DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

Número de respostas: 17

DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autoria:

  • Mario Marcos Lopes
  • Luan Brenner da Costa

Modalidade: Artigo

Trilha: Educação e Tecnologia

Resumo:

A docência compartilhada na Educação a Distância é uma abordagem pedagógica que vem ganhando destaque ao promover a colaboração entre múltiplos educadores no processo de ensino. Esta prática surge como uma resposta à crescente demanda por abordagens educacionais inovadoras, capazes de enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos em ambientes virtuais. O presente estudo tem como objetivo explorar os fundamentos,benefícios, desafios e implicações da docência compartilhada na EAD, com o propósito de compreender sua eficácia e suas implicações. Para alcançar esse objetivo, o estudo adotou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, envolvendo a revisão sistemática da literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento do estudo revelou que a docência compartilhada na EAD oferece diversas vantagens, como a diversificação de perspectivas e abordagens pedagógicas, enriquecendo a experiência educacional dos alunos. No entanto, também foram identificados desafios relacionados à definição de papéis, comunicação entre docentes e coesão do conteúdo apresentado. Em conclusão, a docência compartilhada na EAD representa uma abordagem que ressoa com a necessidade de uma educação mais interconectada e colaborativa.Por meio da colaboração entre educadores e do uso inteligente da tecnologia, essa abordagem pode aprimorar a qualidade da experiência educacional on-line, preparando os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado

Palavras-chave: estratégias pedagógicas, interação, docência,aprendizagem colaborativa.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Anderson Silva

244 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Anderson Silva -
Saudações, queridos autores e demais participantes desta mesa.
Espero que estejam bem.

Estes três dias de evento serão momentos muito ricos de experiências e interações dialógicas. Neste espaço, poderemos debater muitas ideias e aprender muito uns com os outros. Quero parabenizar a participação dos autores deste trabalho, bem como convidar os demais visitantes virtuais a lerem e interagirem aqui neste espaço privilegiado de trocas dialógicas.

Abraços e bom evento!
Anderson Silva
Coordenador de Mesa

74 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Mario Marcos Lopes -
Obrigado Anderson pelas boas-vindas.
Feliz em poder compartilhar conhecimentos.

9 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Nora Vaz de Mello -
A produção de material de ensino para EAD para a interação entre professor e aluno poderia ser comparada a uma pedagogia pós-método?

22 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Mario Marcos Lopes -
Olá Nora...
Agradeço sua pergunta. Vamos pensar sobre a Pedagogia Pós-método que surge na pós-modernidade como uma alternativa à pedagogia baseada em método/abordagens inicialmente voltada ao ensino de língua. Entretanto, alguns conceitos poderiam ser comparadas em relação a EAD. A Pedagogia Pós-método abraça alguns parâmetros como a particularidade (pedagogia local e específica), a praticabilidade (empoderamento do professor para teorizar a partir de sua prática) e a possibilidade (consciência sociopolítica e transformação social) e tais parâmetros poderiam ser aplicados.
Espero ter contribuído.
Abraços

82 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Prezados autores, como vão?

Escolhi realizar a leitura do artigo de vocês, pois desconhecia a nomenclatura "docência compartilhada", logo, como professora, o tema me chamou atenção. Incialmente, destaco um trecho inserido por vocês que faz toda a diferença em sala de aula: "O papel do docente vai além do mero repasse de informações, englobando também a inspiração, orientação e motivação dos estudantes em sua jornada educacional". Hoje, notamos cada vez mais a necessidade que nossos alunos têm de acolhimento e serem vistos como humanos, não meros receptores de conhecimento, e somente um professor que enxerga a educação como um processo libertador pode fazer isso. Parabéns pela escolha da menção!

Após ler, então, o restante do artigo, não compreendi, com o que apresentaram, a diferença entre professores que dividem a mesma cadeira e a docência compartilhada, Achei as características da docência compartilhada iguais às de profs que dividem a mesma disciplina. Se puderem me elucidar melhor essa diferença, seria ótimo.

Obrigada!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

164 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Mario Marcos Lopes -
Olá Ana Paula
Agradeço suas palavras e leitura do trabalho.
A docência compartilhada é mais do que apenas dividir a mesma cadeira, mas o encontro e troca de ideias e experiências que agrega à praxis da educação. Neste exercícios os docentes revelam e oportunizam o exercício profissional com dimensões mais humanizadoras, visto que as relações interpessoais se fortalecem, pois ocorrem confrontos de ideias e um diálogo constante que contribui muito com uma educação mais potente. Na docência compartilhada o diálogo se faz presente e necessário pela abertura ao aprender com o outro.
Só para elucidar o termo e ideia foi inspirada na Escola Flämming na Alemanha com alunos com necessidades especiais onde cada sala possuía dois professores. A presença de dois professores em sala de aula não apenas amplia a capacidade de abordar lacunas de aprendizado, mas também facilita a aplicação de estratégias diferenciadas para estudantes com necessidades variadas. Essa ideia também está sendo aplicada na série inicial dos Anos Iniciais em alguns munícipios, como por exemplo Ribeirão Preto/SP.
A partir dessas ideias quis abordar o assunto voltado a EAD.
Espero ter contribuído e estou à disposição.
Abraços

Mario

189 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Boa noite, Mario!

Agradeço muito o seu retorno!

Agora compreendi melhor a prática, sobretudo pela contextualização histórica que você fez. Também não sabia que já era algo realizado no Brasil! Muito, muito interessante e necessária a docência compartilhada. Que ela se mantenha...

Abraços!

Ana

44 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Anderson Silva -
Bom dia pessoal! Espero que estejam bem.

Mário e Luan, aproveitando o próprio título e temática do trabalho, como surgiu a parceria entre os dois autores para a escrita do desta pesquisa e participação neste evento?
Fico no aguardo.

Abraços e bom evento aos dois e demais participantes desta mesa.

Anderson Silva.

52 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Mario Marcos Lopes -
Olá Anderson...

O tema é compartilhar. Como aponta o dicionário "compartilhar é fazer parte de algo juntamente com alguém; dividir; partilhar alguma coisa com outra ou outras pessoas; repartir", neste contexto pensamos em unir dois pesquisadores para juntos discutir essa temática com foco na EAD, visto que ambos atuam ou já atuaram na modalidade.
sorriso
Abraços
Mario

57 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Anderson Silva -
Querido Mário, bom dia!
Obrigado pela pronta resposta.

Como explicitaram no trabalho completo , com base em Alves (2011): "apesar das potencialidades evidentes, a implementação eficaz da docência compartilhada na EAD enfrenta desafios substanciais. Um problema central reside na definição de papéis e responsabilidades dos diferentes docentes envolvidos, bem como na criação de estratégias para garantir a coesão e coerência do conteúdo apresentado (...)". Levando em consideração essa problemática, bem como o papel da UAB dentro da Educação a Distância no Brasil, vocês já chegaram a refletir ou fazer algum trabalho a respeito desse assunto (como pontos positivo, negativos, legislação)?

No mais, quero parabenizá-lo pelo trabalho e discussões aqui neste espaço.

Abraço e bom domingo.
Anderson

116 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Flávia Siqueira -
Olá pessoal, muito interessante o trabalho!!

Também desconhecia o termo "Docência Compartilhada" . Em algumas instituições que possuem a modalidade EAD, existem dois profissionais atuando na disciplina. Por exemplo: O tutor e o coordenador da disciplina. Esse trabalho em conjunto também pode ser chamado de docência compartilhada?

47 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Mario Marcos Lopes -
Olá Flávia.
Obrigado pela leitura.
O temo Docência compartilhada também conhecida como bidocência, ensino colaborativo, coensino, etc., é uma inspiração alemã onde dois ou mais docentes atuam em uma mesma sala de aula. No contexto na EAD tutor e professor da disciplina é um exemplo desse trabalho, desde que trabalhem conjuntamente.
Abraços
Mario

53 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Flávia Siqueira -
Obrigada pelo esclarecimento, Mario!

4 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Ana Paula Luiz dos Santos Aires -
Olá, autores. Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho.

Enquanto lia, não pude deixar de refletir sobre algumas questões relacionadas ao ensinar com outros professores. Tenho alguma experiência em docência compartilhada onde atuo atualmente (não EAD) e tive algumas divergências com meus pares em algumas dessas experiências. Então, gostaria de refletir com vocês de que maneiras poderíamos assegurar uma docência compartilhada enriquecedora no processo de ensino-aprendizagem, garantindo uma integração efetiva entre os docentes, minimizando conflitos e mantendo a coesão no conteúdo apresentado? Como superar possíveis divergências e crenças em prol da colaboração?

90 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Mario Marcos Lopes -
Olá Ana Paula

Fico feliz com seu relato. Gostaria de saber um pouco mais sobre essa experiência na docência compartilhada. Em qual Estado? Município? Como se dá esse trabalho. Aqui em Ribeirão Preto, em virtude da defasagem ocasionada pela pandemia, a Secretaria de Educação implementou a Docência Compartilha onde dois professores trabalham conjuntamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Meu projeto de Pesquisa em que estou correndo ao Doutorado trabalho sobre essa temática, por isso gostaria de conversar mais com você.
Aproveitei a temática para lançar um olhar também na EAD, visto que atuo há mais de 10 anos.
Em relação a sua pergunta, realmente a docência compartilhada pode apresentar alguns "problemas", especialmente quando não ocorre a sintonia entre os profissionais. Acredito muito no diálogo pedagógico e na busca de caminhos que torne o processo de ensino-aprendizagem efetivo. A abertura ao outro é essencial, além de toda um trabalho da coordenação pedagógica para aparar possíveis arestas. É necessário lidar com as diferenças e exercitar a generosidade. Cada sujeito deve expor suas ideias e através do olhar do outro, buscar a construção da prática docente.
Aguardo seu contato e obrigado.
Mario

193 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Anderson Silva -
Bom dia , pessoal!
Estou acompanhando aqui as discussões e vejo que esta sessão está bem animada. Aos visitantes, não deixem de fazer os comentários ou perguntas aos autores para que possamos continuar nesta troca dialógica durante este dia.

Abraços e bom domingo.
Anderson

44 palavras

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Re: DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Autoria: Mario Marcos Lopes; Luan Brenner da Costa

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Olá, colegas.
Parabéns pelo desenvolvimento de uma pesquisa tão relevante. Em tempos de grandes avanços tecnológicos e digitais, a EAD tem sido uma potência, não é?!
Quais pontos vocês consideram cruciais para a implementação dessa abordagem pedagógica?

37 palavras