PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

Número de respostas: 30

Prática docente no cenário da educação básica: desafios e experiências

Autoria:

  • Danielle Santos Nascimento Cruz
  • Eduardo Kaian Matos Santos

Palavras-chave:

Língua Inglesa, educação básica, prática, experiência

Resumo

Ao observar a relação teoria-prática na formação inicial e atuação do docente de línguas, surge a necessidade de investigar as diversas perspectivas. Assim, o objetivo deste relato foi discutir os desafios e experiências vivenciadas por professores de Língua Inglesa da educação básica. Foram examinados dados obtidos a partir de entrevistas que viabilizaram o contato dos graduandos com profissionais da área. Concluiu-se que a experiência foi significativa, tendo em vista a oportunidade de refletir sobre a teoria e também sobre as práticas de sala de aula.

Coordenação de Mesa

  • Vagno Vales Lacerda
  • Silvane Aparecida Gomes
  • Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

PDF: leia aqui o texto completo

132 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Vagno Vales -
Desejo boas-vindas aos graduandos, autores desse texto, e a todas as demais pessoas participantes do UEADSL 2023.1!

Que a troca de experiências possa nos levar a diferentes níveis de reflexão!

Que tenhamos um excelente evento!

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Caísa Vitória -
Olá, bom dia!
Parabéns pelo trabalho!!
Como se deu a escolha do tema?

(Editado por Ana Cristina Fricke Matte - envio original Monday, 26 Jun 2023, 11:53)

27 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Danielle Cruz -
Olá, Caísa Vitória!

Primeiramente, agradecemos pelas congratulações ao nosso trabalho, e, já respondendo à sua pergunta:

A escolha do tema para o nosso escrito surgiu de forma gradual, num processo que se deu desde o início das aulas do componente de Prática Pedagógica II. Enquanto graduandos cursantes do 2º semestre do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, acabamos percebendo (ao longo das discussões que surgiam nas aulas e também fora delas) a necessidade de investigar diversas perspectivas que envolvem a prática do docente de língua estrangeira, principalmente no tocante à questão da aliança existente entre a teoria (adquirida na fase de educação pré-serviço) e a prática (adquirida já dentro da fase de atuação profissional). Muitos professores chegam à sala de aula munidos de um vasto acervo de conhecimento que diz respeito ao que estuda, mas ainda inseguros em relação a como agir para transmiti-lo dentro da sala de aula, um lugar que abriga tantas histórias e experiências diferentes.

No mais, nos interessamos muito também pela questão dos maiores desafios encontrados por esses professores dentro do cenário da educação básica, principalmente enquanto docentes cujo papel é, em primeira instância, o de fazer seus alunos se interessarem pelo aprendizado de uma língua estrangeira como o inglês.

Espero que nossa resposta tenha sido satisfatória!

212 palavras

Em resposta à Danielle Cruz

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Caísa Vitória -
É um tema muito interessante e importante!!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Olá, Danielle e Eduardo! Parabéns! Gostei muito das reflexões trazidas por vocês neste relato de experiência.
Vocês apontam realidades comuns a muitos profissionais que lidam com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Trata-se de desafio enfrentado por inúmeros docentes que precisam assumir a função mediador da aprendizagem dessas línguas e, mais predominantemente, da língua inglesa, quando, na maioria das vezes, a formação inicial não o preparou para tal. Além disso, a resistência de discentes que não veem necessidade, nem relevância em aprender uma segunda língua, como vocês apontaram, tornando uma prática cansativa para ambas as partes, somando-se a isso, relatos que muitas vezes ouvimos de nossos alunos: “nós não sabemos nem a Língua Portuguesa, como vamos aprender outra?”.
Potencializando o tema: Em relação a um profissional sem formação específica na língua que ministra, nesse caso, da língua inglesa, será que é uma “preferência das escolas” colocá-los para atuar em área que se distancia de sua formação?

155 palavras

Em resposta à Cristina Simone de Sena Teixeira

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Eduardo Santos -
Boa noite, Cristina! Obrigado pela pergunta e pela participação.
Quanto ao seu questionamento: nossas conclusões partiram, principalmente, dos relatos aos quais tivemos contato na realização da pesquisa. Assim, considero que possam existir diversos fatores externos que levem à escolha, seja ela assertiva ou não, a partir das escolas, de inserir esses docentes nas matérias a quais não possuem conhecimento.
Espero ter respondido.

62 palavras

Em resposta à Eduardo Santos

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Boa tarde, Eduardo.
Sim, compreendo. Vivencio, por exemplo, situações em que essa escolha de professores partem, não da escola, mas das SEMEDs, no caso de rede municipal, por diversos fatores, sendo o principal deles, carência de professores habilitados em língua inglesa, sendo estes substituídos por profissionais sem a devida formação (licenciatura). Por isso potencializei a questão, pois acho isso uma injustiça com nossos estudantes.
É uma longa discussão.
No mais, parabenizo pelo trabalho e agradeço o feedback.

Cordial abraço.

79 palavras

Em resposta à Cristina Simone de Sena Teixeira

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Vagno Vales -
Olá, Cristina,

Muito interessante e oportuna a tua pergunta. Penso em dois fatores principais para termos professores dando aulas de inglês sem a devida formação: 1. Por falta de professores habilitados para suprir a demanda; 2. Por mal distribuição da oferta de secretárias de educação, ou mesmo, por corporativismo (para manter o professor na escola, mesmo não tendo uma oferta de sua área de conhecimento específica). Isso é nocivo para a qualidade do ensino.

74 palavras

Em resposta à Vagno Vales

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Vagno Vales -
Em tempo, partindo do título do texto, gostaria de saber dos autores quais foram os maiores desafios ao desenvolver esse texto? E, qual a(s) experiência(s) que fica para a construção de sua formação acadêmica?

34 palavras

Em resposta à Vagno Vales

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Danielle Cruz -
Ótima questão, Professor!

Em uma perspectiva de caráter mais particular, creio que os maiores desafios ao desenvolver o nosso texto tenham sido dois:

1. Sistematizar os dados coletados durante a fase de realização das entrevistas feitas com os professores atuantes no cenário da educação básica, uma vez que as questões direcionadas a eles acabaram por gerar uma vasta gama de reflexões a serem devidamente expostas no escrito que confeccionamos;

2. Tentar abranger o máximo possível do valor significativo que fora apreendido durante toda a experiência da pesquisa, reservando espaço também para a apresentação das opiniões de outros autores e estudiosos da área que colaboraram grandiosamente para a fundamentação teórica que apoiou o nosso trabalho.

Já no que diz respeito à experiência que fica para a construção da minha formação acadêmica, digo que todos os processos englobados por ela me ensinaram, na prática, sobre a importância existente no ato de tecer teias de diálogos que se dão entre todos os envolvidos nessa trajetória. Seja entre professores em formação e/ou profissionais já formados, a ação de refletir acerca das mais diversas perspectivas e vivências apreendidas pelo outro nunca deixará de ser mister quando se trata do nosso papel enquanto educadores e seres humanos.

Espero que a resposta tenha sido satisfatória!

208 palavras

Em resposta à Vagno Vales

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Cristina Simone de Sena Teixeira -
Olá, Vagno!
É exatamente isso que penso.
É uma discussão ampla que gera reflexões. No meio de todo esse contexto, os maiores prejudicados são os estudantes.

Agradecida pela interação.

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Silvane Gomes -
Danielle Santos e Eduardo Kaian, que bom recebê-los no congresso!

A prática docente na educação básica é sim desafiadora (pública e privadamente) mas, as experiências podem e deveriam ser cada vez mais entusiasmadora, por estarmos lidando com pessos=as, sabe... tenho esperanças (AINDA!)!
O que mais saltou aos olhos de vocês nessa construção pedagógica do pensar a educação básica? Se proporem a compreender o cenário?
Até o próximo congresso!

Silvane Gomes

70 palavras

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Danielle Cruz -
Olá, Silvane!

Pessoalmente, o que mais me chamou a atenção na construção do pensar a educação básica foi notar a forma como os docentes de LI, enquanto conduítes transmissores de uma língua estrangeira, precisam sempre refletir acerca de quais seriam os melhores métodos a serem empregados por eles em prol de fazer com que seus alunos se interessem pelo que ensinam na sala de aula.

Durante a experiência, como relatamos no nosso trabalho, entramos em contato com docentes que vivenciaram experiências tanto distintas quanto complementares entre si, e aí se encontra uma das razões pelas quais nos propomos a escolher o recorte da pesquisa: nos tornar capazes de conhecer as perspectivas dos profissionais que atuam nesse cenário, uma vez que este é tão importante na formação do aluno também como pessoa em desenvolvimento, e também na maneira como as relações são construídas dentro desse contexto, viabilizando os processos de ensino e aprendizagem da melhor maneira existente para todos os envolvidos.

Espero que a resposta tenha sido satisfatória, e até a próxima!

171 palavras

Em resposta à Danielle Cruz

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Silvane Gomes -
Olá, Danielle!
Respondeu além do satisfatório, sim!
Parabenizo mais uma vez e desejo que tenham sucesso na vida acadêmica e na vida como cidadãos!
Abreijos e até a próxima!

Silvane

30 palavras

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Eduardo Santos -
Olá, Silvane! Obrigado pela interação. O que mais me chamou a atenção foi pensar em como, ao ter o contato inicial com os alunos, que geralmente são da educação básica, precisamos nos permitir a entender aqueles estudantes como indivíduos singulares que têm particularidades únicas, o que pede do docente o tato para lidar com esses diferentes jovens.

Abraço.

58 palavras

Em resposta à Eduardo Santos

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Silvane Gomes -
Perfeito, Eduardo!
E é aí que se deve começar a docência efetiva e potente: entender que lidamos com pessoas, seres singulares e que é preciso sim, ter tato, empatia, respeito e ser potencializador das asas, auxiliando no voo de cada um!
Desejo sucesso a vocês, na vida acadêmica e na vida pessoal!
Abreijos!

Silvane

54 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Jessyca Mendes Silva -
O tema é atual e pertinente

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Jessyca Mendes Silva -
É necessário boas estratégias e atores envolvidos para aplicar ideias que podem mudar a realidade das pessoas no contexto educacional

20 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -
Olá!!! Damos as boas vindas aos participantes e parabenizamos os autores pelas importantes reflexões.
Aproveito para lançar uma reflexão acerca da formação docente: Nosso professorado tem sido contemplado com a formação continuada de maneira a auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem no cenário do avanço das tecnologias digitis, ao qual impulsina as transformações nas formas como as pessoas se comunicam?
Vamos pensar e debater com base no excelente trabalho dos autores aqui exposto!!!

74 palavras

Em resposta à Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Danielle Cruz -
Olá, Luciana!

Em primeiro lugar, agradecemos pela recepção e também pelas congratulações. Em segundo plano, e já dando continuidade à reflexão lançada:

Dentro do currículo do nosso curso (Letras, Língua Inglesa e Literaturas) temos um componente denominado "Tecnologias digitais da informação e da comunicação aplicada", o qual ainda não chegamos a cursar, mas cuja existência já é reconhecida. Enquanto jovens graduandos sendo formados dentro de um contexto onde as tecnologias digitais permeiam cada aspecto que constitui o nosso cotidiano, creio podermos afirmar com segurança que o processo de adaptação ao uso desses novos recursos seja algo que ocorre de forma mais fluida, e até mesmo natural.

E, embora não saibamos ainda quais são as mudanças que nos aguardam no tocante a essa questão no futuro, julgo ser importante salientar a relevância de incentivar os discentes em formação e profissionais já formados a sempre buscarem pela evolução dos seus conhecimentos nesse quesito; bem como também assegurar que a instituição onde estes se encontram ofereça o máximo de apoio possível para que isso se torne viável.

No mais, é uma reflexão que merece ser aprofundada até mesmo em outros trabalhos, uma vez que o nosso escrito não direcionou seu foco ao estudo de determinado eixo.

Abraço!

204 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Nadine De Jesus Pereira -
Boa noite! O tema abordado foi muito importante e vocês trouxeram de forma clara cada ponto que foi proposto, ficou excelente a avaliação no que diz respeito as barreiras que um professor de língua inglesa encontra em sala de aula e qual seria a melhor forma de resolvê-la.

48 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Tema bastante pertinente!!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Nadine De Jesus Pereira -
Tema que tem relevância atual.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Lucas Ramaldes -
Tema bastante pertinente. Acredito que a reflexão sobre a prática deve nos acompanhar em todo momento de atuação docente, e os autores trazem isso de maneira muito significativa!

28 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Edna Santos Correia da Silva -
O texto nos trás uma ótima visão de como é a vivência em sala de aula, como discente e discente da língua inglesa.

23 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Edna Santos Correia da Silva -
Muito boa a escolha desse tema, principalmente para nós, graduandos da língua inglesa.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Andrezza Assumpção Vilela -
Belo texto e com um tema importante e bastante reflexivo!! Mostra bem a importância de analisarmos se teoria e prática estão andando juntas e o que precisa ser observado ou até mesmo mudado.

33 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Andrezza Assumpção Vilela -
Como graduanda, esse texto me trouxe diversas reflexões. Tema pertinente e que merece nossa atenção. Parabéns!!

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Vitoria Nascimento Santos -

Interessante escolha do tema


4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICA DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS - autoria: Danielle Santos Nascimento Cruz, Eduardo Kaian Matos Santos

por Vitoria Nascimento Santos -

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho 

6 palavras