NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

Número de respostas: 15

NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP

Autoria:

  • Jaqueline Dias da Silva

Modalidade:Artigo

Trilha: Linguagem e Tecnologia

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência docente do componente curricular Língua Inglesa com turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno de uma escola pública estadual. Como base teórica para este trabalho foi considerada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a Base Nacional Comum Curricular e o currículo vigente do Ensino Médio. As atividades pedagógicas planejadas foram norteadas por tema de interesse comum aos participantes, pelas habilidades previstas no currículo essencial da modalidade de ensino e com uso de recursos tecnológicos digitais para motivar o interesse dos estudantes. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. Foram propostas ações coletivas e cooperativas, estimulando a construção de conhecimento e alinhando atividades educacionais com conteúdos dos componentes curriculares Biologia e Química. A análise dos resultados das ações foi realizada por meio de observação direta,também foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas para verificação das impressões dos alunos sobre o projeto desenvolvido. Como finalização do projeto foi realizado o evento NEJA In concert: King of Pop, que envolveu a participação de muitos familiares na escola o que permitiu ampliação de diálogos e reconhecimento da importância das disciplinas escolares. O resultado apontou que a maior parte dos alunos considerou o percurso motivador e que exigiu mais atenção e responsabilidade para cumprimento das atividades.

Palavras-chave: língua inglesa, EJA, aprendizagem baseada em projetos, ensino.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Bárbara Amaral Silva

262 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Bárbara Amaral Silva -
Sejam bem-vindos ao XVI CILTEC-online!

Eu sou a Bárbara, sou a coordenadora da mesa referente ao trabalho NEJA IN CONCERT - KING OF POP: AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA EJA COM ABP, de autoria de JAQUELINE DIAS DA SILVA.

Esse trabalho apresenta a experiência docente no ensino de língua inglesa a partir de atividades pedagógicas fundamentadas na pedagogia de projetos e em relação com componentes curriculares de Biologia e Química.

Convido vocês a lerem o artigo completo desse trabalho tão interessante para conversarmos sobre ele.

Para iniciar a conversa, já deixo uma pergunta à autora: por que você escolheu trabalhar com a aprendizagem baseada em projetos? Conte sobre as vantagens dessa metodologia de aprendizagem.

Abraços e bom evento para todos!

120 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Jaqueline da Silva -
Olá, Bárbara! Tudo bem? É um imenso prazer participar de um evento tão importante para a comunidade acadêmica!

Sim! Nosso trabalho é o compartilhamento de uma ação pedagógica fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com os componentes curriculares Língua Inglesa, Biologia e Química e foi uma ação interdisciplinar que teve como objetivo estimular o interesse e o engajamento dos alunos com problemas relacionados cotidiano deles.

A ABP tem muitas vantagens, pois desenvolve a colaboração e a comunicação, também amplia o repertório cultural e a visão de mundo, não só do aluno, como de nós professores também! Instiga criatividade, investigação, debate e apresentação de solução para a questão norteadora.

Confesso que não é ação pedagógica tão simples de coordenar, mas os resultados são muito satisfatórios.

Estou a disposição para esclarecimentos adicionais.

Abração e um ótimo evento para todos nós!

139 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Jaqueline!

Conforme o que eu já pesquisei sobre a ABP, realmente é uma tarefa bem mais trabalhosa para o professor, são várias etapas que precisam ser criadas para se ter um resultado final satisfatório. Acredito que até por uma questão de carga horária nem sempre seja possível usar ABP, mas, em atividades/projetos específicos, possa ser uma boa ideia!

Você poderia me explicar, por gentileza, quais outros temas foram cogitados para o trabalho? Além disso, como os professores de Biologia e de Química participaram do projeto?

Obrigada!

88 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Jaqueline da Silva -
Olá, Bárbara!

Isso, mesmo! É uma tarefa bem mais trabalhosa... Ufaaaaa! Mas, entendo que como tudo na vida, aquilo que repetimos torna-se cada vez mais tranquilo de ser desenvolvido. Ah! Também tive o apoio da coordenação e da equipe diretiva da escola e talvez isso tenha oportunizado os resultados satisfatórios.

O tema do trabalho envolveu biografia e músicas do Michael Jackson para abordarmos os conteúdos de Língua inglesa: Passado Simples / Simple Past e Comparativo de adjetivos curtos; Comparative.

Na área de Biologia a professora considerou a doença Vitiligo (o cantor tinha a doença) e desenvolveu conteúdos da biologia relacionados à doença.

Já a professora de Química abordou as reações e consequências da dependência química e as alterações que provocam no organismo.

Confesso que nunca imaginei participar de um trabalho tão bacana! Em lembrar que tudo começou quando os estudantes de duas turmas manifestaram a vontade ir ao show do Rodrigo Teaser (cover do Michael Jackson) em nossa cidade, mas nenhum deles tinham dinheiro para comprar o ingresso (R$80,00). Em clima de brincadeira, duas alunas comentaram: "Que tal fazermos o nosso show do Michael, um concerto só nosso?

Depois disso iniciei o planejamento (amo quando os alunos estão motivados) e em uma conversa despretensiosa na sala dos professores comentamos sobre a temática e as colegas da área de Biologia e Química contribuíram com as abordagens citadas.

Foi isso!

228 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Bárbara Amaral Silva -
Boa tarde, Janaína!

Muito interessante a interdisciplinaridade do seu projeto e também a espontaneidade da proposta, que surgiu em meio a uma conversa... sinal de que os professores precisam escutar mais os alunos, perceber seus interesses, assim eles se sentirão bem mais motivados!

Parabéns mais uma vez pelo trabalho!

49 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Pedro Santana -
Jaqueline, parabéns pelo trabalho!!! acho muito legal essa atitude que você traz de trazer alguma coisa diferente para o eja. já vi muita gente com atitudes negativas... dizendo que nada funciona e indo para sala já acreditando que os alunos não irão dar nem bola. lindíssimo trabalho.

fiquei curioso quanto a sua avaliação da experiência. como foi? acredita que deu certo? como faria diferente nos próximos anos?

67 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Jaqueline da Silva -
Oi, Pedro!

Obrigada por suas considerações! Trabalho com turmas de EJA desde de 2013 e, ao logo desses anos, venho propondo ações diversificadas para o público da EJA noturno e sempre tenho resultados satisfatórios. Não é com a totalidade dos alunos, mas quem participa de forma responsável, compartilha com entusiasmo o quanto aprendeu durante o processo.

A avaliação da experiência foi realizada com base nos resultados das avaliações formativas aplicadas durante o período da implementação do projeto e também em um questionário aplicado aos participantes.

O resultado foi muito satisfatório, apesar de muitos alunos terem respondido no formulário que não acostumados a trabalhar de forma colaborativa, pois dá muito trabalho aguardar o colega trazer a parte dele de realizar as tarefas. Percebemos que o senso de responsabilidade para dar conta da realização do desafio agita um pouco os alunos, mas é nesse momento que é importante o direcionamento adequado do professor.

Olha, Pedro! Essa experiência foi do ano passado e este ano já repetimos com várias adaptações (rsrrrsr) e uma delas foi deixar bem claro (isso é muito importante) a necessidade de apresentação escrita e oral do trabalho realizado com instrumento de avaliação.

Estou a disposição para esclarecimentos adicionais!

Forte abraço,

201 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Pedro Santana -
muito obrigado pela resposta 😁

5 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Bárbara Amaral Silva -
Boa noite, Pedro! Além dessa negatividade, já vi propostas no EJA que infantilizam os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas que seriam interessantes para crianças, mas não para jovens e adultos. Muitos professores não se preocupam com essa adaptação do conteúdo e dos temas para esse público.

Eu acredito que ideia da Jaqueline de deixar os estudantes escolherem a temática também tenha sido fundamental para o sucesso da proposta!

71 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Pedro Santana -
complicado daí né... daí é que nunca atinge o público

10 palavras

Em resposta à Pedro Santana

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Bárbara Amaral Silva -
Com certeza! O material de ensino tem que ser adaptado aos interesses dessa população! Não faz sentido ensinar adultos usando os mesmos materiais usados no ensino infantil! Isso precisa ser repensado...

31 palavras

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Jaqueline da Silva -
Oi, Bárbara!

A escolha da temática realmente partiu dos alunos das 02 turmas que eu lecionava Língua Inglesa.

Um dia que tivemos que juntar as duas turmas e conversávamos sobre a gentileza e nossa contribuição para fazer uma sociedade melhor. Levei a música "Heal the World" (música que adoro) e começamos a conversar sobre a vida do astro do Pop.

"And the dream we were conceived in will reveal a joyful face
And the world we once believed in will shine again in grace
Then why do we keep strangling life
Wound this earth, crucify its soul?
Though it's plain to see, this world is heavenly
Be god's glow "

110 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Bárbara Amaral Silva -
Adorei saber como a proposta surgiu! Essa música de fato é muito bonita!

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Gérson Bruno Forgiarini de Quadros -
Olá!

Inicialmente gostaria de parabenizar pela proposta! Trata-se de uma iniciativa didática original e autêntica que engajou estudantes da modalidade EJA numa dinâmica de aprendizagem ativa e interdisciplinar. O ensino da Língua inglesa na escola deve ter mais atividades como esta, cuja funcionalidade e contexto fazem total sentido. Há uma sugestão de ajuste no seu trabalho no que diz respeito à metodologia. Seria interessante desenvolver a caracterização do estudo como "Pesquisa-Ação" ou observação participante. Numa proposta futura seria interessante trazer algum recorte pequeno da atividade ou uma imagem ilustrativa. São só sugestões para um trabalho que considero muito pertinente e bem desenvolvido.

Grande abraço e sucess!

106 palavras

Em resposta à Gérson Bruno Forgiarini de Quadros

Re: NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP - Autoria: Jaqueline Dias da Silva

por Jaqueline da Silva -
Opaaaaa, Gerson!!

Obrigada pela orientação quanto a caracterização do estudo em direção a "pesquisa-ação". Conheço um pouco da metodologia de pesquisa, pois utilizei-a no percurso metodológico na pesquisa de mestrado.

Para o trabalho aqui no Ciltec a abordagem metodológica de pesquisa considerou o formato "Relato de Experiência" e pela restrição do tamanho do texto, optamos por considerar apenas como a abordagem qualitativa. Mas, já consigo visualizar uma ampliação deste trabalho considerando aspectos metodológicos da "Pesquisa-ação".

Já estou com muitas ideias por aqui!

Abração!!!

83 palavras