A Análise de Assunto Como Estratégia de Organização em Bibliotecas Escolares Alinhadas ao Currículo Escolar. Autoria: Tauany Lorena Alves Silva Portella

Número de respostas: 16

A ANÁLISE DE ASSUNTO COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES ALINHADAS AO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

•     Tauany Lorena Alves Silva Portella

Palavras-chave:

Análise de assunto, Biblioteca escolar, Currículo BNCC, Vocabulário controlado

Resumo

Este artigo discute a importância da análise de assunto como estratégia de organização da informação em bibliotecas escolares, com foco na integração entre vocabulários controlados e os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base em estudos teóricos e propostas metodológicas, pretende-se evidenciar o papel da indexação na mediação pedagógica e propor caminhos para a elaboração de instrumentos de organização que favoreçam a recuperação da informação educacional.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa: 

• professor Ana Matte
  • Mesa: Camila de Melo

Em resposta à Primeiro post

Re: A Análise de Assunto Como Estratégia de Organização em Bibliotecas Escolares Alinhadas ao Currículo Escolar. Autoria: Tauany Lorena Alves Silva Portella

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Um notebook ao centro contendo o logo do evento UEaDSL, estando a sua volta elementos que remetem a diferentes conhecimentos

Olá, queridos/as participantes!

Tudo bem?

Primeiramente, quero desejar, com entusiasmo e carinho, boas-vindas para todos/as aqui presentes no Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre 2025.1, em especial, neste anfiteatro.

Sou a Professora Camila Ericka. Estarei, junto com a Professora Ana Cristina Matte, coordenando os diálogos desta mesa. Aproveito para cumprimentá-la neste momento e desejá-la um maravilhoso evento.

Cumprimento e parabenizo, também, a autora Tauany Lorena Alves Silva Portella que compartilhou conosco o trabalho intitulado “A ANÁLISE DE ASSUNTO COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES ALINHADAS AO CURRÍCULO ESCOLAR”, que será o precursor das nossas reflexões e diálogos neste fórum.

Convido todos/as a lerem o trabalho apresentado com carinho e atenção, assim como os comentários dos/as colegas que já iniciaram as nossas discussões. Desta maneira, poderemos nos unir com maior qualidade nos diálogos já iniciados. Ressalto que, como afirma Paulo Freire, “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". Logo, que possamos juntos/as nestes próximos dias refletir, dialogar e escrever valiosas histórias colaborativas, ampliando assim as nossas aprendizagens e compartilhando saberes.

Aproveitemos desse espaço de diálogo que é todo NOSSO e que não tenho dúvidas que será profícuo!

Abraços!

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: A Análise de Assunto Como Estratégia de Organização em Bibliotecas Escolares Alinhadas ao Currículo Escolar. Autoria: Tauany Lorena Alves Silva Portella

por Haida Lorencini -
Parabéns pelo trabalho, Tauany! A integração entre análise de assunto e BNCC proposta no artigo é uma contribuição valiosa para potencializar o papel pedagógico das bibliotecas escolares. Fiquei especialmente interessado na proposta de vocabulário controlado alinhado ao currículo. Como você enxerga os desafios práticos para implementar essa metodologia em bibliotecas com recursos limitados? Excelente reflexão!
Em resposta à Haida Lorencini

por Tauany Lorena Alves Silva Portella -

Primeiramente, agradeço muito pela sua pergunta, é sempre importante podermos dialogar sobre os desafios e as possibilidades dentro das bibliotecas escolares. De fato, sabemos que as bibliotecas escolares enfrentam inúmeros desafios, que vão desde a estrutura física até a falta de profissionais qualificados. No entanto, o que gostaria de destacar é o potencial de aproximação entre professores, equipe gestora e bibliotecários. Uma relação mais próxima e colaborativa pode transformar a biblioteca em um espaço mais integrado ao processo de ensino-aprendizagem. Um exemplo simples, mas bastante eficaz, seria o alinhamento entre o bibliotecário e o professor de matemática: ao saber que os alunos vão estudar números romanos, por exemplo, a biblioteca já pode preparar uma curadoria de obras literárias que contenham essa numeração, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada. Essa articulação simples já traria inúmeros benefícios. 

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Parabéns pelo trabalho, Tauany! A proposta de integrar a análise de assunto à BNCC como estratégia pedagógica nas bibliotecas escolares é bastante pertinente. É interessante perceber a valorização do papel do bibliotecário como agente ativo na mediação do conhecimento. Refletir sobre a articulação entre vocabulários controlados e o currículo é muito interessante e pode transformar o acervo em um recurso mais acessível e significativo para a prática docente. Abraços!
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Muito obrigada! É sempre enriquecedor poder conversar sobre o papel da biblioteca escolar no ambiente educativo. Tive a oportunidade de estagiar em bibliotecas escolares e também de participar de projetos de extensão voltados para esse contexto. E algo que me chamou muito a atenção foi justamente a ausência de um diálogo mais efetivo entre bibliotecários e professores. Ao meu ver, falta um meio concreto de conexão entre esses profissionais — e essa lacuna impacta diretamente tanto no acesso à informação pelos alunos quanto na valorização do trabalho do bibliotecário dentro da escola. Quando não há essa integração, perde-se a chance de tornar a biblioteca um espaço vivo, dinâmico e realmente colaborativo no processo de ensino e aprendizagem. Acredito que investir nesse diálogo e construir pontes entre as diferentes áreas da escola é um passo essencial para fortalecer o papel da biblioteca e garantir uma educação mais completa e significativa para os estudantes.

por Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio -
Muito interessante sua análise, Tauany. Ainda não conhecia a análise de assunto, mas achei realmente necessária na medida que organiza as informações e passa a ser mais uma ferramenta no ensino. Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Matheus Felipe Vieira Nestor Amelio

Obrigada!!! Caso queira aprender um pouco sobre Análise de Assunto eu tenho um artigo publicado. Abraços!
https://doi.org/10.5206/cjils-rcsib.v47i2.17633
Em resposta à Tauany Lorena Alves Silva Portella

Tauany, obrigada pela partilha!

por Ana Cristina Fricke Matte -
Tauany, bom dia!
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre a metodologia de organização de bibliotecas escolares mais a animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Obrigada pela pergunta! O que mais me animou na construção deste artigo foi perceber como a metodologia de organização pode ser pensada de forma estratégica para aproximar ainda mais a biblioteca do cotidiano escolar. Durante a escrita, fiquei especialmente motivada ao refletir sobre o potencial da biblioteca como um espaço vivo de aprendizagem e como uma organização bem pensada, alinhada às demandas pedagógicas, pode facilitar o acesso à informação e tornar os materiais mais significativos para os alunos.

por Isadora Baroni Santos -
Achei o artigo muito interessante, principalmente por mostrar como o trabalho do bibliotecário pode se integrar de forma mais ativa ao currículo escolar. A ideia de usar vocabulários controlados alinhados à BNCC é uma ótima estratégia para tornar o acervo mais útil no dia a dia dos professores. Além disso, dá para perceber o quanto a análise de assunto vai além da organização técnica — ela também é uma prática pedagógica. Acho que isso valoriza muito o papel da biblioteca na escola. Você já viu esse tipo de prática sendo aplicada em alguma biblioteca que conhece?
Em resposta à Isadora Baroni Santos

Obrigada! Não vi ainda, mas acho que exista algo parecido no ambiente escolar, pretendo usar esse tema para o mestrado, assim posso obter mais dados. Abraços!
Em resposta à Isadora Baroni Santos

Olá, Isadora.

Achei extremamente válido os seus apontamentos. Fiquei também curiosa sobre este ponto que indagou.

Obrigada!

por Sara Antunes -
Boa noite! Gostei do artigo porque mostra como organizar os livros e materiais da biblioteca de forma que ajude os alunos e professores, seguindo o que é pedido no currículo da escola. Usar uma boa forma de classificação facilita encontrar as informações certas na hora certa. O trabalho traz ideias úteis para melhorar a biblioteca escolar. Parabéns pelo trabalho!

Olá, Tauany !

Primeiramente, parabéns pelo artigo!

Achei extremamente interessante a proposta da estratégia apresentada. Todavia, fiquei pensando ela na minha prática e nos contextos nos quais já vivenciei. Sou educadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ciclo de Alfabetização). Nas escolas nas quais já atuei, vivenciei três realidades diferentes, sendo elas:

1- Escolas sem biblioteca, apenas com sala de leitura, com o acervo de alguns livros de literatura.

2- Escolas com os intitulados "cantinhos de leitura" na sala de referência e/ou sala de aula.

3- Escola com pequena biblioteca, mas sem bibliotecário.

Diante dessas realidades, como você verifica que a estratégia apresentada poderia auxiliar? Seria possível, aplicá-la para qualquer etapa da educação básica?

Abraços

por Roberta Amim Correia -
Ótimo trabalho! O artigo aborda de forma clara e objetiva a análise de assunto como estratégia de organização em bibliotecas escolares, apresentando tanto sua importância pedagógica quanto os desafios de alinhamento com a BNCC de maneira equilibrada. A utilização de fontes confiáveis e a estrutura bem organizada tornam o conteúdo acessível e relevante. Parabéns pelo trabalho bem fundamentado e pela valiosa contribuição para o debate sobre organização da informação e educação!