MÍDIAS E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: a importância da tecnologia no ensino fundamental
Autoria:
- Cleyton Hércules Gontijo
- Amaral Rodrigues Gomes
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
A matemática no Ensino Fundamental desenvolve capacidades de desenvolvimento de habilidades lógicas e também de raciocínio,capazes de estimular o entendimento de situações comuns do dia adia dos estudantes. Contudo, em geral, há muitas queixas em relação à forma como esses conteúdos são construídos, uma vez que os resultados educacionais mostram as dificuldades dos estudantes ao longo de todo o processo educacional. Assim, objetiva-se analisar a utilização das tecnologias para a construção de aportes capazes de melhorar o entendimento dos estudantes nos conteúdos abordados.Indaga-se, a partir da proposta que segue: como as mídias podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo de estudantes na educação matemática? Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e cunho bibliográfico, enfocando pesquisas voltadas à educação matemática (Nacarato; Mengali; Passos, 2011; Bandeira,2016) e o desenvolvimento cognitivo no uso das mídias na educação matemática (Maltempi, 2008; Cruz, 2014; Borba, 2018; Domingues,2020). Em suma, as mídias na educação matemática podem ser uma ferramenta poderosa para contribuir com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Ao oferecer diferentes formas de representação dos conceitos matemáticos, tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo, personalizar o ensino e disponibilizar recursos adicionais, as mídias proporcionam uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz. Cabe aos educadores explorar e utilizar esses recursos de forma adequada, promovendo assim um ensino de qualidade na área da educação matemática.
Palavras-chave: desenvolvimento cognitivo, ensino e aprendizagem,ensino de matemática, mídias tecnológicas.
Leia o trabalho completo aqui.
Coordenação de Mesa:
- Ana Lucia do Carmo Narciso