O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

Número de respostas: 26

O artesão da palavra: uma construção poética do eu-lírico em Hilda Hilst

Autoria:

  • Rian Lucas da Silva
  • Girlene Marques Formiga

Palavras-chave:

Hilda Hilst, Poesia Hilstiana, Construção poética, Eu-lírico, Artesão da palavra

Resumo

No presente estudo, busca-se analisar como se forma a construção poética do eu-lírico no poema de número VIII, inserido no capítulo intitulado “Poema aos homens do nosso tempo”, do livro “Júbilo, memória, noviciado da paixão” (1974). Após as análises, averígua-se que o eu-lírico constrói sua poética mediante um artesão da palavra, que concebe a palavra, ou melhor, o seu ofício do poeta como ato fundamental para trazer luz a ambientes nefastos.

Coordenação de Mesa

  • Silvane Gomes
  • Tielle Alves Souto
  • Jungley Torres

PDF: leia aqui o texto completo

119 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Jungley Torres -
Caro Pesquisador,
Seja bem-vindo ao nosso estimado fórum de debates! É com grande satisfação que recebemos você em nosso meio, onde ideias se entrelaçam e conhecimentos se expandem.
Desejo que este fórum seja um espaço fértil para o compartilhamento de pesquisas, conhecimentos e opiniões fundamentadas.
Atenciosamente,
Jungley Torres.

48 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Luciano Cavalcanti -
Bom dia pessoal,
quando abro o artigo aparece outro: A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADERELIGIOSA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. Por gentileza, verifiquem se estou cometendo um erro ou se há problema na postagem. Obrigado. Bom congresso a todos!!!!

39 palavras

Em resposta à Luciano Cavalcanti

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Oi, Luciano, tudo bem?
Peço desculpas pelo ocorrido, enquanto escritor do texto. Acerca da problemática, informo-lhe de que já comuniquei aos coordenadores desta mesa.

24 palavras

Em resposta à Luciano Cavalcanti

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Atualização:
Luciano, problema resolvido. Você já pode ler o texto.
Aguardamos suas contribuições.

13 palavras

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Luciano Cavalcanti -
Ok, Obrigado!!!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Bom dia a todos!
Coordenadores de mesa, por gentileza, chequem o link que dá acesso ao nosso trabalho, pois ele foi colocado indevidamente (aparece outro trabalho de outros autores).

Aguardamos o retorno de vocês.

34 palavras

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Fábio dos Santos Coradini -
Querido Rian. Bom dia.

Já realizamos a atualização do link do arquivo e pedimos desculpa pelo ocorrido.

Atenciosamente,

Prof Fábio Coradini

21 palavras

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Oi, Fábio. Muito obrigado pela agilidade com que resolveu o problema.
Abraço!

12 palavras

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Jungley Torres -
Saudações aos autores do texto, Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga
e, igualmente, saúdo aos coordenadores Silvane Gomes e Tielle Alves Souto

De modo a introduzir nosso fórum de debate, vamos relacionar a questão o presente tema com a educação?
De que forma o texto “O artesão da palavra: uma construção poética do eu-lírico em Hilda Hilst” pode contribuir para uma e abordagem educacional?

Sinta-se à vontade para iniciar discussões, para compartilhar suas perspectivas e contribuir para uma conversa enriquecedora sobre a relação entre o tema e aspectos da educação,
Atenciosamente,
Jungley Torres.

94 palavras

Em resposta à Jungley Torres

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Oi, tudo bem?
Gosto bastante do seu questionamento porque nos faz refletir sobre nossa prática docente.
Enquanto docente de língua portuguesa de uma escola pública do interior da Paraíba, penso que tal tema poderia ser aplicado em aulas de Literatura (provavelmente no nível médio, já que essa escritora tem aparecido mais nesse segmento). Para além disso, o poema também poderia ser estudado para trabalhar funções da linguagem, sobretudo, a metalinguística.
Alinhando esse poema com o conteúdo da aula, portanto, acredito que a aprendizagem pode vir a tornar-se mais rica e pode, também, fazer com que nossos discentes tornem-se mais críticos e reflexivos face ao contexto da época.

107 palavras

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Jungley Torres -
Boa noite!
Muito interessante o seu apontamento....
Estendendo a pergunta;
Como a análise do texto "O Artesão da Palavra: Uma Construção Poética do Eu-Lírico em Hilda Hilst" pode trazer contribuições para os desafios e reflexões que enfrentamos nos tempos atuais de pós-pandemia?

42 palavras

Em resposta à Jungley Torres

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Silvane Gomes -
Ola, Jungley Torres!

Saudações a você e obrigada pela acolhida!

10 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Wellington Silva -
Parabéns pelo trabalho

3 palavras

Em resposta à Wellington Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Wellington Silva -
Muito legal o título

4 palavras

Em resposta à Wellington Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Muito obrigado, Wellington.

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Marjorie Machado -
Parabéns pela produção.
Não sou uma leitura fiel de HH, mas sei da grandiosidade de sua obra.
Artistas, muito enfrente desvalorização e preconceitos na sociedade. Focar e valorizar a qualidade, que percebo que em parte foi o objetivo do trabalho de vocês, ajuda a propagarmos respeito, menos preconceito e circulação das artes. Obrigada por compartilharem aqui.

Abraços.

57 palavras

Em resposta à Marjorie Machado

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Agradeço pelo feedback, Marjorie.
Abraço!

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Primeiramente parabenizo aos autores Rian e Girlene pelo excelente tema.
Aproveito o espaço para dirigir a seguinte pergunta: como se deu a escolha do tema e quais pontos lhes chamaram atenção?
Abraços.

33 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Oi, Jussara, tudo bem?
A escolha do tema deu-se de maneira particular e subjetiva. Digo isso porque HH é fonte de inspiração para mim; trata-se de uma escritora que me fisgou desde o primeiro contato que tive. É por isso que, inclusive, os dois trabalhos submetidos neste evento por mim foram sobre ela.
Abraço!

54 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Tielle Souto -
Olá autores e demais participantes,

É um prazer poder mediar essa mesa. Quero parabenizar os autores e convidar a todos para debatermos as questões que o artigo permeia.

Um ótimo evento para todos nós!

34 palavras

Em resposta à Tielle Souto

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Obrigado pela mediação, Tielle.

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Silvane Gomes -
Olá Rian Lucas e Girlene Marques!
Que bonito trabalho de vocês e como é bom receber trabalhos bem costurados e numa escrita fluída!
Parabenizo aos dois e pergunto: tem sido "realizável" - possível, na prática de vocês, o trabalhar com análises literárias? Como tem sido essa dinÂmica?
No mais, abraço e voltem no próximo congresso!


Silvane Gomes

57 palavras

Em resposta à Silvane Gomes

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Oi, Silvane, tudo bem?
Particularmente, tem sido, sim. Dentro das nossas capacidades e conhecimentos, tem sido benéfico poder trabalhar com análises da esfera literária. Para mim, que sou apaixonado por tudo que envolva Literatura, é um trabalho que tem me dado prazer antes, durante e após a escrita.

Abraços!

49 palavras

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Jungley Torres -
De que modo essa abordagem do "O artesão da palavra: uma construção poética do eu-lírico em Hilda Hilst" pode contribuir para os desafios atuais da sociedade? Se é que pode....

30 palavras

Em resposta à Jungley Torres

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Rian Lucas da Silva -
Jungley, boa tarde!
É perigoso afirmar que este breve artigo possa, de fato, contribuir para "desafios atuais da sociedade". É perigoso afirmar isso primeiro porque estamos falando de arte, mais especificamente, de Literatura - a qual não possui uma função utilitária, como a área da Medicina, por exemplo; segundo porque o texto é curto demais para promover reflexões a respeito disso. De todo modo, ainda arrisco a pensar que os leitores de Hilda, ao se depararem com sua obra, podem confrontar suas próprias convicções, medos, receios, achismos, preconceitos e afins. Somente a partir dessa perspectiva crítico-reflexiva que apenas o leitor pode realizar é que podemos pensar em enfrentamento de desafios.

Abraço!

111 palavras

Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: O ARTESÃO DA PALAVRA: UMA CONSTRUÇÃO POÉTICA DO EU-LÍRICO EM HILDA HILST - autoria: Rian Lucas da Silva, Girlene Marques Formiga

por Jungley Torres -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeça a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
Além disso, gostaria de meu reconhecimento especial aos coordenadores que permaneceram ao meu lado, liderando o Grupo de Trabalho.
Agradeço imensamente a toda equipe que organizou o evento.
Forte abraço a todos e até breve!
Jungley Torres

73 palavras