O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

Número de respostas: 36

Coscarelli.png

Leia o resumo aqui.

Ouça o podcast da Conferência.

Coordenação de Mesa:

  • Lohaine Miguez Martins
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Lohaine Miguez Martins -
Sejam muito bem-vindos todos os participantes e conferencistas desta edição do CILtec-online.
Eu me chamo Lohaine e vou mediar esta conferência em podcast, das autoras e professoras Bárbara Amaral, Janaína Rezende e Carla Viana Coscarelli.

Convido vocês a ouvirem o imperdível podcast "O QR code como gatilho de leituras", que trata de temáticas como leitura, QR code nas salas de aula, realidade aumentada, hipertexto e muito mais. 

Fiquem a vontade para comentar e interagir por meio dos comentários.

Um abraço! E ótimo congresso!
Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde,
Ótimo trabalho. Interessante para os profissionais da educação pensar como possibilidade de leitura e aprendizado, uma ferramenta de apoio para o ensino.
Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Obrigada pelo comentário , Luciano!
O intuito é esse mesmo: entender melhor o funcionamento dessa ferramenta que alguns professores já estão utilizando e que pode impactar no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.
Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Obrigada pelo comentário!
Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Renata Ferreira Tacini -
Carla Coscarelli, Bárbara e Janaína, os QR Codes são realmente desafiadores, já que para a leitura, acredito, permite mobilização de inferências e desenvolvimento de habilidades tecnológicas de navegação em ferramentas digitais.

Concordo que um QR Code deve ser acompanhado de uma legenda e que devemos pensar na forma de aplicação em materiais didáticos.
Em resposta à Renata Ferreira Tacini

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Agradeço pela participação,Renata! Em minha pesquisa, tenho percebido que os QR Codes favorecem o desenvolvimento de habilidades de integração de informações, a partir de inferências realizadas pelos leitores.
Sobre a legenda, ela realmente ajuda o usuário a saber do que o texto adicional trata e dá a oportunidade de a pessoa escolher se fará ou não o escaneamento do código.
Em resposta à Renata Ferreira Tacini

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Renata!

Realmente, os QR codes podem ser desafiadores, uma vez que, ao acessarem outros conteúdos em diferentes modalidades, os alunos têm que lidar com o que chamamos de leitura em múltiplas fontes. Assim, eles próprios devem construir as relações possíveis entre os textos, assim como os sentidos possíveis, e isso pode não ser uma tarefa tão fácil.
Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Alexsandro Rosa Soares -
Obrigado, Lohaine! Que assim seja.
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos -
Que bacana essa conversa sobre o QR CODE e a leitura. Ele também é uma forma de interação quando está no texto, li um livro uma vez que em cada capítulo tinha uma trilha sonora, formando uma playlist. Muito interessante a proposta usada, a questão não é banir essas tecnologias de dentro da escola, mas usá-la a favor.
Em resposta à Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Obrigada por sua participação, Ione! 
Também acredito que, de forma semelhante a que ocorreu durante a sua leitura, o QR code em recursos didáticos possibilita um exercício mais interativo para o estudante. O código promove o acesso do usuário a vários tipos de mídia, o que  facilita o desenvolvimento de atividades para públicos específicos, trazendo adições que façam parte do universo do aluno e o aproxime do conteúdo que está sendo trabalhado. Assim, os materiais podem se tornar mais envolventes. Na escola, tem sido profícuo esse uso. 
Em resposta à Ione Araújo dos Santos Araújo dos Santos

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Ivone!

Essa ideia de trilhas sonoras para cada capítulo é sensacional! Existem alguns livros infantis em que o qr code direciona o leitor para imagens em movimento, em vez do que é mais comum nos livros impressos - as imagens estáticas. Certamente, esses recursos chamam mais a atenção dos leitores!

Você lembra o título desse livro que mencionou?
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Tânia Beatriz Da Silva Oliveira -
Boa Tarde! É sempre bom ver trabalhos orientados pela professora Carla Coscarelli. Achei muito relevante as reflexões acerca do letramento digital e as explicações sobre a realidade aumentada, pensar no trabalho com o QR CODE na formação de professores e alunos traz a tona os desafios da mediação por aparelhos tecnológicos e desmistifica alguns tabus que foram construídos ao redor da tecnologia digital.
Em resposta à Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Boa tarde, Tânia. Obrigada pelo comentário!
De fato, muito se diz sobre os desafios em se trabalhar pedagogicamente de forma híbrida. No entanto, os aparelhos tecnológicos, principalmente os smartphones, deveriam ser mais vistos como instrumentos de aproximação dos alunos com o conhecimento. Afinal, grande parte dos estudantes possui acesso à internet por meio desses aparelhos e o trabalho com os gêneros e as mídias digitais promove o desenvolvimento dos multiletramentos, tão importantes para o pleno exercício social na atualidade.
Em resposta à Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Tânia! Obrigada pelo seu comentário.

Realmente, o uso de TDIC na educação enfrenta muitos desafios, a exemplo desses tabus que foram construídos, mas que, aos poucos estão sendo derrubados pelas pesquisas que mostram resultados satisfatórios. Mas acredito que o maior desafio ainda seja a desigualdade social e digital, uma vez que nem todos têm aparelhos celulares modernos para acessarem os qr codes ou, ainda, internet de qualidade... todos esses problemas estruturais que estamos cansados de saber.
Em resposta à Tânia Beatriz Da Silva Oliveira

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Apesar de todos esses desafios, é possível, sim, inserir alguma tecnologia na sala de aula... Como a Janaina mencionou, talvez os celulares sejam uma das tecnologias digitais mais acessíveis aos estudantes, basta o professor ser criativo para utilizá-lo de forma produtiva no ensino.
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Leonardo Jardim Borges -
Olá, sou Leonardo J. Borges e achei muito interessante o podcast para pensar no letramento digital em um contexto cada vez mais intenso do advento dos recursos tecnológicos. Pós-pandemia, nos vimos cada vez mais amarrados a esses recursos mas, ao mesmo tempo, libertos por eles, nos proporcionando acesso à uma gama de tecnologias até então pouco exploradas. A leitura online e o uso do QR CODE é uma forma não só de aproximar os jovens das práticas de leitura como também de estabelecer novas pontes para o acesso e a comunicação entre as pessoas. Parabéns às autoras do texto.
Em resposta à Leonardo Jardim Borges

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Olá, Leonardo. Agradeço a sua participação!
Concordo com você. E é interessante que depois da pandemia a visão geral sobre o uso de tecnologia no ensino foi modificada. Antes, mesmo com a BNCC, havia certa resistência, ou falta de conhecimento sobre esse uso. O letramento digital foi um diferencial para quem o tinha durante o isolamento e agora os conhecimentos relativos a ele são mais valorizados.
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Alexsandro Rosa Soares -

Olá, pesquisadoras! Parabéns pelo trabalho de vocês. Fiquei muito feliz em ouvir sobre as investigações que estão realizando. 

Eu também atuo no ensino médio lecionando Língua Portuguesa e Literaturas e uso o QR code como instrumento para dinamizar o processo de construção colaborativa do conhecimento. Criei no colégio onde leciono uma Gincana QR code e tenho obtido sucesso com o passar dos anos aplicando a mesma.

Eu ainda não tinha pensando nessa possibilidade de utilizar o recurso como forma de “ampliar as possibilidades e habilidades de leitura no digital”.

Eu não entendi bem quando a pesquisadora Janaína Rezende menciona “A associação de cores entre os trechos dos textos e o QR code foi realizada com certa dificuldade”. 

Qual foi a finalidade das cores? 

Obrigado por compartilhar a pesquisa de vocês e sucesso! 

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Obrigada pela pergunta, Alexsandro!
O trecho destacado por você é relativo a uma hipótese de que os QR Codes de determinadas cores poderiam se relacionar com palavras ou trechos dos textos , que também estariam impressos nessas cores. Assim, se uma palavra de um texto estivesse impressa em verde, o QR Code também estaria. Por exemplo, ele poderia levar o usuário a alguma informação que elucidasse uma dúvida sobre o significado da palavra destacada. 
Esperávamos que os alunos percebessem a associação pela cor utilizada. O pré-teste mostrou que essa conexão não é tão simples.

Achei interessante seu trabalho com QR Code na escola. Gostaria de saber como funciona a gincana!
Em resposta à Janaína Rezende

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Alexsandro Rosa Soares -
Agora sim entendi. Obrigado.
A Gincana QR code consiste em um trabalho de aprendizagem colaborativa. Eu peço para os estudantes estudarem determinado tema relacionado aos conhecimentos compartilhados. Eu crio questões objetivas sobre esses temas e transformo em QR code. Divido a turma em times. Espalho os códigos por todo o colégio. E eles devem procurar, trazer para o time, discutir e só depois de resolvido eles podem procurar outra questão. Após a gincana, levo as questões para a sala de aula e vamos conversando sobre elas. A dinamicidade tem ofertado um feedback bem bacana.
Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Alexsandro, estou muitoooo curiosa para entender essa dinâmica!
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Nora Vaz de Mello -
Concordo com as palestrantes quando fazem a reflexão de utilizar o QR Code como ferramenta de material de ensino .
Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Obrigada, Nora!

Você já havia pensado em usar o qr code em sala de aula ou já viu ele sendo usado?
Em resposta à Nora Vaz de Mello

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Oi, Nora! E há muitas possibilidades de usar o código. Em jogos de tabuleiro, caça-tesouros, livros de literatura, tabelas, menus, placas, etiquetas…. Precisamos pensar nos usos que já existem e incorporá-los na esfera escolar.
Obrigada por se comentário!
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Filipe Emanuel da Silva Henriques -
Olá, pessoal! Parabéns pelo ótimo trabalho!! Muito bom!
Em resposta à Filipe Emanuel da Silva Henriques

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Obrigada pela participação,Filipe!
Em resposta à Filipe Emanuel da Silva Henriques

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Olá, Filipe! Obrigada pelo seu comentário. Você já havia visto o qr code sendo usado na educação?
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Lohaine Miguez Martins -
Bárbara, Janaina e Carla, o podcast de vocês está sendo um sucesso e é muito bom ver todas essas intenções de partilha de conhecimento.

Eu achei bem legal a proposta do uso de QR Code, para mim, foi uma novidade. Acredito que a curiosidade gerada pela proposta, deve causar uma empolgação e uma certa mudança na dinâmica da sala de aula, que, por vezes, é tão repetitiva. Estou certa?
 
Para fomentar mais um pouquinho a troca de ideias, gostaria de perguntar a vocês quais seriam os pontos a serem mudados, caso vocês fossem fazer uma outra experiência com essa mesma turma de graduação.


Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Janaína Rezende -
Oi, Lohaine! Certamente em sala de aula há empolgação e curiosidade todas as vezes que uma proposta diferente surge. Acho que o segredo está em pensar na aplicação de tecnologias que a escola ainda não incorporou.
Sobre a modificação que eu faria se houvesse uma nova aplicação do teste… diria que talvez eu realizasse a aplicação em mais de uma aula, para ter mais tempo de recolher as observações dos estudantes após a atividade. As sugestões dos participantes têm sido um diferencial para se pensar os melhores modos de utilização da tecnologia do QR Code em sala de aula. Aparecem muitas ideias criativas!
Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Lohaine!

Na turma que eu apliquei as atividades, teve muita empolgação, mas também um pouco de receio. Acho que é normal quando as pessoas se deparam com algo novo, mas, no fim das contas, de modo geral, os alunos gostaram muito e concordaram que o qr code ajudou na análise e compreensão dos textos.

Se eu fosse aplicar novamente a pesquisa, eu promoveria mais atividades usando qr codes para ter um resultado mais substancial.

Obrigada pela pergunta! Não foi fácil respondê-la! rsrs
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Lohaine Miguez Martins -
Olá, queridas conferencistas e queridos congressistas.

Hoje é nosso último dia de evento e eu estou passando por aqui para agradecer e parabenizar pela interação de todos vocês.
Obrigada, conferencistas, pela disponibilidade, por estarem aqui respondendo todos os comentários e também por compartilharem esta maravilhosa experiência sobre QR Code conosco.

Desejo um excelente fim de congresso a todos. Ainda dá tempo de explorarmos muito o ambiente do CILTec.
Vamos juntos?

Abraços.
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Melissa Batista -
Muito interessante a ideia de usar os QR codes com a leitura, espero interagir com uma proposta assim algum dia.
Em resposta à Melissa Batista

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Lohaine Miguez Martins -
Que maravilha ver que a conferência está servindo de inspiração!!
Em resposta à Primeiro post

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Clélio Rodrigo Paiva Rafael -
Ótimo trabalho! Um tema que se alinha com a era digital e promove novas formas de engajamento com a literatura e o conhecimento.
Em resposta à Clélio Rodrigo Paiva Rafael

Re: O QR CODE COMO GATILHO DE LEITURAS - Conferencistas: Bárbara Amaral da Silva; Janaína Rezende; Carla Viana Coscarelli

por Lohaine Miguez Martins -
Exatamente, Célio. Ampliando as possibilidades de leitura de acordo com o mundo atual, cada vez mais digitalizado.