EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis
Autoria:
- Amaral Rodrigues Gomes
- Cleyton Hércules Gontijo
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
A matemática é uma disciplina historicamente avaliada por estudantes e professores como de difícil compreensão na esfera educacional. Em geral, os estudantes são, em alguns casos,falsamente identificados como desinteressados ou com dificuldades intransponíveis na aprendizagem da temática. Contudo, é possível que algumas articulações sejam desenvolvidas para que a aprendizagem matemática torne-se mais dinâmica e eficiente. Nosso principal objetivo é analisar a possibilidade de uma articulação entre as novas tecnologias e a criatividade nas situações didáticas,pensando um ensino de matemática mais interativo. Para tanto,apropriamo-nos das considerações de autores que enfocam o uso das tecnologias na educação (Dussel, 2003; Borges, 2009), o uso das tecnologias no ensino de matemática (Ribeiro; Paz, 2012; Perius,2012; Costa; Prado, 2015) e a criatividade no ensino de matemática(Gontijo; Carvalho, 2012; Neri Júnior, 2019), debatendo novos caminhos para que docentes e instituições possam pensar em melhores alternativas para que os conteúdos sejam mais contextualizados, intensificando a aprendizagem dos estudantes. O estudo se desenvolve a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratória, pautado na revisão bibliográfica. Nossos resultados apontam que a formação de professores é uma importante aliada nessa busca pela diversificação dos conteúdos, uma vez que ela possibilita a atualização constante, favorecendo a utilização de recursos, como as novas tecnologias, tão presentes no dia a dia dos estudantes, na construção dos conhecimentos de uma forma situada e contextualizada.
Palavras-chave: aprendizagem matemática, tecnologias na educação, criatividade, diversificação.
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Coordenação de Mesa:
- Gerviz Fernandes de Lima Damasceno