MATTE, Ana Cristina Fricke. Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre.

MATTE, Ana Cristina Fricke. Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre. Coleção Texto Livre: Pensemeando o mundo. Pedro & João Editores: São Carlos, 2018. Disponível em https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/livroanaebook.pdf. Acesso em 05 de agosto de 2019..

Livro publicado em versão impressa e digital. A versão digital, em PDF e gratuita, pode ser baixada na página da editora, conforme o endereço acima, ou na página da coleção: http://textolivre.org/arquivos/colecaoTextoLivre/

COMENTÁRIO DA AUTORA: não é um livro de Semiótica teórica, mas de Semiótica Aplicada. O público alvo são professores de todas as áreas do conhecimento, de modo que muitos conceitos semióticos ou não foram aprofundados ou receberam uma explicação menos especializada. Destaque para os capítulos 3 a 5.

Sumário
Prefácio.....................................................................................................8
Começo de conversa...............................................................................16
Sobre a coleção.......................................................................................20
PARTE 1: Pensamentos................................................................................26
O que é Texto Livre?...............................................................................28
Capítulo 1.O lápis e o verbo......................................................................... 37
Capítulo 2.Professores rurais........................................................................ 47
Capítulo 3.Análise Semiótica da Sala de Aula no tempo da EAD................55
Capítulo 4.Semiose on-line: construção de sujeitos.....................................99
Capítulo 5.Cyberbullying: a (des)ordem da falácia.................................... 119
Capítulo 6.A identidade do jogador: gamificação na prática ......................151
Capítulo 7.O método Texto Livre: a metodologia do risco .........................175


» Biblioteca comentada