“EDUCAR COM ÀS TDIC”: experiências interdisciplinares entre cursos de Educação Física
Autoria:
- Galdino Rodrigues de Sousa
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
Ancorado na teoria freiriana, especialmente no livro Educar com a mídia, este artigo busca problematizar os efeitos, na formação docente inicial, de experiências (inter)disciplinares desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19 e na relação com as mídias entrecursos de Educação Física pertencentes a duas universidades federais, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF). Trata-se de um estudo descritivo-analítico que promove a articulação de fontes empíricas e bibliográficas sustentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa.A partir das atividades síncronas e assíncronas realizadas via mídias digitais (Google Meet, Moodle, WhattsApp e Youtube), os/as estudantes demonstraram-se afetados/as pela proposição e pelos significados culturais que emergiram das diferentes situações educativas apresentadas e problematizadas por intermédio desses diferentes artefatos pedagógicos. Assim como Freire (2021),compreendeu-se que as mídias não são boas e nem ruins em si mesmas, são os usos feitos delas, como educadores, que estabelecerão as perspectivas de limitação ou ampliação de horizontes, estabelecerão justiça social ou não. Além de suas utilidades no período pandêmico, as estratégias neste artigo apresentadas podem ser potencialmente interessantes no ensino presencial, intercalando criticamente as aulas no ensino superior com momentos mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Palavras-chave: mídias digitais, educação, Educação Física, TDIC.
Leia o trabalho completo aqui.
Coordenação de Mesa:
- Lohaine Miguez Martins