INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

Número de respostas: 32

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História

Autoria:

  • Ana Luiza Vieira Narciso
  • Luciana do Carmo Narciso
  • Ana Lucia do Carmo Narciso

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

Esta pesquisa busca tecer breves considerações a respeito da utilização da Inteligência Artificial (IA) no campo da Educação e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Através de uma abordagem qualitativa, tem-se o objetivo geral de compreender como a IA e, mais especificamente o ChatGPT, impactam a educação, e tem como base a seguinte questão orientadora: Quais são as potencialidades e limitações trazidas pela utilização do ChatGPT no âmbito da educação? As discussões apresentadas no decorrer do texto basearam-se em uma revisão bibliográfica, subsidiada pelos trabalhos de Cassol (2023), Cozman (2021), Gomes (2010) e Keller(2023), que fomentou a elaboração de um experimento, com um conteúdo do componente curricular de história, voltado para testar a funcionalidade do ChatGPT. Através dos estudos realizados observou-se que a utilização dessa ferramenta no âmbito da educação é capaz de modernizar os cenários de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e atrativos, além de otimizar o trabalho do professore a resolução de problemas por parte dos alunos. Todavia, é salutar que a utilização dessa ferramenta ocorra de forma crítica e cautelosa,tendo em vista a necessidade de se manter a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e evitar uma possível precarização da atividade docente no que diz respeito à avaliação das aprendizagens,e uma fragilização na consolidação das habilidades de experimentação, investigação e busca crítica de informações por parte dos alunos.

Palavras-chave: educação, tecnologia, inteligência artificial, ChatGPT.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Jussara de Paula da Silva Moura

288 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá, participantes do XVI CILTEC-Online !
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento.
Então, vamos começar?
Gostaria de parabenizar as autoras Ana Luiza,Luciana e Ana Lucia pelo excelente trabalho!!!
E queria já perguntar: O que as motivou a fazer determinada temática?

48 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, Jussara! Bom dia! Tudo bem?
Agradecemos pelas felicitações pelo trabalho e pela disponibilidade em coordenar essa troca de ideias que acontecerá por aqui!
Enquanto professoras e estudantes temos percebido como a Inteligência Artificial tem ganhado destaque nos últimos meses e tem permeado o campo da Educação. Nesse sentido, achamos pertinente contribuir para as investigações que se voltam para analisar como tem se dado essa aproximação entre a IA e as salas de aula no contexto brasileiro.

77 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Luiza Vieira Narciso -
Bom dia, Jussara!
Agradecemos pela sua coordenação em nossas discussões a respeito do artigo. Conversamos muito entre nós e percebemos que esta tecnologia está em alta nos últimos tempos. Também percebemos, enquanto professores que ela tem sido usada por muitos estudantes e isso aumentou nosso interesse em conhecer mais sobre essa temática e contribuir para que outras pessoas também a conheçam.

61 palavras

Em resposta à Ana Luiza Vieira Narciso

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Luciana Narciso -
Olá, Jussara! Boa noite.
Obrigada pelas considerações. Conversamos constantemente sobre os desafios de nossa prática e na inevitabilidade da chegada dessas tecnologias às salas de aula. A nossa ideia foi propor discussões para em vez de tentarmos evitar o inevitável, que pensemos nessas tecnologias como aliadas em potencial nos processos de ensino.

52 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ester De Souza Batista Correa -
Olá,bom dia, gostaria de saber se teve algum motivo específico para a escolha individual do ChatGPT e não de outras inteligências artificiais também.

23 palavras

Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, Ester! Bom dia! Tudo bem?
Agradecemos pelo seu interesse por nosso trabalho!
A escolha individual do ChatGpt foi realizada por conta do número limite de páginas estabelecido pelo evento. No entanto também temos conhecimento sobre as outras inteligências artificiais e como também vêm sendo utilizadas no campo da Educação!

50 palavras

Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Luiza Vieira Narciso -
Olá, Ester! Bom dia! Tudo Bem?
Agradecemos pela interação em nosso trabalho!
Conversamos entre nós e decidimos explorar somente o ChatGPT por conta do número de paginas permitido para artigos. Entretanto, analisamos outras Inteligências Artificiais como o Google Bard (usado para gerar texto), Chatsonic (também usado para texto), MidJourney (que é usado para gerar imagem), e o Dalle (usado para gerar imagem, também desenvolvido pela OpenIA, empresa que construiu o ChatGPT) e percebemos que elas também tem potencial para impactar a Educação. Seu questionamento é muito pertinente e pode servir para motivar novas pesquisas!
Muito obrigada!

96 palavras

Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Ótima colocação.

2 palavras

Em resposta à Ester De Souza Batista Correa

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Luciana Narciso -
Oi, Ester! Boa noite.

Além das questões elucidadas pelas meninas, percebemos o ChatGPT se popularizou muito em nosso meio e isto nos chamou atenção. Talvez devêssemos ter dado uma ênfase maior nessa justificativa. De qualquer modo, obrigada pela contribuição!

39 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Pedro Santana -
bom dia, pessoal
parabéns pelo trabalho! se aproxima bastante do meu que é para o ensino de inglês.

fiquei curioso sobre a pertenienxia e precisão das informações geradas. vocês acharam razoável? como ela se adequa aos referenciais que vocês estudam em história? vocês acreditam que as respostas tiveram algum viés ideológico? para que lado?

vocês já utilizaram com alunos em sala? como foi?

63 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, Pedro! Bom dia! Tudo bem?
Agradecemos por participar das discussões sobre nosso artigo!
Conforme discutimos em nossa pesquisa, acreditamos que as repostas foram pouco precisas talvez por conta das atualizações que existiam na ferramenta no momento em que conduzimos o experimento. Todavia, entendemos que novas atualizações estão sendo produzidas em um ritmo acelerado e o ChatGPT será aprimorado a partir dos novos treinamentos, o que pode levar a melhores resultados. Eu, particularmente, curso pós-graduação no campo da Educação, mas minha formação inicial é no campo da matemática, então acredito que minha colega Luciana conseguirá dissertar melhor a respeito do seu questionamento sobre o referencial teórico, tendo em vista que sua formação inicial e suas pós graduações são especificamente em História.
No entanto, minha percepção geral enquanto pesquisadora em Educação é que as respostas são neutras e não apresentam viés ideológico.
Sobre a utilização em sala de aula, ainda não tive a oportunidade de fazer essa experiência com meus alunos por conta da estrutura da escola em que trabalhava na época em que o artigo foi escrito.
Ahh, fiquei curiosa sobre seu artigo e vou dar uma passada lá para conhecer mais sobre a sua pesquisa!

196 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Luiza Vieira Narciso -
Bom dia, Pedro! Tudo bem?
Obrigada por seu interesse em contribuir com as discussões sobre nosso artigo!
Vou passar no seu trabalho para entender melhor sobre a sua pesquisa sorriso!
Então, enquanto estudante do campo de Pedagogia partilho do entendimento da minha colega Ana Lucia sobre a neutralidade das respostas geradas pelo ChatGPT.
Ainda não tive a oportunidade de apresentar essa IA para meus alunos pois no momento atuo na alfabetização. No entanto acho que seria uma experiência interessante com alunos maiores e certamente ajudaria no desenvolvimento de novos estudos!
Obrigada pelos questionamentos e pelas reflexões que eles nos proporcionaram!

100 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, colegas! Gostaria de felicitá-los pela realização de uma pesquisa tão relevante, tendo em vista a grande utilização de IAs, especialmente pelos jovens.
Acredito ser muito importante abrir espaços para pensar essas ferramentas como instrumentos de ensino, desmistificar o uso e fazer com que os alunos entendam a importância de utilizá-las de maneira consciente e crítica. O papel do professor, nesse contexto, é tão importante, né?

66 palavras

Em resposta à Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, Maria Eduarda! Boa tarde! Tudo bem?
Obrigada pelas felicitações e pelo interesse em nossa pesquisa!
Ficamos felizes em tê-la por aqui sorriso

23 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Raphael Tiritan -
Sua pesquisa é notável, abordando de maneira clara e ponderada as implicações da Inteligência Artificial na educação. A combinação entre revisão bibliográfica e experimento prático evidencia uma abordagem completa e relevante, contribuindo significativamente para a compreensão desse tema crucial.

Parabéns pelo trabalho

42 palavras

Em resposta à Raphael Tiritan

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Raphael!
Concordo com suas contribuições!
Aproveito para deixar aberto perguntas pertinentes para nossas autoras,visto que o trabalho nos mostra que ChatGPT é capaz de modernizar o processo de ensino e aprendizagem.

31 palavras

Em resposta à Raphael Tiritan

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Luiza Vieira Narciso -
Oi, Raphael! Boa tarde!
Ficamos muito felizes com sua interação!
Agradecemos pelo interesse em nossa pesquisa!

16 palavras

Em resposta à Raphael Tiritan

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Luciana Narciso -
Oi Raphael, boa noite. Tudo joia?!
Obrigada pelas considerações! Ficamos felizes com seu feedback positivo.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Vinicius Santos Andrade -
Excelente pesquisa!

A IA está aí, acredito que a restrição não seja o caminho. Precisamos compreendê-la e extrair seus benefícios.

Parabéns pela pesquisa.

23 palavras

Em resposta à Vinicius Santos Andrade

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Luiza Vieira Narciso -
Oi, Vinícius! Boa tarde!
Agradecemos pelo interesse em nossa pesquisa!
Concordamos com seu posicionamento, é preciso usar essas novas tecnologias a nosso favor para qur possamos modernizar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem!

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá!

Gostaria de parabenizar os autores pela pesquisa!

A IA pode atuar de forma potencializadora. É muito importante analisar ferramentas que usam algoritmos de IA a fim de identificar seu potencial dentro do âmbito do ensino e da aprendizagem.

Como mencionado no próprio trabalho, o ChatGPT é uma ferramenta que otimiza o trabalho dos docentes e contribui para o aprendizado dos discentes, podendo ser muito bem utilizada para as duas situações, contanto, que usada de maneira responsável.

Parabéns mais uma vez!

81 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Ótima considerações Luis.

4 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Chegamos no segundo dia de congresso,cheio de troca de idéias e conhecimento.
Fiquem a vontade para perguntas para nossas autoras.

20 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, Jussara!
Obrigada por estar mediando as discussões em mais um dia de evento!
sorriso

15 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Luciana Narciso -
Oi, Luis.
Obrigada pelas considerações e pelo feedback positivo!
Pensamos muito sobre caminharmos junto com a tecnologia, utilizando seu potencial e analisando formas de diminuir os impactos negativos na formação dos discentes. É preciso que saibamos mediar o uso destes recursos e ao mesmo tempo incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as informações que chegam com tanta facilidade.
Agradecemos pelo interesse em nosso trabalho!

65 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha -
Primeiramente gostaria de parabenizar os envolvidos pelo trabalho que é tão necessário nesses últimos instantes.

Muito se tem discutido nas redes sociais sobre mal uso das ferramentas de IA's , sobre a problemática envolvendo plágios e o uso indevido da apropriação de imagens de terceiros. Esse é um debate importantíssimo também , mas pouco é falado sobre como essa "nova" tecnologia pode ser implementada para a aprendizagem dos alunos. A abordagem qualitativa que vocês buscaram empreender com a implementação de IA's no ensino, gera e podem gerar resultados interessantes que indicam que integralização dessa ferramentas a modernização nos ambientes de aprendizagem podem torna-los mais atrativos, além de beneficiar o trabalho do professor na resolução de problemas.

116 palavras

Em resposta à Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, Mathias!
Ficamos felizes em tê-lo por aqui e agradecemos por suas considerações!
Concordamos em você a respeito da pertinência de usar essas tecnologias a nosso para que possamos tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa sorriso

37 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Olá, prezadas autoras!

Gostei muito da discussão realizada por vocês, pois aqui, neste evento, também trabalhamos com IA e ChatGPT. Inicialmente, destaco a produção de um artigo tão bem escrito, com ideias fluidas e bem conectadas! Show! Parabenizo também a parte teórica do artigo destinada à explicação do que seria a IA. Ficou excelente! Muitas informações ali foram novidades para mim.

Uma sugestão a vocês para enriquecer o artigo seria explicar quais trechos das respostas obtidas via ChatGPT se caracterizariam como "imprecisas, evasivas e/ou falsas". Foi possível, ainda que no meu ponto de vista, compreender o que seriam as respostas imprecisas e evasivas, mas não localizei quais delas seriam falsas, já que ao menos eu, professora de Redação e Língua Portuguesa há muito tempo distante dos estudos relacionados à História, não consegui identificar o que seria verdade ou não nas informações.

Obrigada!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

146 palavras

Em resposta à Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos nesse terceiro dia de congresso a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeça a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
E convido a todos presente a prestigiar esse trabalho escrito pela as autoras,que traz um tema importante pois trata do ChatGPT na educação.

64 palavras

Em resposta à Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Luiza Vieira Narciso -
Olá, Ana Paula! Bom dia! Tudo bem?
Agradecemos por sua interação por aqui!
Quando falamos sobre respostas falsas não nos referimos especificamente a esse experimento, mas de um contexto geral. No entanto, revisamos aqui e concordamos que o termo ficou mal colocado, tendo em vista que estávamos discutindo os resultados que havíamos apresentado acima 😢
Agradecemos por seu feedback e por suas considerações, pois nos fizeram identificar um equívoco que tinha passado despercebido. Muito obrigada!!

75 palavras

Em resposta à Ana Luiza Vieira Narciso

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeço a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
Agradeço imensamente a toda equipe que organizou o evento.
Forte abraço a todos e até breve!
Jussara

53 palavras

Em resposta à Ana Luiza Vieira Narciso

Re: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO:explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História - Autoria: Ana Luiza Vieira Narciso; Luciana do Carmo Narciso; Ana Lucia do Carmo Narciso

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Ei, Ana!

Ah, sim, agora entendi! Sem problemas! Escrever é assim mesmo, pensamos numa coisa, e desenhamos outra!

Agradeço seu retorno!

Abraços!

22 palavras