MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade
Autoria:
- Valdirene Soares dos Santos
Modalidade: Artigo
Trilha: Interdisciplinar em Ciências Humanas
Resumo:
O presente artigo traz uma reflexão dos principais pressupostos teóricos da sociologia sobre o tema educação e sociedade. Adotou-se como metodologia de coleta de informações a produção bibliográfica a partir das obras de Weber (1982), Durkheim (2007; 2016, 1955). Objetivamos analisar os traços primordiais da concepção expressa pelos autores a respeito da educação e a sociedade. A iniciativa de suscitar semelhantes questões justifica-se pela perceptível retomada do interesse intelectual pelo pensamento clássico, no mundo acadêmico das Ciências Sociais. O artigo divide-se em três partes:sendo primeiramente a introdução, a segunda parte apresentamos os principais elementos teóricos e metodológicos da sociologia Weber.Na terceira parte, utilizamo-nos da teoria Durkheim dos tipos ideais para apresentar a tipologia sobre a educação. Nesse viés, o objeto desse estudo centra-se na seguinte problemática: como esses autores concebe o fenômeno educativo na sociedade? Como resultado foi possível compreender que a relação entre educação e sociedade se dá por meio da contradição. Os autores apresentam a educação como elemento fundamental no desenvolvimento da consciência e como forma de transformação do ser humano, porém, na história da educação brasileira não se percebe preocupação com um processo educacional emancipatório. Em nossa conclusão destacamos em que medida um os autores contribuem para reflexão sobre a educação e a sociedade.
Palavras-chave: educação, sociedade, Durkheim, Weber.
Leia o trabalho completo aqui.
Coordenação de Mesa:
- Beatriz Gontijo Campos