Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

Número de respostas: 10

DA SEMIÓTICA AO TEA: ANÁLISE DA CHARGE - NA SUA ESCOLA TEM AUTISTA?

Autores

  •  Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva Faculdade de Letras/UFMG

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva, Autismo, inclusão, análise de imagem, discurso, escola

Resumo

Este trabalho analisa, tendo em consideração a Semiótica Discursiva, uma charge que aborda o Transtorno do Espectro Autista. A charge revela uma oposição entre discursos sobre o autismo: o adulto, marcado pela rotulagem, e a criança, pela inclusão. A pesquisa através da análise, mostra como os elementos visuais e verbais, podem produzir sentidos e promovem também uma reflexão ética e humanizada sobre a inclusão de pessoas autistas no contexto escolar.

PDF: leia aqui o texto completo

Coordenadores de mesa: 

  • professor Ana Matte
  • Mesa: Márcia Duarte

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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Prezadas/os autoras/es e público,

É com grande alegria que damos início aos trabalhos como membros da Comissão Científica. Sejam todas e todos muito bem-vindas e bem-vindos! Desejamos que este espaço proporcione reflexões ricas, trocas respeitosas e um debate produtivo para todas e todos os envolvidos.

Um ótimo evento a todas e todos!

Abraços,
Márcia Duarte
Coordenadora de Mesa
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
O texto traz uma análise muito necessária sobre os discursos em torno do autismo, especialmente no ambiente escolar. Achei interessante como a charge, ao ser lida por meio da abordagem perspectiva da Semiótica Discursiva, revela o contraste entre uma visão rotuladora (representada pelo pai) e uma postura mais aberta e inclusiva (representada pela criança). Isso nos convida a repensar os modos como lidamos com as diferenças e os discursos que reforçamos, muitas vezes sem perceber.

Fico pensando: como podemos, no dia a dia escolar, fortalecer essa “voz da criança” que enxerga para além dos rótulos e promove uma convivência mais ética e inclusiva?
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Ana Cristina Fricke Matte -
Ana Cláudia,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fez, não ficando restritos à minha avaliação.
Semiótica é minha melhor praia e fico contente que tenha feito bom proveito da disciplina. O que você considerou mais difícil de levar do estudo teórico à prática na análise da charge "Na sua escola tem autista"?
Um ótimo evento!
Ana
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Thaís Machado -
Esse foi o que mais me emocionou. A escolha da charge já mostra uma sensibilidade enorme, e a forma como analisam os discursos opostos do pai e da filha é linda. A criança representa a inclusão verdadeira, enquanto o adulto carrega o peso do preconceito, e isso é mostrado com muito cuidado. A semiótica discursiva funciona super bem aqui, e a articulação com autores como Greimas, Charaudeau e Fiorin dá profundidade sem deixar a análise pesada. Também curti o uso do DSM-5 e outros estudos sobre o TEA pra embasar a leitura. É um texto que emociona e faz pensar, ao mesmo tempo.
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Michele Stefany Muniz Burmann -
Uma análise linda, Ana. Observa-se também que existe um marco temporal geracional sobre o autismo representado na charge. A forma como a ideia de autismo está mudando de pai para filha é, não apenas, interessante de se ver mas também importante. Demonstra uma tendência das novas gerações em serem mais inclusivas e entender que o espectro, apesar de ter suas particularidades, não tira a qualidade humana de ninguém. Parabéns Ana! Belíssimo trabalho!
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Maria Isabela Bertolini Viol -
Seu trabalho faz uma análise muito interessante da charge, usando a semiótica para mostrar como diferentes visões sobre o autismo coexistem na sociedade. Destaco como a oposição entre o discurso do pai e da filha revela o conflito entre rotulagem e inclusão verdadeira. Gostei especialmente da forma como a charge propõe uma mudança de perspectiva: ver as crianças autistas como parte do todo, sem rótulos que as afastem. É uma reflexão essencial para pensar a inclusão na escola e na sociedade.
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Maria Isabela Bertolini Viol -
Este trabalho faz uma análise muito interessante da charge, usando a semiótica para mostrar como diferentes visões sobre o autismo coexistem na sociedade. Destaco como a oposição entre o discurso do pai e da filha revela o conflito entre rotulagem e inclusão verdadeira. Gostei especialmente da forma como a charge propõe uma mudança de perspectiva: ver as crianças autistas como parte do todo, sem rótulos que as afastem. É uma reflexão essencial para pensar a inclusão na escola e na sociedade.
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Re: Da Semiótica ao Tea: Análise da Charge - na Sua Escola Tem Autista?. Autoria: Ana Cláudia Damaris Pereira da Silva

por Maria Eduarda Gomes Ribeiro -
Um artigo sensível e necessário, que parte de uma charge simples, mas poderosa, para discutir inclusão escolar com profundidade. A análise evidencia como a visão da criança carrega mais empatia e humanidade do que muitos discursos adultos. A autora conduz a leitura com clareza, fazendo uma excelente ponte entre semiótica e educação. Um trabalho tocante, com uma mensagem forte e atual.