A ERA DA UBIQUIDADE E O PERFIL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO: uma reflexão pedagógica
Autoria:
- Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira
- Flávia Lopes Barbosa Siqueira
- Eliana França Crispim Luquetti
Modalidade: Artigo
Trilha: Educação e Tecnologia
Resumo:
Este trabalho visa fomentar reflexões acerca do perfil cognitivo do leitor contemporâneo pertencente à Era da ubiquidade. Nesse sentindo, contando com os fundamentos teóricos de Santaella (2013), Policarpo e Santaella (2018), Lévy (1999), Franco (2016), Libâneo (1990), Demo (2008) entre outros, objetiva-se discutir os impactos dessa era sob a perspectiva pedagógica, de modo que seja possível consolidar diálogos entre a educação e as novas tecnologias. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de referenciais bibliográficos, buscou-se relacionar a leitura, enquanto prática social, ao perfil cognitivo constituinte do leitor contemporâneo, bem como aos aspectos e características pertencentes aos conceitos de ciberespaço, cibercultura e ubiquidade, afim de que torne-se viável reanálise das práticas docentes diante do novo cenário. Sabe-se que as práticas pedagógicas atendem às demandas sociais, nesse sentido, é relevante que a discussão em relação ao novo modelo social movido pela ubiquidade ultrapasse o campo teórico e chegue, de fato, à sala de aula. Evidenciou-se, portanto, a urgência de refomulações pedagógicas que acompanhe a realidade contemporânea dos discentes no que diz respeito à leitura, aos objetivos e competências impostos pela escola para o desenvolvimento dessa prática social, reconhecendo o caráter inovador e transformador das tecnologias digitais e suas implicações na educação e no educando.
Palavras-chave: leitor contemporâneo, ubiquidade, tecnologias digitais, docente.
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Coordenação de Mesa:
- Nestor Barbosa de Oliveira Junior