UM OLHAR DA SEMIÓTICA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
ENTRE O SER E PARECER
Autores
• Maria Isabela Bertolini Viol
• Maria Eduarda Gomes Ribeiro
Palavras-chave:
Autismo, Ensino a Distância, Inclusão Escolar, Ambientes Virtuais
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambientes virtuais de aprendizagem. Por meio de uma análise semiótica de documentos institucionais, especialmente do Ministério da Educação (MEC), investigamos como os discursos sobre cidadania e diversidade aparecem no contexto da educação a distância. Os resultados apontam que, apesar do discurso oficial afirmar a importância da inclusão, muitas vezes há uma distância entre o que se diz e o que é realmente vivenciado pelos estudantes autistas.
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Coordenadores de mesa:
- professor Ana Matte
- Mesa: Jennifer Celeste