PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

Número de respostas: 23

Práticas pedagógicas de Língua Inglesa influenciadas por crenças e transdisciplinaridade: Um relato de experiência

Autoria:

  • Andressa de Melo Brito
  • Anna Clara Pereira Alencar
  • Vagno Vales Lacerda

Palavras-chave:

Crenças, transdisciplinaridade, crítico-reflexiva, língua inglesa, professores de inglês

Resumo

este trabalho apresenta uma perspectiva de aspectos como crenças e transdisciplinaridade para uma prática crítico-reflexiva nas aulas de língua inglesa como segunda língua. Para tanto, por meio de uma atividade acadêmica, na graduação, que se estendeu para a educação básica, descrevemos nossas experiências, a partir de relatos de professoras de inglês, sobre suas práticas na rede pública de ensino.

Coordenação de Mesa

  • Bruna Barcelos

PDF: leia aqui o texto completo

106 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Vagno Vales -
Desejo boas-vindas às graduandos, autoras desse texto, e a todas as demais pessoas participantes do UEADSL 2023.1!

Que a troca de experiências possa nos levar a diferentes níveis de reflexão!

Que tenhamos um excelente evento!

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Vitoria Nascimento Santos -
Olá, autores e participantes do UEADSL 2023.1!

É uma honra participar pela primeira vez deste evento!

Caras autoras, Anna e Andressa. A respeito do trabalho de vocês, gostaria de perguntar como a perspectiva de crenças e transdisciplinaridade contribui para uma prática crítico-reflexiva nas aulas de língua inglesa como segunda língua, conforme as experiências das professoras de inglês na rede pública de ensino?

62 palavras

Em resposta à Vitoria Nascimento Santos

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa de Melo Brito -
Oi Vitória! Muito obrigada pela sua pergunta.

A respeito do questionamento te dou a seguinte resposta: A junção das duas coisas podem desafiar suposições, refletir sobre suas próprias crenças e valores, e explorar diferentes abordagens e perspectivas, tanto dentro da área de ensino de línguas quanto além dela. Essa abordagem permite que os professores sejam mais flexíveis, adaptáveis e abertos a mudanças, buscando constantemente melhorias em sua prática pedagógica. Além disso, a prática crítico-reflexiva também pode incentivar os alunos a questionar, refletir e se envolver ativamente no processo de aprendizagem da língua inglesa.

93 palavras

Em resposta à Vitoria Nascimento Santos

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Olá, Vitória

Gratidão pelo seu questionamento.

Partindo do pressuposto de um ambiente com diferentes perspectivas (sobre o ensino de inglês na rede pública e suas dificuldades), se faz necessário ressaltar a necessidade de compreender as crenças que permeiam essa questão, tanto do ponto de vista de alunos, quanto de professores, através de uma prática transdisciplinar, que possibilita a troca de conhecimento em variadas perspectivas e, por conseguinte, uma prática crítico reflexiva, que promove o questionamento sobre as práticas em sala de aula. No contexto de ensino de inglês nas redes públicas de ensino, auxilia na compreensão das crenças positivas e limitantes, na estruturação das aulas, bem como as soluções para as dificuldades levantadas.

113 palavras

Em resposta à Anna Alencar

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Kelly Christina Moreira Santana -
Resposta excelente Anna, muito esclarecedora!

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa Guimarães Amaral -
Olá, autores e participantes do UEADSL 2023.1!

É uma honra participar pela primeira vez deste evento!

Caras autoras, Anna e Andressa. A respeito do trabalho de vocês, gostaria de perguntar qual relação vocês estabelecem entre transdiciplinaridade e crenças?

38 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa de Melo Brito -
Bom dia, Andressa!

Muito obrigada pela sua pergunta.

Sobre a sua pergunta, posso responder a relação da seguinte forma: A transdisciplinaridade permite uma abertura para diferentes crenças e perspectivas, reconhecendo que não existe uma única maneira correta de interpretar o mundo. Ela incentiva o diálogo entre diferentes visões de mundo, respeitando a diversidade de crenças e evitando a imposição de uma única perspectiva.

63 palavras

Em resposta à Andressa Guimarães Amaral

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Boa tarde, Andressa!

Gratidão pelo questionamento.

Respondendo à sua pergunta, relacionamos crenças à transdisciplinaridade tomando o princípio de que, o ponto de vista de cada participante em sala de aula, construído empiricamente, possibilita extensão de diálogo. Isso permite que a sala de aula não se torne um ambiente de uma única crença dominante, mas um ambiente que dialoga as diferentes perspectivas.

61 palavras

Em resposta à Anna Alencar

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa Guimarães Amaral -
Obrigada,muito interessante!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Caísa Vitória -
Olá, bom dia!!
Parabéns pelo trabalho. Gostei bastante de saber mais sobre o assunto!

14 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Kelly Christina Moreira Santana -
Bom dia!
Anna e Andressa, parabéns pelo texto desenvolvido, conteúdo de grande relevância a ser estudado!!

16 palavras

Em resposta à Kelly Christina Moreira Santana

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Boa tarde, Kelly!

Gratidão pela devolutiva! Esperamos que esse texto contribua para a sua formação.

15 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa de Melo Brito -
Muito obrigada!

Espero que o assunto tenha colaborado de alguma forma com a sua formação!

15 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Boa tarde, Caísa!

Esperamos que este trabalho contribua para sua formação!

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Caísa Vitória -
Desenvolvimento excelente! Parabéns!

3 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Bruna Costa Barcelos -
Parabéns, Andressa, Anna Clara e Vagno. O trabalho de vocês traz questões importantes acerca da didática de professores de língua inglesa.

21 palavras

Em resposta à Bruna Costa Barcelos

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa de Melo Brito -
Muito obrigada Bruno!

3 palavras

Em resposta à Andressa de Melo Brito

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Vagno Vales -
Andressa e Anna,

Partindo do título do texto de vocês, pergunto: Quais crenças de vocês, em relação ao ensino e a aprendizagem de língua inglesa, foram ressignificadas a partir da produção desse relato de experiência?

35 palavras

Em resposta à Vagno Vales

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Andressa de Melo Brito -
Boa noite, Vagno,

A partir da escrita deste relato, pude desmistificar a crença de que a aprendizagem da língua inglesa é apeender a gramática em sua totalidade. A parte gramatical é muito importante mas o uso do idioma em situações reais, é muito mais eficaz e isso foi ressignificado pra mim.

51 palavras

Em resposta à Vagno Vales

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Boa tarde, Vagno!

Gratidão por seu questionamento!

Digo, com toda certeza, que a crença que mais foi impactada por esse relato, foi a de que não era possível que os alunos da rede pública de ensino teriam algum interesse pelo aprendizado da segunda língua. Partindo da minha experiência pessoal, não pude ver muitos colegas interessados e achei que, ao lecionar, encontraria situação parecida com a vivida anteriormente. Compreendi, por cada relato, que é possível obter um retorno positivo dos alunos, a partir de discussões em que os alunos se sintam participantes, contribuintes do conhecimento compartilhado em cada hora de aula.

100 palavras

Em resposta à Bruna Costa Barcelos

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Vagno Vales -
Oi, Bruna,

Agradeço. Gostaria de ressaltar que eu sou apenas o professor das autoras. Eu deveria figurar aqui como coordenador de mesa. E, concordo contigo que o texto traz questões importantes sobre o fazer docente.

35 palavras

Em resposta à Bruna Costa Barcelos

Re: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA INFLUENCIADAS POR CRENÇAS E TRANSDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - autoria: Andressa de Melo Brito,

por Anna Alencar -
Gratidão, Bruna! Concordamos sobre a importância deste trabalho, pois nos ensinou muito enquanto produzimos. Descontruímos muitos preconceitos que havíamos construído em nossos tempos de escola e creio que estamos construindo uma crença cada vez menos limitante acerca do ensino de inglês, principalmente na rede pública de ensino.

47 palavras