PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação
Autoria:
- Jardel Lucas Garcia
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de uso e produção de podcasts na educação pública brasileira no contexto do Ensino Médio (EM). Para isso, foi feita antes uma pesquisa bibliográfica para fundamentar as práticas aqui descritas,encontrando, por exemplo, em Freire (2013) uma categorização dos tipos mais comuns de uso de podcasts no âmbito educacional,sendo a tecnologia utilizada com diversos objetivos, como ampliar o espaço temporal da sala de aula, apresentar conteúdos,estimular a colaboração e interação, ampliar a produção de materiais educacionais, expressar vozes, comunicar, tornar recursos acessíveis, entre outros. Com base nisso, foi criado o Ato Zero Podcast, aqui considerado também um Recurso Educacional Aberto (REA), cujo objetivo foi documentar um projeto institucional maior, detalhar as suas etapas – servindo de base para futuras edições do projeto –, estimular a criatividade e a colaboração dos alunos e tratar de conteúdos curriculares de disciplinas do Ensino Médio. Até o presente momento, o Ato Zero Podcast tem seis episódios publicados sobre várias temáticas e continua em produção. Para ampliar ainda mais a experiência, foi desenvolvido outro REA que documenta e explica o processo de criação de um podcast com softwares gratuitos, mais uma contribuição deste trabalho para a comunidade. Conclui-se,portanto, que o podcast é uma poderosa e versátil ferramenta didática que traz acessibilidade, democratização, abertura e desburocratização quando há intencionalidade e preparação para seu uso e produção.
Palavras-chave: podcast, REA, educação, aprendizagem.
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Coordenação de Mesa:
- Jussara de Paula da Silva Moura