Abrindo a temporada de eventos do Grupo Texto Livre neste segundo semestre de 2019, trazemos um documentário, na forma de entrevista, com a Dona Maria Geralda das Graças Silva, funcionária de muitos lares belorizontinos desde sua chegada na cidade.
Sua história é uma homenagem à professora Dona Preta, que, com seus ensinamentos de amor e respeito, além das ementas escolares que teimosamente levava à comunidade de trabalhadores escravos de uma fazenda no interior de Minas Gerais (mapa da região), foi responsável, no mínimo, pela libertação da família da Dona Maria Geralda.
Geralda é analfabeta, pois não permitiam às meninas assistir às aulas, por isso trazemos o documentário em vídeo e vamos ler para ela suas postagens, que serão respondidas em áudios.
Com grande carinho de todos os membros do Grupo Texto Livre e com especial orgulho da acris, filha adotada pela Dona Maria em 2006, agradecemos a participação de todos e, como não poderia de ser, à coragem e força da Dona Maria Geralda, a quem passamos a voz.
AVISO: MARIA GERALDA PEDE PARA AVISAR QUE A ÚLTIMA SEÇÃO DE RESPOSTAS SERÁ AMANHÃ À TARDE. COMO ELA PRECISA DE APOIO PARA AS POSTAGENS, SÓ ESTARÁ RESPONDENDO OS COMENTÁRIOS POSTADOS ATÉ 15H DO DIA 14/11. OBRIGADA