O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

Número de respostas: 38

O lugar das questões de gênero nas políticas educacionais da história recente do Brasil

Autora:

  • Cilesia Lemos UFES

Palavras-chave:

Gênero, Políticas Educacionais, História Recente, Brasil

Resumo

Temos como objetivo contextualizar o tratamento que foi dado às
questões de gênero nos últimos trinta anos das políticas educacionais do país. A
partir de um estudo documental, buscamos conjeturar os processos de elaboração
e formulação, procurando captar os conflitos sobre o tema. Evidenciou-se que este
processo foi atravessado por períodos de consensos e dissensos, e que a não
linearidade em avanços da questão de gênero nas políticas educacionais baliza a
correlação de forças e interesses que marcam o país.

Coordenação de Mesa

  • Ranyelle Lopes Barros
  • Marco Antônio Peixoto
  • Silvane Aparecida Gomes

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124 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Marco Antônio Peixoto -
Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2023.1!

Desejo à autora e aos participantes uma rica experiência de ideias e debates.

Marco Antônio Peixoto

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Ranyelle Lopes Barros -
Seja bem-vinda à UEADSL 2023.1.

É com imenso prazer que abrimos esse momento de diálogos e interações acerca desse estudo.


Parabéns pelo artigo! Gostaríamos de saber mais sobre sua experiência na construção desse trabalho.


Desejo muito sucesso a você. 

39 palavras

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Bom dia a todas, todos e todes!

Agradeço a recepção dos/as coordenadores de mesa. Que nosso diálogo seja enriquecedor durante todo o evento.

Este artigo é um recorte dos resultados obtidos em minha dissertação de mestrado (2021), no qual busquei identificar as movimentações sociais em torno das políticas educacionais de gênero. Tal estudo foi motivado pelas intensas ofensivas contra as discussões de gênero na educação e no ambiente escolar que vivenciamos nos últimos anos no país, e que teve materialização na supressão/retiradas dos termos que faziam referências ao tema (gênero/orientação/diversidade sexual) de importante documentos educacionais que balizam a educação brasileira como o PNE (2014-2024) e a BNCC (2018). Além das falácias promovidas pelos discursos antigênero, utilizados como estratégias políticas nas últimas eleições no país.
Para compreender essa movimentação contra o debate de um tema tão caro à educação, foi preciso retomar alguns aspectos sócio históricos que envolveram essa questão desde a entrada da discussão no universo das políticas públicas e da educação às tentativas de apagamento mobilizadas por distintos de sujeitos sociais e políticos, e alas religiosas conservadoras.

178 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Gênesis Guimarães Soares -
Excelente artigo, Cilesia. Parabéns

4 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Em resposta à Cilesia Lemos

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Gênesis Guimarães Soares -
Cilesia, como você compreende o lugar das questões de gênero no cenário educacional no ano de 2023?

17 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Bom dia, Gênesis!
Obrigada pela pergunta.

Muito interessante seu questionamento, pois, se relaciona com a pesquisa que venho desenvolvendo agora no doutorado. Após todos esses anos de embate contra a temática, também tivemos em contraposição muitos movimentos de resistência, sejam nos distintos movimentos sociais LGBTQIAP+ e feministas, como os realizados por professores/as e escolas. Ou seja, quem já realizava essas discussões continuou a fazer, mas caracterizando-se como resistências. Foi possível identificar nas análises documentais dos diferentes períodos da questão de gênero nas políticas educacionais em conjunto a diferentes trabalhos de autores/as que se debruçam sobre a temática que este lugar não é fixo, mas disputado por diferentes setores e sujeitos na sociedade brasileira. Os avanços conquistados não foram totalmente desfeitos, até porque, muitos deles estão presentes em nossa Constituição. Vejo nesse novo cenário um recuo nessas forças contrárias ao debate (principalmente as que ocupam espaços políticos e institucionais) visto que este movimento teve muitas perdas judiciais, com as decisões do STF sobre a proibição em leis municipais, e a postura do novo governo diante da promoção do tema. Contudo, nos espaços escolares essa pressão ainda permeia a prática de professores quando estes tratam do tema, apesar de legislações que garantam a abordagem, este "clima policialesco" e de "pânico moral" ainda se faz presente. É justamente estes "efeitos" dos discursos/ações antigênero na experiência docente que irei me debruçar na tese.

229 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Primeiramente parabenizo aos autores pelo tema.
Aproveito o espaço para dirigir a seguinte pergunta: como se deu a escolha do tema e quais pontos lhes chamaram atenção?
Abraços.

29 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Bom dia, Jussara!

A escolha do tema na construção da pesquisa se deu pelo meu interesse desde minha graduação em História pelos estudos da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Compreender como foi a experiência destes sujeitos ao longo da história, que por muito foram invisibilizados me intrigava. Após minha inserção como professora em sala de aula, a prática me motivou a compreender estas relações a partir do ambiente escolar. Com meu ingresso no mestrado, em conjunto ao contexto que atravessou as questões de gênero no país desde 2013, com disputas e tentativas de controle do que os professores/as deveriam ou não trabalhar em sala de aula me chamaram a atenção. Neste sentido, unindo estes campos de interesse, a história, as relações de gênero e também o campo educacional, busquei atrelar os debates, e compreender o que representava estas ofensivas no campo das políticas educacionais e consequentemente as práticas em sala de aula.

155 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Marco Antônio Peixoto -
Bom dia a todos participantes!

Gostaria de fazer uma pergunta para a autora Cilesia Lemos. Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou no desenvolvimento da sua pesquisa? E como foram contornadas?
Obrigado.

33 palavras

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Bom dia, Marco Antônio!

Acredito que a principal dificuldade que me deparei no desenvolvimento da pesquisa, enquanto historiadora, foi analisar um fenômeno que ainda estava ocorrendo. Apesar de retomar aspectos históricos das políticas educacionais, ou seja, documentos das décadas de 1990 e 2000, também trabalhei com documentos recentes, oriundos dos anos de 2014 (PNE) e 2017 (BNCC). Ao levar em conta em minha análises os contextos sociais e políticos do período de produção destes documentos, ou seja, o que estava ocorrendo no debate público sobre as questões de gênero no período de elaboração destas políticas públicas, fez com que fosse preciso utilizar diferentes tipos de fontes para a análise destes documentos. Por exemplo, na análise do PNE (2014-2024) foi preciso analisar também as atas taquigráficas das reuniões da Comissão Especial de Educação da Câmara Federal dos Deputados, pois nela eu consegui identificar quais eram os sujeitos políticos e seus discursos (e suas motivações ideológicas e religiosas) que favoreceram para retirar a menção explícita do termo gênero do PNE. O uso diversificado de fontes (além dos documentos oficiais) me ajudou a compreender alguns aspectos desse fenômeno social (a ofensiva antigênero) que ainda não terminou.

193 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Jordânia Reis -
Boa noite! Muito interessante saber dos desafios que você enfrentou enquanto historiadora, falar de um fenômeno que ainda estava ocorrendo realmente deve ser muito difícil. Parabéns pelo artigo.

28 palavras

Em resposta à Jordânia Reis

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Agradeço a leitura Jordânia!

4 palavras

Em resposta à Cilesia Lemos

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Marco Antônio Peixoto -
Cilesia, obrigado pela resposta e parabéns pelo desenvolvimento da pesquisa e também pela escrita e trabalho realizados.

17 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Parabenizo a autora Cilesia pelo excelente trabalho.
Qual foi a maior dificuldade que você obteve com a produção deste texto?
Abraços.

22 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Bom dia, Jussara!

Agradeço a pergunta. Acredito que a maior dificuldade na produção deste texto para o evento foi reduzir os diferentes acontecimentos sócio políticos que estão relacionados a ofensiva antigênero que consegui tratar na dissertação. Por ser um texto com numeração de páginas limitadas para o evento, trazer de forma condensada toda essa movimentação (favorável ou contrária) em torno das políticas educacionais que abarcam a questão de gênero, acredito que foi minha maior dificuldade.

75 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Jordânia Reis -
Olá! Realmente precisamos discutir as questões de gênero na história recente do país. Achei o tema muito pertinente e relevante, a forma como você tratou as questões apresentadas foi muito clara e objetiva. Adorei o artigo!

36 palavras

Em resposta à Jordânia Reis

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Agradeço a leitura e comentário!

5 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Bruna Nascimento -
Seu artigo ficou incrível, parabéns. Tema muito importante que vem sendo falado e debatido dentro da academia cada vez mais, é importante trazermos analises de dados para estas discussões também.

30 palavras

Em resposta à Bruna Nascimento

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Agradeço a leitura Bruna!

É verdade, a temática de gênero ganhou espaço na academia desde a formulação dessa categoria analítica, e tem contribuindo imensamente no entendimento das relações humanas nas áreas da educação, ciências humanas e sociais, médicas, etc. Sua compreensão tem ultrapassado o campo acadêmico, promovendo discussões sobre o tema em distintos movimentos sociais. O uso das discussões de gênero por diferentes perspectivas teóricas e metodológicas tem contribuído para uma maior compreensão das relações humanas em nossa sociedade, como em sociedades anteriores.

83 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Silvane Gomes -
Olá, Cilesia Lemos!
Que tema oportuno!
É preciso que haja sim, movimentos que quebrem a cultura do tradicional e colonial: "sempre foi assim" e termos a coragem de viver os discursos que as escolas/instituições de ensino e universidade apregoam mas, que na prática é bem diferente...não é mesmo?!
Continue pesquisando, propondo, apresentando e publicando!

Até o próximo congresso!

Silvane Gomes

60 palavras

Em resposta à Silvane Gomes

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Em resposta à Primeiro post

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Ygor Gohan de Paiva Faria -
Olá!

Muito pertinente as questões abordadas no texto e fico muito grato por lê-lo em plena semana do orgulho LGBTQIA+. Acredito que foram utilizados argumentos válidos e com citações que complementaram demais a discussão. Muito bem!

36 palavras

Em resposta à Ygor Gohan de Paiva Faria

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Linik Gomes Batista -
Em resposta à Ygor Gohan de Paiva Faria

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Agradeço a leitura.

3 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Luna Assunção -
Ótimo artigo! Parabéns aos integrantes!

5 palavras

Em resposta à Luna Assunção

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Agradeço a leitura!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Luna Assunção -
👏👏👏👏

1 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Marco Antônio Peixoto -
Boa noite a todos participantes!
Cilesia, como foi a experiência em participar de um Congresso nos moldes do UEADSL ?

20 palavras

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Essa é a terceira vez que participo do Congresso UEADSL. Participei nas edições 2020.1 e 2020.2. As experiências são sempre ótimas.
Acho muito interessante o formato do evento. As atividades assíncronas durante toda a semana e evento dá a possibilidade de ter um leque amplo de participação, pois, a cada novo comentário/olhar de diferentes participantes novas reflexões sobre o trabalho surgem. Além da possibilidade de pessoas de diferentes áreas estabelecerem o diálogo mesmo na modalidade online. Enfim, espero ter a oportunidade de participar de mais eventos neste formato.

88 palavras

Em resposta à Cilesia Lemos

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Marco Antônio Peixoto -
Obrigado pela resposta e participação.
Volte sempre!

7 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Linik Gomes Batista -
Olá, Cilesia! Parabéns pelo que foi feito!

Você crê que a linearidade não foi alcançada graças as diversas ideologias políticas que tivemos no recorte do trabalho?

26 palavras

Em resposta à Linik Gomes Batista

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Olá, Linik. Agradeço a leitura.

Sim, essa não linearidade, também identificada por outros/as autores/as que se debruçam pelo tema, apontam que desde a entrada no rol das políticas públicas o tema esteve envolvido em disputas e polêmicas, por essa discussão ainda ser cercada por tabus e preconceitos existentes na sociedade brasileira. Essas disputas faz com que essa não linearidade ocorra, não estabelecendo como uma conquista fixa, pois, como observamos em determinados períodos políticos de maior recrudescimento do conservadorismo inúmeras ações para proibir essas discussões e ampliações de direitos foram realizadas.

90 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Nicolas Cassemiro -
Bela discussão sobre o assunto

5 palavras

Em resposta à Nicolas Cassemiro

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Obrigada pela leitura!

3 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Hugo Barbosa -
Parabéns pela produção. Infelizmente a discussão de gênero sobretudo no ensino fundamental, apesar da sua existência, tema é pouco abordado e com uma plana superficialidade. É necessário que esse estigma seja quebrado, se queremos aceitação de algo, precisamos debater, um ótimo ambiente para debate é o meio acadêmico sobretudo se tratando de crianças e jovens que estão mais abertos ao dialogo.

61 palavras

Em resposta à Hugo Barbosa

Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Cilesia Lemos -
Olá, Hugo. Agradeço a leitura.

Como você mesmo salientou há documentação educacional que respalda o tratamento das discussões de gênero nos diferentes níveis da educação brasileira. Essa pouca abordagem na educação básica, como você cita o ensino fundamental, está vinculado tanto ao contexto de ofensiva que vivenciamos, o que tem inibido profissionais a tratarem em suas aulas. Mas também, esta ausência de discussão pode estar ligada a ausência da discussões nas formações iniciais (licenciaturas) de professores, o que leva a um déficit de abordagem de um tema tão caro nessa etapa da educação.

93 palavras

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Re: O LUGAR DAS QUESTÕES DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL - autoria: Cilesia Lemos

por Marco Antônio Peixoto -
Obrigado pela participação de todos no UEADSL 2023.1!

Até o próximo evento,

Marco Antônio Peixoto

15 palavras