A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

Número de respostas: 18

A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas

Autoria:

  • Luciano Dias de Sousa
  • Marcos Antonio Pereira Coelho

Modalidade: Artigo

Trilha: Multiletramentos

Resumo:

O objetivo do estudo é promover uma reflexão acerca do ensino da norma padrão culta na escola e a importância da gramática, tendo como base os conceitos sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação de elementos linguísticos gramaticais e sua validade diante dos objetivos propostos hoje e estabelecido sem sala de aula para o ensino de Língua Portuguesa. A língua, de fato, transcende sua característica imanente de instrumento de comunicação e se associa a fatores políticos, ideológicos,econômicos, culturais, entre outros. No que tange o trabalho em sala de aula, ensinar e aprender uma língua vai além da perspectiva da gramática e do estudo das palavras, das frases e das regras de forma descontextualizada. Nesse sentido, qual a importância de ensinar gramática e o uso da norma padrão culta na escola? Como ensinar língua materna agregando valores sociais?Para nosso estudo, a abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico de Bagno (2009) Bortoni -Ricardo (2021), Antunes (2007), Possenti(1998) entre outros autores que contribuem discursivamente com o tema. Trazer uma reflexão sobre aspectos relacionados à formação docente e ao ensino da Língua Materna, contribuições e possibilidades para o encaminhamento de ações que visem à superação do fracasso escolar e o ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: norma culta, língua portuguesa, gramática, ensino-aprendizagem.

Leia o trabalho completo aqui.

Coordenação de Mesa:

  • Ana Lucia do Carmo Narciso

274 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Estimados e estimadas participantes, sejam bem-vindos a mais uma edição do Ciltec-Online!
Meu nome é Ana Lucia e atuarei na coordenação de mesa deste trabalho, que aborda a reflexão sobre o ensino da norma padrão culta na escola, destacando a importância da gramática no contexto do ensino-aprendizagem da língua materna. Além disso, explora a necessidade de compreender a gramática de forma contextualizada, considerando fatores sociais, culturais e ideológicos. A pesquisa discute questões relacionadas à formação docente, diversidade linguística e a relação entre gramática, norma culta e prática de leitura e escrita, e destaca a importância de integrar a gramática ao uso efetivo da língua, superando abordagens tradicionais e buscando promover uma aprendizagem significativa.
Para dar início às discussões proponho o seguinte questionamento: Como vocês pensam na questão da diversidade linguística e de que maneira vocês acreditam que os professores podem lidar com essa diversidade no ensino da norma padrão culta?

150 palavras

Em resposta à Ana Lucia do Carmo Narciso

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Olá, Ana Lúcia, pesquisadores e colegas de congresso!

É um prazer estar aqui com vocês! Sou professora de Língua Portuguesa e atuo com turmas do Ensino Médio e o assunto desta mesa me interessa muito.

Aproveito para parabenizar ao Luciano Dias a ao Marcos Antônio pelo trabalho que está muito claro e bem fundamentado!

Meninos, percebe-se, no decorrer da abordagem uma ênfase relacionada à prática do professor. Expressões como: "cabe ao professor" e "é necessário o professor atuar" apontam essa questão. Realmente, concordo que o professor é um ator importante nesse processo, mas, nem todos os professores foram orientados a atuar pedagogicamente no caminho da leitura e produção oral e escrita para o ensino de gramática.

Como vocês percebem a questão das estratégias de ensino nos cursos de licenciatura? E, na formação continuada? Será que nossos profissionais estão sendo formados para o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos?

148 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde!
Realmente complicado. Acredito que boa parte dos cursos de licenciatura tem a preocupação de apresentar aos futuros profissionais da área de Letras uma dinâmica voltada para uma consciência linguística que estabeleça uma relação maior entre a gramática e o texto num processo de interação da linguagem.
O ensino de linguagem relacionado à gramática afeta significativamente o fazer pedagógico do professor com seus alunos, uma vez que, quando os estudantes chegam à escola, já possuem conhecimentos gramaticais. Dessa forma, as aulas de Língua Portuguesa são para potencializar essa capacidade, além de propiciar recursos para o desenvolvimento das habilidades orais e escritas, em diferentes níveis.
Tem ainda, muitos professores que usam a gramática como forma de ensinar regras, porque assim é mais fácil de trabalhar, colocando o aluno num sistema de "decorar certo e errado" sem compreender onde ele vai utilizar esse conhecimento.

143 palavras

Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Olá, boa tarde!
Gostaria de aproveitar seu comentário e convidar os autores do trabalho a nos contarem um pouco mais sobre a motivação para escrever o artigo sorriso !

29 palavras

Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Oi, Luciano!

Acredito que temos um grande trabalho pela frente, não só com a mudança de paradigma em relação ao ensino de regras gramaticais por alguns colegas que ainda insistem na prática, mas também ao apoio e direcionamento da equipe de apoio ao trabalho docente. Afinal, o trabalho na Educação é realizado de forma coletiva, né?
Vamos que vamos!
Abração,

60 palavras

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde,
Com certeza, trabalhar com linguagem e também de certa forma um trabalho interdisciplinar e coletivo. Ser professor de Língua Portuguesa é entender que a língua é viva e interacional.

31 palavras

Em resposta à Ana Lucia do Carmo Narciso

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Boa tarde, e sejam bem-vindos a mais um dia de evento!
Continuemos com as nossas discussões nesta mesa e que elas sejam produtivas e enriquecedoras para todas e todos! sorriso

30 palavras

Em resposta à Ana Lucia do Carmo Narciso

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Ana Lucia do Carmo Narciso -
Sejam todos muito bem-vindos terceiro e último dia de evento!

É com grande entusiasmo que damos início a este momento especial nos reunindo para mais um dia de discussões estimulantes!
Agradeço a presença de cada um de vocês, pois é a diversidade de ideias e perspectivas que enriquece eventos como este. Que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprendizado.
Que este dia seja repleto de descobertas, conexões valiosas e momentos inesquecíveis.
Vamos juntos fazer deste evento um sucesso!

79 palavras

Em resposta à Ana Lucia do Carmo Narciso

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Jaqueline da Silva -
Oi, Ana!

Realmente o evento é uma ótima oportunidade de aprendizado! O melhor de tudo é que me breve todos os trabalhos estarão disponíveis nos Anais do evento.

Abração,

Jaqueline Dias

31 palavras

Em resposta à Ana Lucia do Carmo Narciso

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Tânia Beatriz Da Silva Oliveira -
Bom dia!
Aproveito para parabenizá-los pelo trabalho de uma temática mega polêmica!
Como vocês pensam o ensino da norma padrão sem que haja a ideia de senso comum, em que os estudantes pensem que a sua própria norma seja "errada"?
Como desmistificar a hegemonia da norma padrão, para que o ensino da mesma seja crítico e consciente?

57 palavras

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Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Mayara Xavier Vito Pezarino -
Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pela temática abordada e pelo excelente referencial teórico. Infelizmente, ainda é recorrente aulas de Língua Portuguesa (LP) pautadas apenas na gramática normativa, fator que não propicia um ensino produtivo de língua. Considerando a discussão apresentada, gostaria de saber a motivação para escrever este artigo. Vocês são professores de LP? Ou observaram esse ensino descontextualizado em suas vivências como pesquisadores?

65 palavras

Em resposta à Mayara Xavier Vito Pezarino

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde,
Sou professor de Língua Portuguesa. O questionamento é do próprio trabalho no cotidiano em sala de aula. A dificuldade de trabalhar com realidades e processos de interação da linguagem de forma diferente. A ideia de trabalhar com conceito de linguagem, gramática e texto. A prática da escrita e da oralidade que vai atender a necessidade e realidade de cada aluno. Claro também, o envolvimento com a leitura.

69 palavras

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Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Prezados autores, tudo bem?

De início, gostaria de parabenizá-los pelo trabalho com o recorte temático. É corajoso desbravar o assunto tratado, tão polêmico dentro da nossa academia, não é mesmo? Ao ler o artigo, observei duas colocações sobre as quais gostaria de discutir e entender melhor.

1) Vocês abordam, desde o título e durante todo o artigo, a nomenclatura "norma culta". Contudo, alguns autores criticam a denominação sob a justificativa que se pode inferir que as demais variantes seriam, então, não cultas ou sem cultura, o que sabemos que não é verdade. Logo, gostaria de saber o embasamento teórico para a utilização do nome e o que consideram sobre a minha afirmação.

2) Durante o artigo, é também mencionada a possibilidade de trabalho com a norma culta sob a perspectiva da oralidade. Sendo assim, gostaria de entender a partir de quais recursos/práticas/atividades a oralidade poderia ser trabalhada em sala de aula voltando-se para o uso da norma padrão.

Muito obrigada!

Atenciosamente,

Ana Paula Cordeiro

164 palavras

Em resposta à Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde,
O termo "norma culta" ou o termo "culta" transmite uma ideia de algo correto e ao mesmo tempo preconceituoso e que desacredita nas outras formas de comunicação, algo submetido as regras com lei. A norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população. Entretanto, no processo de ensino e aprendizagem, é importante que professor de língua portuguesa perceba e reforce em seu discurso e na prática cotidiana de sala de aula a compreensão das variações e variedades linguísticas. Destacando que no processo de comunicação e na sociedade, as situações que o usuário irá determinar o que deverá fazer o uso. Na verdade, não é mais possível ensinar língua portuguesa apenas com regras, mas a gramática contextualizada e centrada também nos gêneros textuais, nos textos das mídias (hipertextos e etc).

139 palavras

Em resposta à Luciano Dias de Sousa

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco -
Ei, Luciano!

Obrigada pelo retorno.

A partir de sua resposta, você acredita, então, que o uso do termo é adequado?

Fico aguardando sua resposta para a minha segunda pergunta.

Abraços!

30 palavras

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Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira -
Saudações, colegas!
Sou professora de Língua Portuguesa e me interesso muito por trabalhos dentro desta área do conhecimento.
Acredito que o ensino da norma padrão culta seja muito importante, especialmente se os alunos compreendem os motivos pelos quais dominar essa norma é relevante, o que não é habitual na educação básica em relação ao conhecimento e domínio da GT. Penso que o espaço para discutir a língua, sua dinamicidade, transformações e intencionalidade precisa existir nas aulas sobre aspectos gramaticais para que tenhamos alunos que saibam analisar e refletir esses usos.

90 palavras

Em resposta à Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira

Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Luciano Dias de Sousa -
Boa tarde,
Concordo. Uma geração que estudou tudo sobre regras de gramática e não aprendeu sobre o que fazer com as regras e o processo de comunicação.

27 palavras

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Re: A NORMA CULTA NA ESCOLA: reflexões teóricas - Autoria: Luciano Dias de Sousa; Marcos Antonio Pereira Coelho

por Nora Vaz de Mello -
Realmente a escola é uma lugar onde as interações acontecem e nesse momento a comunicação entre alunos é o mais importante. Parabéns pelo texto.

24 palavras