SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

Número de respostas: 22

SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo

Autoria:

  • Luis Filipe Grael Tinós
  • Vinicius Santos Andrade
  • Paula Poiet Sampedro

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

Os jogos sérios como ferramentas lúdicas de aprendizado estão presentes na sociedade de forma interdisciplinar. Diversas temáticas podem ser trabalhadas com os jogos sérios, inclusive a educação ambiental, representada em mais de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, descritos pela Organização das Nações Unidas (Nações Unidas Brasil, s/d). O presente artigo propõe a criação de um jogo sério educativo em plataforma digital3D motivada pela importância do combate à caça de animais. Seu foco é no ensino da preservação ambiental por meio do conhecimento de espécies de animais e sua discussão se alicerça na estratégia de uma atividade pedagógica especial (Libâneo, 1994) que rompe com as atividades tradicionais em sala de aula. O trabalho aponta a criação do protótipo do jogo, que tem como público-alvo crianças de 6 a 8 anos, observando suas possíveis necessidades e facilidades, enquanto usuários finais. Para sua construção foi utilizada a plataforma Unity e linguagem de programação C#. O jogo é em primeira pessoa (a câmera simula os olhos do jogador) e os elementos do cenário são modelos lowpoly (isto é, utilizou-se um conjunto reduzido de faces geométricas para modelagem dos ambientes, objetos e personagens), facilitando sua execução mesmo em computadores menos robustos. Como resultado da pesquisa é apresentado uma primeira versão do jogo e foi concluído que o protótipo está pronto para ser testado com usuários finais. Para pesquisas futuras, é de interesse levantar dados qualitativos referentes à usabilidade, experiência dos usuários, satisfação e aplicação do game em redes de ensino.

Palavras-chave: jogos sérios, jogos digitais, tecnologia, educação.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Waleska Medeiros de Souza

295 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por WALESKA Medeiros de SOUZA -
Sejam bem-vindos ao XVI CILTEC-online!

Eu sou a Waleska, sou a coordenadora da mesa referente este trabalho.

O texto "SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo", nos convida a embarcar na criação de um jogo educativo em plataforma digital3D motivada pela importância do combate à caça de animais.

Convido vocês a lerem o artigo para podermos discutirmos sobre esse trabalho tão interessante!

Para iniciar a conversa, peço aos autores que discorram sobre como foi desenvolver a pesquisa, os desafios encontrados e os resultados encontrados.

Abraços e bom evento para todos!

90 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá! Tudo bem?

Muito obrigado pelas palavras, Profa. Waleska! É um prazer participar do CILTEC-Online 2023!

Como mencionado pela Professora, esse trabalho teve o intuito de desenvolver um jogo educativo - em 3D - para o combate à caça de animais.

Desde já, agradeço pelos comentários, críticas construtivas e sugestões!

Que tenhamos todos um ótimo evento!

56 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Mario Marcos Lopes -
Olá queridos autores...

Adorei o trabalho. Sou professor de educação básica anos iniciais e achei extremamente interessante o jogo, especialmente para os anos do 3 ano. Acredito muito no potencial educativo dos jogos como forma de promover uma aprendizagem efetiva e empolgante.

42 palavras

Em resposta à Mario Marcos Lopes

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por WALESKA Medeiros de SOUZA -
Quando li o trabalho, também pensei no 3° ano do Ensino Fundamental I, pois na matriz curricular eles conhecem mais sobre os animais e ter um jogo para ajudar na aprendizagem sobre a preservação e a conservação é um recurso interativo e tecnológico é muito válido.

46 palavras

Em resposta à Mario Marcos Lopes

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Que bacana, Mario! Ficamos felizes que tenha gostado da proposta!

Sem dúvidas, os jogos podem contribuir de forma direta no processo de aprendizagem e aliados a temáticas diversas. Muito obrigado pelas palavras!

32 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Flávia Siqueira -
Olá pessoal!! Acho super interessante trabalharmos com jogos em todas as etapas da educação, mas quando falamos em anos iniciais, acredito que ter um potencial ainda maior. É importante trazermos o aspecto lúdico dos jogos para nossas aulas, principalmente nessa etapa, onde as crianças estão passando pelo momento de transição, onde acabaram de sair da educação infantil e estão descobrindo novos desafios do ensino fundamental. Parabéns pelo trabalho, pessoal!

69 palavras

Em resposta à Flávia Siqueira

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá, Flávia! Muito obrigado por suas contribuições!

Realmente, os jogos digitais possuem um papel muito significativo quando falamos em educação e, nos anos iniciais (infantil, fundamental) não é diferente. A forma como podemos explorar conteúdos e módulos a partir dos jogos digitais possibilita o aprendizado de maneira diferente ao tradicional, proporcionando o conteúdo de forma muito engajadora e imersiva. Muito obrigado!

61 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por WALESKA Medeiros de SOUZA -
A ludicidade das práticas pedagógicas, infelizmente vai se perdendo com o avanças dos anos escolares. Ter que dar conta de um currículo galopante é difícil, contudo, vemos possibilidades como esse jogo.

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Vinicius Santos Andrade -
Olá pessoal!

Muito obrigado pelos comentários!

Um ótimo evento para todos!

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Paula Sampedro -

Prezadas e prezados, muito obrigada pelas considerações e respostas. 

Elas ajudaram a nos guiar nos trabalhos futuros

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Boa tarde, pessoal!

Muito obrigado pelos comentários! Cada elogio, crítica e perspectiva são muito bem-vindas!

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Raphael Tiritan -
A proposta de criar um jogo sério educativo para crianças sobre a preservação ambiental é notável, destacando-se pela escolha cuidadosa do público-alvo e pela utilização eficiente da plataforma Unity.

29 palavras

Em resposta à Raphael Tiritan

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá, Raphael!
Muito obrigado pelas considerações!

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Sebastião Gomes Barbosa -
Gostei bastante do texto de vocês! Achei bacana a ideia de usar um jogo educativo para ensinar crianças sobre a preservação ambiental. Estou realmente curioso para ver como isso seria aplicado na escola onde atuo, e como as crianças iriam reagir a essa ideia. Parabéns aos desenvolvedores por essa iniciativa incrível! Uma pergunta: vocês pensaram na possibilidade desse jogo ser utilizado por crianças com deficiência intelectual, ou o jogo também se adequa a esse público?

75 palavras

Em resposta à Sebastião Gomes Barbosa

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá, Sebastião! Muito obrigado pelas palavras!

Obrigado, também, pela excelente pergunta!

A ideia do jogo é proporcionar uma forma divertida e imersiva para o aprendizado sobre o combate à caça de animais, de forma que a jogabilidade e o entendimento do jogo sejam simples.

Pensando em termos de acessibilidade e usabilidade por crianças com deficiência intelectual, seria muito interessante e importante mensurar como as crianças com deficiência intelectual aprendem com o jogo, a fim de adaptar os conteúdos e/ou a forma de jogar caso elas encontrem dificuldades.

Além disso, é importante a implementação de recursos como fontes adaptáveis e dublagem de textos para crianças com outros tipos de deficiência, para que o software fique cada vez mais inclusivo.

118 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Sebastião Gomes Barbosa -
Muito obrigado pelos esclarecimentos, Luis!

5 palavras

Em resposta à Sebastião Gomes Barbosa

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, Sebastião.

O jogo não possui nenhuma função específica para esse público, mas acredito que, dependendo do grau de deficiência, seja possível jogá-lo perfeitamente.

24 palavras

Em resposta à Vinicius Santos Andrade

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Sebastião Gomes Barbosa -
Obrigado pela resposta, Vinicius!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Luis Filipe Grael Tinós -
Bom dia!

Chegamos ao terceiro dia do evento e as discussões que tivemos até agora foram ótimas!

Convido vocês a participarem com críticas e perguntas!

Que tenhamos um ótimo dia de evento!

32 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por WALESKA Medeiros de SOUZA -
O uso de jogos no processo da aprendizagem é bem válido, porém, na Educação Básica brasileira temos várias realidades. Sou pedagoga do 3° ano, na maior escola de uma rede municipal, em Minas Gerais. Percebo que mesmo a cidade tendo bons investimentos, o acesso as novas tecnologias são bem escassas. Se tivéssemos mais investimentos, poderíamos promover uma Educação mais próxima do termo “qualidade”. O que os autores pensam sobre essa realidade?

71 palavras

Em resposta à WALESKA Medeiros de SOUZA

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por Vinicius Santos Andrade -
Olá, Waleska.

Concordo plenamente com seu apontamento.

Infelizmente diversas regiões do país carece de investimento (não só na educação 😔).

Sou do Bauru, interior de São Paulo, e conheço colegas da educação básica que não possuem a mínima infraestrutura para trabalhar.

41 palavras

Em resposta à Vinicius Santos Andrade

Re: SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo - Autoria: Luis Filipe Grael Tinós; Vinicius Santos Andrade; Paula Poiet Sampedro

por WALESKA Medeiros de SOUZA -
Boa tarde a tod@s!

Chegamos ao último dia de evento. Não deixem de fazer suas perguntas, comentários e considerações sobre esse trabalho.

É um momento muito importante para compartilhamento sobre essa temática. Caso os autores desejem adicionar outras formas de conhecer a pesquisa, com links de grupos de pesquisa ou material complementar, fiquem a vontade!

55 palavras