BUZATO, Marcelo E.K. Será que ler um robô desrobotiza um leitor?

BUZATO, Marcelo E.K. Será que ler um robô desrobotiza um leitor? In: Trab. linguist. apl. [online], vol.49, n.2, 2010. URL: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132010000200004&script=sci_arttext>. Acesso em 12/10/2012.

 

RESUMO

Discute a relação entre letramentos digitais e letramentos críticos com base nos conceitos de transcodificação cultural e dialogismo, de forma contextualizada por exemplos de interações entre o pesquisador e um agente de conversação automatizado disponível na WWW. Demonstra que esse tipo de interação pode ser considerada dialógica no sentido de colocar em evidência o 'povoamento' dos textos digitais por dois tipos vozes ou intenções discursivas: uma voltada para racionalidade e outra para a racionalização. Conclui que esse hibridismo de vozes pode ser corretamente aproveitado para uma educação crítica no sentido de desmontar oposições binárias entre tecnologia e cultura.

Palavras chave: letramentos digitais; transcodificação cultural; agentes de conversação automatizados.

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