CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Tecnocorpos e Afrofuturismo: uma leitura semiótico-discursiva de imagens geradas por IA na formação crítica. por Fábio Coradini (UFRRJ) e Silvane Gomes (UFMG). dia 24 às 19h

Número de respostas: 3

A imagem é um cartaz digital de divulgação de um evento online. O fundo tem um tom de verde-azulado suave com ilustrações.LINK PARA O YOUTUBE (permite comentários): https://www.youtube.com/live/zhGUEI1u5TA?si=Zi72epF57FuCdIW1

Se desejar, deixe seu comentário neste fórum.

Em resposta à Primeiro post

Re: CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Tecnocorpos e Afrofuturismo: uma leitura semiótico-discursiva de imagens geradas por IA na formação crítica. por Fábio Coradini (UFRRJ) e Silvane Gomes (UFMG). dia 24 às 19h

por Julia Victoria Campos Emiliano -
O artigo me chamou muita atenção por articular de forma tão potente o afrofuturismo com a crítica das tecnologias visuais contemporâneas. A análise semiótico-discursiva das imagens geradas por IA traz questões urgentes sobre representação, corpo e poder, principalmente quando se trata de corpos negros. Fiquei especialmente impactada com a proposta de formação crítica: pensar a IA não apenas como ferramenta, mas como campo simbólico que pode reforçar ou subverter estereótipos. É uma leitura que provoca, tensiona e amplia o nosso olhar sobre o futuro e sobre as tecnologias que o constroem.

Re: CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Tecnocorpos e Afrofuturismo: uma leitura semiótico-discursiva de imagens geradas por IA na formação crítica. por Fábio Coradini (UFRRJ) e Silvane Gomes (UFMG). dia 24 às 19h

por Rana Gabriela Barbosa Roque -
Acho interessante a reflexão que o artigo traz ao abordar o tema, e como as imagens geradas refletem o preconceito arraigado na sociedade. É uma importante proposta ao trazer a luz sobre o que como as imagens por IA's são pensadas.

por bianca aguiar -
Nunca pensei que poderíamos adicionar dois aspectos dessa forma.