O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

Número de respostas: 26

O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MEIO ACADÊMICO

Autores

  • Camila Adriana Anastacio da Rocha

  • Emanuella Feital Ferraz

  • Lorenzo Bellis Pujoni

  • Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio

  • Matheus Souza Vinhal

Palavras-chave:

Inteligência artificial, adaptação, ensino, ferramenta

Resumo

Ferramentas de inteligência artificial são uma inegável fonte de auxílio do
cotidiano moderno, elas chegaram há não muito tempo, mas já são muitas; para as
mais diversas tarefas. Assim, não é de se estranhar que também sejam utilizadas
no contexto acadêmico.
Este documento traz uma proposta de ideias sobre as facilidades e preocupações
causadas por elas nas universidades, bem como métodos de uso consciente,
visando o bem-estar da comunidade e a preservação do conhecimento acadêmico.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa

  • professor Ana Matte
  • Mesa: Thais Noibauer
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Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Thaís Rodrigues Noibauer -
Olá, pessoal! Sejam muito bem-vindos ao UEADSL 2025.1! É uma alegria dar início a mais uma mesa desse evento que valoriza o diálogo e a construção coletiva do saber. Que este seja um espaço livre e rico em trocas — porque é assim, compartilhando ideias e experiências, que a gente aprende de verdade.
Bora, lá? sorriso
Em resposta à Thaís Rodrigues Noibauer

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio -
Olá, Thaís! Obrigado pelo apoio até aqui. Um ótimo evento para todos nós!
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Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Julia Victoria Campos Emiliano -
Parabéns aos autores pelo texto! Achei o artigo muito relevante, especialmente por abordar de forma equilibrada tanto as potencialidades quanto os riscos do uso da inteligência artificial nas universidades. É inegável que essas ferramentas facilitam muitas atividades do cotidiano acadêmico, mas o texto também levanta questões importantes sobre o uso ético e consciente, chamando atenção para a necessidade de preservar a autonomia do pensamento crítico e a integridade na produção do conhecimento. A reflexão proposta me fez pensar no quanto é urgente discutir a IA não só como tecnologia, mas como parte das práticas pedagógicas e acadêmicas do presente e do futuro.
Em resposta à Julia Victoria Campos Emiliano

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio -
Obrigado por ter lido, Julia! Fico feliz que tenha gostado e entendido a mensagem que quisemos transmitir. A ideia era justamente levantar essa discussão, já que as ferramentas de Inteligência artificial já são uma realidade no meio acadêmico, e precisamos saber diferenciar os momentos em que elas são bem-vindas.
Em resposta à Julia Victoria Campos Emiliano

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Olá, obrigado pelo comentário!
Que bom que o artigo foi impactante para você! Concordo plenamente com seu comentário sobre a importância de refletir sobre a IA não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas como uma mudança paradigmática nas práticas pedagógicas e acadêmicas. O equilíbrio entre aproveitar as potencialidades da IA e manter o pensamento crítico e a integridade intelectual é realmente crucial. Essa discussão precisa ser aprofundada, pois a IA pode ser tanto um facilitador quanto um desafio para a educação, dependendo de como é usada. E, como você disse, pensar na IA para o presente e o futuro das universidades é algo urgente e necessário.
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Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Marin Haela Villas Boas -
Olá pessoal, parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se a bibliografia que vocês consultaram detalhava de qual forma a inteligência artificial generativa poderia contribuir para os alunos com necessidades especiais. O artigo fala em "acessibilidade educacional", fiquei curiosa quanto a como se daria essa proposta. Abraços.
Em resposta à Marin Haela Villas Boas

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Robert Iquiapaza -
Também fiquei com essa dúvida, sugiro que vocês publiquem o artigo em uma revista que permita uma maior explanação, o tema é extremamente relevante.
Em resposta à Robert Iquiapaza

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Matheus Souza Vinhal -
Olá, Marin e Robert! Obrigado pelo interesse em nosso trabalho! Sim, o texto fala bastante sobre como a inteligência artificial pode ajudar alunos com necessidades especiais, principalmente os surdos. Ele mostra que ferramentas de IA, como aquelas que usam processamento de linguagem natural (PLN), podem ser um ótimo apoio na hora de escrever textos em português. Isso é super importante porque muitos surdos têm Libras como primeira língua, e o português escrito acaba sendo um desafio, ainda mais em contextos acadêmicos.
O trabalho apresenta uma análise qualitativa, ao documentar a utilização de ferramentas PLN por uma mulher que é surda, com formação superior em tradução e interpretação do par linguístico libras-língua portuguesa e tem como língua materna a língua brasileira de sinais. No trabalho, é feita a comparação entre duas ferramentas que utilizam PLN: Luzia e Language Tool.
Essas ferramentas ajudam a melhorar a escrita, corrigir erros, sugerir palavras melhores, e com isso os alunos vão ganhando mais autonomia. Eles passam a depender menos de intérpretes, o que é ótimo tanto pra eles quanto pros professores. Além disso, a IA pode ser uma aliada pra incluir esses estudantes na pós-graduação, por exemplo, onde a escrita é super exigida.
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Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Ana Cristina Fricke Matte -
Bom dia, Camila, Emanuella, Lorenzo, Matheus Amélio e Matheus Vinhal,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre o papel da IA no meio acadêmico mais os animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Emanuella Feital Ferraz -
Bom dia! Ficamos muito gratos pela oportunidade de compartilhar nosso trabalho! O que mais me entusiasmou foi descobrir como a IA pode transformar vidas acadêmicas, especialmente ao ajudar estudantes com deficiências que antes poderiam sentir que sua caminhada acadêmica poderia ser bem mais desafiadora e desestimulante. De fato, esta era uma aplicação que eu conhecia pouco. Com nossas pesquisas, ver ferramentas que corrigem textos para surdos, por exemplo, nos mostrou o poder da tecnologia para criar uma educação bem mais inclusiva!

Emanuella.
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Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Julia Rodarte Mendonca -
Oi, Camila, Emanuella, Lorenzo, Matheus e Matheus!
Parabéns pelo trabalho! A leitura foi muito esclarecedora e equilibrada. Achei ótimo como vocês conseguiram apresentar tanto os benefícios quanto os riscos do uso de IA no ambiente universitário, especialmente ao abordar a questão da originalidade e da formação crítica dos estudantes.
O trecho que trata da dependência das ferramentas e do possível impacto no desenvolvimento cognitivo me chamou bastante atenção. É um ponto delicado, mas extremamente necessário de ser discutido, principalmente com a popularização das IAs generativas no meio acadêmico.
Fiquei com uma dúvida: vocês acham que as universidades deveriam criar regras mais rígidas sobre o uso da IA, ou o melhor caminho seria investir em educação digital e ética para orientar os alunos sobre como usar essas ferramentas de forma consciente?
Parabéns pela clareza, pela organização e pela profundidade do texto!
Júlia.
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Matheus Souza Vinhal -
Oi, Júlia! Obrigado pelo interesse em nosso trabalho. Na minha opinião, o melhor caminho é investir em educação digital e ética. Não adianta só proibir. Quando algo é proibido sem discussão, o mais comum é que as pessoas tentem usar escondido.
A IA não vai desaparecer. Pelo contrário, ela só vai crescer e fazer parte do dia a dia em praticamente todas as áreas. Então, faz muito mais sentido ensinar os alunos a usar essas ferramentas com consciência. Mostrar como elas podem ajudar na pesquisa, na organização das ideias, ou até na revisão de um trabalho, mas sempre com responsabilidade, sem substituir o pensamento próprio.
As universidades têm um papel muito importante nessa conversa. Elas não devem ser só fiscalizadoras, mas também guias. Criar espaços para discutir o uso da tecnologia, oferecer oficinas e dar exemplos de uso ético, mas também não deixar de esclarecer o que pode e o que não pode em cada atividade.
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Isabela Franca Souza e Moura -
Achei super interessante como vocês dividiram a análise em três eixos: facilidades, preocupações e soluções. Isso deixou a leitura bem organizada e fácil de acompanhar, além de mostrar que vocês realmente pensaram o tema de forma crítica e completa. Um ponto que gostei bastante foi quando vocês destacaram o risco da IA gerar uma “falsa sensação de originalidade” nos trabalhos acadêmicos. É algo que nem todo mundo percebe, mas é super real — às vezes o texto sai redondinho, mas sem nenhuma profundidade ou pensamento próprio. E vocês abordaram isso com muito equilíbrio, sem demonizar a ferramenta, mas propondo formas conscientes de usá-la. A parte em que falam sobre acessibilidade também foi um acerto — mostra que a IA pode ser muito positiva, especialmente pra quem tem necessidades específicas. Enfim, parabéns! Um texto atual, bem escrito e cheio de reflexões importantes.
Em resposta à Isabela Franca Souza e Moura

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio -
Olá, Isabela!
Que bom que o texto foi do seu agrado. Muito obrigado pelos elogios, eles me mostraram que conseguimos atender ao objetivo do artigo!
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Maria Cecilia de Albuquerque Cabral -
Parabéns pelo trabalho, Camila, Emanuela, Lorenzo, Matheus Felipe e Matheus Vital!
O artigo apresenta uma análise interessante sobre o impacto da inteligência artificial no ambiente universitário, reconhecendo tanto seu potencial de democratizar o acesso ao conhecimento quanto os riscos que representa à autoria, à criticidade e, em especial, à ética acadêmica.
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Leidiane Pereira de Almeida -
Gostei de como o trabalho aborda um tema muito relevante e atual. O uso da inteligência artificial nas universidades levanta questões importantes, e achei muito bom como os autores equilibraram os benefícios e os riscos, defendendo um uso mais consciente e ético dessas ferramentas no meio acadêmico.
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Alexssandra Rodrigues Batista Silva -
Parabéns pelo artigo. o tema é muito relevante, com certeza vou ler mais sobre. Levando em consideração o contexto atual, é muito importante ser debatido sobre o impacto das IA no geral.
Em resposta à Alexssandra Rodrigues Batista Silva

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Lorenzo Pujoni -
Olá Alexssandra, tudo bem?

Que bom que gostou do nosso artigo. Realmente é um tema bem atual que deve ser debatido, principalmente seu impacto nas universidades e aprendizado.
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Eduardo Botelho de Lima -
As Inteligências Artificiais já são realidade em nossa vida. Então, o uso dessas novas tecnologias pelo setor educacional e acadêmico pode ser de grande valia.
Em resposta à Eduardo Botelho de Lima

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Lorenzo Pujoni -
Boa Tarde Eduardo, tudo bem?

Sim, com certeza já são realidade. Vale o debate quanto ao uso de forma consciente e dos limites para seu uso, de modo a não afetar a construção de conhecimento e aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Delano de Carvalho Ferreira Filho -
Parabéns! Ótimo trabalho!
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Autores, o texto de vocês aborda com clareza a relevância do uso consciente da inteligência artificial no meio acadêmico, equilibrando bem os benefícios e os desafios que ela apresenta. Uma reflexão oportuna e necessária. Parabéns! Abraços.
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que o texto tenha conseguido transmitir de forma clara a relevância do uso consciente da IA na academia, especialmente no contexto dos benefícios e desafios que ela impõe. O equilíbrio entre as duas perspectivas é realmente fundamental, e é ótimo ver que essa reflexão foi bem recebida.

Abraços! E se tiver mais alguma contribuição ou dúvida, fico à disposição para conversar mais sobre o tema!
Em resposta à Primeiro post

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Lisania Gabriele Santos -
Boa noite! Cumprimento aos autores e coordenadores de mesa. Parabéns pelo trabalho!
O trabalho de vocês me fez refletir: a utilização de IA no meio acadêmico é uma realidade crescente e, assim como aconteceu com outras tecnologias, precisamos nos adaptar. Como vocês acreditam que podemos integrar a IA e utilizá-la como potencializador na produção acadêmica e não como um fator de enfraquecimento?
Em resposta à Lisania Gabriele Santos

Re: O uso de inteligência artificial no meio acadêmico . Autores: Camila da Rocha , Emanuella Feital Ferraz, Lorenzo Bellis Pujoni, Matheus Amelio, Matheus Vinhal

por Emanuella Feital Ferraz -
Agradecemos seu comentário! Acreditamos que a IA pode potencializar a produção acadêmica quando usada como ferramenta de apoio, automatizando tarefas burocráticas como formatação e revisão, para que possamos fazer esforços inteligentes na análise crítica e criatividade. A grande questão está em estabelecer diretrizes claras de uso transparente e em métodos avaliativos que valorizem o pensamento original, transformando a IA em aliada do processo intelectual, não substituta. Outra boa maneira é fornecer o conhecimento do autor para a IA e pedir para que ela dê sugestões de estrutura explicativa dos conceitos para chegar na melhor forma de entendimento para os leitores, conservando a produção de conhecimento original e facilitando a entrega da mensagem. Espero ter respondido bem à sua pergunta!