A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

Número de respostas: 35

A Prática Docente na Educação Digital Escolar

Desafios e Possibilidades

Autores

  • Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Correia Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Henrique Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Digital Escolar, Educação Básica, práticas pedagógicas, tecnologias digitais, escola pública

Resumo

Este artigo analisa como professores da Educação Básica em escolas públicas enfrentam desafios e exploram possibilidades da Educação Digital. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, com foco em estudos publicados entre 2020 e 2025 sobre a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas. Os resultados mostram limitações estruturais e formativas, mas também experiências inovadoras. Conclui-se que a consolidação da Educação Digital Escolar requer políticas públicas articuladas, formação docente crítica e uso pedagógico intencional das tecnologias.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa

  • professor Cristina de Souza
  • Mesa: Thais Faria

Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Thais Faria -
Boa tarde, a todos!

Meu nome é Thais Faria e sou a coordenadora de mesa deste trabalho. Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores quanto ao tema, uma vez que é de grande pertinência atualmente.

Por isso deixo a minha pergunta: Diante das desigualdades e falta de infraestrutura escolas, como poderíamos inserir, de forma eficiente, a educação digital nas escolas públicas?
Em resposta à Thais Faria

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Boa tarde, pessoal!
Tendo em conta as desigualdades e a falta de infraestrutura nas escolas públicas, a inserção eficiente da Educação Digital exige ações integradas. Como apontamos no artigo, apesar das limitações estruturais e formativas, há experiências inovadoras sendo desenvolvidas por professores da Educação Básica. Para ampliar essas iniciativas, é fundamental investir em políticas públicas que garantam conectividade, equipamentos e suporte técnico, além de promover uma formação docente contínua e crítica, voltada para o uso pedagógico intencional das tecnologias. Assim, mesmo em contextos desafiadores, é possível fortalecer práticas inclusivas e transformadoras, tendo como base a Educação Digital.
É um assunto que estamos estudando bastante, tendo em vista que atuamos em uma diretoria da UFMG (DEDD) que assumiu o compromisso de investir nessa temática. Estamos, portanto, buscando articular teorias e práticas relacionadas a esse campo. A Política Nacional de Educação Digital, publicada por meio da Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, tem sido um dos nossos eixos norteadores. Abraços e um excelente evento a todas e todos!
Em resposta à Thais Faria

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Ana Carolina Correia Almeida -
Boa tarde, Thais!

Agradecemos imensamente suas palavras e o reconhecimento da relevância do tema. Sua pergunta é extremamente pertinente e nos provoca a refletir sobre os desafios estruturais que ainda marcam a realidade das escolas públicas brasileiras.
Entendemos que a inserção eficiente da Educação Digital em contextos de desigualdade exige um movimento em múltiplas frentes. Em primeiro lugar, é fundamental que haja investimento público contínuo em infraestrutura tecnológica, com acesso à internet de qualidade, equipamentos adequados e manutenção constante. Paralelamente, a formação docente precisa ser valorizada e ampliada, com foco não apenas no uso técnico das ferramentas, mas principalmente em sua integração pedagógica, respeitando as especificidades de cada comunidade escolar. Além disso, destacamos a importância de políticas públicas que favoreçam a participação ativa das redes e comunidades escolares, promovendo o protagonismo local e soluções criativas que dialoguem com o território. A Educação Digital precisa ser pensada como um direito de todos, não como privilégio de alguns.

Muito obrigada pela pergunta e pela mediação!
Um abraço,
Ana Carolina
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Márcia, Ana Carolina e Thiago!
Quero parabenizá-los pelo trabalho! O tema escolhido é atual e pertinente, dada a urgência da implementação da Educação Digital nas instituições educacionais brasileiras. A proposta de investigar a prática docente sob a ótica da Educação Digital Escolar é crucial porque reconhece que a mera inserção de tecnologia nas escolas não garante a inovação pedagógica. O foco está em como os professores efetivamente utilizam, integram e ressignificam as ferramentas digitais em seu fazer diário. A relevância do texto consiste principalmente na oferta de insights valiosos sobre como capacitar e apoiar os professores para que possam, de fato, extrair o máximo potencial das tecnologias em benefício do aprendizado dos alunos.
Abraço,
Cristina Souza (DEDD/UFMG)
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Cristina!
Muito obrigada pelo comentário! Também acreditamos que o diferencial está justamente no modo como os professores se apropriam das tecnologias no cotidiano escolar. Seguimos na intenção de contribuir com reflexões que valorizem essas práticas e deem visibilidade aos desafios e às potencialidades da Educação Digital. Abraços!
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, Cristina!

Agradecemos imensamente por sua leitura atenta e pelas palavras tão generosas.

De fato, como você bem pontuou, a inovação pedagógica não se resume à presença da tecnologia em sala de aula, mas depende fundamentalmente da mediação crítica, criativa e contextualizada feita pelos(as) docentes. Nosso objetivo com o trabalho foi justamente lançar luz sobre essas práticas cotidianas, valorizando o protagonismo dos professores nesse processo de ressignificação.

Um abraço,
Ana Carolina
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Fernanda Portela Bastos Linhares -
Achei o artigo muito necessário e atual! Me identifiquei bastante com a reflexão sobre como a Educação Digital vai muito além de só ter acesso à tecnologia, envolve formação de professores, planejamento e, principalmente, intencionalidade pedagógica. Gostei de ver exemplos reais de práticas com robótica, webfólio e uso de smartphones, porque mostram que é possível inovar mesmo diante dos desafios. A leitura me fez pensar o quanto o professor continua sendo peça-chave nesse processo todo!
Em resposta à Fernanda Portela Bastos Linhares

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Agradecemos a sua contribuição, Fernanda e concordamos com você! A Educação Digital realmente vai muito além do acesso aos equipamentos, pois exige uma mudança de mentalidade e muita intencionalidade nas práticas pedagógicas. E sim, pensamos da mesma forma, ou seja, que o papel do professor continua sendo essencial como mediador e protagonista dessas transformações. Ótima reflexão! Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Matheus Tadeu Alves de Carvalho -
A educação digital é uma ferramenta que pode aumentar a qualidade do ensino. Entretanto, as escolas publicas brasileiras, principalmente as escolas para crianças, sofrem por falta de estrutura básica. Infelizmente, é comum nessas escolas não terem mesas, cadeiras, lanche, e até professores. Então, acho que os benefícios da educação digital certamente serão limitados, mas não porque o método é ruin, mas sim porque não há interesse em disponibilizá-lo a todos.
Em resposta à Matheus Tadeu Alves de Carvalho

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Agradecemos a sua participação e reflexão, Matheus! Você tem razão ao destacar os desafios enfrentados pelas escolas públicas, que muitas vezes carecem até do básico. Mas ainda assim, há professores e iniciativas que mostram que é possível implementar a Educação Digital de forma criativa e significativa. Mas, de fato, faltam políticas públicas mais eficazes que promovam formação docente e garantam recursos que tornem essas experiências viáveis, com equidade e continuidade. Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Thaís Machado -
Eu achei essa análise super bem construída. Eles fizeram uma revisão de literatura bem focada, buscando artigos recentes e relevantes, o que já dá segurança na leitura. Curti muito que usaram autores como Moreira e Schlemmer pra discutir a Educação Digital, e Faria e Lopes pra falar das práticas pedagógicas. O que me pegou foi como eles mostram que o problema não é só infraestrutura, mas formação docente e uso crítico das tecnologias. Achei ótimo como a análise vai direto ao ponto, mas sem ser rasa. Dá uma visão bem realista do cenário, sem cair em discursos tecnofóbicos nem utópicos.
Em resposta à Thaís Machado

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Thaís, obrigada por compartilhar sua reflexão conosco. Você ressaltou muito bem aspectos importantes da análise, como o uso de referências atuais e o equilíbrio entre a crítica construtiva e a realidade. Sua participação contribui com a discussão sobre os desafios da Educação Digital escolar. Abraços!
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Thaís Machado -
Agradeço pelo retorno! Vocês fizeram uma análise muito equilibrada e relevante. Seu artigo está excelente e contribui bastante para pensarmos os desafios reais da educação digital!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Heitor de Oliveira Marcilio -
Parabéns, Márcia, Ana e Thiago! O artigo de vocês traz reflexões fundamentais sobre os caminhos e desafios da Educação Digital Escolar. A abordagem crítica e fundamentada valoriza o protagonismo docente e mostra o quanto ainda podemos avançar com intencionalidade e políticas públicas bem articuladas.
Em resposta à Heitor de Oliveira Marcilio

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Heitor, agradecemos o seu comentário! Buscamos destacar o protagonismo docente, pois muitos estudos acabam focando apenas em críticas a esses profissionais. Valorizar esse protagonismo nos ajuda a reconhecer o papel ativo deles na construção de uma Educação Digital mais eficaz e significativa. Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Lúcia de Salvo Oliveira -
A discussão sobre a prática docente na educação digital escolar é de suma importância e atende aos desafios contemporâneos de inovação na prática pedagógica digital. Considero de grande relevância a identificação de possibilidades, desafios e práticas relacionada ao uso das tecnologias digitais por professores de educação básica em escolas públicas. O artigo traz contribuições significativas ao destacar as experiências promissoras que evidenciam o potencial das tecnologias digitais quando usada de forma crítica e alinhada aos objetivos educacionais. Parabéns aos autores!
Em resposta à Lúcia de Salvo Oliveira

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Lúcia!
Você trouxe pontos muito relevantes. Refletir sobre as experiências concretas vivenciadas por professores da educação básica nos ajuda a entender melhor os caminhos possíveis para uma integração mais efetiva das tecnologias digitais no cotidiano escolar. É muito interessante perceber que, quando bem utilizadas, essas tecnologias podem ampliar as possibilidades pedagógicas e contribuir para uma educação mais crítica e significativa.
Parabéns pela leitura atenta e pelas observações! Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá a todos!
Dentre os desafios que se apresentam, considero que um dos principais desafios é a formação continuada. Muitos educadores não tiveram contato com tecnologias digitais em sua própria formação inicial, e a velocidade das inovações exige um aprendizado constante. Isso implica em superar a resistência à mudança, o medo do novo e a sensação de insegurança diante de ferramentas desconhecidas.
Abraço,
Cristina Souza (DEDD/UFMG)
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Cristina!
Muito obrigada pela participação no debate! Bastante pertinente o seu posicionamento. A formação continuada realmente é um ponto central para que os educadores possam se sentir mais seguros e preparados diante das constantes inovações tecnológicas. Destaco também o quanto é importante que essa formação vá além do domínio técnico, promovendo espaços de troca e reflexão sobre práticas pedagógicas significativas com o uso das tecnologias.
Abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Márcia, Ana e Thiago,
Parabéns pela apresentação de relevante artigo a respeito da docência e educação digital. O recorte temporal da análise (2020/2025) é bem atual, o que possibilita debater acerca do que foi construído até agora, bem como refleir sobre os impactos da presença e da ausência da tecnologia no ambiente educacional. De fato, a Educação Digital Escolar para ser democratizada necessita de políticas públicas articuladas e inclusivas.
Em resposta à Adalgimar Gomes Gonçalves

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Adalgimar, agradecemos pela sua participação no debate! Destacar tanto a presença quanto a ausência da tecnologia amplia a reflexão sobre os impactos reais no dia a dia escolar. O recorte temporal foi pensado de fato nesse viés, pois nos ajuda a entender os avanços e desafios mais recentes. Ressalta-se, portanto, que tivemos que limitar a quantidade de estudos para análise devido ao escopo do artigo.
Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Thiago Henrique -
Título: Reflexões sobre os desafios e caminhos da Educação Digital Escolar

Mensagem:

Boa tarde a todos!

Gostaria de parabenizar os autores pelo artigo, que aborda um tema tão relevante e atual. A discussão sobre os desafios e possibilidades da Educação Digital nas escolas públicas é fundamental, especialmente em um contexto marcado por desigualdades estruturais e falta de infraestrutura.

Concordo com os colegas quando destacam que a inserção eficiente das tecnologias digitais vai além do acesso a equipamentos — exige formação docente crítica, intencionalidade pedagógica e políticas públicas articuladas. As experiências inovadoras citadas no artigo, como o uso de robótica e webfólios, mostram que, mesmo em condições adversas, é possível construir práticas transformadoras quando há apoio e criatividade.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Ramiro Oliveira -
Olá, participantes!
Gostaria de parabenizar os autores pela escolha do tema e pela abordagem. Gostei especialmente do fato de a análise da bibliografia indicar a importância de dois eixos relacionados à educação digital: a formação docente e a infraestrutura necessária nas escolas.
Abraços,
Ramiro.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por bianca aguiar -
Acho de extrema importância trazer essa perspectiva de forma clara e objetiva visto os avanços tecnológicos.
Em resposta à bianca aguiar

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Matheus, Adriana e Bianca!
Agradeço pelas contribuições relacionadas ao nosso artigo. Fico feliz em saber que o texto contribuiu para refletirmos juntos sobre os rumos da Educação Digital Escolar. Muito obrigada pela leitura atenta e pelas considerações! Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Matheus Souza Vinhal -
Olá, autores!
Parabéns pelo trabalho! O texto apresenta uma análise muito pertinente e bem fundamentada sobre a Educação Digital Escolar, destacando com clareza os avanços, desafios e a importância da articulação entre políticas públicas, formação docente e práticas pedagógicas inovadoras. É uma contribuição relevante para o debate sobre o uso crítico e consciente das tecnologias na educação básica.
Diante disso, gostaria de perguntar: como vocês enxergam a participação dos próprios estudantes na construção de práticas pedagógicas digitais mais significativas e colaborativas, especialmente em contextos de pouca infraestrutura?
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Adriana Rocha Roque -
Olá! Quero parabenizar a todos por esse trabalho. É muito pertinente criar artigos sobre educação, docência, uma vez que a cada dia há o sucateamento dessa área e que, uma inclusão pessoal e/ou digital depende de melhores condição estruturais - físicas - e suporte - docência. É importante atualizar a escola do que acontece no mundo mas também integrar toda escola e a ele. A educação digital é uma realidade que pode trazer muitos benefícios se administrados os malefícios. Obrigada pelo artigo!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Alexandra Cristina de Moura -
Boa noite! Gostaria de parabenizá-los pelo artigo “A prática docente na Educação Digital Escolar: desafios e possibilidades”. A leitura foi muito significativa para mim, especialmente porque reconheci em vários trechos realidades que enfrento diariamente na sala de aula, em escola pública. O texto me fez sentir compreendida enquanto professora que lida, ao mesmo tempo, com limitações de infraestrutura, falta de formação continuada específica e a pressão de inovar em meio a tantos obstáculos.

Achei potente a forma como vocês sistematizam, por meio da revisão de literatura, não só os entraves, mas também experiências que mostram que é possível integrar as tecnologias com intencionalidade e sentido pedagógico. Muitas vezes, nos sentimos solitários na tentativa de propor algo diferente com os poucos recursos disponíveis, e ler exemplos concretos de práticas com robótica, Web 2.0, smartphones e webfólios reacende a motivação para continuar tentando.

A abordagem crítica de vocês, que aponta a importância da PNED, mas também deixa claro que nenhuma política pública é suficiente sem apoio real e constante à docência, é muito coerente com o que vivemos na ponta. Concordo plenamente que o sucesso da Educação Digital Escolar não depende apenas de equipamentos, mas de uma cultura pedagógica colaborativa, valorização docente e formação sólida.

Como sugestão, deixo o desejo de ver um aprofundamento em experiências de professores(as) da educação básica em territórios mais vulnerabilizados, como forma de inspirar e ampliar redes de troca e resistência entre quem está nas escolas e acredita na transformação pela educação.

Muito obrigada por esse trabalho tão necessário e sensível!
Em resposta à Alexandra Cristina de Moura

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Alexandra, muito obrigada pelo seu comentário! É muito bom saber que o artigo dialoga com a sua vivência cotidiana na escola pública, esse é justamente o objetivo: promover reflexões reais e reconhecer os desafios concretos enfrentados pelos(as) docentes. Sua sugestão sobre aprofundar experiências de professores(as) em territórios mais vulnerabilizados é muito pertinente e será levada em consideração em futuros estudos. Seguimos juntas(os) na construção de uma educação digital com sentido, equidade e reconhecimento da prática docente como central nesse processo! Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Sofia Lommez -
O artigo apresenta uma reflexão muito pertinente sobre a Educação Digital, destacando tanto os desafios quanto as iniciativas inovadoras no contexto das escolas públicas. Adorei o tema!!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Sofia Lommez -
Entre as experiências inovadoras identificadas, alguma se destacou por seu impacto ou originalidade?
Em resposta à Primeiro post

Re: A Prática Docente na Educação Digital Escolar. Autores: Márcia Duarte, Ana Carolina Almeida, Thiago Henrique dos Santos

por Sofia Lommez -
Como vocês avaliam o papel da formação continuada na superação das limitações encontradas?