PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

Number of replies: 15

PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação

Autoria:

  • Jardel Lucas Garcia

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de uso e produção de podcasts na educação pública brasileira no contexto do Ensino Médio (EM). Para isso, foi feita antes uma pesquisa bibliográfica para fundamentar as práticas aqui descritas,encontrando, por exemplo, em Freire (2013) uma categorização dos tipos mais comuns de uso de podcasts no âmbito educacional,sendo a tecnologia utilizada com diversos objetivos, como ampliar o espaço temporal da sala de aula, apresentar conteúdos,estimular a colaboração e interação, ampliar a produção de materiais educacionais, expressar vozes, comunicar, tornar recursos acessíveis, entre outros. Com base nisso, foi criado o Ato Zero Podcast, aqui considerado também um Recurso Educacional Aberto (REA), cujo objetivo foi documentar um projeto institucional maior, detalhar as suas etapas – servindo de base para futuras edições do projeto –, estimular a criatividade e a colaboração dos alunos e tratar de conteúdos curriculares de disciplinas do Ensino Médio. Até o presente momento, o Ato Zero Podcast tem seis episódios publicados sobre várias temáticas e continua em produção. Para ampliar ainda mais a experiência, foi desenvolvido outro REA que documenta e explica o processo de criação de um podcast com softwares gratuitos, mais uma contribuição deste trabalho para a comunidade. Conclui-se,portanto, que o podcast é uma poderosa e versátil ferramenta didática que traz acessibilidade, democratização, abertura e desburocratização quando há intencionalidade e preparação para seu uso e produção.

Palavras-chave: podcast, REA, educação, aprendizagem.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Jussara de Paula da Silva Moura

274 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá, participantes do XVI CILTEC-Online !
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento.
Inicialmente, quero parabenizar o autor Jardel Lucas Garcia pelo desenvolvimento do trabalho aqui apresentado👏👏
E para começar o nosso debate, gostaria de saber do autor qual foi a motivação de fazer determinada temática?
77 palavras

55 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Ester De Souza Batista Correa -
Olá, bom dia, muito interessante a temática de vocês, gostaria de saber qual o ponto forte dessa modalidade.

18 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Lohaine Miguez Martins -
Olá, congressistas, autor e coordenadora de mesa!! Desejo que sejam todos muito bem-vindos ao XVI CILTec-Online!

Abraços.

17 words

In reply to Lohaine Miguez Martins

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Lohaine!
Obrigada.

2 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Olá, bom dia. Artigo de temática potente para discussão sobre colaboratividade, uso de tecnologias na sala de aula, interessante como esse formato de mídia oferece inúmeras possibilidades de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

35 words

In reply to Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Ione!
Concordo com suas contribuições o PodCast surge como uma tecnologia alternativa com enorme potencial para ser utilizada a serviço do processo de ensino e aprendizagem. O educando pode acessar as informações disponibilizadas pelos educadores e baixá-las no dispositivo móvel, podendo utilizá-la onde e quando quiser.
E continuando o assunto gostaria que o autor nos contasse qual foi a sua motivação para o tema?

64 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Mayara Xavier Vito Pezarino -
Gostaria de parabenizar o autor pela temática! Realmente o podcast chegou dominando o ambiente digital, fator que pode ser comprovado com os inúmeros podcasts que vêm surgindo. Apesar de ainda existir certa resistência no que diz respeito ao uso das ferramentas digitais no contexto escolar, espero que esse recurso domine também o ambiente educacional.

54 words

In reply to Mayara Xavier Vito Pezarino

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Estamos no segundo dia do congresso,cheio de trocas de conhecimento e aprendizado.
Ao autor parabéns novamente por esse trabalho.
E continuando o assunto gostaria que o autor nos contasse qual foi a sua motivação para o tema?

38 words

In reply to Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos nesse terceiro dia de congresso a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeça a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
E convido a todos presente a prestigiar esse trabalho escrito pelo autor.

53 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Leonardo Jardim Borges -
Olá! Parabenizo o autor pela escolha do tema e abordagem. Acredito que as possibilidades de apoio educacional por meio dos podcasts são múltiplas. Sou um adulto que aprendeu a escutar podcasts e não largou mais, tento incluí-los nas minhas práticas pedagógicas e percebo como é um recurso estremamente útil no mundo moderno. Tendo em vista principalmente o achatamento do tempo com nossos afazeres diários, um podcast nos permite estar em outros lugares e ao mesmo tempo aprendendo algo novo. Um podcast que utilizei muito durante meu percurso como pesquisador foi o Projeto Quirino. Um podcast incrível com o olhar afro-centrado para a história do Brasil. Recomendo muito! Agradeço o compartilhamento dessa pertinente pesquisa.

113 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá, Jardel! Parabéns por seu trabalho. Gostei bastante a maneira como você explorou o papel de podcasts para uma aprendizagem significativa. É notável que essa tecnologia tecnologia oferece uma gama de possibilidades para o contexto educacional, e também para além dele, em cenários formais e informais. Além disso, destacar a natureza democrática e acessível do podcast como Recurso Educacional Aberto (REA) é crucial, evidenciando seu potencial tanto na produção quanto no consumo de conhecimento. Portanto, vejo também como uma grande contribuição para explorar também os letramentos de nossos alunos e abrir espaço para o fomento de outras práticas de letramento, como o digital.
Assim, reflito de que maneiras podemos buscar superar as barreiras existentes na implementação de podcasts em diferentes contextos educacionais, especialmente considerando a necessidade de formação docente para tal, de modo a garantir que tal recurso atinja seu potencial transformador no processo de ensino-aprendizagem.

146 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Gérson Bruno Forgiarini de Quadros -
Olá!

Inicialmente gostaria de parabenizar o autor pela temática e sua relevância para o contexto educacional. Pensar o uso de Podcasts no ensino resulta é uma ótima estratégia para gerar engajamento. Hoje em dia, nós podemos ver esse tipo de mídia ganhando cada vez mais audiência em canais do Youtube e os seus cortes. Como um programa de auditório, um podcast resulta em uma ferramenta de produção de conteúdo crítico, uma vez que os temas que levam a cabo, buscam promover o diálogo, compreensão e aprofundamento sobre os mais variados assunto. Eu gosto de pensar que simuar podcasts como forma de apresentação de trabalhos na escola pública forneça uma espécie de protótipo didático para promover o desenvolvimento das mais variada habilidades cognitivas, como a linguística, por exemplo. Gostei da abordagem apresentada pelo autor e as contribuições sugeridas no estudo.

Grande abraço e sucesso!

143 words

In reply to Gérson Bruno Forgiarini de Quadros

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeço a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
Agradeço imensamente a toda equipe que organizou o evento.
Forte abraço a todos e até breve!
Jussara

53 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Clélio Rodrigo Paiva Rafael -
Ótimo trabalho! A versatilidade do podcast proporciona que possam ser integrados de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem de váriAS maneiras.

21 words

In reply to First post

Re: PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO: múltiplas possibilidades de uso e produção na educação - Autoria: Jardel Lucas Garcia

by Nora Vaz de Mello -
Olá Jardel, parabéns pelo seu trabalho. Atualmente o uso de Podcast enriquece muito o ensino, interação e comunicação. Gostei das dicas e que este trabalho continue a dar bons frutos.

30 words