MATTE, Ana Cristina Fricke. Um mergulho simulado nas profundezas do texto

MATTE, Ana Cristina Fricke. Um mergulho simulado nas profundezas do texto. Caderno Seminal Digital, ano 12, n.o 4, vol. 4, 2005, pp. 135-151. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_seminal/seminal04.pdf. Acesso em 27 de abril de 2019.

 

Introdução:

O presente trabalho tem o objetivo de sugerir uma abordagem prática da semiótica tensiva aplicando-a à análise de uma história infantil, Chapeuzinho Vermelho.

Procurou-se detalhar cada passo da análise a fim de permitir a melhor compreensão da proposta. A semiótica concebe a geração do sentido em três níveis: o fundamental, o narrativo e o discursivo, numa sequência que vai do mais abstrato, simples, geral e profundo ao mais concreto, complexo, específico e superficial. Para ilustrar essa estrutura, gosto muito da metáfora do lago: se o sentido fosse um lago, não poderíamos simplesmente mergulhar nele para conhecer seu equilíbrio; tal tarefa só poderia ser realizada com a observação cuidadosa da superfície, a fim de lá distinguir as cores e ondulações que lhe são próprias daquelas oriundas dos movimentos dos peixes e das diferenças de profundidade. Ou seja, a porta de entrada para o texto é o nível discursivo, o mais imediatamente acessível. O nível fundamental será percebido na análise do discursivo, onde aprendemos a relacionar cores claras e escuras a uma menor ou maior profundidade do lago, apreendendo assim a categoria de base do nível fundamental num mergulho simulado.

» Biblioteca comentada