INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: explorando a utilização do ChatGPT como um recurso pedagógico no ensino de História
Autoria:
- Ana Luiza Vieira Narciso
- Luciana do Carmo Narciso
- Ana Lucia do Carmo Narciso
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
Esta pesquisa busca tecer breves considerações a respeito da utilização da Inteligência Artificial (IA) no campo da Educação e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Através de uma abordagem qualitativa, tem-se o objetivo geral de compreender como a IA e, mais especificamente o ChatGPT, impactam a educação, e tem como base a seguinte questão orientadora: Quais são as potencialidades e limitações trazidas pela utilização do ChatGPT no âmbito da educação? As discussões apresentadas no decorrer do texto basearam-se em uma revisão bibliográfica, subsidiada pelos trabalhos de Cassol (2023), Cozman (2021), Gomes (2010) e Keller(2023), que fomentou a elaboração de um experimento, com um conteúdo do componente curricular de história, voltado para testar a funcionalidade do ChatGPT. Através dos estudos realizados observou-se que a utilização dessa ferramenta no âmbito da educação é capaz de modernizar os cenários de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e atrativos, além de otimizar o trabalho do professore a resolução de problemas por parte dos alunos. Todavia, é salutar que a utilização dessa ferramenta ocorra de forma crítica e cautelosa,tendo em vista a necessidade de se manter a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e evitar uma possível precarização da atividade docente no que diz respeito à avaliação das aprendizagens,e uma fragilização na consolidação das habilidades de experimentação, investigação e busca crítica de informações por parte dos alunos.
Palavras-chave: educação, tecnologia, inteligência artificial, ChatGPT.
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Coordenação de Mesa:
- Jussara de Paula da Silva Moura