A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

Número de respostas: 14

A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica

Autoria:

  • Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira
  • Flávia Lopes Barbosa Siqueira
  • Eliana França Crispim Luquetti

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

Este trabalho visa fomentar reflexões acerca do perfil cognitivo do leitor contemporâneo pertencente à Era da ubiquidade. Nesse sentindo, contando com os fundamentos teóricos de Santaella (2013), Policarpo e Santaella (2018), Lévy (1999), Franco (2016), Libâneo (1990), Demo (2008) entre outros, objetiva-se discutir os impactos dessa era sob a perspectiva pedagógica, de modo que seja possível consolidar diálogos entre a educação e as novas tecnologias. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de referenciais bibliográficos, buscou-se relacionar a leitura, enquanto prática social, ao perfil cognitivo constituinte do leitor contemporâneo, bem como aos aspectos e características pertencentes aos conceitos de ciberespaço, cibercultura e ubiquidade, afim de que torne-se viável reanálise das práticas docentes diante do novo cenário. Sabe-se que as práticas pedagógicas atendem às demandas sociais, nesse sentido, é relevante que a discussão em relação ao novo modelo social movido pela ubiquidade ultrapasse o campo teórico e chegue, de fato, à sala de aula. Evidenciou-se, portanto, a urgência de refomulações pedagógicas que acompanhe a realidade contemporânea dos discentes no que diz respeito à leitura, aos objetivos e competências impostos pela escola para o desenvolvimento dessa prática social, reconhecendo o caráter inovador e transformador das tecnologias digitais e suas implicações na educação e no educando.

Palavras-chave: leitor contemporâneo, ubiquidade, tecnologias digitais, docente.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Nestor Barbosa de Oliveira Junior

262 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Olá, tudo bem?
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao CILTEC-Online 2023!
Sou o prof. Nestor B Oliveira Júnior, coordenador da mesa virtual.
Esse será nosso espaço de diálogo durante os dias do evento.
Sintam-se a vontade para perguntar, compartilhar, elogiar e contribuir com o trabalho apresentado.
Que sejam dias de alegria e muito conhecimento!

53 palavras

Em resposta à Nestor Barbosa de Oliveira-Junior

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Alexsandro Rosa Soares -
Obrigado, professor! Assim espero.

4 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Olá, me chamo Ione Araújo. Gostaria de parabenizar as autoras pela escrita do texto e relevância temática. Pesquiso na área de educação voltando-se para práticas de leitura nas redes sociais e logo quando vi o nome do artigo fiquei curiosa para poder realizar a leitura. É muito importante que tenhamos essa compreensão sobre o perfil desse novo leitor para podermos adequar as práticas de leitura e as práticas educativas. Durante o meu tcc investiguei o perfil do leitor que para a "época" [2018-2019] estava mais em recorrência, como tudo muda muito rápido no mundo em conexão, agora imerge o leitor ubíquo, muito interessante.

103 palavras

Em resposta à Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, Ione. Agradeço pela devolutiva positiva a respeito da nossa pesquisa.
Nossa relação com a leitura tem sido fortemente transformada com os avanços tecnológicos e digitais. Nosso intuito om esta pesquisa é justamente levantar discussões acerca dessas transformações e como pensá-las no contexto pedagógico, visto que, muito embora a leitura não fique limitada à sala de aula, a maior parte do trabalho para o desenvolvimento das competências em relação ao processo de ler é realizado na escola, certo? Acreditamos que seja muito importante compreender esse cenário para a execução de práticas pedagógicas que vão ao encontro das necessidades do mundo contemporâneo.

101 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Prezadas autoras,

Parabéns pelo trabalho de excelência, é nítido ver o cuidado e esmero com o texto, entrelaçando bases teóricas com muita clareza.

É muito oportuno o diálogo sobre as Tecnologias no seio dos estudos sobre linguagem, no que eu considero ser uma dos alicerces para compreendermos a relação entre tecnologia e educação, junto com as próprias teorias da tecnologia, teorias da educação e teorias da comunicação.

Nesse sentido, li o texto com certa expectativa de encontrar referências sobre Letramentos ou Multiletramentos, já que essas dimensão ora teóricas ora práticas, pressupõem uma articulação entre leitura, escrita e pensamento crítico.

Minha pergunta se dirige a como vocês veem as aproximações possíveis entre os marcos teóricos utilizados e o Letramento Digital. É esse Letramento capaz de incorporar as interfaces pesquisadas com o ideal de formação de professores postuladas por vocês?

138 palavras

Em resposta à Nestor Barbosa de Oliveira-Junior

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Saudações!
Acredito que exista uma relação intrínseca entre o letramento digital e o perfil cognitivo, especialmente do leitor ubíquo. Pela quantidade de páginas permitidas para o evento, não pudemos prolongar a discussão e entrelaçar os conhecimentos. O que se percebe com as pesquisas recentes neste campo é que não há a possibilidade de um leitor contemporâneo que não desenvolva suas habilidades cognitivas voltadas para a reflexão e crítica daquilo que se lê, ou seja, daquilo que se consome em tempos de conectividade e hipermobilidade.

84 palavras

Em resposta à Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Também acredito na relação entre Letramento Digital como um dos aportes possíveis para se entender o leitor ubíquo.

Tenho certeza que seu trabalho pode caminhar no sentido de dar robustez a essa discussão.

Mais uma vez, parabéns!

37 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Muito obrigada pelas contribuições, Nestor.

5 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Alexsandro Rosa Soares -

No que tange ao leitor imersivo, surge com o nascimento das redes digitais e navega em informações de distintas naturezas, sendo elas sonoras, visuais ou textuais. Este leitor interage com informações diversificadas e complexas, é capaz de criar seu texto não linear e se instaura no processo de co-autoria do próprio texto. Ainda, está cognitivamente em estado de prontidão e caminha entre os mais diversos textos (imagens, sons, vídeos etc). (NOGUEIRA; SIQUEIRA; CRISPIM, 2023, p. 5)

Olá, autoras! Parabéns pelo trabalho de vocês. Certamente é uma temática que suscita diversas provocações. Enquanto professor de Língua Portuguesa e Literaturas no ensino médio, busco incentivar os meus alunos à leitura e não é uma tarefa fácil. Experienciar essa “Era da ubiquidade” pode ser um fator positivo quanto ao desenvolvimento do hábito de ler, principalmente em se tratando da leitura literária. Entretanto, penso que há um desafio maior que é incluir o docente na frequência dessa “Era”.

Diante disso, pergunto: vocês acreditam que o sucesso dos autores oriundos da internet como Zack Magiezi, Akapoeta e Iandê Albuquerque se deve a essa ubiquidade? Vocês creem que é possível aproximar os leitores, da leitura literária dita canônica, por meio da ubiquidade?

Obrigado por compartilhar a pesquisa de vocês e sucesso! 


205 palavras

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, Alexsandro. Fico feliz que nossa pesquisa tenha contribuído para suas reflexões enquanto docente.
Bom, acredito que os autores oriundos da internet são grandes fenômenos na realidade dos jovens por conta da dinamicidade em que se apresenta suas literaturas. É de se esperar que as telas, as imagens, a leitura não linear se aproxime e produza mais engajamento por parte desses leitores contemporâneos. Penso que o processo de leitura na ubiquidade, especialmente nos espaços escolares, deve ser conduzido de maneira que considere a formação desse ser leitor neste tempo, independentemente da ordem literária.

93 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha -
Parabéns aos envolvidos no trabalho!

Essa é uma questão que constantemente me pego pensando também: até que ponto o leitor precisa saber ou conhecer sobre uma determinada leitura para formar uma opinião? Como vocês deixam claro no texto, há um tom de urgência, um imediatismo, por parte das pessoas ao redor do leitor, especialmente no campo educacional. Muitas vezes, alguns alunos podem se sentir obrigados a ter uma solução específica ou uma interpretação "correta" sobre um determinado tema. Particularmente, considero isso um reflexo da mídia como um todo. Hoje, o que dita a ordem são "pílulas": vídeos curtos, posts com menos de 100 caracteres, o deslizar incessante do dedo na tela na expectativa de encontrar algo "legal", para que, após 30 segundos, seja substituído por outra coisa.

Há longo prazo, dentro e fora do âmbito educacional, vocês conseguem enxergar um futuro em que essas questões conforme vocês devolveram ao longo do trabalho?

Obrigado!

153 palavras

Em resposta à Mathias Vinícius Mathias Vinícius Santos Rocha

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Saudações, colega. Agradecemos pela sua interação conosco.
Acredito que já estamos inseridos em um contexto de extremas transformações acerca do ato de ler. Muitos ainda se baseiam na ideia, um mito, de que as pessoas não leem hoje em dia; penso que devemos ter muita cautela ao reforçar essa noção, pois isso parte de uma concepção de leitura. Leitores de imagens e textos que circulam nos ambientes virtuais e digitais não são leitores? Essa é uma das grandes questões que podem ser discutidas na formação do perfil cognitivo dos leitores contemporâneos.

91 palavras

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Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Nestor Barbosa de Oliveira-Junior -
Bom dia a todos!

Não deixem de fazer suas perguntas aos autoras do trabalho.

É um momento muito importante para o intercâmbio de contato entre interessados na temática. Caso os autores desejem adicionar outras formas de conhecer a pesquisa, com links de grupos de pesquisa ou material complementar, fiquem a vontade.

51 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica - Autoria: Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira; Flávia Lopes Barbosa Siqueira; Eliana França Crispim Luquetti

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, colegas.
Foi muito bom tê-los aqui conosco. Esperamos que esta pesquisa tenha contribuído, de alguma forma, para a construção de novos conhecimentos e consolidação dos já existentes. Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas!

35 palavras