ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

Número de respostas: 22

Abrindo a temporada de eventos do Grupo Texto Livre neste segundo semestre de 2019, Foto de Maria Geral das Graças Silvatrazemos um documentário, na forma de entrevista, com a Dona Maria Geralda das Graças Silva, funcionária de muitos lares belorizontinos desde sua chegada na cidade.

Sua história é uma homenagem à professora Dona Preta, que, com seus ensinamentos de amor e respeito, além das ementas escolares que teimosamente levava à comunidade de trabalhadores escravos de uma fazenda no interior de Minas Gerais (mapa da região), foi responsável, no mínimo, pela libertação da família da Dona Maria Geralda.

Geralda é analfabeta, pois não permitiam às meninas assistir às aulas, por isso trazemos o documentário em vídeo e vamos ler para ela suas postagens, que serão respondidas em áudios.

Com grande carinho de todos os membros do Grupo Texto Livre e com especial orgulho da acris, filha adotada pela Dona Maria em 2006, agradecemos a participação de todos e, como não poderia de ser, à coragem e força da Dona Maria Geralda, a quem passamos a voz.

ASSISTA O VÍDEO AQUI

para surdo ouvir

Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC

AVISO: MARIA GERALDA PEDE PARA AVISAR QUE A ÚLTIMA SEÇÃO DE RESPOSTAS SERÁ AMANHÃ À TARDE. COMO ELA PRECISA DE APOIO PARA AS POSTAGENS, SÓ ESTARÁ RESPONDENDO OS COMENTÁRIOS POSTADOS ATÉ 15H DO DIA 14/11. OBRIGADA

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2

por Daniel Rodrigues Paes Landim -
Belíssimo documentário. É gratificante ouvir histórias de vidas de profissionais que fazem jus ao papel de educadores.
Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2

por Ana Cristina Fricke Matte -

Compartilhando: vídeo sobre escravidão hoje no Brasil, publicado pela Agência FAPESP: http://agencia.fapesp.br/videos/#YsxWccqgPQk

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2

por Mauricio Teixeira Mendes -

História emocionante. 

Bem a cara de minha realidade.

Começar um evento científico homenageando, uma mulher, negra, analfabeta que não possui um título acadêmico é uma quebra de paradigma fantástica. Parabéns pela bela abertura.

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2

por Eliane Piske -

Bom dia, Daniel e Ana! Que abertura de temporada, como vocês já mencionaram, que documentário! Sem fôlego, um presente para nós!!!! Sorrisos de gratidão!!! 

Abraços, Eliane




Em resposta à Eliane Piske

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2

por Maria Geralda das Graças Silva -
Em resposta à Maria Geralda das Graças Silva

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2

por Eliane Piske -

Olá!! A felicidade é nossa em te ter aqui tão pertinho, dona Maria! Não fazes ideia do quanto fiquei feliz em ouvir tua voz, privilégio! Faltam palavras para agradecer, tua trajetória nos impulsiona que sempre podemos mais, nossa inspiração! Forte e apertado abraço, Eliane!  

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Isac dos Santos Lopes -
Bons tempos amigos.

Gostei muito do documentário.

Fiquei ouvindo a senhora falando e visualizando a situação em muitas comunidades quilombolas, inclusive na minha. Uma situação em que são colocadas barreiras para tentar impedir que os sujeitos acessem o conhecimento, em minha opinião por já saberem que o conhecimento abre portas para para que saiamos de situações de violações de nossos direitos.

Gostaria de saber, se possível, de qual época a senhora fala, porque esse processo de tentativa de impedir que acessemos conhecimentos. Ainda tentam controlar nossos direitos e vidas. E são vários grupos que fazem isso atualmente.

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Jacquelline Christina Viana -

Áudio muito interessante, mostrando a importância de se transmitir o conhecimento. A importância de educar.Por outro lado, como esta senhora ficou agradecida de aprender, de crescer..

Nos mostra também a determinação de todos, uma de ensinar e outros de aprender.

E como diz Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. "

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Ednéia Carvalho -

Que estímulo causou em mim esse depoimento! A gratidão de ter sido instigada a aprender vigora a prática docente.

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Natália Giarola -

Ana,

Parabéns pela abertura do UEADSL.

Que depoimento magnífico. E também é um retrato da sociedade brasileira. De uma sociedade meritocrática, que nada mudou do tempo da Dona Maria Geralda.

Além disso, o relato da Dona Maria mostra a importância da Educação e ainda enche meu coração de esperança em saber que existem e existiram pessoas que se preocupam com tal.

Dona Maria, sua história me fez lembrar muito minha avó, foi uma lembrança boa que seu depoimento me acionou. 

Parabéns pela iniciativa. Linda história.


Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Leonardo Medeiros -

Dona Maria, fico muito grato pelo seu depoimento que nos trouxe a história de Dona Preta. Ao contar sua história, a senhora nos passa o sua sabedoria sobre educação que inspira muitas pessoas a fazer o que a Dona Preta fez, na certeza de que podemos contribuir com a vida de educandos.

Em resposta à Leonardo Medeiros

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Lillian Bernardes -

 Boa tarde!

Dona Maria, que documentario belissimo, quero parabeniza-la por compartilhar tamanha inspiracao, na qual nos faz refletir na historia de tantas familias, nos trazendo sabedoria  e estimulo, acrescentando riquezas pra lideranças da nossa docencia. 

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por prof Paulo -

Oi, Dona Maria Geralda, tudo bem?

Que história emocionante, hein... A professora Dona Preta ensinou à senhora e a todos que ouvimos esse relato. Dona preta foi exemplo de amor ao próximo, de boa vontade em ensinar, de grande respeito e ternura às outras pessoas, de coragem ao encarar sem medo as situações difíceis que apareciam, por não concordar com as injustiças praticadas contra quem tinha poucas oportunidades na vida, não é mesmo?

Dona Maria Geralda, muito obrigado mesmo por nos contar essa história.

Espero revê-la aqui, em outra oportunidade. Acredito que a senhora tenha muitas outras histórias tão curiosas e importantes como essa a partilhar com todos nós.

Um abraço,

Paulo


Em resposta à prof Paulo

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Vivian Pinto Riolo -

Dona Maria Geralda, como vai?

Que presente ouvir a sua história!

O seu relato sobre a Dona Preta me faz rever a minha atuação como professora e me impulsiona a pensar em como posso transformar a minha sala de aula em um lugar que para além de receber o conhecimento adquirido nos livros, vidas possam ser tocadas e motivadas a promover mudança em nossa sociedade. 

Foi impactante ver como a Dona Preta acreditava no poder da educação! Que inspiração!

Obrigada por compartilhar suas memórias conosco!

Abraços.


Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Handerson Gonçalves -

Boa tarde Dona Maria Geralda!

A memória é um recurso esplêndido para valorizar a vida e a história das pessoas, quando pensamos nas dificuldades que são enfrentadas para possibilitar que o conhecimento chegue a todos, não percebemos que nossa história, muitas vezes, passa pelos mesmos caminhos de profissionais e alunos que buscaram e buscam o conhecimento.

Seu depoimento é emocionante e motivador!

Parabéns!

Em resposta à Primeiro post

Re: ABERTURA DA TEMPORADA DE EVENTOS DO TEXTO LIVRE 2019.2 - Converse com a autora aqui!

por Eduardo Jorge Chixaro Sarraff DE Rezende -

Excelente documentário. Uma história viva que deve ser divulgada o máximo possível como exemplo de engajamento e dedicação à educação e ao próximo.