SALVE OS ANIMAIS: proposta de jogo educativo
Autoria:
- Luis Filipe Grael Tinós
- Vinicius Santos Andrade
- Paula Poiet Sampedro
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
Os jogos sérios como ferramentas lúdicas de aprendizado estão presentes na sociedade de forma interdisciplinar. Diversas temáticas podem ser trabalhadas com os jogos sérios, inclusive a educação ambiental, representada em mais de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, descritos pela Organização das Nações Unidas (Nações Unidas Brasil, s/d). O presente artigo propõe a criação de um jogo sério educativo em plataforma digital3D motivada pela importância do combate à caça de animais. Seu foco é no ensino da preservação ambiental por meio do conhecimento de espécies de animais e sua discussão se alicerça na estratégia de uma atividade pedagógica especial (Libâneo, 1994) que rompe com as atividades tradicionais em sala de aula. O trabalho aponta a criação do protótipo do jogo, que tem como público-alvo crianças de 6 a 8 anos, observando suas possíveis necessidades e facilidades, enquanto usuários finais. Para sua construção foi utilizada a plataforma Unity e linguagem de programação C#. O jogo é em primeira pessoa (a câmera simula os olhos do jogador) e os elementos do cenário são modelos lowpoly (isto é, utilizou-se um conjunto reduzido de faces geométricas para modelagem dos ambientes, objetos e personagens), facilitando sua execução mesmo em computadores menos robustos. Como resultado da pesquisa é apresentado uma primeira versão do jogo e foi concluído que o protótipo está pronto para ser testado com usuários finais. Para pesquisas futuras, é de interesse levantar dados qualitativos referentes à usabilidade, experiência dos usuários, satisfação e aplicação do game em redes de ensino.
Palavras-chave: jogos sérios, jogos digitais, tecnologia, educação.
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Coordenação de Mesa:
- Waleska Medeiros de Souza