ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

Número de respostas: 19

ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico

Autoria:

  • Jussara de Paula da Silva Moura
  • Cristiana Barcelos da Silva

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

Os impactos gerados para diversos segmentos da sociedade e o isolamento social emergencial causado pelo vírus da COVID-19, que até o momento a única forma de conter a doença seria o isolamento,somaram-se e interromperam o processo de ensino e aprendizageme m escala global. O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação docente considerando condições, limites e principalmente desafios que o docente enfrentou na educação no contexto da pandemia deCOVID-19 no que diz respeito da preparação e formação continuidade professores para o uso das Tecnologias Digitais como ferramentas inovadoras para prática educacional pedagógica. De modo geral, se faz necessário a reflexão sobre as condições de trabalho e aprendizagens de nossos educadores, um dos impactos da pandemia foi a necessidade de repensar sobre as estruturas e funcionamento escolar. Apoiou-se numa abordagem qualitativa de natureza bibliográfica com autores renomados no assunto. Concluímos que a educação a distância sugere a necessidade de investimentos significativos na implementação de políticas educacionais que preparem os professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, juntamente com uma formação continuada, pois esse é um aspecto fundamental para a implementação de ações na valorização docente para o crescimento e desenvolvimento humano,considerando que docentes qualificados fazem diferença na formação identitária,visto que é um aspecto fundamental e significativo para implementação de ações de valorização docente

Palavras-chave: COVID-19, docência, tecnologias digitais,pandemia.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa: 

  • Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

274 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Prezados participantes,

É com grande entusiasmo que inauguro o Fórum de Apresentação de Trabalho sob o título "ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO PERÍODO PANDÊMICO." Como coordenadora desta mesa, é uma satisfação conduzir as discussões sobre docência e o uso das tecnologias digitais em um recorte temporal durante a pandemia.

O trabalho que será apresentado, é de autoria de Jussara de Paula da Silva Moura e Cristiana Barcelos da Silva, enquadrado na modalidade de artigo e inserido na trilha Educação e Tecnologia.

O resumo do trabalho destaca sobre a formação docente considerando condições, limites e principalmente desafios que o docente enfrentou na educação no contexto da pandemia deCOVID-19 no que diz respeito da preparação e formação continuidade professores para o uso das Tecnologias Digitais como ferramentas inovadoras para prática educacional pedagógica.

Convido a todos os participantes a se envolverem ativamente nas apresentações e debates, contribuindo para o enriquecimento mútuo de nossas reflexões.

Convido os autores a apresentarem o trabalho, suas motivações e inquietações como pesquisadores.
E os demais participantes a conduzirem o diálogo a partir de suas impressões iniciais sobre a temática, sua viabilidade de discussão e relevância social.
Quais os pontos fortes discutidos no texto?

Que nossas discussões sejam produtivas. Até breve.

209 palavras

Em resposta à Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Gerviz!
Agradecemos pelas felicitações pelo trabalho e pela disponibilidade em coordenar essa troca de ideias que acontecerá por aqui!
E nossa motivação foi ter passado essa experiência como professoras atuantes no período pandêmico e estar presenciando as dificuldades dos professores diante do uso da tecnologia digital.

46 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, colegas. Parabéns pela pesquisa de extrema relevância!
Sabemos que a pandemia trouxe inúmeros novos desafios para os educadores, incluindo a utilização de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Minha grande inquietação é: será que realmente aprendemos algo neste período tão difícil? Vi muitos movimentos para ensinar os professores a utilizarem essas tecnologias naquelas condições, mas hoje não vejo, não com tanto entusiasmo, o incentivo à formação continuada para o aprimoramento desses profissionais em relação às competências digitais. Qual a opinião de vocês, enquanto pesquisadoras, em relação a isso?

90 palavras

Em resposta à Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Relevante discussão Eduarda. O que poderia inviabilizar o uso dessas tecnologias? Competência digital é uma das competências gerais da base, estamos "negligenciando" o uso dessa competência ou não temos condições de executa-la?

32 palavras

Em resposta à Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Maria Eduarda!
Agradecemos por participar das discussões sobre nosso artigo!
O papel dos professores diante das novas tecnologias é formar cidadãos críticos,os docentes precisam dispor de metodologias inovadoras e abrir o processo de conteúdo para saber o que usar frente ao universo enorme de tecnologias.Mas infelizmente muitos professores estão engessados e seus processos ainda são mecânicos, centralizados com mínima ou nenhuma conexão com o ambiente externo à sala de aula ou seja uma formação continuada.

75 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Luciana de Oliveira Silva -
Olá pessoal, parabenizo as autoras pelo desenvolvimento do artigo. É uma proposta atual e que nos faz pensar na nossa formação e atuação enquanto educadores, todas as limitações impostas pela pandemia tornou-se real o que todo educador já deveria está fazendo, usar das tecnologias digitais para desenvolver suas aulas, não tem como pensar em aulas "tradicionais" se o mundo gira em torno das tecnologias.

64 palavras

Em resposta à Luciana de Oliveira Silva

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Luciana!
Sim, o texto aqui expostos,  nos remetem a pensar que é possível traçar um novo paradigma para a educação que possibilite aos docentes, em suas práticas em sala de aula, rever suas competências e habilidades para lidar com as Tecnologias da Informação e Comunicação como suportes didático-pedagógicos para ensinar e aprender, de forma virtual, atitudes hoje indispensáveis ao “Ser” professor .

62 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
E gostaria de convidar a todos a ler meu artigo e de grande importância e discussão sobre formação continuada de professores, no Brasil, pautando-se no percurso histórico, social e epistemológico marcado por variadas concepções no âmbito da educação.

38 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Poderia nos indicar o nome do artigo e plataforma, Jussara?

10 palavras

Em resposta à Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Gerviz!
Um seria esse que estamos participando e o outro tenho certeza que vai gostar :EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS NECESSIDADES ESPECIAIS: uma análise bibliométrica

29 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Relevante sua observação Jussara, esse "engessamento" ocorre justamente pelo não acompanhamento dos profissionais ao mundo externo, alguns ministram aula como se as habilidades e competências estivessem engavetados em uma apostila.

30 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Luis Filipe Grael Tinós -
Olá!

Muito interessante e importante a abordagem da pesquisa. Realmente, docentes tiveram que rever suas práticas e trabalhar de forma aliada à tecnologia para que os processos de ensino e aprendizagem pudessem ocorrer durante o período da pandemia.

Eu, como profissional da área da tecnologia, vejo o potencial que as ferramentas podem proporcionar em diversas esferas e acredito que os profissionais da área acadêmica podem e puderam utilizar a tecnologia como aliada não, apenas, durante a pandemia, mas, também, em outros períodos, como ferramentas de auxílio à aplicação de metodologias ativas e conteúdos complementares que favorecem o aprendizado no ensino superior, por exemplo. Por mais que a tecnologia já estivesse sendo usada em ambientes virtuais de aprendizado, a reformulação de aulas e a prática da metacognição pelos docentes durante o período da pandemia para que o conteúdo pudesse ser adaptado à realidade da época possibilitou a percepção e adoção de novas perspectivas do ensino aliado à tecnologia.

Parabéns pela pesquisa!

160 palavras

Em resposta à Luis Filipe Grael Tinós

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Luís!
Obrigada pelas considerações,concordo com você.
A presença da tecnologia em sala de aula pode trazer uma série de benefícios para o ensino. Por exemplo, a tecnologia pode ajudar a personalizar a aprendizagem, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Ela também pode aumentar o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e relevante para eles.Além disso, a tecnologia pode fornecer novas ferramentas para a criação de conteúdo e a colaboração entre os alunos. Com a ajuda de aplicativos e plataformas digitais, os alunos podem trabalhar em projetos em grupo, criar apresentações multimídia e produzir vídeos educacionais.
Desse modo que temos que pensar na inovação e os professores se atualizarem diante dessa ferramenta digital.

124 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Gerviz Fernandes de Lima Damasceno -
Jussara, para além do uso em sala de aula, o que se percebe é um afastamento entre o cotidiano e o uso das tecnologias para o favorecimento da expansão da aprendizagem. Percebe-se, por exemplo, nas formações continuadas de professores, o pouco uso desses recursos.

44 palavras

Em resposta à Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Em resposta à Primeiro post

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Olá, Gerviz!

Muito boa a sua iniciativa de refletir sobre esse momento. De fato, muitos foram os desafios que nos acometeram nesse período, mas acredito também que foi um momento para pensarmos significamente o uso pedagógico das tecnologias digitais e perceber seu lugar na sociedade contemporânea. Abraços!

47 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Gérson Bruno Forgiarini de Quadros -
Olá!

Tema bastante pertinente para o período que vivemos recentemente. Gostaria de compartilhar uma reflexão sobre a pandemia e as tecnologias. Da mesma forma que se discute a relevância do desenvolvimento tecnológico para os diversos setores e áreas do conhecimento, a pandemia da Covid-19 escancarou uma questão cultural e educacional histórica no Brasil: a pouca qualificação frente ao uso de tecnologias digitais na educação. Por anos eu achava que a grande maioria dos docentes tinha uma razoável para boa habilidade no uso das funções comunicativas de computadores e smartphones. Mas o que estava mais evidente era a falta de estrutura, logística e apoio pedagógico das instituiçoes de ensino e governos. Em pleno século XXI, ainda temos fortes carências de infraestrutura de internet. Atualmente, muitas escolas possuem laboratórios de informática absurdamente sucateados e em desuso. Nem comento o histórico desestímulo de uso criativo de ferramentas digitais. Na pandemia tivemos os mais variados tipos de problemas e um resultado bem comum: a exclusão digital, a falta de preparo para uma modalidade de educação híbrida na prática, poucas iniciativas e interesse de alguns professores. O resultado foi devastados e ainda levará um tempo para recuperarmos o que foi perdido em termos de desenvolvimento cognitivo. Dadas as considerações sobre o tema, cabe destacar ainda que surgiu em alguns lugares (sem generalizar) uma forte rejeição ao ensino 'REMOTO' (que foi muito confundido confundida com a EAD e sua impopular reputação). O que deixo aqui é essa reflexão sobre de que modo se pode pensar uma educação digital mais inclusiva e menos excludente, mais humana e menos inflexiva. Necessidamos repensar propostas de formação continuada e voltada para educadores, além de requisitar estímulo e apoio para que se desenvolva uma cultura que favoreça o pensamento crítico e desenvolvimento das competências e habilidades das pessoas para o exercício da cidadania.

Grande abraço e sucesso!

306 palavras

Em resposta à Gérson Bruno Forgiarini de Quadros

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada pela contribuição!

3 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico - Autoria: Jussara de Paula da Silva Moura; Cristiana Barcelos da Silva

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeça a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
Além disso, gostaria de meu reconhecimento especial a coordenadora que permaneceram ao meu lado, liderando o Grupo de Trabalho.
Agradeço imensamente a toda equipe que organizou o evento.
Forte abraço a todos e até breve!
Jussara

72 palavras