ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

Número de respostas: 17

Espaço de Letramentos

ambiente on-line com perspectiva bilíngue para aprendiz surdo

Autores

  • Fernanda Morais Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Aline Thomaz de Oliveira Teixeira Instituto Nacional de Educação de Surdos

Palavras-chave:

Letramentos; Material bilíngue; Literatura surda.

Resumo

A pesquisa relatada neste artigo apresenta a elaboração de estratégias de Letramento Visual na educação de alunos surdos, passa pelo intuito de romper barreiras de valores linguísticos, entre língua majoritária (LP) e as tornadas minoritárias (Libras) (CAVALCANTI, 1999), com a objetividade de desenvolver propostas educativas apoiada na visualidade da surdez, por meio de materiais que contribuem para a criação de uma sala multimodal on-line, com perspectiva bilíngue, a qual recebe o nome “Espaço de Letramento”, que reuni exemplares da Literatura Surda. de diferentes gêneros textuais e representações artísticas.

Coordenação de Mesa

  • Carolina Maia dos Santos
  • Diego de Campos Ribeiro
  • Adriana Maria Loureiro

PDF: leia aqui o texto completo

146 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Carolina Maia dos Santos -
Olá, minha gente!
Como estão?

🎉 É muito bom encontrar vocês em mais um UEADSL! 🎉 
 
Então, vamos começar?
Diego e Adriana, é um prazer compartilhar a mesa com vocês! 

👏 Fernanda e Aline, nossas autoras, preciso parabenizá-las pelo trabalho e pela iniciativa da proposta. 👏 
E queria já perguntar: Na opinião de vocês, qual foi o principal desafio para o pontapé inicial para a elaboração da proposta educativa?

69 palavras

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Diego de Campos Ribeiro -
Olá, sejam bem vindos participantes da mesa e aos demais coordenadores, a edição 2023 do UEADSL e seja especialmente bem vinda as autoras do texto Espaço de Letramentos ambiente on-line com perspectiva bilíngue para aprendiz surdo, Fernanda Morais e Aline Thomaz de Oliveira Teixeira. Esperamos discussões engrandecedoras e enriquecedoras e muito aprendizado.

52 palavras

Em resposta à Diego de Campos Ribeiro

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Adriana Maria Loureiro -
Olá! É muito bom estar aqui com vocês, Carolina e Diego.
Parabéns à Fernanda e à Aline, autoras desse trabalho de discussão tão necessária. Tenho certeza de que teremos um evento de muitas trocas e aprendizados.
Abraços.

37 palavras

Em resposta à Adriana Maria Loureiro

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Carolina Maia dos Santos -
Obrigada, Adriana!!🤩

2 palavras

Em resposta à Diego de Campos Ribeiro

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Kamilly evangelista -
Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Natália Cardoso -
Natália da i28 (agro)
A concepção dialógica de linguagem, aliada ao reconhecimento e valorização da língua de sinais e à promoção da literatura surda, são estratégias essenciais para a promoção do bilinguismo e o fortalecimento da comunidade surda. Essas abordagens permitem que os surdos se posicionem no discurso de forma autêntica, expressem sua cultura e identidade, e ampliem suas habilidades linguísticas e literárias, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversa. Um ótimo exemplo de representatividade.

76 palavras

Em resposta à Natália Cardoso

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Carolina Maia dos Santos -
Olá Natália, sem dúvidas!!
Obrigada pela presença e participação!

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Kamilly evangelista -
Sou a Kamilly,aluna da i37(adm)
Esse texto é importante,pois a inclusão é muito necessária nos ambientes de ensino

18 palavras

Em resposta à Kamilly evangelista

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Carolina Maia dos Santos -
Pois é, Kamilly!
Precisamos reforçar o aspecto da inclusão em todos os espaços e, sem dúvidas, fazer isso no sistema de ensino é fundamental para a construção de toda uma sociedade mais inclusiva.
Obrigada pela presença, um abraço!

38 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Pedro Augusto -
Top das galáxias!

3 palavras

Em resposta à Pedro Augusto

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Carolina Maia dos Santos -

🚀🚀🚀

1 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Diego de Campos Ribeiro -
Olá autoras, gostaria de fazer uma pergunta: Como podemos garantir uma educação inclusiva e de qualidade para os estudantes surdos, garantindo sua plena participação no ambiente escolar e como a tecnologia pode ajudar esse processo?

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Parabenizo aos autores pelo trabalho.
Qual foi a maior dificuldade que vocês obtiveram com a produção deste texto?
Abraços.

20 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Carolina Maia dos Santos -
Oi, Jussara!
Que bom tê-la conosco. Obrigada pela presença e participação!

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Silvane Gomes -
Fernanda e Aline, que alegria ler o trabalho de vocês no congresso!
Vocês estão de PARABÉNS!
Elaborar estratégias para letrar alunos dentro do esperado (de uma certa normalidade) já é desafiador, mas, preparar estratégias para especificidades....
Parabéns pela empreitada; pelo cuidado e respeito a estes que devem ser incluídos no letramento social e, que nem sempre encontra o apoio devido!

Um abraço e até o próximo congresso!

Silvane Gomes

69 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Luna Assunção -
Ótimo artigo! Parabéns aos integrantes!

5 palavras

Em resposta à Luna Assunção

Re: ESPAÇO DE LETRAMENTOS AMBIENTE ON-LINE COM PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA APRENDIZ SURDO - autoria: Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira

por Adriana Maria Loureiro -
Estamos no último dia do evento e é preciso parabenizar (novamente) as autoras, que nos trouxeram um trabalho de discussão necessária, e a todos que participaram das discussões que aqui ocorreram.

31 palavras