EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

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EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores

Autoria:

  • Tielle Alves Souto
  • Silvane Aparecida Gomes
  • Fábio dos Santos Coradini

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das políticas públicas de formação inicial e continuada de professores na integração das tecnologias digitais na educação. Além disso, busca avaliar o progresso em direção às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024 em relação à qualificação dos professores em nível de Pós-graduação e formação continuada.O estudo apresenta também as políticas públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e suas contribuições sobre o assunto. Foram utilizados dados estatísticos referentes à qualificação dos professores da educação básica, com ênfase na comparação entre os números de 2017 e 2019, a fim de verificar o progresso em direção às metas estabelecidas pelo PNE. Analisou-se o Projeto Conectados, implantado em escolas do Estado do Paraná em 2016, com foco na avaliação da infraestrutura e na adesão das escolas a essa iniciativa. A análise do Projeto Conectados revelou que a adesão foi considerada boa por 95% das escolas participantes,mas desafios relacionados à infraestrutura e recursos financeiros foram identificados. Em um mundo cada vez mais digital, a interconexão entre educadores, tecnologia e alunos é essencial para proporcionar uma educação de qualidade e preparar as gerações futuras para os desafios da sociedade digitalizada.

Palavras-chave: tecnologias digitais, formação de professores,políticas públicas, projeto conectados.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa: 

  • Lohaine Miguez Martins

267 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Lohaine Miguez Martins -
Olá, congressistas do XVI CILTec-Online!

Eu sou a Lohaine Miguez, membro da comissão organizadora, e estou aqui para recepcioná-los. Desejo que sejam todos muito bem-vindos

Apreciem, leiam e se informem com o trabalho "EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores" (de autoria de Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini), que trata de assuntos tãos caros para nós, profissionais da educação. 

Fiquem a vontade para comentar, discutir sobre o trabalho e interagir.

Ótimo congresso a todos.
Abraços.

87 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Tielle Souto -
Olá pessoal,

É um prazer poder apresentar nosso trabalho e ter esse espaço de discussão. Muito obrigada pelas Boas-vindas Lohaine.

Fiquem à vontade para fazerem comentários e compartilharem conhecimentos conosco. Vai ser um prazer.

Abraços, Tielle

36 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Silvane Gomes -
Olá, Lohaine Miguez e demais congressistas!
Sejam bem-vindos e esperamos sim, que apreciem não somente nosso artigo, mas todos os demais.
Nosso artigo é fruto de nossas práticas e por isso, esperamos contribuir de alguma forma.
Comentem sim e perguntem também.

Excelente congresso a tod@s!


Abraços,

46 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Fábio dos Santos Coradini -
Obrigado pelas boas vindas Lohaine.

O CILTEC foi um evento lindo ... pena que estamos nos despedindo.

Abraços,

Fábio Coradini
 

20 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Lohaine Miguez Martins -
Eu gostaria de perguntas a vocês, autores, quais seriam as principais dificuldades relacionadas a infraestrutura (em relação a aplicação do projeto que vocês citam no artigo) que seriam as mais marcantes.

31 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Silvane Gomes -
Lohaine, obrigada pela pergunta!
A maior dificuldade de implantação de projetos na educação básica em escolas públicas é a conectividade. Depois vem a questão de equipamentos e em seguida: mudar a cultura estabelecida de que conectar é somente para jogar, sendo que é possível aprender e aprender muito.

48 words

In reply to Silvane Gomes

Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Fábio dos Santos Coradini -

Olá Lohaine e Silvane. 

São nestes entraves que trazemos para o debate a política de acesso a internet, visto que a pandemia deixou público a ausência de preocupação com o acesso a quem precisa, a comunidades afastadas dos centros urbanos e também as problemáticas de acesso nos centros urbanos. 

Abraços, 

Fábio Coradini

 

52 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Mario Marcos Lopes -
Olá Tielle, Silvane e Fábio.

Como surgiu a parceria entre os três autores para a escrita desta pesquisa e participação neste evento?
Abraços

Mario

24 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Fábio dos Santos Coradini -

Bom Dia Mario, tudo bem?

Atuamos juntes em muitas frentes, porém hoje, cada um trabalho em uma vertente de pesquisa, a Silvane sempre trabalhou com Formação de Professores, inclusive na pesquisa da sua tese, além de ser professora educação básica, a Tielle é professora do EJA e estuda no doutorado políticas educacionais de formação e eu estudo no meu doutorado cibercultura. 

Juntes integramos interesses e buscamos no campo da formação, discutir questões de formação no digital que até hoje, mesmo com as claraevidências na pandemia, ainda precisam serem reforçadas, aplicadas e ressignificadas como um processo aliado a formação e desenvolvimento de novas práticas envolvendo o digital e a sala de aula. 

Abraços, 

Fábio Coradini

114 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Tielle Souto -
Boa noite Mário,

O Fábio te respondeu muito bem sobre nossa parceria. Além disso, compartilhamos como pesquisadores e amigos todas as questões que vivenciamos diante das exigências e dificuldades na formação inicial e continuada de professores. Trocamos conhecimentos, e também angustias em relação às questões que permeiam nossos focos de pesquisa.

Obrigada pela pergunta,
Abraços

55 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Tânia Beatriz Da Silva Oliveira -
Bom dia! Parabenizo o trio pela temática, já que na contemporaneidade estamos cercados pelo universo onlife e na educação isso não é diferente.
Gostaria de saber de vocês, quais ações amenizariam os desafios que vocês encontraram para que haja o letramento digital na formação de professores?

46 words

In reply to Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Fábio dos Santos Coradini -

Olá Tânia. 

O letramento digital, assim como a cultura no digital, só acontece com ambiências formativas capazes de mostrar na prática aos professores as gigantes possibilidade de uso do online na sala de aula e vice-versa, em especial buscando desmistificar que pensar em metodologias outras e práticas de aulas diferenciadas é trabalhoso, aplicando assim um olhar formativo e formador, quando professor e aluno se formam juntos em uma ambiência construída pela prática. 

Abraços, 

Fábio Coradini

 

75 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Pedro Santana -
boa tarde, pessoal.

parabéns pelo texto e pela temática.
mas honestamente, gostaria de dizer que temos que levar as informações públicas por órgãos oficiais do estado do Paraná um grau de ceticismo. aqui tem uma onda neoliberal de colocar aplicativo para todas as matérias.,e que na prática só geram uma demanda a mais de trabalho e que não traz a tecnologia de modo a aprimorar o aprendizado só por estarem ali.

Atualmente, trabalho com os estagiários nas escolas estaduais. eles estão indo para escola para trabalhar com a tal da plataforma inglês Parana. o estado  demanda que professores apliquem um conteúdo completamente aquém a realidade dos alunos,, com um material preparado de baixissoma qualidade. não tem nem a ver com a bncc... coloca os códigos lá só para falar que tem mas nada conversa com nada. 


defendo fortemente que pensar em tecnologia na formação de professores implica pensar de que modo isso estava promovendo a desqualificação dos profissionais 

158 words

In reply to Pedro Santana

Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Fábio dos Santos Coradini -

Olá Pedro. 

Concordo com você, e destaco na sua fala " ... onda neoliberal de colocar aplicativo para todas as matérias,e que na prática só geram uma demanda a mais de trabalho", justamente porque esse processo político de inovação atropela questões que nós professores precisamos pontuar sempre, que é o processo educativo e suas demandas. 

A tecnologia precisa ser revisitada a todo momento, e pensanda como politica aliada a o desenvolvimento formativo do aluno e formador do professor, senão ela se torna apenas uma ferramenta neoliberal, que busca alimentar uma rede de trabalho excessivo para fins de dados fantasiados e que desmascaram nosso trabalho e a realidade das escolas. 

Abraços, 

Fábio Coradini

112 words

In reply to Pedro Santana

Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Silvane Gomes -
Pedro, Fábio já o respondeu mas, eu quero comentar "defendo fortemente que pensar em tecnologia na formação de professores implica pensar de que modo isso estava promovendo a desqualificação dos profissionais " , uma das questões mais desqualificadoras dos profissionais da educação é a permanência do currículo de formação sem muitas alterações há mais de 30 anos. É preciso adequar os currículos formativos e preparar os profissionais para implementações em sala de aula; outra questão antiga é a desmotivação, que passa pelos baixos salários e em alguns estados sem planos de carreira.

Um abraço,
Silvane

95 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Tielle Souto -
Olá Pedro,

Vivencio muitas questões apontadas por você, e concordo que, exigir essa uso das tecnologias sem uma adequação do espaço, conhecimento e possibilidades, dificulta mais o trabalho do professor. Temos várias questões que são importantes de serem destacadas nessa sua fala: uma formação mais adequada dos professores, valorização do trabalho e menos exigências burocráticas nas escolas, ambiente que tenha espaço e equipamentos adequados, e políticas públicas que estejam mais próximas da realidade de cada escola.

Abraços

77 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde,
Muito interessante e importante trabalho. Os novos paradigmas da educação, tecnologia e políticas públicas.

16 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Olá, Lohaine!

Muito interessante e relevante seu trabalho. De fato, é necessário que se tenha essa interconexão entre os pares e os artefatos digitais para podermos pensar uma educação outra, voltada para o mundo interconectado em que vivemos. Muito interessante o Projeto Conectados.

43 words

In reply to Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Tielle Souto -
Boa noite Ione,

Obrigada pelo comentário. O Projeto Conectados apresentou várias possibilidades de formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais na educação. Mas podemos perceber também que houve a necessidade de adaptações e mudanças para que ele atendesse às demandas e características do público alvo.

Abraços

49 words

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Re: EDUCADORES DIGITAIS: uma análise sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores - Autoria: Tielle Alves Souto; Silvane Aparecida Gomes; Fábio dos Santos Coradini

by Lohaine Miguez Martins -
Olá, pessoal! Saudações ciltequianas!

Hoje é o nosso último dia de congresso e eu estou passando por aqui para parabenizar a todos por essa troca linda de conhecimento. Foi um prazer participar dessas discuções com vocês.
Autores, obrigada pela interatividade de vocês e por expor esse magnífico trabalho.

Ainda da tempo de aproveitar o ambiente nesse restinho de congresso. Vamos juntos?

Abraços!!

62 words