Visão única

  Título:

UPA – UNIDADE POÉTICA DE ATENDIMENTO: POR UM ENSINO DE LEITURA POÉTICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores: Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos
Resumo:

O presente artigo tem como objetivo relatar uma proposta de ensino de leitura poética em uma situação de exposição pública que foi feita com alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Matias Lobato, situada em Divinópolis – MG. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa que se ancora, principalmente, na ideia de ensino por meio de sequência didática segundo Dolz e Schneuwly (2004) e as estratégias de leitura segundo Solé (1996), assim sendo, tal proposta buscou contemplar o ensino da leitura poética e da oralização. Esse estudo possibilitou constatar que o gosto pelos textos poéticos e as habilidades orais podem ser mais bem estimulados quando se dão por meio de estratégias que levem os estudantes a uma situação real de uso da língua.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF bruno rodrigo unidade poética de atendimento.pdf
Anexos:

PERFIL DO AUTOR: Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos

Área do Conhecimento: Educação
Categoria principal:


Ensino/Aprendizagem

Categorias Específicas: Educação Libertadora
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriane Teresinha Sartori
Mesa (2): Daniele Oliveira Xavier - UFMG
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado quarta, 13 jun 2018, 23:17

Código: Adriane-03