EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

Número de respostas: 15

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis

Autoria:

  • Amaral Rodrigues Gomes
  • Cleyton Hércules Gontijo

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

A matemática é uma disciplina historicamente avaliada por estudantes e professores como de difícil compreensão na esfera educacional. Em geral, os estudantes são, em alguns casos,falsamente identificados como desinteressados ou com dificuldades intransponíveis na aprendizagem da temática. Contudo, é possível que algumas articulações sejam desenvolvidas para que a aprendizagem matemática torne-se mais dinâmica e eficiente. Nosso principal objetivo é analisar a possibilidade de uma articulação entre as novas tecnologias e a criatividade nas situações didáticas,pensando um ensino de matemática mais interativo. Para tanto,apropriamo-nos das considerações de autores que enfocam o uso das tecnologias na educação (Dussel, 2003; Borges, 2009), o uso das tecnologias no ensino de matemática (Ribeiro; Paz, 2012; Perius,2012; Costa; Prado, 2015) e a criatividade no ensino de matemática(Gontijo; Carvalho, 2012; Neri Júnior, 2019), debatendo novos caminhos para que docentes e instituições possam pensar em melhores alternativas para que os conteúdos sejam mais contextualizados, intensificando a aprendizagem dos estudantes. O estudo se desenvolve a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratória, pautado na revisão bibliográfica. Nossos resultados apontam que a formação de professores é uma importante aliada nessa busca pela diversificação dos conteúdos, uma vez que ela possibilita a atualização constante, favorecendo a utilização de recursos, como as novas tecnologias, tão presentes no dia a dia dos estudantes, na construção dos conhecimentos de uma forma situada e contextualizada.

Palavras-chave: aprendizagem matemática, tecnologias na educação, criatividade, diversificação.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

276 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Prezados participantes,

É com grande entusiasmo que inauguro o Fórum de Apresentação de Trabalho sob o título "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis". Como coordenadora desta mesa, é uma satisfação conduzir as discussões sobre a aprendizagem matemática, as tecnologias da educação e suas possibilidades.

O trabalho que será apresentado, é de autoria dos pesquisadores Amaral Rodrigues Gomes e Cleyton Hércules Gontijo enquadrado na modalidade de artigo e inserido na trilha Educação e Tecnologia.

O resumo do trabalho destaca a discussão da articulação entre as novas tecnologias e a criatividade nas situações didáticas, pensando um ensino de matemática mais interativo.

Convido a todos os participantes a se envolverem ativamente nas apresentações e debates, contribuindo para o enriquecimento mútuo de nossas reflexões.

Convido os autores a apresentarem o trabalho, suas motivações e inquietações como pesquisadores.
E os demais participantes a conduzirem o diálogo a partir de suas impressões iniciais sobre a temática, sua viabilidade de discussão e relevância social.
Quais os pontos fortes discutidos no texto? Qual o favorecimento de recursos, como a tecnologia para o processo de aprendizagem dos estudantes?

Que nossas discussões sejam produtivas. Até breve.

192 palavras

Em resposta à Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por João Francisco da Silva Netto -
Parabéns pela abordagem do tema, pertinente, necessário e bastante provocativo!

10 palavras

Em resposta à Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Olá, Gerviz!
Obrigado pela boas vindas. Vamos dialogar e interagir com os participantes tentando responder suas perguntas.

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Luis Filipe Grael Tinós -
Boa noite!

Gostaria de parabenizar os autores pela pesquisa! É muito interessante e relevante!

Gostaria, também, de fazer uma pergunta:

De forma geral, como classificam o uso de recursos tecnológicos e criativos aliados às metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a educação matemática?

Parabéns, mais uma vez, pela pesquisa!

50 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Olá, Luís, tudo bem?
Obrigado pela pergunta. O tema criatividade em matemática é estudado no nosso grupo de pesquisa. E quando perguntamos as pessoas se elas são criativas matematicamente, geralmente, respondem que não. Isso porque a matemática por muitos anos foi disseminada como uma disciplinas para poucos. Nós entendemos que na matemática as pessoas podem desenvolver a capacidade de apresentar soluções inovadoras para problema encontrados. Para isso, as tecnologias podem favorecer a criação de aplicativos que auxiliem na criatividade em matemática.

81 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Prezados autores, para além do uso apenas com intencionalidade pedagógica, como está direcionada pela BNCC o uso da tecnologia nas aulas de matemática? Os estudos apontam para a Base?

29 palavras

Em resposta à Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Prezada Gerviz, a BNCC traz a questão de se exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem próprias das ciências, incluindo a investigação,a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento.
Assim, Fonseca, Gontijo 2020 asseveram que a BNNC não apresenta explicitamente o pensamento criativo no sentido geral, tampouco ao campo da matemática mostrando uma lacuna a ser preenchida. Todavia, deixa espaço para que o estudante ao buscar aprender por meio da experimentação pode criar ferramentas matemáticas próprias, fomentando a criatividade. 
Indico o texto: Pensamento crítico e criativo no ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental disponível em: www.scielo.br

127 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Flávia Siqueira -
Parabéns pelo trabalho, pessoal!

Entende-se que é importante trabalharmos o ensino da matemática de uma forma que coloque os alunos mais próximos da realidade. Nos anos iniciais, gosto muito de trabalhar jogos tradicionais e materiais concretos. No que tange as Tecnologias Digitais, como podemos utilizá-las nesta etapa da educação?

49 palavras

Em resposta à Flávia Siqueira

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por João Francisco da Silva Netto -
há uma diversidade de possibilidades de abordagem matemática no campo tecnológico, inclusive de letramento e alfabetizações, um campo pouco explorados nessa perspectiva

22 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Olá João. Concordo.

3 palavras

Em resposta à Flávia Siqueira

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Flávia, nos anos iniciais você pode usar aplicativos para trabalhar às operações matemáticas. Como você mesma falou que gosta de trabalhar com jogos e material concreto. Tem aplicativos que estimula a imaginação das crianças e vão pontuando a cada resposta certa.

41 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Raphael Tiritan -
Parabéns pela pesquisa, ela oferece uma perspectiva valiosa sobre a problemática do ensino de matemática, destacando a possibilidade de uma articulação entre as novas tecnologias e a criatividade para tornar a aprendizagem mais dinâmica e eficiente. A abordagem qualitativa e exploratória, respaldada por uma revisão bibliográfica consistente, revela um comprometimento sério com a fundamentação teórica.

55 palavras

Em resposta à Raphael Tiritan

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Olá Raphael, obrigado pelas palavras.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por João Francisco da Silva Netto -
Parabéns pela abordagem, mas como criar novos estímulos a aprendizagem no contexto matemático?

13 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis - Autoria: Amaral Rodrigues Gomes; Cleyton Hércules Gontijo

por Amaral Rodrigues Gomes -
Gontijo 2006, traz a criatividade matemática como sendo *a capacidade de apresentar inúmeras possibilidades de solução apropriadas para uma situação problema, de modo que elas focalizem aspectos distintos de problema ou formas diferenciadas de solucioná-los, especialmente formas incomuns(originalidade), tanto em situações que requeiram a resolução e elaboração de problemas como em situações que solicitem a classificação ou reorganização de objetos e/ou elementos matemáticos em função de suas propriedades e atributos, seja textualmente, numericamente, graficamente ou na forma de uma sequência de ações*.
A partir dessa definição, respondo a sua pergunta dizendo que podemos sim estimular os estudantes encontrarem padrões, argumentar matematicamente. Veja o caso recente de uma adolescente de minas gerais que identificou um padrão de como resolver raízes quadradas usando adição.

122 palavras