DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
AUTORREGULAÇÃO, INTERAÇÕES SOCIAIS E TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS
Autores
• Maria Eduarda de Oliveira Araújo Escola de Enfermagem/UFMG
• Alessandra Alves Oliveira de Melo Escola de Enfermagem/UFMG
• Marcelle Cristina Ribeiro Mendes Faculdade de Educação/UFMG
Palavras-chave:
Autismo, universidade, inclusão, desafios, acessibilidade
Resumo
Este artigo discute os desafios enfrentados por estudantes autistas no ensino superior, com foco na autorregulação, nas interações sociais e na permanência acadêmica. Apesar dos avanços legais, como a Lei no 12.764/2012, esses estudantes ainda lidam com exclusão, sobrecarga emocional e esgotamento psíquico, devido à negligência institucional e práticas pedagógicas rígidas. A partir de uma revisão teórica interdisciplinar e da análise de postagens de quatro estudantes autistas no Instagram, o estudo evidencia dificuldades de adaptação, medo de pedir ajuda e vivências de burnout. Conclui-se que a inclusão efetiva vai além das políticas formais e depende de ações concretas que reconheçam as especificidades cognitivas e emocionais da neurodiversidade.
PDF: leia aqui o texto completo
Coordenadores de mesa:
- professor Ana Matte
- Mesa: João Netto