PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

Número de respostas: 21

Percepções de preconceitos linguísticos no ensino da língua estrangeira

uma análise bibliométrica

Autoria:

  • Thais Cerqueira Faria
  • Jussara de Paula da Silva Moura
  • Luciana de Oliveira Silva

Palavras-chave:

Preconceito Linguístico, Bibliometria, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa faz um levantamento se baseando nos dados da Scopus para analisar, a partir da bibliometria, os fatores que predispõem os preconceitos linguísticos no ensino de português. Tem por objetivo analisar dados gerados de pesquisas contribuindo para agregar opiniões de docentes sobre o ato de aceitar as variações linguísticas em sala de aula. Pode-se concluir que a temática é muito
presente nas pesquisas científicas, mas ainda é um grande desafio a ser enfrentado nas escolas.

Coordenação de Mesa

  • Mateus Emerson de Souza Miranca
  • João Francisco da Silva Netto
  • Jussara de Paula da Silva Moura

PDF: leia aqui o texto completo

135 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,queridos participantes do UEADSL 2023.1!
Que honra está novamente em mais um evento!
Mateus e João uma honra estar na coordenação dessa mesa com vocês,onde conhecimentos se expandem.
Thais,Jussara e Luciana,nossas autoras,parabéns pelo trabalho e pela iniciativa da proposta.
Na opinião de vocês,qual foi o principal desafio para elaboração da pesquisa?
Abraços.

52 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por João Francisco da Silva Netto -
Olá querida Jussara, a honra é toda minha, espero que tenhamos um grandioso evento!

14 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Boa tarde, Jussara!
Obrigada pela consideração!

Respondendo sua pergunta, talvez o maior desafio seria sintetizar a temática para esse artigo exposto! Pois, são muitas informações que não foram explicitadas nesse trabalho por conta do número de páginas. A questão da pesquisa também é algo a ser visto de forma bem minuciosa.

51 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Thais!
Concordo com suas palavras ,a bibliometria é uma área de pesquisa da ciência da informação que, por meio de uma abordagem quantitativa, analisa dados bibliográficos como ano de publicação, atuação de países, periódicos, autores,dentre outros e por isso tem que ser uma pesquisa bem minuciosa.
Ademais, os indicadores bibliométricos apresentam potencial para apontar os resultados de esforços realizados em pesquisa, ciência e tecnologia e no trabalho apresentado vocês trouxeram o levantamento se baseando nos dados da Scopus e os gráficos ficaram perfeito mostrando os fatores que predispõem os preconceitos linguísticos no ensino de português na temática proposta.

98 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pelas palavras, Jussara!

4 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Luciana de Oliveira Silva -
Bom dia!
Completando o que Jussara e Thaís disse sobre a pesquisa bibliométrica, essa metodologia amplia o campo de pesquisa de forma rápida e precisa, em relação aos dados gerados são de fáceis de interpretar, bem como seus resultados podem ser exportados para novas análises por software específicos como VOSWIER por exemplo que gera resultados por meio de mapas ou nuvens de palavras- chave que são identificadas por cor e tamanho de letra expressando as mais usadas.

77 palavras

Em resposta à Luciana de Oliveira Silva

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Luciana!
Obrigada!

2 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Leidiane Pereira de Almeida -
Gostei muito da abordagem dos autores com esse assunto.

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por João Francisco da Silva Netto -
Olá a todos!

Gostaria de dar as boas-vindas a edição do UEaDSL 2023.1. Tenho certeza que teremos a oportunidade de apreender e compartilhar muitos conhecimentos durante a realização deste evento!

Esta mesa refere-se à comunicação intitulada "Percepções e preconceitos linguísticos no ensino da língua estrangeira", da autoria de Jussara de Paula da Silva Moura, e Thais Cerqueira Faria e Luciana de Oliveira Silva. Antecipadamente, parabenizo as autoras pelo grande trabalho de pesquisa.

Inicialmente, oferto-lhes uma questão: Como tem sido o tratamento da língua estrangeira no contexto do ensino?

Estimo a todos um ótimo evento!

94 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Boa tarde, João Francisco

Em relação a língua portuguesa, o nosso maior desafio como professor é fazer com que o aluno entenda o que ele aprende da língua na prática textual !
Acredito que seja a mesma relação com a língua estrangeira e até mais coomplexo por causa do desconhecimento dos vocabulários e estruturas sintáticas.

55 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade Thaís!.. Precisamos compreender de forma significativa o olhar e a maneira com a qual enxergamos as práticas pedagógica e o uso da língua.

24 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por TATIANE DUTRA RIBEIRO JARDIM -
Ótima temática. Não é possível, em um país tão rico em diversidade cultural, que haja preconceito linguístico.

17 palavras

Em resposta à TATIANE DUTRA RIBEIRO JARDIM

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada, Tatiane!!
Infelizmente, ainda tem ! Acredito que a escola é perfeita para a desmistificação.

15 palavras

Em resposta à TATIANE DUTRA RIBEIRO JARDIM

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Tatiane!
Obrigada pelas suas considerações!
Infelizmente,ainda tem!
Participação de escola, família e mídia na propagação do princípio da adequação linguística é fundamental para o fim do preconceito linguístico.
Abraços.

29 palavras

Em resposta à TATIANE DUTRA RIBEIRO JARDIM

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por João Francisco da Silva Netto -
Com certeza Tatiane, num país tão plural como nosso, não dá pra aceitar preconceito seja de qual forma for. É importante num país como nosso que as pessoas compreendam a importância da nossa língua portuguesa.
Mas nos conte, como podemos melhorar essa perspectiva?

43 palavras

Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada, João Franscico!
Abordando essa temática desde os primórdios da educação básica para que o estudante tenha constantemente contato com o assunto já é o princípio.

26 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade, precisamos começar bem cedo mesmo, e com qualidade na abordagem!

11 palavras

Em resposta à TATIANE DUTRA RIBEIRO JARDIM

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada, Tatiane!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Excelentes contribuições!
Chegamos no final de mas um UEADSL 2023.1 !
Um evento científico não acontece por esforço, empenho e trabalho de apenas uma pessoa ou de um grupo, mas por um envolvimento maior e, desta forma, começamos agradecendo a cada um(a) dos(as) participantes que contribuíram para o sucesso.
Agradecemos A TODA EQUIPE, que dedicada, trabalhou com afinco manhãs, tardes e noites, antes e durante o congresso.
Que nossa união possa se repetir em outras oportunidades.
Abraços,Jussara.

78 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada Jussara!
Agradecida a todos pela participação!

7 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PERCEPÇÕES DE PRECONCEITOS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA - autoria: (copiado)Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva

por Leidiane Pereira de Almeida -
Com certeza foi um semestre produtivo trabalhar conteúdo direcionado a essa temática.

12 palavras