Título:
|
UPA – UNIDADE POÉTICA DE ATENDIMENTO: POR UM ENSINO DE LEITURA POÉTICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
|
Autores: |
Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos |
Resumo: |
O presente artigo tem como objetivo relatar uma proposta de ensino de leitura poética em uma situação de exposição pública que foi feita com alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Matias Lobato, situada em Divinópolis – MG. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa que se ancora, principalmente, na ideia de ensino por meio de sequência didática segundo Dolz e Schneuwly (2004) e as estratégias de leitura segundo Solé (1996), assim sendo, tal proposta buscou contemplar o ensino da leitura poética e da oralização. Esse estudo possibilitou constatar que o gosto pelos textos poéticos e as habilidades orais podem ser mais bem estimulados quando se dão por meio de estratégias que levem os estudantes a uma situação real de uso da língua. |
LEIA Artigo Completo em PDF: |
bruno rodrigo unidade poética de atendimento.pdf |
Anexos: |
PERFIL DO AUTOR: Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos |
Área do Conhecimento: |
Educação |
Categoria principal: |
Ensino/Aprendizagem
|
Categorias Específicas: |
Educação Libertadora
|
Instituição: |
UFMG - MG |
Palavras-Chave: |
|
Mesa (1): |
Adriane Teresinha Sartori |
Mesa (2): |
Daniele Oliveira Xavier - UFMG |
Mesa (3): |
|
Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.
|
Aprovado quarta, 13 jun 2018, 23:17
|