INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

Número de respostas: 15

INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades

Autoria:

  • Thais Aparecida Santos

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

A educação especial na perspectiva inclusiva nas universidades tem sido um tema pouco explorado no meio acadêmico principalmente com relação ao acesso das tecnologias no ensino superior. Apesar das legislações, é notável a necessidade de maior articulação, sobre tudo na articulação das tecnologias e recursos que possibilite a aprendizagem para a permanência de alunos com deficiência no Ensino Superior. Por sua vez, apesar do aumento do número de matrículas de alunos com deficiência nos cursos superiores, o percentual desse público ainda é muito pequeno nas instituições de ensino. No que se refere as pessoas com deficiência, cabe as instituições de ensino superior a se adequarem a novas possibilidades e particularidade dos alunos, para que de fato possibilite a inclusão, o acesso e a permanência nas universidades. Diante dessa interlocução,almejamos analisar as produções científicas que abordam a temática do acesso as tecnologias para compreender o acesso, pertencimento e inclusão no universo acadêmico. Utilizamos diferentes bases de busca, tais como SciElo e Periódico Capes que se aproximam da temática proposta. Essa análise possibilitou confirmar a escassez de produções acadêmicas que versem sobre a temática apontando para a necessidade de ampliação da práxis de ensino –aprendizagem nessa área, sobretudo relacionada ao acesso das pessoas com deficiência no Ensino Superior.

Palavras-chave: universidade, tecnologia, pessoas com deficiência, inclusão.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Lohaine Miguez Martins

250 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Lohaine Miguez Martins -

Olá, participantes!!

Desejo que sejam todos muito bem-vindos ao XVI CILTec-Online!

Eu sou a Lohaine Miguez, integrante da comissão organizadora, e estou aqui para recepcioná-los, dando apoio à coordenação da mesa.

Apreciem, leiam e se informem com o trabalho "INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades" (de autoria de Thais Aparecida Santos), que trata de um tema tão caro, que é a acessibilidade e a inclusão, fatores essenciais para que alunos com deficiência possam se manter nos cursos e graduação.

Fiquem a vontade: comentem, discutam e interajam com suas reflexões!


Ótimo congresso a todos.
Abraços.

102 palavras

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá Lohaine Miguez, obrigada por suas considerações e penso exatamente nessa perspectiva tão necessária que é , a acessibilidade e a inclusão, fatores essenciais para que alunos com deficiência possam se manter nos cursos e graduação. Avante!

37 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Flávia Siqueira -
Olá!!! Também pesquiso sobre inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior e gostei muito do seu trabalho, Thais! É importante refletirmos também que, apesar do número de pessoas com deficiência no Ensino Superior ainda ser muito pequeno, o número de matrículas vem crescendo e deve continuar crescendo nos próximos anos. Assim, como você mencionou, precisamos pensar não apenas no acesso, mas também na permanência destes estudantes nesta etapa da educação. Por isso, também devemos problematizar a superação de barreiras de acessibilidade presentes nas nossas instituições, sobretudo as barreiras atitudinais, pedagógicas e instrumentais.

93 palavras

Em resposta à Flávia Siqueira

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Bacana, Flávia. Acredito que é com pesquisas e com políticas públicas que melhores cenários serão desenhados. Parabéns por estar pesquisando nesse campo tão urgente também, e fomentando as discussões em torno da acessibilidade.

33 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Exatamente, Flávia! Acesso é um ponto de integração, incluir, permanecer vão além... Precisamos atentar sobre o assunto e suas dualidades. Segue meu contato, vamos nos comunicando sobre uma temática tão necessária, mas ainda engessada. email: thais.psicologia2017@gmail.com

36 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, autores!

Parabéns pela pesquisa desenvolvida!
Acredito que a discussão sobre essas questões é crucial para avançar em direção a ambientes acadêmicos mais acessíveis e igualitários.

26 palavras

Em resposta à Vinicius Santos Andrade

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Exatamente, Vinicius! Precisamos falar sobre uma temática pouca pesquisada e falada de fato.

13 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Dando continuidade às nossas conversas aqui, eu gostaria de perguntar à autora, Thais, qual o principal ponto ou resultado que te chamou mais a atenção durante a pesquisa.

28 palavras

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Lohaine, o principal resultado encontrado foi a quantidade de matriculas realizadas no inicio do curso e também a continuidade, mas a não conclusão do ensino superior pela falta de recursos efetivados de acesso, acessibilidade e outros recursos pedagógicos efetivos para os alunos com deficiência

44 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá!

É uma pena haver a escassez de produções envolvendo essa temática tão importante. Parabéns pelo trabalho! Sem dúvidas, é um tema muito urgente e importante a ser tratado!

Você pensou na possibilidade de continuar o trabalho e, talvez, realizar uma pesquisa que envolva a visão dos alunos deficientes relacionada à acessibilidade presente nas universidades que eles estudam, a fim de identificar quais os recursos mais essenciais e significativos para eles?

Ainda, pensa em analisar se existem diferenças (de forma geral) gritantes de acessibilidade em universidades públicas e privadas?

Mais uma vez, parabéns pela pesquisa!

95 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá Luis Felipe, já pensei sim, já estou em execução para continuar a pesquisa tanto dos alunos quanto em universidades públicas e privadas . Obrigada pela contribuição!

27 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Tânia Beatriz Da Silva Oliveira -
Bom dia! Thais, muito pertinentes as suas discussões, estou de acordo que poucas ações sejam desenvolvidas para os estudantes com algum tipo de deficiência.
Você acredita que sem investimentos e políticas públicas, os professores conseguirão adequar-se às necessidades que estes grupos de alunos precisam para permanecerem na universidade?

48 palavras

Em resposta à Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá, Tânia! Infelizmente não! Precisamos de políticas públicas, leis que sejam realmente realizadas e por aí vai... Teremos um longo e árduo caminho para ser trilhado, por isso se faz tão necessária ás nossas escutas e pesquisas sobre o tema e a deficiência em geral.

45 palavras

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Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Querida autora e conferencistas, hoje é o último dia do nosso congresso e estou passando por aqui para agradecer a vocês por essa linda troca de conhecimento e experiências. Essas interações foram excelentes.

Ainda da tempo de exploramos um pouco mais o restinho de nosso CILTec. Vamos juntos?
Até a próxima!

51 palavras

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: INCLUSÃO E TECNOLOGIA: possibilidades e desafios na permanência dos alunos com deficiência nas universidades - Autoria: Thais Aparecida Santos

por Luciana de Oliveira Silva -
Olá Thais parabéns pelo trabalho, é uma proposta que precisa ser debatida para reforça que a deficiência é apenas uma condição. Eu tenho colegas e professor na pós- graduação que são exemplos de personalidade competência no que se propuseram a fazer.

41 palavras