PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

Número de respostas: 17

CONFERENCISTAS%20%28Post%20para%20Instagram%20%28Retrato%29%29%2820%29.png

Leia o resumo aqui.

Ouça o podcast da Conferência.

Coordenação de Mesa:

  • Bárbara Amaral da Silva
Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Sejam bem-vindos ao XVI CILTEC-online!

Eu sou a Bárbara, vou mediar a conferência PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: APRESENTANDO O CILTEC-ONLINE E O STIS, de autoria de Elaine Teixeira e Lohaine Miguez Martins.

Convido vocês a lerem o resumo e escutarem o podcast desse trabalho tão interessante, que aborda a importância das práticas de educação aberta em eventos acadêmicos, tomando como exemplo o CILTec e o STIS.

Abraços e bom evento para todos!
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Elaine Teixeira -
Obrigada, Bárbara, pela introdução!
Sejam bem-vind@s a nossa conferência! Esperamos que ela traga mais conhecimento aos nossos participantes sobre a importância da Educação Aberta e da Cultura Livre na organização dos nossos eventos.
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Lohaine Miguez Martins -
Obrigada, Bárbara!
Foi um prazer partipar desta conferência a convite da professora Elaine e espero que ela possa levar informação aos congressitas que se interessem pelo tema ou que têm curiosidade de saber como funcionam os eventos organizados pelo Texto Livre.

Abraços e bom congresso a todos.
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Elaine Teixeira -
Falar do Grupo Texto Livre e das suas práticas é sempre uma alegria pra mim!
Em especial, como no podcast, desses dois eventos que foram os precursores das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo grupo.
Além disso, o CILTec e o STIS são oportunidades para a divulgação da produção de vários pesquisadores e professores, tendo uma visibilidade no campo acadêmico.
Em resposta à Elaine Teixeira

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Elaine e Lohaine!

Após a pandemia, vimos muitos eventos sendo realizados de forma online, mas os eventos do Texto Livre sempre foram nessa modalidade, isto é, foram precursores em uma época que as pessoas não pensavam nisso. De onde surgiu a proposta de realizar eventos online?

Estamos já no XVI CILTec, fiquei pensando no que mudou de lá para cá, tanto em relação às tecnologias usadas no evento quanto em relação à própria paticipação das pessoas. Será que com as tecnologias cada vez mais acessíveis, agora, o evento tem um público maior?
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Elaine Teixeira -
Ótimas perguntas, Bárbara!
A proposta de realizar evento totalmente online, surgiu em 2007 com o então EVIDOSOL, que tem seu início a partir de ações que o grupo Texto Livre realizava junto ao pessoal do software livre no Brasil.

A sua outra pergunta me fez rever os eventos passados e compará-los com o agora. Percebi que antes o acesso era muito mais difícil e tudo era muito mais restrito, por exemplo, as conferências ao vivo eram totalmente em forma de chat, não tínhamos essa possibilidade das lives, isso eu vejo como um ponto positivo, outro exemplo, as comunicações ficavam em um ambiente separado do ambiente das conferências ao vivo.
Um detalhe que ficou pra trás é que antes, fazíamos uma seleção dos melhores trabalhos e esses trabalhos eram apresentados no formato das conferências ao vivo (formato de chat), um ponto a ser pensado no futuro, quem sabe voltamos com essa dinâmica!
Mas vejo que o público mudou, em comparação com antes, que tudo era limitado, hoje não temos o mesmo público, talvez porque a popularização dos eventos acadêmicos tenha ocupado as lacunas.
Em resposta à Elaine Teixeira

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Elaine! Muito legal saber que a proposta de um evento online começou há bastante tempo, quando as TDIC e a internet nem estavam na palma da mão das pessoas. Vocês foram visionários! Parabéns pela iniciativa!

Fiquei muito curiosa para saber como eram essas conferências ao vivo funcionavam em forma de chat, não consigo nem imaginar!! Quero entender melhor como era....

Acho uma boa ideia dar a oportunidade de os melhores trabalhos serem apresentados em conferências ao vivo, podemos pensar nisso, sim!! =)

Seria interessante retomarmos esses dados do passado, ver, por exemplo, o número de inscritos e ver como as trocas aconteciam... uma relíquia dessa história!

Mais uma vez parabéns pelo trabalho!! Agora, que estou envolvida mesmo no evento, é muito curioso conhecer tudo isso!

Abraços
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Lohaine Miguez Martins -
Ola, Bárbara. A Elaine contou sobre o início do EVIDOSOL, em 2007. Eu cheguei um tempo depois e me envolvi mais recentemente na organização dos eventos, a convite dela. E está sendo incrível ver as possibilidades e versatilidade do universo digital a favor do conhecimento acadêmico. Então, enquanto a Elaine traz toda história e experiência, o que posso trazer são minhas percepções.

Na minha experiência acadêmica, acabei cruzando com o evento em 2014, na graduação em Letras. Apesar de já ser um ano de mais uso das tecnologias digitais, ainda não tínhamos passado por esse "boom" pós-pandemia e me lembro que era super diferente a ideia de eventos acadêmicos online.

Apesar de estar envolvida mais recentemente, eu percebo que da época em que tive contato (2014), para cá, as pessoas têm mais facilidade de acesso e mais naturalidade com eventos online do que se tinha antes. E também acredito que o fato do Texto Livre estar presente nesse universo há tanto tempo é o que faz dos congressos do grupo inovadores.
Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Lohaine!

Com certeza a pandemia trouxe maior desenvoltura para as pessoas em relação às tecnologias de modo geral.

Fiquei pensando em como os eventos do texto livre vão estar daqui a 10 anos, acho que poderemos todos responder os trabalhos com áudios e vídeos! Fica aí a minha previsão para 2033!! Espero ainda estar caminhando com vocês!

Abraços
Em resposta à Elaine Teixeira

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Gostaria que vocês comentassem um pouco mais sobre a importância de REA para a construção da democracia. O que mais pode ser considerado um REA?

Obrigada
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Elaine Teixeira -
Os REA abrem espaço para que o conhecimento seja compartilhado de modo que todos(as) envolvidos(as) contribuam no processo. Quando optamos por usar um software livre, como esta plataforma, estamos contribuindo para que ela melhore através das comunidades de softwares livres, e eu nem preciso saber de programação.
Para ser um REA é preciso considerar algumas características conhecidas como 5R, que foram propostos por Wiley (https://openedreader.org/openedreader/the-access-compromise-and-the-5th-r), essas características são encontradas nas licenças abertas Creative Commons (CC BY e CC BY SA), que são as mais abertas e que contemplam esses 5Rs.
Então, um curso, um livro (impresso ou digital), um podcast, um vídeo etc.., contendo essas características pode ser um REA.
Em resposta à Elaine Teixeira

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Obrigada, Elaine. Admiro muito você por tannnnto conhecimento sobre essas tecnologias!

Abraços
Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Nora Vaz de Mello -
Parabéns Elaine e Lohaine pela gestão do Ciltec.
Conheci material virtual livre por meio do Texto Livre, anos atrás.
Atualmente, na educação o uso de material virtual livre nos permite, principalmente, na Pedagogia do Pós-Método utilizar muitos recurso que aumentam a interação em sala de aula e com isso eleva o conhecimento dos alunos.
Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Lohaine Miguez Martins -
Obrigada, Nora. E parabéns por essa iniciativa na sala de aula.

Abraços.
Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Elaine Teixeira -
Nora, que coisa boa!
Você é exemplo de que a sementinha do Texto Livre pode trazer bons frutos!
Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Nora!!

Obrigada por compartilhar sua experiência e mostrar alguns frutos do evento!!
Em resposta à Primeiro post

Re: PRÁTICAS ABERTAS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: apresentando o CILTec-Online e o STIS - Conferencistas: Elaine Teixeira; Lohaine Miguez Martins

por Lohaine Miguez Martins -
Foi um prazer participar desta conferência. Obrigada, Elaine!
Obrigada também a coordenadora de mesa, Bárbara, e a todos que passaram por aqui e interagiram com nosso podcast.

Até a próxima!