NEJA IN CONCERT - KING OF POP: aulas de língua inglesa na EJA com ABP
Autoria:
- Jaqueline Dias da Silva
Modalidade:Artigo
Trilha: Linguagem e Tecnologia
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência docente do componente curricular Língua Inglesa com turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno de uma escola pública estadual. Como base teórica para este trabalho foi considerada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a Base Nacional Comum Curricular e o currículo vigente do Ensino Médio. As atividades pedagógicas planejadas foram norteadas por tema de interesse comum aos participantes, pelas habilidades previstas no currículo essencial da modalidade de ensino e com uso de recursos tecnológicos digitais para motivar o interesse dos estudantes. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa. Foram propostas ações coletivas e cooperativas, estimulando a construção de conhecimento e alinhando atividades educacionais com conteúdos dos componentes curriculares Biologia e Química. A análise dos resultados das ações foi realizada por meio de observação direta,também foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas para verificação das impressões dos alunos sobre o projeto desenvolvido. Como finalização do projeto foi realizado o evento NEJA In concert: King of Pop, que envolveu a participação de muitos familiares na escola o que permitiu ampliação de diálogos e reconhecimento da importância das disciplinas escolares. O resultado apontou que a maior parte dos alunos considerou o percurso motivador e que exigiu mais atenção e responsabilidade para cumprimento das atividades.
Palavras-chave: língua inglesa, EJA, aprendizagem baseada em projetos, ensino.
Leia o trabalho completo aqui.
Coordenação de Mesa:
- Bárbara Amaral Silva