por ter sido uma das primeiras que vi após o início do processo de regulamentação das apostas esportivas. Isso me chamou atenção pela rapidez com que foi criada e divulgada, já incorporando essa nova realidade legal.

Outro ponto que me motivou foi o uso de duas grandes figuras do jornalismo esportivo, o que oferece mais acredibilidade e apelo à mensagem. Além disso, por ser uma peça curta, ela trata de maineira intensa e explícita a questão da legalização. Outras casas de apostas, por exemplo, constroem essa narrativa de outra forma: buscam relacionar a história dos personagens com o ato de apostar, contar suas história e, então, fazer uma inserção sobre a questão da legalidade.

A BetNacional, nessa peça, foca exclusivamente nesse ponto, o que torna a propaganda especialmente interessante para análise. Também vale destacar que a marca tem investido em outras peças com atletas olímpicos, cantores e jogadores de futebol, mostrando uma estratégia ampla e bastante direcionada.

Agradeço pelo comentário.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Wanessa, sua contribuição é muito oportuna, principalmente se considerarmos, também, a atual e incômoda "pandemia das bets". Com a preocupação de vários setores governamentais, a respeito do vício de muitos brasileiros que estão se endividando, é de fundametal importância analisar as estratégias discursivas de um mercado que não quer deixar de existir. O nome Nacional, escolhido para essa Bet em tela, dá uma ideia explícita de pertencimento. O ato de convocar dois comunicadores esportivos, experientes e famosos, para divulgar o jogo "legal' assegura mais credibilidade à propaganda, inclusive possibilitando, no consciente coletivo, a inserção da peça publicitária em qualquer horário e sem incômodos.
Em resposta à Adalgimar Gomes Gonçalves

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Robert Iquiapaza -
Adalgimar, o seu comentário sobre a "atual e incômoda 'pandemia das bets'" realça a oportunidade e a relevância da análise da propaganda da Bet Nacional realizado pela Wanesssa. O artigo, de fato, busca investigar como o discurso publicitário "apaga questões sociais associadas ao âmbito das apostas", focando em construir um sujeito apostador associado à legalidade e responsabilidade, acredito que de maneira quase imperceptível.
Em resposta à Adalgimar Gomes Gonçalves

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Adalgimar!
Obrigada pelo comentário e pelo acréscimo de informação.

Exatamente isso: o nome da Bet e o uso de grandes figuras conhecidas pelos brasileiros carrega essa ideia de pertencimendo, de originalidade, de "ser brasileiro".
E sim, essa inserção acaba acontecendo naturalmente, contribuindo para os problemas que estamos vendo e criando um cenário de urgência.

Por esses motivos temos que continuar discutindo e falando sobre tema!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Marco Thulio Alves Maciel -
Que leitura envolvente desse comercial da Bet Nacional! Adorei como vocês mostram que a credibilidade de Galvão Bueno e Tino Marcos serve como “aval” semiótico, criando um efeito de verdade que transforma o jogo em ato patriótico seguro, enquanto a oposição legal × ilegal articula toda a narrativa
. Fiquei pensando: se novas regulações ou escândalos mudarem a percepção pública sobre apostas, que ajustes narrativos vocês imaginam que as casas de betting terão de fazer para manter esse contrato de confiança com o público?
Em resposta à Marco Thulio Alves Maciel

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Robert Iquiapaza -
Marco Thulio sua indagação sobre quais ajustes narrativos as casas de apostas teriam que fazer se "novas regulações ou escândalos mudarem a percepção pública sobre apostas" é bastante perspicaz. O artigo explica que a propaganda constrói "contratos de manipulação e veridicção" que contribuem para a legitimação da prática do jogo legalizado. O contrato de manipulação com o público da Bet Nacional requer diferentes modalizadores: o querer-fazer (apostar em casa legalizada), o dever-fazer ("respeitando as regras") e o saber-fazer ("100% autorizada pelo governo"), visando legitimar o poder-fazer da Bet Nacional. Se a percepção pública mudar, o "contrato de confiança" que a propaganda busca estabelecer seria abalado, e poderá exigir um reposicionamento dessas empresas.
Em resposta à Marco Thulio Alves Maciel

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Marco!

Obrigada pelo comentário.

Gosto da sua pergunta, pois ela aprensenta algo que andei observando: as campanhas, antes da regulamentação, tinham como ênfase mensagens como “invista”, “acredite”, “confie”. Após as mudanças legais, surgem slogans como “jogue com responsabilidade” ou “é só diversão”. Isso mostra o quanto esse setor é ágil em alterar seus estilos e modos de apresentação diante das exigências do contexto, o que pode se alterar mais uma vez nesse novo cenário. Agora, quais ajustes, creio que dependerá do cenário e do público que estará consumido.

Eles terão que buscar uma nova forma de exercer o "contrato de confiança", aplicando novos ajustes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Thaís Machado -
Essa aqui é daquelas análises que fazem a gente rever tudo o que vê na TV. A propaganda da Bet Nacional é destrinchada com muita precisão, e eu adorei como a semiótica discursiva foi usada pra explicar os sentidos por trás das escolhas de linguagem. O uso de figuras como Galvão Bueno e Tino Marcos pra gerar credibilidade é algo que a gente até percebe, mas não nomeia. E a ideia de “contrato de veridicção” me fez repensar o quanto essas campanhas constroem uma imagem limpa do jogo, apagando os problemas sociais por trás. É uma análise que dá um verdadeiro alerta sobre como a linguagem publicitária atua.
Em resposta à Thaís Machado

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Thaís, bom dia!

Gostei do seu comentário: vemos, mas nomeamos. É como se juntassemos os pontos.

O único “aviso” claro que essas campanhas fazem hoje em dia é aquele já conhecido: “jogue com responsabilidade”. Mas sem qualquer aprofundamento.

Afinal, o que seria essa tal responsabilidade? Jogar com menos frequência? Apostar valores menores? Estabelecer limites? Creio que essas são questões que deveriam ser detalahdas nas campanhas, especialmente considerando o público que é constantemente exposto a esse tipo de publicidade.

Obrigada pelo comentário e pela provocação!
Em resposta à Wanessa Lina Fernandes

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Thaís Machado -
Obrigada pela resposta! Você trouxe uma reflexão muito necessária sobre o que realmente significa “jogar com responsabilidade”. Seu trabalho está ótimo e complementa muito bem a discussão!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Thaís Machado -
Essa aqui é daquelas análises que fazem a gente rever tudo o que vê na TV. A propaganda da Bet Nacional é destrinchada com muita precisão, e eu adorei como a semiótica discursiva foi usada pra explicar os sentidos por trás das escolhas de linguagem. O uso de figuras como Galvão Bueno e Tino Marcos pra gerar credibilidade é algo que a gente até percebe, mas não nomeia. E a ideia de “contrato de veridicção” me fez repensar o quanto essas campanhas constroem uma imagem limpa do jogo, apagando os problemas sociais por trás. É uma análise que dá um verdadeiro alerta sobre como a linguagem publicitária atua.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho -
Nossa. Que legal. Um artigo bem fluido. Li todo o conteúdo e ainda voltei para reforçar alguns conceitos. Acho legal estas análises. Como o marketing pensa, aborda de forma bem científica, fundamentada, afim de impactar com o seu produto. Não é apenas criatividade. Tem todo um estudo por detrás. Muito legal este artigo. De fácil associação também.
Em resposta à Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Nilson!

Obrigada pelo comentário.

Espero que o trabalho tenha agragado em algo, pois sabemos que é uma temática muito importante e que persistira na nossa sociedade.

E é isso mesmo: não se trata apenas de criatividade. Essas campanhas são pensadas e construídas estrategicamente para alcançar seus objetivos, atrair e fidelizar cada vez mais público.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho -
Que legal. Texto bem fluido e direto ao ponto. Interessante saber que propagandas não são feitas de criatividade apenas. Tem muito estudo científico por detrás.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho -
Que legal. Texto bem fluido e direto ao ponto. Interessante saber que propagandas não são feitas de criatividade apenas. Tem muito estudo científico por detrás.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Alessandra Alves Oliveira de Melo -
A temática do artigo é muito oportuna. Achei especialmente interessante a forma como os eixos semânticos legal/ilegal e responsável/irresponsável são usados para organizar os valores da narrativa publicitária, evidenciando mecanismos de manipulação que fazem o assunto ser percebido de maneira mais positiva. Como bem colocado no artigo, trata-se de um “discurso de legitimação e naturalização”. Parabéns pela abordagem tão pertinente!
Em resposta à Alessandra Alves Oliveira de Melo

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Alessandra!

Obrigada pelo comentário.

É extremamente importante falar sobre esse tema e perceper como esses eixos e mecanismos atuam na construção da peça.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Matheus Tadeu Alves de Carvalho -
Excelente trabalho! É impressionante perceber a influencia que a propaganda e publicidade têm sobre a sociedade! Uma prática considerada suja foi transformada em um "jogo legal" e "divertido". Sua análise é muito interessante, Wanessa!
Em resposta à Matheus Tadeu Alves de Carvalho

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Matheus, bom dia!

Sim, é muito importante perceber a influência quanto a forma como essas campanhas se inserem no nosso dia a dia, quase que de maneira natural.

Constantementes somos bombardeados por esse tipo de propagadas, que transmite essa ideia de "jogo legal" e "divertido", como você bem disse.

Agradeço o comentário!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Matheus Tadeu Alves de Carvalho -
É impressionante perceber a influencia que a propaganda e a publicidade tem sobre a sociedade. Uma prática considerada suja foi transformada em um "jogo legal" e divertido! Sua análise é excelente, Wanessa!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Raphaela Lys Coelho Pinto -
Olá Wanessa, parabéns pelo ótimo trabalho em colaboração com o professor!
A leitura do seu trabalho está muito fluida e clara, envolvendo o leitor do início ao fim com sua análise.
Considerando o contexto em que estamos inseridos atualmente, sua contribuição é extremamente pertinente ao destacar o processo de naturalização da Bet Nacional e sua disseminação como algo seguro e atrativo através da propaganda.
Em resposta à Raphaela Lys Coelho Pinto

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Raphaela!

Muito obrigada!
Espero que o trabalho tenha agregado boas reflexões.

É muito importante falar sobre esse tema. Ainda mais sabendo que ele se mostra muito resistente e persistente na nossa sociedade, causando problemas sérios.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Michele Stefany Muniz Burmann -
Esse artigo é sensacional! Sua pesquisa está bem enxuta e suscita. Uma abordagem objetiva e necessária de um assunto que é de suma importância atualmente. Extremamente necessário entendermos como são construídos os discursos das casas de apostas que tem sido um grande problema na nossa atualidade social. Sua análise está bem completa e diz muito sobre as estratégias de publicidade adotadas pelas bets para conseguirem dar a volta pelo problema de legalidade e aceitação social das casas de apostas! Uma ótima escolha de objeto de pesquisa! Parabéns Wanessa!
Em resposta à Michele Stefany Muniz Burmann

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá Michele, bom dia!

Muito obrigada pelo seu comentário!

De fato, avaliar esses discursos ajuda esclarecer muitos pontos importantes e revela estratégias que, muita vezes, passam despercebidas pelo público.

Discutir e expor esses aspectos, na minha opinião, é fundamental para que possamos enfretar esse problema de forma consciente e crítica.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá a todos!
Para acrescentar à discussão trago alguns dados sobre o vício de jogos no Brasil. De acordo com dados do Governo Federal, cerca de 2 milhões de pessoas possuem vício em jogos (ludopatia). Trata-se já de uma questão de saúde pública. O que vemos é a publicidade ignorando as questões sociais graves por questões financeiras.
Abraço,
Cristina S. (DEDD/UFMG)
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Obrigada pelos dados, Cristina!

Esse é um problema real, que vem afetando famílias, a economia e diversas outras esferas da sociedade.

A saúde pública não pode ser ignorada em hipótese alguma. Ela deve ser parte central das discussões sobre o avanço das apostas no país.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Melissa Vieira Nogueira -
O artigo apresenta uma análise muito perspicaz sobre como o discurso publicitário articula os níveis do percurso gerativo para legitimar socialmente o jogo de apostas. A leitura da manipulação por tentação (a promessa do prêmio) foi especialmente interessante, assim como a identificação do Galvão Bueno como sujeito veridictor, o uso da credibilidade dele realmente opera como um selo simbólico de confiança. Fiquei com uma dúvida: vocês veem espaço para uma contra-veridicção dentro desse tipo de propaganda? Ou o texto publicitário se estrutura justamente para impossibilitar esse tipo de desconfiança discursiva?
Em resposta à Melissa Vieira Nogueira

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Melissa, boa tarde!
Gostei bastante do seu comentário.

Podemos avaliar a situação como se a peça estivesse buscando ocupar um espaço de sentido, complicando os possíveis caminhos para a dúvida, pois criaram um grande efeito de verdade com os recursos empregados (enunciados, personagens...), podendo dificultar.

Penso que esses espaços de contra-veridicção surgem mais na recepção, ou seja, pelo próprio público.

Sua pergunta promoveu uma grande reflexão. Muito obrigada.
Em resposta à Wanessa Lina Fernandes

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Melissa Vieira Nogueira -
Seu artigo me fez pensar bastante sobre como a construção da verdade no discurso publicitário não é apenas uma operação persuasiva, mas também um esforço de silenciar qualquer alternativa interpretativa. Parabéns pelo trabalho e pela abordagem crítica!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Kristine Batista Soares -
Olá! Parabéns pelo trabalho, achei bastante instigante essa análise. Minha dúvida é como vocês veem o papel da publicidade nesse equilíbrio entre promover o jogo legalizado e conscientizar sobre seus possíveis efeitos negativos e se é possível que exista?
Em resposta à Kristine Batista Soares

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá Kristine, bom dia!

Tenho dificuldade de responder a sua pergunta, pois creio que é uma reflexão longa e complicada de desenvolver agora.
Esse papel de conscientização, na minha percepção e talvez você concorde, já deveria estar sendo executado, lá no inicío.

Tivemos um comentário aqui no fórum sobre ludopatia, ou seja, um problema que já era conhecido e já afetava as pessoas. Nesse caso, ele já deveria ser considerado por essas marcas.

Eu tenho dificuldade de exergar esse caminho, ainda mais avaliando os constantes estimulos que essas plataformas oferecem, seja com "bônus", descontos, saque rápido e etc, sem contar que estão no ambiente digital. Ações que contribuem para o uso excessivo dessas apostas gameficadas, promovendo esses efeitos negativos. No atual cenário e <>, a divulgação explicita desses problemas pode ser abordada, seja com um avisos mais detalhados ou expondo estatísticas reais de vitória (assunto que gera outra grande discussão), por exemplo. No entanto, são elementos que irão contra o contrato criado e levantado no trabalho, concorda?
Agora, com intervenção de leis, esse cenário fica mais próximo, pois as peças terão que atingir certas exigências visando promover essa conscientização.

Acho complexo e não sei te responder, na verdade. Mas te agrdeço muito pela reflexão proporcionada e espero ter agredado em algo...talvez em mais algumas dúvidas rsrsrs
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Pollyanny Junia Brandao -
Ótima escolha de tema! Esse assunto é de suma importância que seja discutido e o artigo mostra claramente como essa narrativa apaga as questões sociais complexas ligadas às apostas , transformando algo que pode ser controverso em um valor positivo e aceitável. Essa análise me fez refletir ainda mais sobre como os discursos publicitários moldam nossa percepção e naturalizam certas práticas no cotidiano. Parabéns pelo trabalho!

Abraços,
Pollyanny Júnia Brandão
(Coautora do artigo “Cinema e TV”)
Em resposta à Pollyanny Junia Brandao

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Pollyanny!

Agradeço o comentário.
E sim, é um assunto que deve ser debatido, pois é algo real e presente na nossa sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Milena Oliveira Erbas da Silva -
Olá! Parabéns pelo trabalho. O artigo apresenta uma análise interessante sobre como a Bet Nacional constrói, por meio da linguagem publicitária e da semiótica greimasiana, uma narrativa de legitimidade e responsabilidade em torno das apostas esportivas, deslocando o foco de questões sociais mais complexas. É especialmente interessante observar como a credibilidade de figuras como Galvão Bueno e outros famosos/artistas é instrumentalizada para reforçar esse efeito de verdade.
Em resposta à Milena Oliveira Erbas da Silva

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Milena, bom dia!

Obrigada pelo comentário.
Sim, a escolha dos atores atribui um grande peso na peça, seja pela credibilidade ou pela relação com o público.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Arthur de Moura Silva Soares -
Boa noite!

Adorei a escolha do objeto de estudo: a publicidade da Bet Nacional com Galvão Bueno e Tino Marcos. É uma análise muito relevante sobre como a semiótica pode desvendar as estratégias de legitimação de práticas sociais na mídia.

Qual o objetivo principal deste trabalho e quem são os protagonistas da propaganda analisada?
Em resposta à Arthur de Moura Silva Soares

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Arthur!

O objetivo maior é destrinchar a peça publicitária, analisando como os sentindos são construidos e quais são as estratégias utilizadas. A proposta é revelar as intenções dos elementos selecionados, com base na teoria semiótica, revelando esses contrapontos (legal x ilegal) e conectando com as questões socias. Claro que, defido ao formato do trabalho, a análise foi curta, tendo em vista todas as esferas que poderiam ser trabalhadas, mas é um ponto de partida.

Galvão e Tino são grandes nomes do jornalismo esportivo, ou seja, atribuem credibilidade ao transmitirem a nova informação ("lista de bets aprovadas"). Além disso, são figuras conhecidas e presentes no meio popular, o que contribui para tornar o discurso ainda mais próximo do público.

Obrigada pelo comentário.
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Delano de Carvalho Ferreira Filho -
Que tema interessante!!
Em resposta à Delano de Carvalho Ferreira Filho

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Wanessa Lina Fernandes -
Olá, Delano!

Obrigada pelo comentário!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Felipe Augusto Aparecido dos Santos -
O artigo propõe uma análise pertinente da peça publicitária da Bet Nacional à luz da semiótica discursiva greimasiana, destacando como o discurso publicitário constrói um sujeito apostador legitimado pela legalidade e pela responsabilidade. Ao explorar os contratos de manipulação e veridicção protagonizados por figuras de credibilidade como Galvão Bueno e Tino Marcos, a pesquisa evidencia como estratégias narrativas e discursivas contribuem para apagar as tensões sociais em torno das apostas. Trata-se de uma leitura crítica que articula teoria e prática midiática com rigor analítico. Gostei muito!!
Em resposta à Primeiro post

Re: Jogo seguro: A construção narrativa da Bet Nacional na publicidade Autores • Wanessa Fernandes Faculdade de Letras/UFMG

por Yasmin de Oliveira Figueiredo -
Parabéns pelo trabalho incrível!

Adorei a leitura e as reflexões que sua análise me trouxe.