Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

Número de respostas: 48

Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental

Autoria:

  • Caio Alexandre Campos Maciel
  • Samara Ester Santos de Oliveira
  • Natalia Lopes Leite de Melo
  • Talita Stephane Ferreira dos Santos

Palavras-chave:

gamificação, educação, ensino fundamental, interação, protagonismo

Resumo

Este trabalho apresenta como temática central a utilização da gamificação em sala de aula, no contexto do ensino fundamental. O principal objetivo com a abordagem deste tema, é avaliar a eficácia da utilização desta metodologia como forma de melhoria no estudo de disciplinas teóricas tradicionais. Além disso, avaliou-se também a correlação entre a gamificação e a aprendizagem ativa, no que diz respeito à Pirâmide de aprendizagem de William Glasser.

Coordenação de Mesa

  • Giovanna Tanure Ramalho

PDF: leia aqui o texto completo

120 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Bom dia! Esperamos que leiam e gostem do que produzimos.
Sintam-se à vontade para perguntar ou comentar em nosso fórum. 😊

21 palavras

Em resposta à Samara Ester Santos de Oliveira

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Samara!
Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pela escolha do tema!
Através da pesquisa realizada percebemos quantos benefícios a gamificação pode trazer, vivemos um período no qual a tecnologia possibilita expressões e atividades por meio de novos formatos de interação social, promovendo uma ressignificação de espaços e tempos,favorecendo novas formas de ensinar e aprender, ampliando a percepção da sala de aula e da interação entre os sujeitos.

67 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Obrigada pelo comentário, Jussara!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Wayna Cruz -
Boa tarde, autores!! Achei a abordagem de vocês muito necessária, amei o artigo de vocês!

Gostaria de saber de que maneira uma abordagem gamificada no ensino fundamental pode ser efetivamente integrada ao contexto do ensino público brasileiro, uma vez que sabemos que é tão escasso de investimentos, para desenvolver o potencial dos alunos e promover um ambiente de aprendizado mais estimulante e inclusivo?

Parabéns!!

64 palavras

Em resposta à Wayna Cruz

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Oi, Wayna!
Na implementação de gamificação em escolas públicas com recursos limitados, seria interessante a reutilização de materiais educativos existentes, como jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. Integrar atividades de RPG educacionais e criar sistemas de recompensa analógicos, como certificados e quadros de líderes também pode ser uma boa ideia. Além do mais, é possível explorar plataformas online gratuitas, promovendo a colaboração entre alunos ao estabelecer metas alcançáveis, recompensando o cumprimento dessas metas. Se possível, ainda mais, utilizar aplicativos educacionais acessíveis para dispositivos móveis pode servir como iniciativas gamificadas. Essas abordagens, adaptadas à realidade da escola, podem criar um ambiente educacional envolvente e motivador.

103 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Wayna Cruz -
Ei, Natália! Achei perfeito!! Muito obrigada pelo retorno!!

8 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Giovanna Tanure Ramalho -
Boa ideia, Natalia!

3 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Bruna de Oliveira Gonçalves -
Boas ideias, Natália!

3 palavras

Em resposta à Wayna Cruz

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Obrigada pelo comentário, Wayna! Então, pensando no contexto das escolas públicas, com a carência de investimento, creio que a exemplo da implementação das salas de informática nas escolas públicas, o processo ocorrerá de forma lenta, ainda mais por se tratar de um conceito relativamente recente. Acredito que o primeiro passo seria uma renovação do sistema de ensino público por parte do governo junto aos educadores, buscando conhecer e incorporar metodologias eficazes para a melhoria do ensino, dentre elas a gamificação.

80 palavras

Em resposta à Samara Ester Santos de Oliveira

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Wayna Cruz -
Ei, Samara! Muito obrigada pelo retorno! Concordo com você, devido a falta de investimento no ensino público dificulta a implementação de grandes atividades, mas como abordado por vocês, pode-se aplicar a adaptação visando a aplicação do tema de acordo com os recursos existentes.

Parabéns pelo trabalho de vocês!

48 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Giovanna Tanure Ramalho -
Olá, pessoal!

Estou feliz pelo trabalho que vocês desenvolveram! Pude perceber que vocês conseguiram aprofundar em uma temática muito relevante e atual. Parabéns! Desejo que vocês se sintam estimulados a continuarem pesquisando cada vez mais.

Abraço!

Atenciosamente, Giovanna Tanure Ramalho.

40 palavras

Em resposta à Giovanna Tanure Ramalho

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Obrigada pelo apoio e pela mensagem, Giovanna!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Vinicius Ferreira -
Parabéns pelo trabalho! Muito interessante, não conhecia o conceito de gamificação. De fato, nos vemos em uma emergência por atividades mais lúdicas na educação, que aproxime mais os alunos do fazer pedagógico. Muito interessante a abordagem de vocês.

38 palavras

Em resposta à Vinicius Ferreira

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Muito obrigada, Vinicius. É justamente isso que você mencionou; é de extrema importância que haja essa aproximação pedagógica para que haja engajamento proveitoso e enriquecedor nas diversas áreas dos saberes.

30 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Leandro Xavier -
parabéns pelo trabalho A gamificação na educação fundamental é uma abordagem inovadora e promissora. Ela oferece uma maneira envolvente e interativa de ensinar disciplinas teóricas, transformando a aprendizagem em uma experiência mais dinâmica para os alunos.

36 palavras

Em resposta à Leandro Xavier

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Verdade, Leandro! Obrigada pelo comentário!

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por pamela silva -
Olá autores. Muito show escolher a gamificação no ensino fundamental como tema! Avaliar a eficácia dessa metodologia nas disciplinas teóricas tradicionais é super relevante. A conexão com a Pirâmide de aprendizagem de William Glasser é uma sacada interessante. Curioso pra saber quais foram os resultados e como isso pode mudar o jeito como a gente aprende. Parabéns pelo trabalho!

59 palavras

Em resposta à pamela silva

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Obrigada pelo comentário, Pamela!

4 palavras

Em resposta à Natália Lopes

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por pamela silva -
Por nada. Também fiquei curiosa a respeito da escolha do tema. Por que optaram por esse assunto ?

18 palavras

Em resposta à pamela silva

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Ao escolher o tema abordado levamos em consideração fato de que essa é uma pauta educacional recente e que está em alta. Além disso, esse é um assunto que aborda as áreas de cada um do grupo.

37 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Alessandra Lima Filha -
A gamificação é um formato de aprendizagem interessante. Gostaria de saber qual foi a motivação do grupo para a pesquisa?

20 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Oi, Andressa. Escolhemos esse tópico por ser uma pauta educacional recente e que está em alta. Além disso, é um assunto que abordasse as áreas de cada um do grupo.

30 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Caio Alexandre Campos Maciel -
Olá Alessandra, além do que a Natália já comentou, queríamos validar o potencial de tornar o aprendizado mais envolvente e divertido para os alunos através da gamificação. Se isso resultaria em maior motivação para participar das aulas e realizar as atividades, o que, por sua vez, poderia levar a um melhor desempenho acadêmico.

53 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Pedro Henrique Fragoso -
acho muita interessante essa abordagem, pois pode abrir outros caminhos para a educação moderna.

14 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Com certeza, Pedro. Agradecemos seu comentário!

6 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Talita Stephane -
Isso mesmo Pedro, visto que a cada dia mais estamos caminhando para uma aprendizagem moderna e tecnológica.

Obrigada pelo comentário!

20 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Concordo. Esse tema deve ser discutido com mais frequência, principalmente, no meio acadêmico.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Alessandra Lima Filha -
A gamificação no contexto do ensino infantil não seria adequada?

10 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Seria sim, com certeza! Mas optamos pelo Ensino Fundamental e Médio para que se filtrasse a pesquisa.

17 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Caio Alexandre Campos Maciel -
Olá Alessandra, a gamificação pode ser sim benéfica no ensino infantil. Pois as crianças muitas vezes aprendem melhor quando estão envolvidas em atividades lúdicas, onde recebem estímulo à curiosidade e acabam também assim desenvolvendo suas habilidades sociais. Mas é importante garantir que os jogos sejam educacionais, seguros e adequados ao desenvolvimento infantil. A supervisão de educadores e pais é crucial para garantir uma experiência de aprendizado positiva.

67 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Talita Stephane -
Sim, com certeza Alessandra, com o intuito de focar a pesquisa em uma faixa etária um pouco maior e até mesmo devido ao nosso contato ser com alunos do ensino fundamental e médio isso facilitou a nossa pesquisa, por esses motivos não optamos pelo infantil.

Obrigada pelo comentário.

48 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Henrique Sotomayor Emery Coppoli -
O seu trabalho sobre a utilização da gamificação em sala de aula no ensino fundamental é bastante relevante e aborda uma temática atual. O objetivo de avaliar a eficácia dessa metodologia para melhorar o estudo de disciplinas teóricas tradicionais é fundamental, pois destaca a busca por inovações educacionais.

48 palavras

Em resposta à Henrique Sotomayor Emery Coppoli

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Obrigada pelo comentário, Henrique! Concordo com você, buscar inovações na educação é essencial.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Pedro Afonso -
Gameficação em sala de aula é um dos melhores artifícios para o aprendizado. Lembro-me de uma aula de sociologia em que meu professor sugeriu um jogo para explicar a "tragédia dos comuns", esse conhecimento ficou encravado na minha mente. Bom ver iniciativas modernas de ensino que deixam as aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos.

56 palavras

Em resposta à Pedro Afonso

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Obrigada pelo comentário, Pedro! Também experimentei o ensino gamificado na preparação para o Enem, e funciona bastante para fixar o aprendizado.

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Pedro Afonso -
Parabéns pelo artigo, muito pertinente!

5 palavras

Em resposta à Pedro Afonso

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Ficamos muito agradecidos que tenha gostado.

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Bruna de Oliveira Gonçalves -
Boa tarde, pessoal!
Gostaria de parabenizar o grupo pelo trabalho e perguntar se vocês conseguem apontar um possível prejuízo quanto ao uso da estratégia na educação básica.
Um abraço!

29 palavras

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Samara Ester Santos de Oliveira -
Obrigada pelo comentário, Bruna! Um situação possível de ocorrer ainda mais de tratando do ensino básico, seria as crianças enxergarem a gamificação como mais importante que o aprendizado em si, e se concentrarem por exemplo no sistema de recompensa/pontos que é uma de suas características. Por isso é importante um bom planejamento pedagógico para utilizá-la da melhor forma possível.

59 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Gabriel Caldeira Bicalho -
Parabéns pelo artigo inovador! A abordagem gamificada no ensino fundamental é brilhantemente explorada, revelando insights valiosos sobre o desenvolvimento do potencial dos alunos. A integração de elementos lúdicos no processo educacional apresenta uma perspectiva promissora para engajar e motivar os estudantes. O texto fornece uma contribuição significativa ao campo educacional, incentivando práticas pedagógicas mais dinâmicas e eficazes.

57 palavras

Em resposta à Gabriel Caldeira Bicalho

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Olá, Gabriel! Muito obrigada pelo comentário. É tudo isso que você disse mesmo: é realmente promissora e motivadora.

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Gabriel Caldeira Bicalho -
Excelente artigo!

2 palavras

Em resposta à Gabriel Caldeira Bicalho

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Muito obrigada!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar uma pergunta aos autores: quais os principais aprendizados obtidos durante a realização dos trabalhos descritos por vocês no artigo?

Obrigada por compartilharem conosco informações tão importantes! Parabéns pelo trabalho de vocês!

Abraços!

43 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Obrigada pelo comentário, Gabriela! Acredito que posso dizer que, no geral, aprendemos que a gamificação na educação é imprescindível para que engajamento em sala de aula seja construído. Práticas pedagógicas que envolvem esse tipo de abordagem tem a chance maior de sucesso no ensino. Para mim, particularmente, eu aprendi muito com o formulário preenchido por alunos entre 11 e 17 anos; a forma que eles pontuaram sobre o tema, relacionando com as dificuldades que possuem com o aprendizado e o que eles mudariam no ensino, como todo, foi uma virada de chave que será usado como reflexão frequentemente para mim que sou professora.

103 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Vinícius América -
Excelente trabalho. Um tema recente com um grande potencial de evolução.

11 palavras

Em resposta à Vinícius América

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Natália Lopes -
Agradecemos, Vinícius!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental - autoria: Caio Alexandre Campos Maciel, Samara Ester Santos de, Natalia Lopes Leite de Melo, Talita Stephane Ferreira dos Santos

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Parabéns ao grupo pela abordagem desse tema tão importante na atualidade.

11 palavras