CASTRO, Carlos Henrique Silva de. As Culturas do Grupo Texto Livre

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. As Culturas do Grupo Texto Livre. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/2019/08/02/as-culturas-do-grupo-texto-livre-um-estudo-de-vies-etnografico-sob-a-otica-da-complexidade/. Acesso em 03 de agosto de 2019.

Livro baseado na tese de doutorado de Carlos Henrique Silva de Castro, na linha de pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (POSLIN/FALE/UFMG), orientado por Vera Menezes.

Índice
Prefácio...........................................................................................11
Sobre a coleção...............................................................................17
Capítulo 1.Introdução .......................................................................... 23
1.1. Da continuidade de um diálogo.............................................. 23
1.2. Uma introdução às culturas livres.......................................... 26
1.3. Parâmetros e contexto de trabalho.......................................... 32
1.4. Pistas para uma investigação: problematização...................... 40
1.5. Objetivos de trabalho.............................................................. 47
1.6. Estrutura do trabalho.............................................................. 47
Capítulo 2.Quadro teórico em que a pesquisa se insere...................... 51
2.1. Raízes Teóricas: conhecimento sob o ponto de vista
construcionista................................................................................ 51
2.2. Comunidades, práticas e as ideias construcionistas................ 57
2.3. Sistemas adaptativos complexos em um diálogo conceitual. . 66
2.4. Comunidades são sistemas adaptativos complexos................ 75
2.5. As comunidades de prática e os fractais................................. 79
2.6. Síntese de pressupostos teóricos............................................. 84
Capítulo 3. A etnografia como epistemologia..................................... 90
3.1. Das razões de se fazer e do histórico da etnografia................ 90
3.2. Fazendo etnografia, lendo culturas ......................................... 95
3.3. O significado e o contexto para a etnografia ........................ 102
3.4. Pontos relevantes como âncoras para as análises................. 106
3.5. Perseguindo a lógica de se fazer etnografia..........................111
3.6. Situando uma pesquisa holística...........................................119
Capítulo 4. Metodologia para um estudo etnográfico com dados
digitais............................................................................................... 126
4.1. Das escolhas e potencialidades ontológica, epistemológica e
metodológica................................................................................ 126
4.2. Do pesquisador, dos sujeitos e dos dados de pesquisa......... 132
4.3. Onde estamos e para onde vamos: três momentos de análise
...................................................................................................... 144
4.4. Ferramentas etnográficas: o legado de Spradley.................. 150
4.5. Entrevista para maior iteratividade....................................... 157
Capítulo 5.Taxionomia cultural do grupo Texto Livre ...................... 162
5.1. Primeiro Momento: Análise de domínios em busca de âncoras
de análise...................................................................................... 162
5.1.1.Motivações para a emergência do grupo Texto Livre..... 165
Ponto relevante 1: interação aluno e cultura livre.......... 172
Texto Livre: pensemeando o mundo
Ponto relevante 2: a extensão universitária para o diálogo
sobre cultura livre e educação com comunidades além da
universidade.................................................................... 174
5.1.2.O ambiente interativo do grupo Texto Livre................... 174
Ponto relevante 3: ferramentas de interação do TL........ 177
Ponto relevante 4: produção de SL................................. 178
5.1.3.Os objetivos do grupo Texto Livre................................. 179
5.1.4.A organização do grupo Texto Livre............................... 182
Ponto relevante 5: as relações interativas entre
comunidades do TL........................................................ 184
5.1.5.As emergências do grupo Texto Livre............................ 185
5.1.6.Apresentando as âncoras para as análises do Segundo
Momento.................................................................................. 189
5.2. Segundo Momento: miniturnês, as observações focadas..... 200
5.2.1.As culturas da CoP UNI003............................................ 201
5.2.1.1.Ambiente interativo e ferramentas de interação...... 204
5.2.1.2.Os atores e suas responsabilidades.......................... 210
5.2.1.3.As emergências proporcionadas na interação entre
membros da comunidade de tutores da UNI003................. 215
5.2.1.4.As emergências proporcionadas na interação entre
membros da comunidade de monitores da UNI003............ 226
5.2.1.5.As emergências proporcionadas na interação entre
membros das comunidades do TL e comunidades externas ao
TL ........................................................................................ 237
5.2.1.6.Os padrões emergentes da comunidade UNI003.... 247
5.2.2.As culturas da CoP EVIDOSOL ..................................... 251
5.2.2.1.Da emergência, objetivos, atores e práticas do
EVIDOSOL......................................................................... 253
5.2.2.2.Entrevista para elucidar pontos obscuros................ 265
5.2.2.3.Das comunidades de prática formadas pelos membros
do EVIDOSOL.................................................................... 281
5.2.2.4.A comunidade de prática proporcionada pelos
congressistas........................................................................ 286
5.2.2.5.Os padrões emergentes da CoP EVIDOSOL.......... 295
5.2.3.As culturas da CoP Revista Texto Livre......................... 298
6
As culturas do grupo Texto Livre
5.2.3.1.Dos objetivos da Revista Texto Livre e do diálogo
entre academia e cultura livre que sua CoP proporciona.... 300
5.2.3.2.Dos atores e das práticas da CoP Revista Texto Livre
............................................................................................. 307
Capítulo 6. Considerações finais....................................................... 314
6.1. Para a continuidade de um diálogo....................................... 314
6.2. Pontos Relevantes em um contraste teórico ......................... 317
6.3. O alcance dos objetivos geral e específicos.......................... 321
6.4. A cultura livre e os benefícios da interação do TL aos seus
membros ....................................................................................... 323
6.5. Das contribuições para a LA e das questões que ficam........ 325
APÊNDICE: Autorização para utilização de dados.......................... 343
ANEXO: Aplicativos desenvolvidos pelo TL ................................... 344

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