MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

Número de respostas: 18

MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade

Autoria:

  • Valdirene Soares dos Santos

Modalidade: Artigo

Trilha: Interdisciplinar em Ciências Humanas

Resumo:

O presente artigo traz uma reflexão dos principais pressupostos teóricos da sociologia sobre o tema educação e sociedade. Adotou-se como metodologia de coleta de informações a produção bibliográfica a partir das obras de Weber (1982), Durkheim (2007; 2016, 1955). Objetivamos analisar os traços primordiais da concepção expressa pelos autores a respeito da educação e a sociedade. A iniciativa de suscitar semelhantes questões justifica-se pela perceptível retomada do interesse intelectual pelo pensamento clássico, no mundo acadêmico das Ciências Sociais. O artigo divide-se em três partes:sendo primeiramente a introdução, a segunda parte apresentamos os principais elementos teóricos e metodológicos da sociologia Weber.Na terceira parte, utilizamo-nos da teoria Durkheim dos tipos ideais para apresentar a tipologia sobre a educação. Nesse viés, o objeto desse estudo centra-se na seguinte problemática: como esses autores concebe o fenômeno educativo na sociedade? Como resultado foi possível compreender que a relação entre educação e sociedade se dá por meio da contradição. Os autores apresentam a educação como elemento fundamental no desenvolvimento da consciência e como forma de transformação do ser humano, porém, na história da educação brasileira não se percebe preocupação com um processo educacional emancipatório. Em nossa conclusão destacamos em que medida um os autores contribuem para reflexão sobre a educação e a sociedade.

Palavras-chave: educação, sociedade, Durkheim, Weber.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Beatriz Gontijo Campos

255 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Prezados participantes e prezada autora,

Sou a Beatriz, coordenadora de mesa deste trabalho.

Desejo a todos boas vindas ao congresso e uma excelente discussão sobre esse tema importantíssimo e cada vez mais necessário de se debater na sociedade contemporânea.

Parabéns à autora!

42 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por João Victor -
Olá, me chamo João e gostaria de tecer alguns comentários e elogios sobre o texto. O artigo demonstra uma abordagem cuidadosa e abrangente dos principais pressupostos teóricos da sociologia sobre a interação entre educação e sociedade. A escolha da metodologia de coleta de informações, por meio da produção bibliográfica das obras de Weber e Durkheim, confere uma base sólida ao estudo. Achei que essa estrutura divida em 3 partes proporciona uma clareza organizacional que facilita a compreensão do leitor. A apresentação da autora focada na concepção do fenômeno educativo na sociedade é pertinente e bem formulada, especialmente ao destacar a importância da educação no desenvolvimento da consciência e na transformação do ser humano. Parabenizo a autora por uma magnífica linha de pensamento e construção textual, sua abordagem equilibrada e sua capacidade de conectar teoria e prática contribuem para a qualidade do trabalho.

142 palavras

Em resposta à João Victor

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Olá, João!

Excelentes colocações: o artigo em questão realmente preza pela clareza e apresenta uma boa estrutura para tal.

19 palavras

Em resposta à João Victor

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
muito obrigada, João.

3 palavras

Em resposta à João Victor

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade, o texto é bastante estimulante a novas pesquisas no campo... Parabéns!

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Prezada Valdirene,

Seu trabalho é muito claro e bem estruturado, parabéns!

Deixo, no entanto, uma indagação: como poderíamos trazer para a prática processos educacionais emancipatórios, pensando no indivíduo - professores - e não no macro - políticas públicas educacionais?

39 palavras

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
Obrigada, Beatriz

2 palavras

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Não por isso!

Você poderia falar um pouco mais sobre como educadores poderiam trazer essas considerações para suas práticas?

19 palavras

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por João Francisco da Silva Netto -
Pergunta interessante... achei bastante pertinente, também gostaria de saber a visão da autora!

13 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
Com práticas de ensino supracitadas, quando implementadas consistentemente, podem contribuir para a criação de um ambiente educacional mais emancipatório, capacitando tanto os professores quanto os alunos a se tornarem agentes ativos em seus processos de aprendizagem.

36 palavras

Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
Implementar processos educacionais emancipatórios centrados no indivíduo, especialmente nos professores, pode ser alcançado através de várias estratégias e práticas no nível micro, independentemente das políticas públicas mais amplas. Aqui estão algumas sugestões:

Desenvolvimento Profissional Contínuo: Promover programas de desenvolvimento profissional que capacitem os professores a adotar métodos de ensino inovadores e críticos. Isso pode incluir workshops, cursos e comunidades de prática que incentivem a troca de ideias e experiências.
Diálogo e Colaboração: Estimular o diálogo aberto e a colaboração entre professores, permitindo que compartilhem ideias, desafios e soluções. A criação de uma cultura de aprendizado colaborativo pode fortalecer a capacidade dos professores de desenvolver abordagens pedagógicas emancipatórias.
Participação Ativa dos Alunos: Promover métodos de ensino que incentivem a participação ativa dos alunos, dando-lhes voz e agência em seu próprio processo educacional.

131 palavras

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Excelentes pontos, Valdirene.
Em minha experiência como pesquisadora, as comunidades de prática sempre aparecem como meios de difusão de práticas inovadoras.

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Nora Vaz de Mello -
Parabéns Valdirene pelo texto apresentado. Educação e sociedade são temas que nos levam a fazer muitas reflexões. A escolha do autores Weber e Durkeim enriqueceram seu texto e permitiram que você pudesse fazer esta ponte com a educação brasileira.

39 palavras

Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
Obrigada pelas considerações.

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por João Francisco da Silva Netto -
Como Marx e Weber possibilitam um dialogo permanente com as condições de vida das sociedades contemporâneas?

16 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
Marx e Weber estabelecem um diálogo perene com as condições de vida das sociedades contemporâneas por meio de suas teorias sociológicas distintas, proporcionando análises profundas e perspicazes sobre as dinâmicas sociais.

Karl Marx, com sua perspectiva centrada na luta de classes, fornece uma estrutura para entender as desigualdades sociais e econômicas. Sua abordagem crítica ao capitalismo continua relevante, permitindo uma análise das disparidades econômicas, exploração e alienação presentes nas sociedades contemporâneas. A discussão marxista sobre a relação entre as forças produtivas e as relações de produção oferece insights sobre as complexidades do sistema econômico global.

Max Weber, por outro lado, contribui para o diálogo ao introduzir conceitos como ação social, burocracia e tipos ideais. Sua ênfase na compreensão das motivações individuais e na influência da cultura e das instituições na sociedade contemporânea amplia a análise sociológica. A teoria weberiana da racionalização e a interconexão entre a esfera econômica, social e cultural oferecem uma estrutura abrangente para interpretar as realidades complexas das sociedades modernas.

Assim, Marx e Weber possibilitam um diálogo constante ao fornecerem ferramentas conceituais e analíticas para compreender questões contemporâneas como desigualdade social, poder, cultura e mudanças estruturais. Suas teorias oferecem um arcabouço robusto para interpretar as condições de vida nas sociedades atuais, proporcionando insights valiosos para a análise crítica e a compreensão abrangente das complexidades sociais.

218 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Prezada autora, tudo bem?

Gostei muito de conhecer a perspectiva acerca da educação a partir dos autores propostos, sobretudo a de Durkheim, que é, de fato, voltada para a educação como concebemos hoje. Sou Professora de Redação e meus alunos sempre os mencionam nos textos que produzem tais autores a partir das aulas de Sociologia. Quero me aprofundar mais! Obrigada!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

64 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: MARX WEBER E ÉMILE DURKHEIM: contribuições para compreender a relação entre educação e sociedade - Autoria: Valdirene Soares dos Santos

por Beatriz Gontijo Campos -
Boa noite, congressistas!

Agradeço pela excelente conversa que tivemos aqui.

Vamos aproveitar as últimas horas para interagir com a autora e seu trabalho!

23 palavras