INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades
Autoria:
- Thais Aparecida Santos
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
A educação especial na perspectiva inclusiva nas universidades tem sido um tema pouco explorado no meio acadêmico principalmente com relação ao acesso das tecnologias no ensino superior. Apesar das legislações, é notável a necessidade de maior articulação, sobre tudo na articulação das tecnologias e recursos que possibilite a aprendizagem para a permanência de alunos com deficiência no Ensino Superior. Por sua vez, apesar do aumento do número de matrículas de alunos com deficiência nos cursos superiores, o percentual desse público ainda é muito pequeno nas instituições de ensino. No que se refere as pessoas com deficiência, cabe as instituições de ensino superior a se adequarem a novas possibilidades e particularidade dos alunos, para que de fato possibilite a inclusão, o acesso e a permanência nas universidades. Diante dessa interlocução,almejamos analisar as produções científicas que abordam a temática do acesso as tecnologias para compreender o acesso, pertencimento e inclusão no universo acadêmico. Utilizamos diferentes bases de busca, tais como SciElo e Periódico Capes que se aproximam da temática proposta. Essa análise possibilitou confirmar a escassez de produções acadêmicas que versem sobre a temática apontando para a necessidade de ampliação da práxis de ensino –aprendizagem nessa área, sobretudo relacionada ao acesso das pessoas com deficiência no Ensino Superior.
Palavras-chave: universidade, tecnologia, pessoas com deficiência, inclusão.
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Coordenação de Mesa:
- Lohaine Miguez Martins