ATUAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: uma análise do ensino e aprendizagem no período pandêmico
Autoria:
- Jussara de Paula da Silva Moura
- Cristiana Barcelos da Silva
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
Os impactos gerados para diversos segmentos da sociedade e o isolamento social emergencial causado pelo vírus da COVID-19, que até o momento a única forma de conter a doença seria o isolamento,somaram-se e interromperam o processo de ensino e aprendizageme m escala global. O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação docente considerando condições, limites e principalmente desafios que o docente enfrentou na educação no contexto da pandemia deCOVID-19 no que diz respeito da preparação e formação continuidade professores para o uso das Tecnologias Digitais como ferramentas inovadoras para prática educacional pedagógica. De modo geral, se faz necessário a reflexão sobre as condições de trabalho e aprendizagens de nossos educadores, um dos impactos da pandemia foi a necessidade de repensar sobre as estruturas e funcionamento escolar. Apoiou-se numa abordagem qualitativa de natureza bibliográfica com autores renomados no assunto. Concluímos que a educação a distância sugere a necessidade de investimentos significativos na implementação de políticas educacionais que preparem os professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, juntamente com uma formação continuada, pois esse é um aspecto fundamental para a implementação de ações na valorização docente para o crescimento e desenvolvimento humano,considerando que docentes qualificados fazem diferença na formação identitária,visto que é um aspecto fundamental e significativo para implementação de ações de valorização docente
Palavras-chave: COVID-19, docência, tecnologias digitais,pandemia.
Leia o trabalho completo aqui.
Coordenação de Mesa:
- Gerviz Fernandes de Lima Damasceno