8. Outubro: Tecnologias Livres

8.1. registro outubro

Registro da Conferência em chat escrito, de 25 de outubro de 2013:

 

 Importância das ferramentas digitais Livres no cenário da Educação Aberta/Recursos Educacionais abertos
conferencista: Wilkens Lenon Silva de Andrade


 Apresentação do Centro de Tecnologia Acadêmica
conferencista: Rafael Peretti Pezzi

 

moderador: Equipe STIS

 

14:12:50 <Woodsonfc> Vamos começar mais um You are here: Home STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec
14:13:52 <Woodsonfc> Rafael Peretti Pezzi Possui bacharelado (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hoje é professor universitário interessado nos diversos aspectos relacionados à cultura livre, recursos educacionais abertos e suas implicações para a sociedade. Atualmente coordena o Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS.
14:14:22 <Woodsonfc> Lembramos que os palestrantes devem após a palestra enviar
14:14:36 <Woodsonfc> emails para o endereço na nossa página
14:14:45 <Woodsonfc> http://stis.textolivre.org/site/
14:14:59 <Woodsonfc> solicitando seus certificados
14:15:12 <Dani_Re> os participantes
14:15:22 <Woodsonfc> devem enviar o nickname utilizado aqui
14:15:25 <Woodsonfc> ops isso!
14:15:30 <Woodsonfc> participantes
14:15:41 <Woodsonfc> ouvintes leitores
14:16:16 <Woodsonfc> e o nome completo para a emissão dos certificados, bem como o nome da palestra que assistiram
14:17:21 <Woodsonfc> o palestrante informará o código tão logo comece
14:17:33 <Dani_Re> podemos dar a voz a RPezzi_CTA ?
14:17:54 <RPezzi_CTA> estou pronto
14:17:59 <Woodsonfc> sim, pode  começar Rafael?
14:18:06 <Woodsonfc> RPezzi_CTA
14:18:10 <RPezzi_CTA> ok.
14:18:21 <RPezzi_CTA> A código da palestra é: rafael
14:18:32 <Woodsonfc> Então a palavra é sua rF
14:18:45 <Woodsonfc> RPezzi_CTA`
14:18:54 <Woodsonfc> quis dizer RF
14:19:03 <Woodsonfc> RPezzi_CTA
14:19:31 <LenoPinheiro> ok. Acessei ao slide. o avanço é orientado por vc @Dani_Re?
14:19:56 <andremachado> nós temos que avançar os slides ou é automático?
14:20:16 <Dani_Re> para avançar, é só usar as setas superiores aos slides
14:20:16 <Woodsonfc> o email do STIS é stis@textolivre.org
14:20:26 <gdcag> que slaides? não está aparecendo pra mim!!!
14:20:32 <RPezzi_CTA> seria legal se o codigo fosse colocado no topico do canal para os que chegarem
14:20:47 <tiodocomputador> pra mim tb nao aparece slide algum...
14:20:50 <Woodsonfc> Mais alguma questão de ordem?
14:20:53 <Dani_Re> RPezzi_CTA, podemos providenciar
14:21:43 <RPezzi_CTA> então, para quem está chegando pela primeira vez, escolha no menu da direita a opção de apresentação e coloque o código: rafael
14:21:50 <Woodsonfc> é a direita logo acima, em Apresentação de Slades tiodocomputador
14:21:58 * Dani_Re mudou o tópico para: Apresentação de Rafael Pezzi, código rafael (selecionar "apresentação de slides no canto direito da página)
14:22:05 <RPezzi_CTA> vamos para o primeiro slide
14:22:37 <RPezzi_CTA> Vou falar sobre o Centro de Tecnologia Acadêmica, que foi criado pensando nos paradigmas emergentes para a educação, pesquisa científica e inovação tecnológica.
14:23:12 <Woodsonfc> Ah, esqueci de dizer que é um prazer tê-lo RPezzi_CTA  aqui  agradecemos sua disponibilidade para se apresentar no nosso evento digital
14:23:22 <RPezzi_CTA> O Centro foi fundado em Maio de 2012 no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde souu professor.
14:23:30 <RPezzi_CTA> Woodsonfc: o prazer é meu.
14:23:40 <RPezzi_CTA> minha primeira conferência chat smile
14:24:01 <RPezzi_CTA> então, vamos para o segundo slide (tomei cuidado para colocar numero nos slides para facilitar)
14:25:12 <RPezzi_CTA> para mim o slie nao está passando sad
14:25:16 <LenoPinheiro> bgdo rafael
14:26:00 <RPezzi_CTA> Basicamente, vou falar de como o CTA surgiu, seu contexto , projetos de referência, e perspectivas
14:26:34 <Franciele> também não consegui ver o próximo slide
14:27:15 <RPezzi_CTA> Vamos para o terceiro slide!
14:27:27 <Dani_Re> o hugleo está conferindo se há algum problema no slides
14:27:43 <RPezzi_CTA> vocês conseguem passar os slides?
14:29:04 <Dani_Re> o hugleo vai passar um link direto
14:29:28 <RPezzi_CTA> http://www.if.ufrgs.br/~pezzi/CTA_STIS.pdf
14:29:31 <RPezzi_CTA> coloquei aqui
14:29:32 <Dani_Re> para os slides, parece q o servidor do Texto Livre está fora do ar
14:29:51 <Dani_Re> ótimo, obrigada, RPezzi_CTA
14:29:55 <RPezzi_CTA> acompanhem separadamente: coloquei o PDF no link
14:30:03 <RPezzi_CTA> então, vamos para o terceiro slide
14:30:58 <RPezzi_CTA> queremos estimular e participar ativamente de um novo nicho, o de inovação realmente aberta
14:31:31 <RPezzi_CTA> pensando nas propriedades de facil multiplicação de bens intangíveis, do conhecimento, com a tecnologia da informação
14:31:59 <RPezzi_CTA> entao buscamos o uso e desenvolvimento de tecnologias livres, com enfase nas de interesse publico
14:32:09 <Woodsonfc> Quem não abriu a apresentação pode usar o link http://www.if.ufrgs.br/~pezzi/CTA_STIS.pdf
14:32:38 <RPezzi_CTA> consideramos que precisamos democratizar o conhecimento, só assim poderemos verdadeiramente falar de sustentabilidade
14:32:43 <LenoPinheiro> com o link dá pra andar
14:33:03 <RPezzi_CTA> tecnologias sutentáveis são aquelas que podemos sustentar
14:33:49 <RPezzi_CTA> então também pensamos em ciência aberta, recursos educacionais abertos
14:34:13 <wilkens> Boa tarde gente smile
14:34:35 <RPezzi_CTA> e do ponto de vista econômico, queremos buscar novas formas de financiamento para os projetos científicos e novas maneiras de começar negócios. Viabilizados pelo crowdfunding.
14:34:39 <Dani_Re> boa tarde, wilkens! o RPezzi_CTA começou a apresentar primeiro
14:34:55 <RPezzi_CTA> Wilkens, peguei teu lugar!
14:35:10 <RPezzi_CTA> vamos para o quarto slide
14:35:20 <Woodsonfc> Quem não abriu a apresentação pode usar o link http://www.if.ufrgs.br/~pezzi/CTA_STIS.pdf
14:35:35 <Dani_Re> os slides voltaram a funcionar. Tentem novamente o código "rafael" na página ao lado
14:35:38 <RPezzi_CTA> No slide 4, apresento o contexto e os antecedentes no qual o CTA surge
14:35:45 <wilkens> fica avontade :D...desculpem aqui ainda é 13:35 h...
14:36:08 <Woodsonfc> Horário de verão aqui
14:36:13 <RPezzi_CTA> Aponto para as 4 liberdades que o Stallman definiu para software livre, como sendo natura para qualquer conhecimento
14:36:53 <RPezzi_CTA> Então como referência temos o software livre, muito bem estabelecido
14:37:41 <RPezzi_CTA> E agora a emergência do hardware livre, como o arduino, e mais notavelmente, instrumentação de alto desempenho do CERN, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear
14:37:55 <RPezzi_CTA> vou falar mais sobre o CERN em seguida
14:38:27 <RPezzi_CTA> Buscamos promover e fomentar um ecossistema para tecnologias copyleft
14:38:51 <RPezzi_CTA> Slide 5: Apresento casos de tecnologias abertas
14:39:40 <RPezzi_CTA> Percebemos a popularização da impressora 3D de código aberto, e projetos como o Wikipédia na Universidade onde os alunos colaboram com o desenvolvimento de artigos
14:39:57 <RPezzi_CTA> Slide 6:
14:41:03 <RPezzi_CTA> O CERN, que criou a WWW há 30 anos com o lançamento das especificações de um servidor web e navegador, agora está tomando frente com outra iniciativa: a de hardware livre
14:41:40 <RPezzi_CTA> em divulgação, afirmaram que querem fazer para o hardware livre o que a Free software foundation fez para o software livre nos anos 80
14:42:08 <RPezzi_CTA> todo o desenvolvimento destes equipamentos é feito abertamente, com controle de verão publico em www.ohwr.org
14:42:30 <RPezzi_CTA> pensamos que este deve ser o modelo para o desenvolvimento de instrumentação científica e educacional
14:42:44 <RPezzi_CTA> vamos para o slide 7: Exemplos de instrumentos open source
14:43:12 <RPezzi_CTA> aqui aponto para um artigo da Science onde instrumentos de laboratório são construidos com uma impressora 3D open source.
14:43:26 <RPezzi_CTA> Faz o download da peça e manda construir.
14:44:13 <RPezzi_CTA> Além da impressora 3D, pensamos em outros equipamentos mais robustos, a exemplo dos FabLab - Laboratórios de Fabricação concebidos pelo MIT
14:44:26 <RPezzi_CTA> Procurem FabLab na Wikipédia
14:44:35 <RPezzi_CTA> já existem mais de 500 no mundo
14:45:17 <RPezzi_CTA> Slide 8: falo da metodologia que estamos utilizando para facilitar a disseminação do conhecimento
14:45:48 <RPezzi_CTA> repositórios de software e projetos, dados científicos, objetos educacionais, etc...
14:46:24 <RPezzi_CTA> utilizando plataformas de colaboração em tempo real como o Etherpad, sistemas de controle de versão (vide wikipedia) e o git/svn
14:46:52 <RPezzi_CTA> slide 9: Mais sobre metodologias colaborativas
14:47:19 <Woodsonfc> Quem não conseguiu abrir a apresentação pode usar o link http://www.if.ufrgs.br/~pezzi/CTA_STIS.pdf
14:47:23 <RPezzi_CTA> Enfatizo a importância de um sistema de controle de versão para a execução de projetos
14:48:02 <RPezzi_CTA> pois muitas vezes uma pessoa sai do grupo, se forma ou qualquer outra zebra e o projeto simplesmente desmorona poiis ninguém consegue dar continuidade
14:48:49 <RPezzi_CTA> podemos mudar nossas práticas de trabalho para deixar rastros a fim de que outros possam trabalhar conosco mais facilmente, o que também facilita a continuidade do projeto
14:49:42 <RPezzi_CTA> sobre o financiamento coletivo: hoje é difícil empregar a verba para pesquisa dada a burocracia do governo. muita coisa importante precisa ser feita, mas os mecanismos de financiamento simplemente estão ultrapassados, em descompasso.
14:49:56 <RPezzi_CTA> financimanto coletivo pode mudar esta trajetória
14:50:24 <RPezzi_CTA> ao mesmo tempo em que aumenta a participação cidadã em decisões importantes da pesquisa científica
14:50:40 <RPezzi_CTA> então vamos para o slide 10
14:51:14 <RPezzi_CTA> No slide 10 aponto que um dos objetivos do CTA é suprir a demanda de desenvolvimento tecnológico para as universidades de institutos federais
14:51:59 <RPezzi_CTA> hoje conseguimos facilmente milhoes para comprar equipamentos prontos, importados, mas se quisermos gastar a metade para desenvolver algo, e lançar como tecnologia aberta, não temos mecanismos para isto
14:52:18 <RPezzi_CTA> e propagamos um colonialismo científico e tecnológico
14:52:57 <RPezzi_CTA> Penso que o CTA deve ser apenas um primeiro de uma série de Polos para construção de instrumentação científica e educacional
14:53:10 <RPezzi_CTA> de código aberto
14:53:35 <RPezzi_CTA> Slide 11: Projeto das estações meteorológicas modulares
14:54:09 <RPezzi_CTA> Como primeiro projeto de importância científica e educacional, estamos desenvolvimento estações meteorológicas de código aberto
14:54:56 <RPezzi_CTA> queremos popularizar estes instrumentos, que podem ser construidos inclusive em escolas, para formar uma rede de ciência cidadã para o monitoramento climático e ambiental das nossas cidades
14:55:34 <RPezzi_CTA> temos alunos aprendendo a eletrônica das estações, e outros projetando partes dela para impressão em 3D
14:56:13 <RPezzi_CTA> os alunos estão tendo contato com Arduino desde cedo nas escolas com isto.
14:56:29 <RPezzi_CTA> Alunos de engenharia projetam as partes mais avançadas
14:57:17 <RPezzi_CTA> e já oferecemos 3 oficinas onde os alunos de ensino médio ensinam professores do ensino médio, que nunda tiveram contato com instrumentos eletrônicos, a montarem a estação meteorológica
14:57:44 <RPezzi_CTA> é uma inversão de papéis - aproveitamos que a gurizada nova tem mais faciliade para quebrar o medo dos mais velhos
14:58:00 <RPezzi_CTA> estamos tendo bastante sucesso com isso.
14:58:12 <RPezzi_CTA> bom pessoal, e para finalizar, o slide 12
14:58:58 <RPezzi_CTA> no slide 12 apresento mais do que a perspectiva, é talvez uma meta a longo prazo
14:59:36 <RPezzi_CTA> queremos estabelecer o CTA como um centro de fabricação personalizada, para que outros centros (polos) sigam a iniciativa
14:59:53 <RPezzi_CTA> muito parecido com o FabLab, mas talvez mais direcionado
15:00:41 <RPezzi_CTA> assim, poder-se-á desenvolver instrumentos científicos e educacionais em um canto do país (ou mundo) e fabricar em outro
15:01:21 <RPezzi_CTA> incentivando a criatividade e demonstrando que fazer coisas é possível para os jovens
15:01:56 <RPezzi_CTA> Bom pessoal, termino por aqui.
15:02:03 <LenoPinheiro> a ideia é espetacular! parabéns
15:02:05 <Dani_Re> obrigada, RPezzi_CTA
15:02:16 <RPezzi_CTA> minha primeira palestra chat., espero que tenham conseguido acompanhar
15:02:18 <Dani_Re> bom, a sala está aberta a perguntas, comentários...
15:02:23 <wmanzan> Prof. Rafael Parabéns pelo excelente trabalho e pela competente apresentação. Prof. William CEFORES/UFTM
15:02:23 <Woodsonfc> Obrigado , RPezzi_CTA
15:02:26 <RPezzi_CTA> smile
15:02:41 <Dani_Re> <andremachado> Uma bela iniciativa... pena que certamente pouco divulgada e certamente com apoio mínimo da sociedade. Parabéns!
15:02:49 <Rafaela_Melo> Mandou muito bem smile
15:03:02 <nathykaoru> Parabéns
15:03:07 <andremachado> precisamos de mais projetos como esse
15:03:09 <RPezzi_CTA> é uma iniciativa relativamente nova
15:03:13 <gdcag> nossa!!! Parabéns!!! Show!!! minha cabeça está em turbilhão..
15:03:17 <Alinemedeiros_> muito interessante a proposta, parabéns, principalmente a ideia de inverter os papeis entre o educado e o aluno achei fantástica
15:03:19 <LenoPinheiro> Excelente apresentação. Acredito que seu projeto tem muito a acrescentar
15:03:20 <nathykaoru> seria possível ter parcerias com outros institutos?
15:03:21 <RPezzi_CTA> percebemos que estamos ganhando espaço
15:03:22 <AiltonAdriano> Parabéns Rafael, foi perfeito.
15:03:23 <joycefettermann> Adorei participar desta palestra, Rafael. Tenho muita curiosidade sobre os REA, tenho pesquisado algumas coisas pq pretendo aprofundar meus estudos nisso. Parabéns!
15:03:26 <nathykaoru> que não só os federais?
15:03:26 <Dani_Re> LenoPinheiro, vc gostaria de repetir sua questão? o RPezzi_CTA nao conseguiu ler antes
15:03:27 <FlavioGalindo> Parabéns!!!
15:03:30 <andremachado> o povo tem a mania de endeusar o que vem de fora e de menosprezar, por quaisquer motivos, o que é feito aqui
15:03:59 <RPezzi_CTA> joycefettermann: veja o curso REA em http://curso.rea.ufg.br
15:04:13 <joycefettermann> obrigada! Vou ver
15:04:32 <LenoPinheiro> Prof Rafael, sou aluno da Universidade Estadual do Ceará e minha pergunta é se existe alguma definição de como esse processo pode ser implementado institucionalmente?
15:04:32 <RPezzi_CTA> sim, podemos fazer parcerias com outros institutos, federais e nao federais
15:04:37 <ines_> Parabéns!
15:04:45 <AiltonAdriano> Concordo com a colocação da Aline sobre a inversão de papéis, e acrescento que, somente assim poderemos quebrar esse paradigma que os professores não estão preparados pas as novas tecnologias.
15:04:47 <joycefettermann> qnd vc falou da impressora 3D, me lembrei de um epsódio de the big bang theory em q eles mostram uma... mt legal!!
15:04:56 <RPezzi_CTA> LenoPinheiro: deves ter professores interessados em fazer uma iniciativa parecida
15:05:02 <Woodsonfc> RPezzi_CTA Rafael, alguns projetos são financiados com a boa vontade de contribuintes, há outras propostas de financiamento desses projetos que envolvam outros segmentos públicos ou privados?
15:05:42 <Rainer___> Muito bom o projeto Rafael, parabens!
15:05:44 <LenoPinheiro> E quando houver professor interessado, como é que ocorre esse trabalho de colaboração?
15:05:55 <RPezzi_CTA> Woodsonfc: por enquanto estamos focalizando em educação e ciência, mas tenho certeza que logo que isto pegar, chegará na indústria, assim como o software livre
15:06:03 <Dani_Re> pessoal, o que acham de deixamos o Wilkens apresentar agora e depois fazermos as perguntas aos dois apresentadores no final?
15:06:06 <LenoPinheiro> a compra e a distribuição de hardware livre ainda é muito burocrática?
15:06:15 <Dani_Re> acho q propicia mais interação entre as duas falas
15:06:26 <LenoPinheiro> ok @dani_re
15:06:27 <Dani_Re> pode ser, wilkens ?
15:06:30 <wmanzan> ok.
15:06:33 <Alinemedeiros_> Rafel, sobre a impressão em 3D, acredita que futuramente essa será mais acessível para ser utilizado em pesquisas e estudos, pois atualmente sei que o custo tanto da máquina quanto do material utilizado para a impressão são bastante altos
15:06:37 <Woodsonfc> é que vejo muitos softwares que são desenvolvidos apenas com doações espontâneas e não por um mecanismo de financiamento fora da burocracia que envolva instituições!
15:06:39 <wilkens> pode sim, estou a postos
15:06:42 <wilkens> smile
15:06:46 RPezzi_CTA Rainer___ Rafaela_Melo Recapchta_ Recapchta roner ROSIMARY
15:06:50 <AiltonAdriano> Ok  @Dani_Re
15:06:51 <Maria> É preciso envlover também alunos do Ensino Fundamental, muitas vezes desmotivados, em iniciativas como esta. É brilhante a ideia. Parabéns!
15:06:52 <LenoPinheiro> gente, perdão pela ignorância, como eu falo apenas com uma pessoa?
15:06:57 <LenoPinheiro> qual a sintaxe?
15:07:01 <Dani_Re> RPezzi_CTA, vc prefere responder agora ou pode ser no final?
15:07:10 <gdcag> essa inversão de papéis vem de encontro com a necessidade de inovação e motivação no sistema educacional  tão  estagnado..
15:07:11 <Raimundasantos> boa Tarde
15:07:20 <RPezzi_CTA> tanto faz, posso responder agora ou depois
15:07:28 <andremachado> sem falar que muitas escolas simplesmente não possuem estrutura física e tecnológica para aproveitar esses recursos
15:07:45 <Dani_Re> então vou copiar as perguntas aqui e retomamos a discussão no final, ok?
15:07:47 <RPezzi_CTA> o curto das impressoras esta baixando, compra-se uma por menos de 4000, o que qualquer escola pode fazer
15:07:54 <Woodsonfc> Então vamos a apresentação do Wilkens e então abrimos para todos perguntarem, oK!
15:07:55 <RPezzi_CTA> ok
15:07:58 <andremachado> ideias como essa precisam ser divulgadas
15:08:07 <Dani_Re> ok, Woodsonfc vc apresenta o wilkens ?
15:08:12 <Woodsonfc> Vamos a apresentação do Wilkens e então abrimos para todos perguntarem, oK!
15:08:17 <Alinemedeiros_> concordo gdcag, muitos professores que conheço são avessos a tecnologia e os alunos dessa geração são totalmente integrados a elas
15:08:19 <Alinemedeiros_> ok!
15:08:36 <Woodsonfc> O Rafael RPezzi_CTA responde as perguntas depois
15:08:37 <marceloakira> LenoPinheiro: é só clicar no nome e depois em query
15:08:56 <gdcag> ou tem estrutura mas não sabe como utilizar.... acrescento que é necessário motiva-los e prepará-los para essa mudança..
15:09:00 <Raimundasantos> Considero a resistencia dos professores quanto ao uso das tecnologias o maior problema
15:09:18 <gdcag> concordo!!!
15:09:28 <Raimundasantos> concordo
15:09:30 <Alinemedeiros_> os próprios cursos em faculdade não estão preparando os professores para essa nova estrturua
15:09:36 <Woodsonfc> Desculpe a confusão, mas serviu para a manifestação de todos no calor da apresentação
15:09:39 <andremachado> concordo!!!
15:09:41 <Alinemedeiros_> *estrutura perdão
15:09:53 <AiltonAdriano> kkkkkkkk
15:10:00 <Woodsonfc> Vamos lá Wilkens
15:10:07 <Rafaela_Melo> Lenon smile
15:10:08 <kyldes> .
15:10:10 <Woodsonfc> wilkens?
15:10:15 <andremachado> já soube de casos onde a escola recebeu um lab de informática e o mesmo ficou parado pq os prof n sabiam usar
15:10:16 <wilkens> oi, psso?
15:10:26 <Franciele> Como solicitar o certificado da palestra?
15:10:27 <marcia> por favor, ha algum link para pdf dos slides do Wilkens, estou c/problemas no display.
15:10:34 <Woodsonfc> Pode,  é todo seu
15:10:35 <Dani_Re> o Woodsonfc vai te apresentar primeiro, wilkens
15:10:40 <Woodsonfc> vou apresentar
15:10:49 <wmanzan> para Marcia - http://www.if.ufrgs.br/~pezzi/CTA_STIS.pdf
15:10:58 <marcia> gratissima!
15:11:07 <wilkens> Ok Dani_RE...o código dos slides é: "wilkens"
15:11:08 <Woodsonfc> Primeiro, é um prazer tê-lo conosco
15:11:13 <Woodsonfc> nessa apresentação
15:11:17 <joycefettermann> muito interessante o projeto em que os alunos estão ensinando aos professores a montarem a estação meteorológica
15:11:22 <Woodsonfc> wilkens
15:11:28 <Woodsonfc> Wilkens Lenon Silva de Andrade    Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da UFPE. Graduado em Computação pela UEPB. Ativista cibernético engajado pela causa da cultura livre/software livre. Tem interesse em pesquisar, desenvolver e usar tecnologias de código aberto no cenário educacional.
15:12:04 <Woodsonfc> aPÓS A apresentação do wilkENS
15:12:26 <Woodsonfc> RE ABRIREMOS para as perguntas
15:13:13 <Woodsonfc> Guest75162, reabriremos para as perguntas após a apresentação do wilkens
15:14:15 <wilkens> Woodsonfc, posso? smile
15:14:17 <marcia> Desculpe, mas //www.if.ufrgs.br/~pezzi/CTA_STIS.pdf não é o do wilkens.
15:14:49 <wilkens> bem, vou começar então
15:14:59 <wilkens> Boa tarde a todos e todas. É uma alegria poder usar este espaço do STIS para interagir com vocês e compartilhar um pouco daquilo que tenho aprendido nas redes de colaboração das quais faço parte e noutras por onde tenho passado.
15:15:26 <wilkens> Falar sobre a importância das ferramentas digitais livres no contexto do movimento de educação aberta e de produção e compartilhamento de recursos educacionais abertos é, ao mesmo tempo, prazeroso e desafiador porque se, por um lado, é um tema com o qual tenho uma certa vivência, por outro, ainda sou aprendiz da praxis que se constrói em razão dos conceitos e definições que formam  a sua base.
15:15:54 <Dani_Re> quem nao conseguir acessar os slides no canto direito desta página, pode abri-los numa aba do navegador por este link: http://stis.textolivre.org/salaConferencias/apresentacoes/wilkens/wilkens.html
15:15:57 <wilkens> Por essa razão, novamente me coloco como um sujeito do conhecimento falando a outros sujeitos de igual importância, desafiando-os a se colocarem, no momento oportuno, ara que todos aprendamos juntos, sob a orientação da lógica da aprendizagem colaborativa.
15:16:26 <wilkens> Slide 1
15:16:40 <wilkens>  O tema inicialmente me remete ao ethos cientifico, à forma como a ciência funciona, sobretudo na relação entre pares. Nesse sentido, percebo claramente que a ciência se funda na prática do remix, na reutilização constante dos saberes acumulados ao longo do tempo, aliás essa prática é o que tem permitido utilizar, refinar, aperfeiçoar, acumular e redistribuir conhecimento no âmbito da cultura acadêmica...qualquer semelha
15:17:26 <wilkens> qualquer semelhança com a filosofia GNU (a cultura do software livre) não é mera coincidência smile
15:17:47 <wilkens> As práticas científicas são, portanto, práticas recombinantes que permitem a invenção e a reutilização da invenção para o surgimento de novas invenções, saberes, métodos e diversificação da cultura acadêmica. O conhecimento floresce na universidade através de combinações e recombinações constantes...o fluxo dessa cultura só é possível se existir liberdade para as práticas recombinantes.
15:18:02 <Woodsonfc> Obrigado Dani_Re
15:18:38 <wilkens> E nesse cenário, não existe dono do conhecimento gerado. Ali ou e qualquer outra cultura onde existam práticas recombinantes o conhecimento, como resultante dessas práticas e sempre a humanidade, como já dizia Álvaro Vieira Pinto.
15:19:27 <wilkens> e aqui surge um primeiro contraponto com a cultura industrial
15:19:39 <wilkens> essa visão se contrapõe ao mito da originalidade que prega que o autor é dono do que produz em razão da originalidade da sua obra. Evidente que existe o fato novo nas obras que surgem das mentes criativas de seus autores e autoras, mas não inexiste a originalidade apregoada pela indústria do copyright. O que existe, de fato, é o REMIX, criação que se vale do acumulo de conhecimento existente. É disso vive, sobrevive e a cult
15:20:25 <wilkens> Sem que exista liberdade paraos fluxos, inexiste também possibilidades de expansão cultura.
15:20:43 <wilkens> Slide 2
15:20:56 <wilkens> Sem que exista liberdade para acessar e compartilhar conhecimento, técnicas, tecnologias e  as muitas formas de ciência aplicada, inexistem também as condições necessárias à diversidade cultural. Ouso firmar que, acompanhando Sérgio Amadeu da Silveira que a diversidade cultural só existe em razão da liberdade de acesso e compartilhamento do conhecimento. Portanto, para mim, esse para é o fundamento da diversidade cultural h
15:22:03 <wilkens> e nesse sentido quando falo de ciência, me reporto ao saber univrsal que está para além da academia...
15:22:14 <wilkens> …uma digressão: interessante que é assim que a nossa mente também funciona, por combinações e recombinações de signos que, nessa dinâmica vão modelando, aperfeiçoando e desenvolvendo a nossa cognição e o ethos de cada um.
15:22:47 <wilkens> a maneira de ser, genuína, de cada um
15:22:58 <wilkens> Slide 3
15:23:23 <wilkens> O slide ao lado que a cultura acadêmica está enraizada na cultura do Remix, todavia não apenas essa, mas todas as formas culturais como já foi dito acima.
15:24:13 <wilkens> e por essa razão surgem asmais diversas formas de expressões de conhecimento, técnicas  e tecnologias
15:24:50 <wilkens> que Pierre Lévy já dizia que, na verdade, são todas tecnologias da inteligência (humana)
15:25:05 <wilkens> Mas, essa cultura precisa de urgente update, de uma completa e profunda atualização  em relação ao seus fundamentos porque a ciência industrial que torna a academia fábrica de conhecimento é o enlatado que tem predominado como paradigma e prática cotidiana, pior, é o novo modelo que se estabelece para financiar e realizar pesquisar e se publicar resultados
15:25:44 <wilkens> isso dentro das univerisdades...fora não é muito diferente.
15:26:01 <wilkens> Por isso penso que, mais do que nunca é preciso um retorno ao princípio da ciência como ambiente de produção entre pares, de renovação das formas industriais pela cultura da generosidade intelectual. E aqui exemplifico a prática do Grupo Texto Livre que faz ciência de qualidade sem precisar empacotar/fechar o conhecimento que produz.
15:26:48 <wilkens> eplo contrário, vivencia,na prática acadêmica, os fundamentos dos primórdios
15:27:05 <wilkens> Slide 4
15:27:32 <wilkens> Nesse cenário, como romper com  essa perigosa barreira de cercamento do conhecimento dentro das universidades, mas também nas escolas e, porque não dizer, da sociedade em geral?
15:27:58 <wilkens> Aprendendo a usar o conhecimento com criticidade. Lembrando que o suporte, por excelência, de todas as formas de saber hoje, é o mundo dos bits, o suporte digital. Daí que é não dá mais nos mantermos na passivamente diante das tecnologias digitais. Preciso que se realize a apropriação tecnológica de fato e essa atitude tem que ver com nossa postura ante as opções que nos são apresentadas.
15:29:11 <wilkens> Não podemos mais nos conformar com aquilo que é imposto pela indústria do conhecimento. É preciso que se replique muitas as experiências das comunidades de software, mas também da cultura livre, que amplia generosamente o leque da produção cultural em função de propostas como as do movimento de educação aberta/Recursos Educacionais Abertos
15:30:10 <wilkens> quando falo de produção cultural, não me reporto apenas a arte e ao folclore, mas ao Estado da arte que se manifesta na cultura do REMIX
15:30:45 <wilkens> que pode ser desenvolvido em qualquer lugar, por qualquer coletivo que desejo viver num outro paradigma
15:31:04 <wilkens> diferente do estabeçecido pela lógica industrial
15:31:15 <wilkens> próximo slide
15:32:21 <Woodsonfc> slade 5
15:32:22 <wilkens> Em razão do que disse antes, afirmo que o suporte digital, que aqui chamo de espaço digital é o locus, por excelência, da criatividade na contemporaneidade
15:33:17 <wilkens> Nesse sentido, o mvimento EA/REA tem muito a ver com tudo o que falamos até agora porque se funda no tripé:
15:34:03 <wilkens> liberdade de acesso, de conteúdos abertos, baseados em formatos abertos
15:35:00 <wilkens> por mais que isso ainda seja o paradigma de todos, mas essa é a ideia e o objetivo central do movimento
15:35:09 <wilkens> próximo slide
15:36:55 <wilkens> portanto digo que é fundamental que o movimento da EA/REA se dinamize e difunda largamente dentro do seu contexto esse tripé basilar, no meu entender para o alcance dos seus objetivos
15:38:27 <wilkens> e aqui é importante se aprofundar e se expandir, cada vez mais, as iniciativas como o curso de REA que estamos realizando atualmente, com o evolvimento de entidades de peso como a UNESCO
15:39:12 <wilkens> para quem ainda não teve a oportunidade de visitar o curso que está em andamento, pode fazê0lo em: curso.rea.ufg.br
15:39:25 <wilkens> próximo slide
15:40:23 <wilkens> existem muitas possibilidades neste novo/antigo mundo aberto/livre
15:41:00 <wilkens> o slide ao lado é uma pequena amostra das alternativas que podemos usar/replicar em nossas práticas
15:41:09 <Dani_Re> para quem tem problema para passar os slides, pode abrir o link: http://stis.textolivre.org/salaConferencias/apresentacoes/wilkens/wilkens.html
15:42:18 <Woodsonfc> yan__ está escrito na charge "Tá preso por violação dos direitos autorais"
15:42:46 <wilkens> e Educação Aberta junto com os recursos que daí são derivados são elementos fundantes de um novo ethos culttral
15:42:53 <wilkens> digo cultural
15:43:01 <wilkens> e porque não afirmar:
15:43:19 <wilkens> de resgatte da cultura do REMIX
15:44:13 <wilkens> se temos tendência culttural homogenesisante, podemos apresentar outra possibilidade, a da diversidade cultural
15:44:32 <wilkens> a da riqueza cultaral pela lógica da colaboração, mas
15:45:07 <wilkens> preciso começar de alguma forma, é preciso conscientizar-se, é preciso de uma nova educação
15:45:57 <wilkens> e é neste ponto que penso que o movimento EA/REA e as tecnologias digitais livres, que prefiro chamar de filosofia GNU, te tudo a ver
15:46:19 <wilkens> e são elementos que se completam na busca de um outro mundo possível
15:46:22 <wilkens> é isso!
15:46:37 <wilkens> último slide
15:46:59 <wilkens> Seja bem vindo ao mundo livre!
15:47:06 <wilkens> Obrigado!
15:47:34 <Dani_Re> obrigada, wilkens
15:47:41 <Woodsonfc> Obrigado , Wilkes
15:47:48 <Dani_Re> podemos retomar, então, o debate com o wilkens e o RPezzi_CTA
15:47:48 <Woodsonfc> Wilkens
15:47:51 <cesarvelame> muito bom wilkens
15:47:55 <wilkens> smile
15:47:56 <yan__> me representa #free
15:47:56 <Raimundasantos> obrigada Wilkens
15:47:58 <LenoPinheiro> \o/ \o/ \o/
15:48:06 <FlavioGalindo> Parabéns, e muito obrigado wilkens
15:48:15 <AiltonAdriano> Parabéns Profº Wilkens....Porque a filosofia Microsoft é tão difícil de ser quebrada nos usuários ?
15:48:16 <Rafaela_Melo> Ótima apresentação, Lenon! smile
15:48:21 <Woodsonfc> <yan__> me representa #free <Raimundasantos> obrigada Wilkens <LenoPinheiro> \o/ \o/ \o/ <FlavioGalindo> Parabéns, e muito obrigado wilkens
15:48:29 <Dani_Re> uma consideração foi cortada no início da apresentação do wilkens, referente à fala do RPezzi_CTA :
15:48:30 <Dani_Re> <Guest65897> Adorei quando vc fala de "deixar rastros" - gente, isso sim é mudança de paradigma pq, neste mundo, parece que as pessoas preferem levar conhecimento no caixão do que compartilhar. Deixar rastros é  pra quem brilha., tem luz prápria.. Que coisa mais linda! Eu tô aqui emocionada... e tem mais: Paulo Freire já nos ensinou que somos todos educadores. Aprender com aluno é das maiores aprendizagens que um professor pode ter.
15:48:33 <gdcag> Obrigada !!! para variar suas palavras carregam a sua paixão e convicção !!!
15:48:37 <tio> duas ótimas apresentações
15:48:38 <Raimundasantos> Muito contribuiu para minha dissertação
15:49:03 <andremachado> como fica a questão da ética e do conhecimento livre? Algumas pessoas usam a desculpa do "conhecimento livre" para invadir sistemas e obter informações confidenciais de forma ilegal.
15:49:09 <Priscila> Obrigada!!
15:49:27 <BrunoForgiarini> Ótima apresentação \o/
15:49:27 <gdcag> o REA é realmente maravilhoso!!! O curso é ótimo!!!
15:49:30 <ines_> Obrigada pela apresentação.
15:49:32 <Alinemedeiros_> Ótimas apresentações, e agradeço pela iniciativa, com esssa correria atual esse tipo de palestra online é perfeita!
15:50:01 <nathykaoru> Obrigad pela apresentação e Parabéns
15:50:06 <BrunoForgiarini> Concordo contigo, Alinemedeiros_
15:50:09 <nathykaoru> muito motivador
15:50:12 <Woodsonfc> Vamos as perguntas
15:50:18 <ROSIMARY> Concordo Dani_
15:50:22 <wilkens> Raimundasantos isso nada a ver com a liberdade que pregamos...isso é coisa cracker
15:50:26 <Woodsonfc> Para quem vc faz essa pergunta? <andremachado> como fica a questão da ética e do conhecimento livre? Algumas pessoas usam a desculpa do "conhecimento livre" para invadir sistemas e obter informações confidenciais de forma ilegal.
15:50:37 <wilkens> e craker é bandido e deve ser tratado como tal
15:50:39 <AiltonAdriano> Parabéns Profº Wilkens....Porque a filosofia Microsoft é tão difícil de ser quebrada nos usuários ?
15:50:50 <tiodocomputador> quero repetir a pergunta do AiltonAdriano : pq é tao dificil quebrar a filosofia M$?
15:50:54 <paulosousa> Parabéns pela palestra é a minha primeira de várias espero. Estamos vivenciando a cibercultura, que vai propiciar que ações desta natureza ocorram no mundo
15:51:17 <andremachado> faço para todos, pois muitos não sabem ou não querem saber o limite da ética
15:51:33 <ROSIMARY> Adorei a palestra, parabéns!
15:51:41 <paulosousa> Parte desta ética é criada pela elite que tem interesse em manter o poder
15:51:50 <BrunoForgiarini> O que ainda falta para as escolas, por exemplo, superarem a baixa utilização dos REA. Eu tenho uma noção mas gostaria de ver as vossas opiniões
15:52:08 <tiodocomputador> paulosousa, e alardeada aos 4 ventos como a filosofia "winners and loosers"
15:52:16 <Guest75162> Não conhecia o movimento REA achei muito interessante as ideias apresentadas e a abordagem feita pelo Wilkens, parabéns!
15:52:42 <nathykaoru> Prof. Wilkens, qual seria o projeto principal que poderiamos fazer a partir das ferramentas livres para uma educação melhor?
15:52:45 <gdcag> A proposta do REA é maravilhosa, mas tem de ser muitooooo mais difundida!!!
15:52:49 <wilkens> AiltonAdriano são mais de trinta anos de colonização digital. Isso não apenas moldou os gostos, mas também as identidades e,, com isso os comportamentos, escolhas e etc...só se quebra isso com educação. Por isso, a urgencia da EA/REA
15:53:17 <Maria> Participei pela primeira vez. Valeu. Parabéns aos palestrantes
15:53:31 <AiltonAdriano> Perfeito Professor.
15:53:38 <yan__> muito legal! espero que tenha mais... gnu me representa!!!
15:54:07 <wilkens> nathykaoru inserir, dentro das universidades, escolas, educação popular, nos movimentos de bairros, enfim as práticas da comunidades da cultura livre/software livre
15:54:11 <grantd> Adicionando ao que o Prof Wilkens falou temos um exemplo simples, que podemos ver hoje em dia, muitas crianças que são "acostumadas" a jogar no PS não gostam tanto dos outros consoles, imagina um sistema altamente difundido como foi dito, as pessoas se "acostumaram" a utilizar então temos que educa-las a tal e não simplesmente muda-las
15:54:28 <Maria> Como faço mesmo para obter o certificado?
15:54:34 <Woodsonfc> Wilkens e Rafael, alguns projetos (programas feitos espotaneamente) na Internet são financiados com a boa vontade de contribuintes aleatórios que utilizam o programa, há outras propostas de financiamento desses projetos que envolvam outros segmentos públicos ou privados?  é que vejo muitos softwares que são desenvolvidos apenas com doações espontâneas e não por um mecanismo de financiamento fora da burocracia que envolva
15:54:59 <Dani_Re> se alguém não conseguiu ter a pergunta ao RPezzi_CTA respondida na primeira parte, pode repetir agora, por favor!
15:55:03 <paulosousa> Acredito prof. e demais colega que um dos grandes desafios será fazer com que as pessoas saibam que não é por que é livre que não precisa pesquisar e estudar
15:55:25 <nathykaoru> Tenho um grande envolvimento com informática na educação, quero participar de projetos e tenho projetos para publicar.
15:55:35 <tiodocomputador> AiltonAdriano, prof wilkens, estou na educacao ha apenas 2 anos, na informatica ha 20, e percebo q existe muita resistencia por parte dos professores no geral qto a buscar o aprendizado de ferramentas opensource, vc acha muito forte o estigma Linux = "dificil"?
15:55:40 <Guest65897> Gente, essa fala merecia ser enviada às escolas do ensino fundamental. Essa  visão de educação compartilhada é das  ações mais pertinente neste mundo contemporâneo. Adorei o conceito de REMIX. Isso nos coloca diante da sabedoria que é algo universal e não individual. Precisa e deve ser de todos = compartilhado.
15:55:49 <BrunoForgiarini> Wilkens, achei muito pertinente essa colocação sobre a colonização digital. Acho que isso interfere significativamente, pois já ouvi professores dizendo que "estão acostumados com o Windows, Word e etc..."
15:55:55 <Alinemedeiros_> Acredito eu que o principal desafio é quebrar o pré-conceito capitalista que o que possui um valor algo a ser pago é mais valioso do que processos produzidos por contribuição
15:56:00 <Guest65897> Parabéns ao palestrante.
15:56:00 <Raimundasantos> Concordo em enviar as escolas.
15:56:14 <Woodsonfc> Vamos as perguntas primeiro e em seguida pode-se abrir para conversações mais genéricas, não?!
15:56:18 <tiodocomputador> se enviar pra minha, sou o unico q vai ler
15:56:21 <grantd> tiodocomputador,  Não devemos procurar mudar o que os professores acham e sim, acredito, inserir as ideias nas mentes futuras, nos alunos
15:56:26 <BrunoForgiarini> e não se interessam e explorar alternativas livres
15:56:37 <grantd> Alinemedeiros_, otimo ponto tambem
15:56:42 <tiodocomputador> grantd, eu temia q alguem dissesse isso...
15:57:08 <paulosousa> Acredito que o que vai para a internet é livre tal como ela é, sendo assim nao deveria existir nda pago que lá é disponibilizado, que venham os hakers
15:57:16 <Woodsonfc> wilkens e RPezzi_CTA Wilkens e Rafael, alguns projetos (programas feitos espotaneamente) na Internet são financiados com a boa vontade de contribuintes aleatórios que utilizam o programa, há outras propostas de financiamento desses projetos que envolvam outros segmentos públicos ou privados?  é que vejo muitos softwares que são desenvolvidos apenas com doações espontâneas e não por um mecanismo de financiamento fora da bu
15:57:18 <wilkens> tiodocomputador essa mentalidade é comportamental, faz parte da identidade fomentada pela industria do conhecimento
15:57:28 <tiodocomputador> vamos aceitar a sugestao do Woodsonfc as perguntas primeiro e em seguida pode-se abrir para conversações mais genéricas?
15:57:43 <wilkens> o usuário se comformar com tudo pronto e enlatado
15:57:44 <grantd> tiodocomputador, uma coisa eu aprendi quando comecei a envolver Tecnologia na educação, mudar quem ja tem uma ideia formada ou mostrar não adianta, acredito que se conceituarmos os alunos a fazer questionamentos o professor terá que correr atras de mais escolhas para serem mostradas e ai sim começar a mudança
15:57:57 <RPezzi_CTA> sobre os professores acharem as tecnologias difíceis, estamos quebrando o gelo com um grupo de jovens que se apropriaram da tecnologia e passando para os professores via oficinas
15:58:17 <RPezzi_CTA> acho que isto poderia ser aplicado em outros lugares
15:58:40 <Rafaela_Melo> Acho problemático afirma que "os professores não tem jeito". Há em cursos de formação, muitos deles interessados em aprender mais
15:58:41 <BrunoForgiarini> Não sei se esse "costume" não seria uma "fossilização digital"?
15:58:49 <tiodocomputador> é a msm impressao q tenho aqui, "reeducar" os professores pro mundo digital é murro em ponta de faca, melhor pensar na proxima geracao...
15:59:01 <Rafaela_Melo> afirmar*
15:59:03 <wilkens> @Woodsonfc tudo é relativament e novo e difícil para o mundo livre, sobretudo quando se fala em financiamento, mas temos alternativas interessantes para se iniciar
15:59:05 <AiltonAdriano> Caríssimo TiodoComputador, a palavra "difícil"na informática é quase nula, pois hoje temos inúmeras possibilidades de aprendizagem. Ao meu ver o que falta é um pouco mais de comprometimento e quebra de paradigma, ou, de cultura digital como o Professor mencionou.
15:59:46 <Raimundasantos> Não se pode desistir de insistir que os professores dessa geração venha se interessar...
16:00:07 <grantd> Por isto que acho que a melhor forma de levar algo a eles é realmente não so fazer com que eles tenham mais interesse e sim força-los, tambem, ao questionamento. Acredito que muitos profissionais da educação estejam hoje com mais "fome" de aprender mais ainda maneiras de passar a informação
16:00:14 <tiodocomputador> Rafaela_Melo, AiltonAdriano, concordo, é q percebo q os demais profs aqui (grande maioria, exceto alguns de matematica e ciencias) tem horror a palavra Linux
16:00:19 <Woodsonfc> Podemos deixar para o debate da plateia para depois a fim de que os palestrantes possam responder as perguntas!
16:00:29 <LenoPinheiro> kkk
16:00:33 <LenoPinheiro> tá precisando
16:00:35 <Alinemedeiros_> Concordo com você AiltonAdriano, isso parte não só do estímulo externo que o professor sofre mas também do estímulo interno do mesmo, vejo hoje vários professores correndo atras da tecnologia para se adequarem aos novos processos
16:00:45 <grantd> Woodsonfc,  modera o canal novamente
16:00:46 <wilkens> por exemplo no Portal do software público, mantido pelo governo federal há possibilidade de se empreender e conseguir realizar negócios ali. Acredirto que lá é um bom início para quem busca financiamento privado porque existem várias empresas colaborando com os projetos do poprtal, mas tem outras altyernativas
16:01:26 <Guest75162> Concordo com a Rafaela, pois se formos trabalhar somente com os jovens, estamos de certa forma excluindo os professores que já atuam na educação a mais tempo. Sou a favor de programas de aperfeiçoamento buscando inserir todos os docentes neste contexto das tecnologias digitais.
16:02:06 <wilkens> Há também iniciativas do governo para finacimento de desenvolvimento de softwares de código aberto, mas não consigo te precisar sobre isso no momento, mas sei que as iniciativas governanmentais existem
16:02:15 <Guest65897> Os educadores precisam de apoio - eu sou educadora, permanentemente formando educadores e sei que é de apoio que mais precisamos todos. A maneira como são abordados faz toda diferença. O mundo digital é uma riqueza imensa que precisa ser apresentada de forma lúdica, apaixonante como os dois palestrantes fizeram aqui, que é pra seduzir, trazer pra junto e não afastar. Fazer brilhar.
16:02:56 <Rafaela_Melo> Perfeito! Neste curso, há muitos educadores interessados em aprender mais
16:03:01 <Rafaela_Melo> em trocar experiências
16:03:13 <BrunoForgiarini> Acho que falta material humano especializado e que possa atender a cada instituição educacional com projetos continuados e não esporádicos ou raros como acontece nesse Brasil a fora
16:03:21 <Leila> Parabéns aos palestrantes e espero novos debates. A educação precisa da tecnologia para alcançar os novos pensadores, que se fará , acredito, mais facilmente nas construções conjuntas.
16:03:24 <Woodsonfc> Obrigado wilkens, mais perguntas?
16:03:28 <gdcag> concordo plenamente!!!
16:03:47 <Priscila> Isso mesmo, Leila.
16:04:03 <gdcag> é necessário dar chances para quem quer se aprofundar e aperfeiçoar...
16:04:14 <marceloakira> Wilkens, qual a sua visão sobre a tecnologia? Ela é neutra? Como deve ser encarada pela educação?
16:04:15 <Rafaela_Melo> :D :D :D
16:04:26 <wilkens> dizer que as falas e projetos do professor Rafael muito me ajudaram na reflaxão que trago hoje aqui. Obrigado Rafael smile
16:04:34 <marceloakira> Wilkens e Rafael, alias.
16:05:00 <wilkens> Rafael, por favor
16:05:05 <RPezzi_CTA> alo
16:05:13 <AiltonAdriano> Pergunta para o Profº Rafael.....A Impressora 3D poderia ser vista como um bom ponto de partida para a inclusão da Robótica Pedagógica em nossas escolas ?
16:05:40 <wilkens> a <marceloakira> pergunta para nós dois: qual a sua visão sobre a tecnologia? Ela é neutra? Como deve ser encarada pela educação?
16:05:43 <RPezzi_CTA> AiltonAdriano: Sim! Impressora 3D open souce como projeto de robótica
16:05:48 <marceloakira> a frase do Freire é interessante: "para mim os computadores são um negócio extraordinário. O problema é saber a serviço de quem eles entram na escola."
16:06:18 <tiodocomputador> Wilkens, Rafael: oq vcs acham q falta para q as TIs sejam incorporadas de forma mais decisiva nas nossas escolas, sobretudo primarias e secundarias?
16:06:21 <Priscila> Sou tutora do curso de Mídias na Educação da Ufop e sempre levantamos essas questões em nossos chat.. mas confesso que o material apresentado foi de grande valia.
16:06:30 <RPezzi_CTA> A tecnologia é neutra? Pense numa faca, ela é neutra?
16:06:47 <RPezzi_CTA> está sempre a favor de quem a controla
16:07:03 <RPezzi_CTA> podemos comer ou cometer atrocidades com ela
16:07:22 <Dani_Re> metáfora interessante, RPezzi_CTA
16:07:49 <FlavioGalindo> muito interessante mesmo
16:07:53 <tiodocomputador> "não existe dúvida dq as máquinas já controlam o mundo, a pergunta é: quem controla as máquinas?" (Cibele Rizek-USP)
16:08:11 <RPezzi_CTA> Então, sobre a questão de quem o computador está a serviço, penso nos tablets nas escolas. Escrevi um texto sobre isto que coloquei no site do curso REA: http://curso.rea.ufg.br/rpezzi/analise-do-uso-de-tablets-em-programas-educacionais.pdf?view=true
16:08:15 <marceloakira> Rafael: você chegou no ponto que gostaria de levantar. O problema não é somente a viabilização de tecnologia nas escolas, mas sim, a criticidade que o Wilkens falou.
16:08:21 <wilkens> tiodocomputador - falta começar pelas pessoas, Não adianta instalar 10.000 labs de infformática sem que se priorize os sujeitos que irão usar essas ferramentas
16:09:00 <tiodocomputador> wilkens, perfeito, daí minha preocupacao em ter 90% dos profs aqui fugindo do Lab de Informatica
16:09:06 <gdcag> perfeito wilkens!!
16:09:14 <marceloakira> Rafael, gostei muito desse texto. O tablet é ruim, pois não incentiva a produção de conhecimento, mas sim o seu consumo :-\
16:09:23 <RPezzi_CTA> marceloakira: sim, por issto precisamos poder pensar as tecnologias
16:09:24 <AiltonAdriano> Concordo com o Profº Rafael em colocar a tecnologia como neutra, porém, acredito, e muito, que ela possa ser um instrumento extremamente favorável ao processo ensino-aprendizagem e contribuir violentamente com o déficits de aprendizagem que temos hoje em dia.
16:09:57 <RPezzi_CTA> AiltonAdriano: não disse que a tecnologia é neutra
16:10:04 <wilkens> sem que se deêm as condições mínimas para que todas se sintam envolvidos, aliás, esse é o problema maior, a falta d envolvimento a partir da valorização, formação continuada, etc dos atores principais do processos: profesores e alunos
16:10:07 <tiodocomputador> AiltonAdriano, discordo numa coisa: a TI nao é um instrumento de educacao, é uma revolucao sem precedentes
16:10:11 <RPezzi_CTA> ela pode vir a serviço de quem não está por perto
16:10:34 <Rafaela_Melo> É preciso pensar nas razões reais pelas quais os professores estão "fugindo" e que tipo de discurso se tem utilizado para "impor" aos professores que utilizem as tecnologias. Um deles é o da "reciclagem" que " o professor precisa se reciclar"
16:10:46 <Rafaela_Melo> o professor se sente um lixo
16:10:49 <Rafaela_Melo> é preciso pensar em outras estratégias
16:10:51 <wilkens> oerdi esse: marceloakira> Rafael, gostei muito desse texto. O tablet é ruim, pois não incentiva a produção de conhecimento, mas sim o seu consumo :-\
16:11:10 <tiodocomputador> Rafaela_Melo, é pra isso q to aqui :D
16:11:16 <wilkens> preciso desse texto, onde consigo? Ou é só uma frase? :p
16:11:32 <tiodocomputador> tb quero o/
16:11:42 <Woodsonfc> Rafael e Wilkes, o que vejo sempre é que iniciativas que não envolvam grandes somas de dinheiro que encha a "BURRA"  de muitos intermediários. Um exemplo que sempre  dou é o do Aerotrem que nunca é usado, nem divulgado como um modal para resolver o problema da mobilidade nas cidades! Como acha que podemos conseguir massa crítica e termos financeiros etc para fazer frente aos monopólios tecnológicos?!`(ver em http://diariodo
16:11:51 <marceloakira> wilkens: é só uma frase minha wink
16:11:53 <Woodsonfc> wilkens e RPezzi_CTA
16:11:58 <Clecio> Convordo com os amigos quando dizem que as tecnologias podem e devem ser utilizadas para mediar o conhecimento e as relações entre professor e aluno e aluno e professor
16:12:20 <AiltonAdriano> Me desculpe Profº Rafael, não percebi o sinal de interrogação ( ? )...kkk
16:12:39 <RPezzi_CTA> wilkens, o texto está aqui: http://curso.rea.ufg.br/rpezzi/analise-do-uso-de-tablets-em-programas-educacionais.pdf
16:12:42 <Clecio> porem..nunca utilizar tais tecnologias simplesmente para o uso pelo uso
16:13:03 <marceloakira> Clecio: boa complementação, é necessário uso crítico da tecnologia
16:13:10 <Woodsonfc> Reformulando o início: o que vejo sempre é que iniciativas que não envolvam grandes somas de dinheiro que encha a "BURRA"  de muitos intermediários são impedidos de progredir!
16:13:38 <Rafaela_Melo> <tiodocomputador> acredito que uma delas é pensar como articular o uso das tecnologias ao planejamento do professores... ao projeto pedagógico da escola como um todo. Não adianta ter as máquinas...
16:14:10 <wilkens> gente, sobre a questão do Akira digo o seguinte: a tecnologia não somente não é neutra, como pode servir para libertar ou alienar as pessoas...pensem no que eu falei sobre colonização tecnológica...agora pensem naquilo que a filosofia do software   livre/cultura livre está trazendo de libertação para as pessoas...é por aí que vai a nossa reflexão e a nossa prática
16:14:41 <tiodocomputador> Rafaela_Melo, ai q tq, to esperando a direcao da escola aqui marcar um HTPC sobre isso faz mais de 1 anos
16:14:56 <wilkens> amigos precisarei sair agora,se me permitem.
16:15:03 <tiodocomputador> mas como disse o Woodsonfc  iniciativas que não envolvam grandes somas de dinheiro que encha a "BURRA"  de muitos intermediários são impedidos de progredir!
16:15:12 <FlavioGalindo> até uma próxima prof. wilkens
16:15:18 <gdcag> informar, formar, instrumentalizar e dar condições para que as tecnologias façam parte efetiva do contexto educacional. É assim que vejo ...
16:15:19 <Woodsonfc> OK Wilkens, obrigado e parabéns
16:15:32 <Guest75162> O problema do preconceito que existe por parte de alguns professores é devido ao fato de verem a tecnologia com um fim e não como um meio para disseminar o conhecimento. A falta de apoio, o baixo o salário, a falta de incentivo e o excesso de cobrança, é que torna a tecnologia um problema a ser superado.
16:15:58 <grantd> tiodocomputador,  Eu acho que , assim como eu, tomar uma iniciativa que não precise envolver dinheiro e sim mobilização dos professores seria ja uma bela forma de iniciar
16:16:04 <AiltonAdriano> Parabenizo a todos os envolvido direta e indiretamente neste evento, aos colegas e em especial aos Profº Rafael e Wilkens.... para mim foi de grande valia a participação neste seminário, tenho a certeza que irá contribuir com o meu aprendizado na pós em Mídias na educação......Abraços !
16:16:14 <wilkens> quem quiser me encontrar deixei meu e-mail e twitter nos slides. Aliás, peço que baixem a apresentam, construam outras apresentações a partir dela e distribuam a vontade é 100% aberta :D
16:16:26 <tiodocomputador> Guest75162, excelente observacao
16:16:39 <Rafaela_Melo> Até a próxima, Lenon! E parabéns pela apresentação! =)
16:16:47 <Raimundasantos> Já estou ansiosa para próxima palestra. Adorei.
16:16:48 <bneves> atééé
16:16:49 <tiodocomputador> grantd, uma reuniao no HTPC nao envolve $$$, talvez por isso nao é marcada
16:16:51 <RPezzi_CTA> Pessoal, foi um prazer participar. Agradeço a adelma e o restante do pessoal da STIS pela oportunidade.
16:16:51 <bneves> e eu chegando no fim
16:17:11 <Jane_> Aplausos!!!!!!!!!
16:17:13 <Guest75162> Obrigada!
16:17:15 <tiodocomputador> prof wilkens obrigado
16:17:28 <grantd> tiodocomputador, ja buscou conversar com, primeira, professores interessados e se movimentarem por conta propria?
16:17:39 <wilkens> Obrigado <@Woodsonfc e até a próxima FlavioGalindo, minha amiga Rarafela Melo,  Dani_Re, Rafael e todos os demais..até a próxima :D,
16:17:42 <tiodocomputador> grantd, até com o prefeito
16:17:46 <Woodsonfc> A próxima palestra ainda não tem a data definida, mas parece que ocorrerá no dia 22/11, ou até antes dependendo da disponibilidade dos palestrantes
16:17:46 <Jane_> Muito obrigada e parabéns professores palestrantes!!!! Aplausos1!!!
16:18:03 <Raimundasantos> Aplausos!
16:18:03 <tiodocomputador> desinteresse total, exceto na hora de tirar foto pro jornal
16:18:49 <Clecio> pretendo tambem, utilizar esses recursos na escola onde leciono, com uma turma do EJA. Sei que os desafios seram enormes mas, temos sempre que acreditar, e começar a fazer a diferença apartir de nos mesmos..obrigado pela oportunidade de participar desta tão maravilhosa socialização de saberes
16:18:55 <tiodocomputador> pessoal preciso sair mas vou deixar no log o restante da conversa pra ler mais tarde, abraço a todos e obrigado pela conversa!
16:18:59 <gdcag>  smile excelentes exposições!!! Parabéns aos palestrantes!!!
16:18:59 <grantd> tiodocomputador, quem sabe redigir uma proposta e conversar com alguns professores, prefeito? este que não resolve mesmo se não tiver $$, nem todos é claro
16:19:12 <Rafaela_Melo> Eu que agradeço Rafael, pela ótima palestra! =)
16:19:13 <tiodocomputador> grantd, escrevi, ninguem leu
16:19:26 <tiodocomputador> abss a todos!
16:19:55 <LenoPinheiro> abs
16:20:03 <gdcag> abs
16:20:11 <Guest75162> Abraços à todos(as)! Gostei muito de interagir com vocês e debater um tema tão importante no contexto educacional.
16:20:11 <Guest65897> [16:08] Obrigada!
16:20:18 <paulosousa> abs, aplausos...foi muito bom obrigado a todos
16:20:27 <LenoPinheiro> Adorei o chat também. Excelente!
16:20:33 <Guest65897> Foi mesmo fabuloso.
16:20:36 <LenoPinheiro> parabéns ao grupo
16:20:43 <Woodsonfc> Aqueles que desejarem o certificado e ou desejar serem infomados sobre as próximas palestras, envie-nos um e-mail com seu nome completo, nickname, e nome da palestra que assistiram para o e-mail informado no site http://stis.textolivre.org/site/
16:20:44 <Woodsonfc> stis@textolivre.org
16:20:47 <ines_> Abraços.
16:21:03 <LenoPinheiro> ok. Mto obrigado pessoal
16:21:43 <Woodsonfc> Repetindo pq não custa informar: Aqueles que desejarem o certificado e ou desejar serem infomados sobre as próximas palestras, envie-nos um e-mail com seu nome completo, nickname, e nome da palestra que assistiram para o e-mail informado no site http://stis.textolivre.org/site/ stis@textolivre.org
16:22:36 <paulosousa> Obrigado, estarei enviando o email
16:22:49 <Woodsonfc> Lá tb disponibilizaremos o LOG da palestra para aqueles que desejarem rever! Repetindo pq não custa informar: Aqueles que desejarem o certificado e ou desejar serem infomados sobre as próximas palestras, envie-nos um e-mail com seu nome completo, nickname, e nome da palestra que assistiram para o e-mail informado no site http://stis.textolivre.org/site/ stis@textolivre.org
16:23:08 <FlavioGalindo> Obrigado!
16:23:25 <Jane_> Obrigada pelo evento online!  Até a próxima!
16:23:34 <Leila> Obrigada pessoal, valeu a cia na tarde de hj.
16:24:17 <joycefettermann> Adorei as palestras! Obrigada!
16:25:34 <Woodsonfc> disponibilizaremos o LOG da palestra no site do STIS para aqueles que desejarem rever! Repetindo pq não custa informar: Aqueles que desejarem o certificado e ou desejar serem infomados sobre as próximas palestras, envie-nos um e-mail com seu nome completo, nickname, e nome da palestra que assistiram para o e-mail informado no site http://stis.textolivre.org/site/ stis@textolivre.org
16:26:53 <Woodsonfc> O STIS agradece a presença de todos que repercutem esse trabalho!
16:27:24 <BrunoForgiarini> Obrigado! É sempre uma satisfação participar dos STIS.
16:27:59 <Woodsonfc> E nos prestigiam! A todos vocês nosso muito obrigado e desculpe os problemas! Podem fazer sugestões por esse e-mail tb!
16:28:54 <Dani_Re> obrigada a todos pela presença!
16:29:31 <joycefettermann> esse chat vai ficar gravado na página?
16:29:54 <grantd> joycefettermann, sim
16:30:04 <Dani_Re> vai sim
16:30:10 <Woodsonfc> Podem fazer sugestões de palestras ou palestrantes e ou críticas pelo e-mail stis@textolivre.org tb !
16:30:16 <Dani_Re> no site: http://stis.textolivre.org/site/
16:31:08 <Woodsonfc> disponibilizaremos o LOG da palestra no site do STIS  ( http://stis.textolivre.org/site/ ) para aqueles que desejarem rever
16:31:25 <joycefettermann> show!

Como citar este texto:

PEZZI, Rafael.  Apresentação do Centro de Tecnologia Acadêmica. In: STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec. Ano III, 2013. Disponível em: <http://stis.textolivre.org/site/index.php/artigos/12-stis/registros-das-palestras-logs/57-log-rafael-prezzi-e-wilkens-lenon>;. Acesso em: 27 fev. 2014.


ANDRADE, Wilkens Lenon Silva de.  Importância das ferramentas digitais Livres no cenário da Educação Aberta/Recursos Educacionais abertos. In: STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec. Ano III, 2013. Disponível em: <http://stis.textolivre.org/site/index.php/artigos/12-stis/registros-das-palestras-logs/57-log-rafael-prezzi-e-wilkens-lenon>;. Acesso em: 27 fev. 2014.

 

Todos os trabalhos aqui publicados estão licenciados segundo a Creative Commons

Creative Commons TL Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Based on a work at Texto Livre.