ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

Número de respostas: 38

Ensino da Libras como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos

Autoria:

  • Júlia Karolyne Fernandes Pinto
  • Izabela de Oliveira Amaral

Palavras-chave:

libras, inclusão, deficiente auditivo

Resumo

Este projeto visa investigar o ensino da LIBRAS em ambiente escolar para entender os caminhos da inclusão efetiva de deficientes auditivos na contemporaneidade. Para isso, buscou-se uma exploração do tema e, em seguida, como forma de corroborar as hipóteses iniciais, ocorreu a criação e aplicação de um formulário. Decorrente da análise dos resultados, evidenciou-se a importância do conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais no diálogo entre os ouvintes e a comunidade surda.

Coordenação de Mesa

  • Graciele Gonzaga

PDF: leia aqui o texto completo

108 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Graciele Gonzaga -
Olá, Júlia e Izabela!

Sejam bem-vindas!

Parabenizo pelo excelente trabalho! É muito importante o engajamento juvenil em assuntos tão importantes como a inclusão.

Conte um pouco sobre os desafios do projeto.

Forte abraço.

33 palavras

Em resposta à Graciele Gonzaga

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Júlia Fernandes -
que honra ter você como orientadora de um trabalho tão fundamental para nossa formação, graciele. agradecemos o apoio e dedicação para construí-lo e divulgá-lo!

24 palavras

Em resposta à Graciele Gonzaga

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Gabriel Santos Teixeira -
Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Mariana Gato -
Olá, tudo bem? Me chamo Mariana Gato, aluna de Licenciatura em Letras Português na UFMG e aluna da disciplina de OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.

O artigo aborda um tema de extrema importância e destaca a relevância do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma ferramenta essencial para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Uma das principais qualidades do artigo é a sua abordagem clara e objetiva, fornecendo informações fundamentais sobre a Libras e sua importância na comunicação e interação de pessoas surdas, além da importância do ensino da Libras para profissionais da educação.

102 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Mariana Gato -
Como futura professora, irei pesquisar mais sobre a prática e aplicar à minha docência sorriso

15 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Graciele Gonzaga -
Excelente comentário. Muito obrigada.

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Camila Junqueira Barbosa -
Olá, meu nome é Camila e sou da turma TOL 2. Ótimo artigo e ótimo tema para ser debatido. Estou fazendo a matéria de Libras agora e estou aprendendo como é grande a diferença entre os surdos que têm acesso à língua dos sinais (Libras) e aqueles que não têm. Aqueles que se comunicam em Libras desenvolvem mais a parte cognitiva do que os que não, correto?

67 palavras

Em resposta à Camila Junqueira Barbosa

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Rodrigo Castro -
Interessante o comentário sobre a parte cognitiva! Eu não sabia sobre isso até então.

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Marina Resende -
Boa tarde!

Parabéns pela escolha do tema. Como ressaltado na conclusão, a promoção de discussões sobre o tema certamente é um incentivo a mais para promover uma busca constante à popularização do ensino e aprendizado de LIBRAS para todas as populações. Acredito que isto aconteça de forma ainda mais contundente na medida em que são apresentados dados concretos sobre a (pouca) utilização desta língua no recorte populacional em evidência. Parabéns pelo trabalho!

72 palavras

Em resposta à Marina Resende

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Júlia Fernandes -
obrigada! muito bom ler comentários tão positivos e coerentes sobre nosso trabalho.

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Julia Amaral Machado -
Parabéns, excelente artigo!

3 palavras

Em resposta à Julia Amaral Machado

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Júlia Fernandes -
Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Gabriel Santos Teixeira -
Parabéns pelo trabalho, envolve uma inclusão que deve ser muito debatida na nossa sociedade!

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Rafael Gavião -
Ótimo artigo, muito bem desenvolvido e de grande importância para a sociedade atual.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Caísa Vitória -
Trabalho excelente!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Caísa Vitória -
O ensino de libras é um tema que me chama muito a atenção. Além de ser muito importante a ser discutido.

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Emilly Resende -
Excelente tema!! Grande importância no meio social.

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Jordânia Reis -
Olá! Sou estudante de graduação em Letras e faço uma Iniciação Científica com o tema "Alfabetização de Crianças Surdas", por isso achei o artigo de vocês muito relevante, temos que discutir sobre o ensino da LIBRAS e a inclusão da comunidade surda. Excelente texto!

44 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Rodrigo Castro -
Olá!
Ótimo trabalho! Parabéns pela pesquisa abrangente sobre a inclusão de deficientes auditivos. Seu estudo destacou as barreiras enfrentadas por essa população e a importância da disciplina de LIBRAS nas escolas. A proposta de intervenção é relevante e seu trabalho contribui para uma sociedade mais inclusiva. Parabéns!

47 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Caroline Lima Dos Santos -
Olá, autoras, parabenizo a iniciativa desse trabalho tão importante para nossa sociedade!!!

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Caroline Lima Dos Santos -
Aproveito para perguntar se as autoras possuem interesse em continuar estudando e pesquisando sobre a temática

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Juliana Souza -
Tema importante e necessário a discussão. Na minha humilde opinião, o ensino de Libras deveria ser obrigatório nas grades escolares como uma segunda língua.

24 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Silvane Gomes -
Parabéns meninas!
Precisamos que mais agentes se mobilizem para incluir!

Até o próximo congresso!

Silvane Gomes

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por PASCOAL NETO -
Artigo maravilhoso e necessário. Meu sonho é conseguir a disciplina de libras na formação livre kkkkkkk

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Rafael Gavião -
Tema importante e que deve ser mais explorado pelas pessoas.

10 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Mariely Gomes -
Ótimo tema, parabéns meninas!
Gostei do desenvolvimento e dos estudos argumentativos que vocês apresentaram!

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Mariely Gomes -
💖✨🫶

1 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Luna Assunção -
Excelente artigo! É um tema completamente relevante que deve ser discutido constantemente, para cada vez mais atribuirmos pautas inclusivas. Parabéns gente! 💓

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Luna Assunção -
👏👏👏

1 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Gabriela Aender -
Olá , meninas !
Parabéns pelo projeto , a inclusão sempre é um tema muito importante a ser tratado.

19 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Gabriela Aender -
Qual a inspiração para o projeto e como vocês pensam em incentivar o ensino de libras como forma de inclusão na sociedade ?

23 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Conceição Tassi de Oliveira Lopes -
Bom dia! Meu nome é Conceição Tassi de Oliveira Lopes, sou aluno da disciplina OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.
O artigo destaca que a falta de habilidade social para lidar com surdos é uma realidade presente no cotidiano popular, o que prejudica seus direitos básicos. Nas instituições de ensino, embora existam condições de acessibilidade, como intérpretes, ainda há obstáculos no dia-a-dia dessas pessoas.
O texto menciona a importância do conhecimento da LIBRAS no diálogo entre ouvintes e a comunidade surda. Também aborda a falta de preparo da população ouvinte para se comunicar com deficientes auditivos, preconceitos e a escassez de políticas públicas como barreiras a serem superadas.
O projeto propõe a investigação das diferentes perspectivas dos alunos matriculados na disciplina de LIBRAS e a construção de um ambiente mais inclusivo para pessoas com deficiência auditiva, ressaltando o papel da população ouvinte nesse processo.
Em termos de metodologia, o projeto utiliza pesquisa bibliográfica para embasar o estudo, construção conceitual de inclusão e preconceito, aplicação de um formulário aos alunos, análise dos resultados, elaboração de um infográfico e proposta de intervenção.
Os resultados apresentados até o momento destacam o perfil dos alunos, o desconhecimento prévio sobre a LIBRAS, a dificuldade em se comunicar com deficientes auditivos sem o uso da língua de sinais e os impactos positivos do ensino da LIBRAS na evolução dos alunos.
Em conclusão, o projeto destaca a importância do ensino da LIBRAS como uma ferramenta de inclusão e promove a conscientização sobre a exclusão enfrentada pela comunidade surda na contemporaneidade. Ele defende a democratização do debate sobre questões sociais e a necessidade de aprender a LIBRAS para estabelecer uma comunicação eficiente e promover o sentimento de pertencimento da população surda.

286 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Ageu Silveira Moulaes Pereira -
Realmente eu acho de suma importância esse assunto ser abordado. Tenho de exemplo, o meu padrasto. Ele é deficiente auditivo, no início foi muito difícil a minha comunicação com ele, por não saber libras. Hoje em dia eu sei um pouquinho rsrsrs, ensinado por ele mesmo, por ser professor de libras também! Ou seja, essa inclusão é de suma importância!!

60 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Arthur Brôndolo -
Parabéns pelo tema, infelizmente os deficientes auditivos ainda são muito esquecidos no Brasil.

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Emilly Resende -
Muito bom o tema!!! Parabéns ao grupo, quanto mais pessoas souberem dessa importância a inclusão de deficientes auditivos se tornará maior.

21 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ENSINO DA LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS - autoria: Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral

por Maria Alice Guarini Rocha -
Parabéns, meninas, por terem escolhido um tema tão nobre, o artigo de vocês ajuda a voltar os olhos para aumentar a inclusão dessas pessoas na nossa sociedade.

27 palavras