Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

Número de respostas: 22

Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem

Autoria:

  • Thais Aparecida Santos

Palavras-chave:

DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE

Resumo

Este trabalho tem o propósito de descrever acerca da Educação inclusiva na investigação de possíveis  transformações  na  escola, analisando o conceito de diversidades  educacionais dos alunos com deficiência e o papel da Educação inclusiva no âmbito ensino aprendizagem. Quanto a metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica. Os resultados enfatizaram que para que a inclusão aconteça realmente de fato faz necessário repensar de interlocuções e efetivação de recursos pedagógicos, sociais e políticos para atender os estudantes. Concluiu-se que, é de suma relevância novas ferramentas que sejam capazes de proporcionar uma aprendizagem ativa e eficiente.

Coordenação de Mesa

  • Silas Lacerda dos Santos
  • Ranyelle Lopes Barros

PDF: leia aqui o texto completo

126 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Ranyelle Lopes Barros -
Olá, participantes do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento. Parabenizo os autores pela temática apresentada, pois é de cunho importantíssimo para o ser discutido no nosso meio acadêmico.

E para começar o nosso debate, gostaria de saber qual foi a motivação de vocês ao explorar esse tema ?

Abraços, Professora Ranyelle Barros.

72 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá, Ranyelle! minha motivação é referente as pesquisas que venho desenvolvendo ao longo das minhas pesquisas no mestrado.

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Daniella Custódia de Almeida -
Parabéns pelo trabalho!
Sem dúvida é uma temática importantíssima, pois apesar de diversas leis garantirem a educação inclusiva, na prática dentro das escolas está sendo um processo bem difícil.

29 palavras

Em resposta à Daniella Custódia de Almeida

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Exatamente Daniela! É discutido muito sobre inclusão nas teorias, mas na prática observa-se muito a integração, a inserção e pouca inclusão.

21 palavras

Em resposta à Thais Aparecida Santos

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Daniella Custódia de Almeida -
Sim, precisamos avançar muito ainda na inclusão. Parabéns pelo trabalho.

10 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Talita Stephane -
Olá Thais,
Pelo conteúdo desenvolvido foi possível observar a urgência de ferramentas inovadoras para uma aprendizagem ativa, que irá consolidar a relevância e impacto desse estudo no campo educacional.
Parabéns pelo trabalho!

32 palavras

Em resposta à Talita Stephane

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá, Talita! De fato precisamos muito alavancar novas possibilidades no ensino-aprendizagem.

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Angélica Siqueira de Castro -
Parabéns pelo artigo! Achei particularmente interessante no seu texto a proposição de inclusão em uma perspectiva que ultrapasse a dimensão do acesso ao ensino-aprendizagem, pois eu concordo que os espaços educativos e a própria educação são mais amplos do que esse aspecto. Você acha que há espaço para melhorias nos cursos de licenciatura com relação à promoção da inclusão dessa forma ampla?

62 palavras

Em resposta à Angélica Siqueira de Castro

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá, Angélica! Teremos um longo caminho a caminhar. Precisamos pensar e intervir de formas acessíveis, na promoção de novos acessos, possibilidades de intervenções que se adequam e demandam no ensino em todas as etapas educacionais.

35 palavras

Em resposta à Angélica Siqueira de Castro

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Ramiro Oliveira -
Angélica, também penso da mesma forma. A inclusão escolar transcende o aspecto do ensino-aprendizagem, sendo um desafio mais abrangente, que passa por questões arquitetônicas, formação, etc,

26 palavras

Em resposta à Ramiro Oliveira

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Exatamente, Ramiro! Um longo percurso a percorrer.

7 palavras

Em resposta à Thais Aparecida Santos

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Angélica Siqueira de Castro -
Caros colegas, obrigada por compartilharem suas reflexões! Acredito muito que coletivamente podemos transformar a Educação. Dito isso, é sempre bom encontrar pessoas dispostas a pensar em formas mais sensíveis e inclusivas.

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides -
Parabéns Thais. Infelizmente muito se fala em inclusão, mas poucas são as ações que de fato colaboram para que ela se torne uma realidade. Por mais estudos sobre o tema, uma vez que apenas debatendo e problematizando vamos democratizar o conhecimento e dar visibilidade aos 'invisíveis', ou melhor, invisibilizados e subalternizados. Abraços sorriso

53 palavras

Em resposta à Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá, Paula!Realmente temos muito que avançar! E justamente um tema de urgência a ser debatido e efetivado.

17 palavras

Em resposta à Paula Aparecida Diniz Gomides Gomides

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Júlia Baldi -
Concordo com você, falar é muito fácil!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Ramiro Oliveira -
Parabéns pelo trabalho, Thais. Já tive muito tempo de experiência na educação pública e a inclusão escolar sempre foi um desafio muito grande, em diversos aspectos: conscientização, adequação das escolas, formação dos profissionais, etc. É uma batalha urgente e necessária.

40 palavras

Em resposta à Ramiro Oliveira

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Ramiro, precisamos falar e disseminar a inclusão. Muitas queixas e demandas são realizadas somente na teoria e a prática pouca efetividade.

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Ana Beatriz Lana Dias -
Parabéns pelo trabalho!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar uma pergunta aos autores: quais os principais aprendizados obtidos durante a realização dos trabalhos descritos por vocês no artigo?

Obrigada por compartilharem conosco informações tão importantes! Parabéns pelo trabalho de vocês!

Abraços!

43 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Júlia Baldi -
É incrível como esse trabalho aborda a educação inclusiva, explorando as transformações necessárias na escola para atender alunos com deficiência. Vocês concluíram enfatizando a relevância de novas ferramentas para uma aprendizagem ativa e eficiente, oferecendo insights valiosos para a prática educacional inclusiva. Parabéns pela pesquisa!!!

45 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Inclusão Escolar: Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem - autoria: Thais Aparecida Santos

por Fernanda Beatriz Caricari de Morais -
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho.
Realmente a inclusão precisa de um trabalho coletivo para pensar em recursos pedagígicos, sociais e políticos.
Quando vcs mencionam aprendizagem ativa, vcs estão fazendo referência à metodologias ativas?
Obrigada

34 palavras