Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

Número de respostas: 21

DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

AUTORREGULAÇÃO, INTERAÇÕES SOCIAIS E TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS

Autores

•     Maria Eduarda de Oliveira Araújo Escola de Enfermagem/UFMG

•     Alessandra Alves Oliveira de Melo Escola de Enfermagem/UFMG

•     Marcelle Cristina Ribeiro Mendes Faculdade de Educação/UFMG

Palavras-chave:

Autismo, universidade, inclusão, desafios, acessibilidade

Resumo

Este artigo discute os desafios enfrentados por estudantes autistas no ensino superior, com foco na autorregulação, nas interações sociais e na permanência acadêmica. Apesar dos avanços legais, como a Lei no 12.764/2012, esses estudantes ainda lidam com exclusão, sobrecarga emocional e esgotamento psíquico, devido à negligência institucional e práticas pedagógicas rígidas. A partir de uma revisão teórica interdisciplinar e da análise de postagens de quatro estudantes autistas no Instagram, o estudo evidencia dificuldades de adaptação, medo de pedir ajuda e vivências de burnout. Conclui-se que a inclusão efetiva vai além das políticas formais e depende de ações concretas que reconheçam as especificidades cognitivas e emocionais da neurodiversidade.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa: 

  • professor Ana Matte
  • Mesa: João Netto

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Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por João Francisco da Silva Netto -
O texto nos traz uma série de abordagens importantes sobre o contexto da inclusão, inúmeros desafios que no momento atual são persistentes não apenas no contexto universitário, mas que fogem os muros das academias, como estamos nos preparando para esse momento?
Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Boa noite, João Francisco!
Antes de tudo, gostaríamos de agradecer pelo seu comentário, sua dúvida é muito pertinente!!

Nossa ideia era justamente trazer à tona uma temática que precisa ser constantemente discutida dentro e fora da universidade. Sabemos que os desafios enfrentados por estudantes autistas não se encerram no ambiente acadêmico. Eles refletem uma estrutura social ainda pouco preparada para lidar com a neurodiversidade de forma acolhedora e efetiva.

Sobre sua pergunta: "como estamos nos preparando para esse momento?", entendemos que ainda estamos em processo. Algumas universidades têm dado passos importantes com a criação de núcleos de acessibilidade, formações para docentes e escutas mais atentas às demandas dos próprios estudantes autistas. Mas, na prática, esses avanços muitas vezes ainda são isolados, não tendo o êxito que gostaríamos.

A comunidade acadêmica começa a se mobilizar, sim, mas a mudança real exige mais do que políticas: demanda empatia, escuta ativa, flexibilização de métodos e, principalmente, a inclusão dos próprios autistas nas decisões sobre o que é inclusão.

Nosso trabalho tenta justamente provocar esse movimento, para que a inclusão não seja apenas um ideal no papel, mas uma prática viva no cotidiano universitário e social.

Mais uma vez, obrigado pela contribuição! Seguimos juntos nesse debate tão necessário.
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Ana Cristina Fricke Matte -
Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle, boa noite!
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fez, não ficando restritos à minha avaliação.
Semiótica é minha melhor praia e fico contente que tenham feito bom proveito da disciplina. Vivemos o problema abordado a cada dia, a lei presume que as pessoas não querem cometer ilegalidades, mas desde 2018 isso deixou de ser consenso, dividindo a opinião pública, o que dificulta ainda mais a inclusão. O que você considerou mais difícil de levar do estudo teórico à prática na sua análise?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Marcelle Cristina Ribeiro Mendes -
Olá, professora Ana!

Agradecemos muito pelo seu comentário tão generoso e pela leitura atenta ao nosso trabalho. Como você disse, esse é realmente um dos momentos mais ricos da disciplina, pois amplia o olhar e nos permite refletir com outras perspectivas.

Em relação à sua pergunta, sentimos que o maior desafio foi justamente o de aproximar a teoria da prática, especialmente ao lidar com relatos subjetivos nas redes sociais. Procuramos trazer uma leitura ética e sensível, que respeitasse as vozes autistas sem reduzi-las a categorias fixas. Um ponto particularmente delicado foi interpretar sentidos implícitos, afetos e silêncios presentes nas postagens, reconhecendo que as experiências de exclusão e sobrecarga nem sempre são verbalizadas diretamente, mas atravessam os enunciados de forma sutil.

Aproveitamos também para esclarecer que não realizamos uma análise semiótica direta no artigo. Essa ausência se deu por uma dificuldade de comunicação durante o desenvolvimento da proposta, o que impactou na delimitação teórica. Ainda assim, a semiótica nos atravessou indiretamente, especialmente na atenção às formas como os sentidos sobre o autismo universitário são construídos e compartilhados nas mídias sociais.

Agradecemos mais uma vez por sua leitura cuidadosa e por nos instigar a pensar com mais profundidade.

Com carinho,
Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Kayque Edgar Chiarelli Nascimento Cornelio -
Parabéns pelo trabalho, Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle! 👏 O artigo traz uma leitura muito sensível e necessária sobre os desafios reais vividos por estudantes autistas na universidade — especialmente ao evidenciar que o problema não é o autismo em si, mas a rigidez e a falta de escuta das instituições.

Achei muito importante a análise do burnout e da sobrecarga emocional, além da forma como vocês deram visibilidade a vozes autistas nas redes. Vocês acham que as universidades estão preparadas para transformar esses relatos em políticas concretas? Ou ainda falta reconhecimento institucional da neurodiversidade como parte legítima da vida acadêmica?
Em resposta à Kayque Edgar Chiarelli Nascimento Cornelio

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade Kayque, uma reflexão tão necessária para os dias atuais. Obrigado por sua contribuição no debate!
Em resposta à João Francisco da Silva Netto

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Kayque Edgar Chiarelli Nascimento Cornelio -
Muito obrigado, João! Fico feliz, esse debate é mesmo urgente e precisa ser cada vez mais coletivo. Seguimos trocando!
Em resposta à Kayque Edgar Chiarelli Nascimento Cornelio

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Alessandra Alves Oliveira de Melo -
Obrigada pelo comentário tão atencioso, Kayque!

Acreditamos que ainda falta muito para que as universidades reconheçam de verdade a neurodiversidade como parte da vida acadêmica. Muitas vezes, os relatos autistas não são levados em conta de forma séria e as mudanças acabam sendo superficiais.

Esperamos que o artigo ajude a abrir espaço pra esse debate e inspire transformações mais concretas!
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Haida Lorencini -
Ótimo trabalho, Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle! Vocês mostraram com clareza como a universidade ainda falha ao acolher estudantes autistas. Fiquei pensando: além dos núcleos de acessibilidade, que ações práticas poderiam transformar esse cenário? Parabéns pela pesquisa necessária!
Em resposta à Haida Lorencini

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Marcelle Cristina Ribeiro Mendes -
Muito obrigada pelo retorno tão generoso, Haida!

Ficamos felizes que nosso artigo tenha provocado essa reflexão, pois esse também foi um dos nossos objetivos: mostrar que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho quando se trata de inclusão real nas universidades.

Sua pergunta é super pertinente! Além dos núcleos de acessibilidade, acreditamos que ações práticas como formações continuadas para docentes e técnicos, a criação de espaços sensoriais de regulação dentro dos campus, e a escuta ativa de estudantes autistas na formulação de políticas institucionais são caminhos possíveis e urgentes. Também devemos pensar a importância de flexibilizações curriculares e de uma cultura universitária menos capacitista, que valorize diferentes formas de aprender, comunicar e interagir.

Seguimos junt@s pensando e agindo por uma universidade mais inclusiva e humana.
Em resposta à Haida Lorencini

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por João Francisco da Silva Netto -
Verdade Haida, é necessário começar a pensar em práticas que possam evidenciar de maneira clara a inclusão, é urgente a necessidade de boas práticas para que sejam replicadas em diversos ambiente, dentro e fora dos muros escolares!
Grato por sua contribuição!
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Julia Rodarte Mendonca -
Oi, Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle!
Parabéns pelo trabalho de vocês! A leitura foi muito esclarecedora e necessária. Achei muito interessante como vocês conseguiram conectar os conceitos teóricos com os relatos reais dos estudantes autistas, isso deu muita força ao artigo.
A parte sobre o burnout autista e o impacto da rigidez institucional me marcou bastante. Dá pra ver que o problema não está no estudante em si, mas na forma como a universidade ainda opera com base em um modelo único de funcionamento, que não acolhe a neurodiversidade.
Fiquei pensando: vocês acreditam que a formação docente deveria incluir, obrigatoriamente, conteúdos sobre neurodivergência e acessibilidade? Acham que isso ajudaria de forma mais concreta na mudança dessas práticas pedagógicas rígidas?
Obrigada por trazerem esse tema com tanta sensibilidade e profundidade!
Júlia.
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Alessandra Alves Oliveira de Melo -
Oi, Júlia!

Muito obrigada pelo carinho e pela leitura atenta! Ficamos felizes que o artigo tenha te tocado.

Sobre sua pergunta: sim, acreditamos que a formação docente deveria incluir obrigatoriamente conteúdos sobre neurodivergência e acessibilidade. A grade curricular já prevê a obrigatoriedade de disciplinas sobre educação inclusiva, mas pensamos que que o ideal seria que esse assunto permeasse todo o currículo da graduação em si, pois trata-se de algo complexo que não é possível de ser trabalhado em uma disciplina isolada.
Muitos dos desafios enfrentados por estudantes autistas vêm da falta de preparo das instituições e dos profissionais da educação. Quando os professores compreendem melhor as diferentes formas de aprender e se comunicar, é possível quebrar com práticas rígidas e construir um ensino mais acolhedor e inclusivo.

A mudança começa com conhecimento e escuta. Obrigada por trazer essa reflexão tão importante!

Com carinho,

Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle.
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Achei o trabalho de vocês muito necessário e bem construído. A escolha do tema já chama atenção por ser pouco debatido com profundidade, e vocês conseguiram trazer isso com uma abordagem clara e crítica. Gostei da forma como combinaram teoria com os relatos de estudantes autistas nas redes sociais — isso deixou o texto mais vivo e próximo da realidade.

Fiquei com uma dúvida: vocês acham que essas mudanças que o texto propõe — como mais escuta, flexibilidade e adaptação — são viáveis dentro do modelo atual das universidades? Ou seria preciso uma mudança mais estrutural?
Em resposta à Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Muito obrigado pelo seu retorno tão generoso!
Ficamos felizes em saber que o texto conseguiu transmitir a importância do tema e aproximar teoria e vivência!! Esse equilíbrio foi algo que buscamos elucidar com bastante cuidado.

Sobre a sua dúvida: acreditamos que pequenas mudanças como mais escuta, empatia e flexibilidade são, sim, viáveis no modelo atual, especialmente quando partem de iniciativas individuais de professores, coordenações e colegas. No entanto, para que essas práticas deixem de ser pontuais e passem a ser parte da cultura universitária, uma mudança estrutural é fundamental. Isso envolve repensar políticas institucionais, formação docente e até mesmo a maneira como avaliamos e organizamos o ensino.
Além disso, consideramos essencial o fortalecimento de políticas públicas que não apenas garantam o acesso de pessoas autistas ao ensino superior, mas também assegurem sua permanência e sucesso no processo formativo. Sem esse suporte contínuo, há o risco de que a inclusão se limite à entrada na universidade, sem enfrentar de fato as barreiras que dificultam a trajetória acadêmica.

Mais uma vez agradecemos seu comentário,
Maria Eduarda, Marcelle e Alessandra.
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Milena Oliveira Erbas da Silva -
Ótimo trabalho, pessoal! O artigo oferece uma reflexão sensível e necessária sobre os desafios enfrentados por estudantes autistas no ensino superior, evidenciando como a falta de preparo institucional pode transformar o ambiente acadêmico em um espaço de exclusão, mesmo com políticas inclusivas.
Em resposta à Milena Oliveira Erbas da Silva

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Ei Milena!! Muito obrigada pelo comentário!
Ficamos felizes que o nosso trabalho tenha causado essa reflexão. Acreditamos que dar visibilidade a essas vivências é essencial para que a inclusão aconteça de verdade, indo além do que está só no papel.

Com carinho,
Maria Eduarda, Marcelle e Alessandra.
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Victoria Goncalves Ramos -
O trabalho aborda um tema urgente, considerando o aumento do diagnóstico de TEA no Brasil. O texto é claro e bem estruturado e aponta caminhos para reflexões sobre educação, inclusão e direitos. Parabéns!
Em resposta à Victoria Goncalves Ramos

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Marcelle Cristina Ribeiro Mendes -
Ei, Victoria!
Ficamos felizes que o trabalho tenha contribuído para reflexões importantes sobre o TEA, especialmente no contexto da educação e dos direitos. A discussão sobre inclusão precisa mesmo estar cada vez mais presente, e é gratificante saber que o texto pôde colaborar com isso. Muito obrigada Agradeço imensamente pelo retorno generoso. Fico feliz que o trabalho tenha contribuído para reflexões importantes sobre o TEA, especialmente no contexto da educação e dos direitos. A discussão sobre inclusão precisa mesmo estar cada vez mais presente, e é gratificante saber que o texto pôde colaborar com isso. 
Muito obrigada!
Maria Eduarda, Marcelle e Alessandra.
Em resposta à Primeiro post

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Lisania Gabriele Santos -
Parabéns, Maria Eduarda, Alessandra e Marcelle! Tema muitíssimo relevante no nosso contexto atual. O artigo abordou a necessidade de que as universidades reformulem suas práticas afim de promover a verdadeira inclusão, como vocês acreditam que isso se dá na prática?
Em resposta à Lisania Gabriele Santos

Re: Desafios Enfrentados Por Estudantes Autistas no Contexto Universitário. Autoria: Maria Eduarda de Oliveira Araújo, Alessandra Alves Oliveira de Melo, Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Marcelle Cristina Ribeiro Mendes -
Obrigada pelo seu comentário! Acreditamos que a verdadeira inclusão nas universidades acontece quando há mudanças práticas: capacitação de professores, flexibilização de métodos de ensino e avaliação, apoio contínuo aos alunos com TEA e escuta ativa de suas necessidades. Mais do que adaptações pontuais, é preciso criar uma cultura universitária empática e realmente acessível à diversidade. Esperamos que artigos como esse possam auxiliar nessas mudanças.
Alessandra, Marcelle e Maria Eduarda.