A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas
Autoria:
- Luciano Dias de Sousa
- Marcos Antonio Pereira Coelho
Modalidade: Artigo
Trilha: Multiletramentos
Resumo:
O objetivo do estudo é promover uma reflexão acerca do ensino da norma padrão culta na escola e a importância da gramática, tendo como base os conceitos sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação de elementos linguísticos gramaticais e sua validade diante dos objetivos propostos hoje e estabelecido sem sala de aula para o ensino de Língua Portuguesa. A língua, de fato, transcende sua característica imanente de instrumento de comunicação e se associa a fatores políticos, ideológicos,econômicos, culturais, entre outros. No que tange o trabalho em sala de aula, ensinar e aprender uma língua vai além da perspectiva da gramática e do estudo das palavras, das frases e das regras de forma descontextualizada. Nesse sentido, qual a importância de ensinar gramática e o uso da norma padrão culta na escola? Como ensinar língua materna agregando valores sociais?Para nosso estudo, a abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico de Bagno (2009) Bortoni -Ricardo (2021), Antunes (2007), Possenti(1998) entre outros autores que contribuem discursivamente com o tema. Trazer uma reflexão sobre aspectos relacionados à formação docente e ao ensino da Língua Materna, contribuições e possibilidades para o encaminhamento de ações que visem à superação do fracasso escolar e o ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: norma culta, língua portuguesa, gramática, ensino-aprendizagem.
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Coordenação de Mesa:
- Ana Lucia do Carmo Narciso