A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

Número de respostas: 65

A utilização da inteligência artificial na educação

Os dois lados da IA: malefícios e benefícios

Autores

•     Enzo Henrique Martins da Silva

•     Pablo Miguel Silva Santos

•     Victoria Gonçalves Ramos

Palavras-chave:

Inteligência, Personalização, Tecnologia, Educação

Resumo

A Inteligência Artificial na educação brasileira oferece avanços como personalização do ensino, automação de tarefas e maior acesso à informação. No entanto, também apresenta desafios, como a ampliação das desigualdades, riscos à privacidade e possível desvalorização do professor. O equilíbrio entre benefícios e riscos exige planejamento, ética e políticas públicas que assegurem inclusão, segurança e qualidade no ensino. A tecnologia deve ser aliada do educador, complementando e não substituindo a interação humana no processo de aprendizagem.

PDF: leia o texto completo aqui

Coordenadores de mesa: 

  • professor: Ana Matte
  • Mesa: Ana Alvim

Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Gabriela de Brito Santos -
Bom dia! Muito bacana esse assunto. Percebemos que o uso indiscriminado de IA precariza muito a qualidade dos trabalhos, mas esse não é um movimento isolado: ele vem de um contexto de sobrecarga de professores e estudantes, excesso de demandas e estímulos desse nosso mundo. É importante ter em mente e impulsar uma nova cultura em que a IA pode nos auxiliar com as automatizações e organizações de nosso trabalho, mas nunca substituirá um tempo de qualidade para o estudo e ensino. Parabéns pelo trabalho.
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Enzo, Pablo e Victoria parabéns pelo artigo! A reflexão está muito bem construída e levanta pontos fundamentais sobre o uso da Inteligência Artificial na educação. Gostei da ênfase realizada por vocês sobre necessidade de uma adoção consciente, ética e inclusiva. A tecnologia pode ser uma grande aliada, mas como vocês bem destacam, o papel do professor continua sendo central nesse processo. Abraços!
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Ficamos extremamente agradecidos pelo comentário! É muito importante nesse nosso atual momento, uma preocupação em relação às novidades que a tecnologia nos traz!
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Márcia, muito obrigado pelo feedback! Acreditamos sim, que a tecnologia é nossa aliada e vem sendo assim a algum tempo. Contudo, tem se tornado cada vez mais importante um olhar crítico e construtivo sobre essa parceria, para que possamos manter os reais papéis de destaque, em seus devidos lugares.
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Ficamos extremamente agradecidos pelo comentário! É muito importante nesse nosso atual momento, uma preocupação em relação às novidades que a tecnologia nos traz!
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Boa noite! Nosso ponto de vista acerca deste assunto é muito alinhado! Acredito também em que essas ferramentas às quais temos acessos, devem sim, ser utilizadas, mas desde que as reconheçamos como ferramentas.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Ana Cristina Fricke Matte -
Enzo, Pablo e Victória,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre esse equilíbrio entre benefícios e riscos, que, segundo seu texto, a tecnologia traz para a educação, mais os animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Obrigado pela dúvida! A parte que nos mais animou é que pudemos compreender que se for utilizada de maneira ética, a IA pode ajudar demasiadamente no aprendizado.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá, autores!
O artigo traz uma síntese muito lúcida sobre os potenciais e os desafios do uso da Inteligência Artificial na educação brasileira. A valorização da IA como ferramenta de personalização do ensino e democratização da informação é fundamental, mas o alerta sobre os riscos de aprofundamento das desigualdades e da desvalorização do papel docente é extremamente pertinente.
Parabéns pela reflexão equilibrada e necessária!
Um abraço.

Ana Carolina C. Almeida
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Muito obrigado pelo elogio! Ficamos felizes em saber que lhe agradou a reflexão sobre o uso de IA na Educação.
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Muito obrigada pelo seu comentário!
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Ana, muito obrigado por contribuir! Perfeita a observação sobre o olhar crítico necessário para que o avanço não cause um efeito cascata onde negligenciamos o que é básico.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Julia Rodarte Mendonca -
Oi, pessoal! Parabéns pelo trabalho! Achei muito importante como vocês conseguiram mostrar os dois lados da inteligência artificial na educação de forma equilibrada. A discussão sobre os benefícios, como a personalização do ensino, foi muito clara, mas o alerta sobre os riscos, como o aumento das desigualdades e a desvalorização do papel do professor, também foi muito necessário. A leitura me fez refletir bastante sobre como a IA pode ser uma aliada, desde que usada com consciência e responsabilidade. Obrigada por trazerem um tema tão atual de forma tão acessível!
Júlia.
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Nós quem agradecemos por ter gostado!
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Exatamente, esse é u, tema muito relevante nos dias atuais
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Julia, muito obrigado pela forma como trouxe até nós esse feedback. É muito importante ver que isso pôde agregar de alguma forma e que de alguma forma, também temos de acompanhar esse processo de perto.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Fernanda Lorenza Pinto -
Eu concordo com o ponto de que a IA pode ajudar muito, mas que também pode trazer problemas sérios, tipo a desvalorização do professor e a perda da criatividade. A conclusão resume tudo: a IA deve vir pra somar com os professores, e não pra substituir.
Em resposta à Fernanda Lorenza Pinto

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Excelente percepção! Um dos pontos que nos levou a fazer esse artigo, foi justamente trazer essa visão de que pode sim ser benéfico o uso dessas ferramentas tão importantes que temos na atualidade.
Em resposta à Fernanda Lorenza Pinto

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Fernanda, esse foi nosso intuito desde o início, de fato! Mostrar que uma ferramenta tem o intuito de melhorar a execução, mas não de subsituí-la.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Ana Carolina Martins Alvim -
Enzo, Pablo e Victoria, espero que aproveitem esse momento de discussão e de conhecimento!

Esse é um debate muito atual, relevante e sobretudo complexo. Quais estratégias vocês consideram fundamentais para que os professores e as instituições de ensino possam utilizar as IAs de forma positiva em sala de aula?

Abraços!
Em resposta à Ana Carolina Martins Alvim

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Utilizando como ferramenta de pesquisa, criação de conteúdo e ensinando aos alunos como utilizar a IA para acrescentar e não fazer.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Marco Thulio Alves Maciel -
Adorei como vocês exploram de forma equilibrada os ganhos concretos da IA na personalização do ensino, libertando tempo do professor ao automatizar avaliações e identificando lacunas de aprendizagem em tempo real, e ao mesmo tempo alertam para riscos como ampliação de desigualdades e ameaça à privacidade dos estudantes, mostrando que a tecnologia precisa caminhar de mãos dadas com políticas públicas e ética; nas experiências que vocês analisaram ou observaram em campo, qual tem sido a iniciativa mais eficaz para garantir que alunos de contextos vulneráveis também colham esses benefícios sem ficarem para trás?
Em resposta à Marco Thulio Alves Maciel

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
A crescente facilidade ao acesso de internet e o incentivo ao custeamento de aparelhos eletrônicos aos alunos vulneráveis
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Isadora Baroni Santos -
Achei o texto bem interessante porque ele fala de algo que já faz parte do nosso dia a dia: a inteligência artificial na educação. Ao mesmo tempo em que ela ajuda a personalizar o ensino e facilitar a vida dos professores, também traz preocupações, como o risco de desvalorizar o papel do educador e a questão da privacidade dos alunos. Me identifiquei com essa dúvida entre aproveitar o que a tecnologia tem de bom sem deixar de lado o lado humano do aprendizado. No fim das contas, acho que tudo depende de como a gente escolhe usar essas ferramentas.
Você sente que a IA está ajudando ou atrapalhando o processo de aprendizagem hoje em dia?
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Lucas Gurgel Azevedo -
Parabéns pelo trabalho! O tema abordado é extremamente atual e relevante, especialmente diante do crescimento acelerado das tecnologias baseadas em inteligência artificial no ambiente educacional. O artigo cumpre um papel importante ao apresentar uma visão equilibrada, discutindo não apenas os potenciais benefícios da IA, mas também os riscos e desafios éticos que sua implementação pode gerar.

A reflexão proposta contribui para um debate necessário sobre o uso consciente dessas ferramentas, destacando que a sua aplicação deve sempre considerar o contexto educacional e os impactos sobre alunos, professores e a sociedade como um todo. Excelente contribuição para a área!
Em resposta à Lucas Gurgel Azevedo

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Agradecemos pelo interesse e elogio!
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho -
Creio que o professor continuará sendo muito importante no processo de aprendizagem uma vez que, a máquina pode até conter informações, detalhar os temas apresentados, porém, o ser humano precisa também para a quisição de conhecimento um contato humano, troca de ideias e experiências. Da mesma forma que nas redes sociais muitas pessoas se comportam como especialistas sendo que grande parte das vezes são leigos no assuntos, assim também, pode acontecer que, frente a uma máquina que te responderá tudo quanto pedir haja também uma lacuna de conhecimento do próprio usuário, na abordagem do assunto, experiências passadas, acontecimentos que são importantes, relevantes para o aprendizado mas, não presentes em papers e no banco de dados do sistema. Acontecimentos e experiências estas que somente um ser humano, um professor, um colega de trabalho pode comunicar.
Em resposta à Nilson Silvério Ferreira da Cruz Filho

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Compartilhamos do mesmo pensamento! A IA é ferramente, não solução.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Thallita Emanuella de Jesus Freitas -
Ei gente, o trabalho de vocês ficou muito bem construído e super relevante pro momento atual. A forma como vocês abordaram os avanços e os desafios da Inteligência Artificial na educação brasileira foi equilibrada e consciente, sem cair em discursos extremos. A reflexão sobre a importância de políticas públicas e da atuação ética foi especialmente necessária e bem colocada. Também achei ótimo como vocês reforçaram que a tecnologia deve ser uma aliada do professor, e não um substituto. Achei esse um texto que informa e provoca reflexão. Parabéns, ficou excelente!
Em resposta à Thallita Emanuella de Jesus Freitas

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Em resposta à Thallita Emanuella de Jesus Freitas

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Oi Thalita, muito obrigado pelo seu feedback! Isso engrandece demais nosso trabalho.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Nayara Ariel Mendes de Aguiar -
Parabéns pelo trabalho! Achei excelente a forma como vocês abordaram os impactos da inteligência artificial na educação com equilíbrio e profundidade. A análise dos ganhos concretos, como a personalização do ensino, a automatização de avaliações e a identificação de lacunas de aprendizagem em tempo real, revela uma compreensão sólida do potencial transformador da IA no contexto pedagógico.
Ao mesmo tempo, é muito pertinente o alerta sobre os riscos associados, especialmente quanto à ampliação das desigualdades e à ameaça à privacidade dos estudantes. A defesa de que a tecnologia precisa caminhar de mãos dadas com políticas públicas e princípios éticos mostra um posicionamento crítico e responsável diante do tema. Além disso, foi especialmente interessante ler este artigo em diálogo com outros trabalhos apresentados no evento — como, por exemplo, aquele que discute a queda na procura por cursos de licenciatura. As leituras se complementam ao apontar desafios contemporâneos que atravessam a educação básica e superior, reforçando a necessidade de refletir não só sobre as ferramentas tecnológicas, mas também sobre as condições materiais, simbólicas e estruturais da docência.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Raphaela Lys Coelho Pinto -
Bom dia, pessoal! Parabéns pelo trabalho de vocês. Um tema muito atual e extremamente importante de ser discutido, principalmente ao considerar o uso na educação!
Achei interessante o fato de escolherem destacar pontos positivos e negativos, evidenciando que, se usada da forma certa, a inteligência artificial pode ser um recurso valioso, não substituindo o papel do educador ou processo o criativo e raciocínio individual, considerando um uso crítico e consciente.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Eduardo Botelho de Lima -
Saudações a todos!

Enzo, Pablo e Victoria, o assunto abordado por vocês é de essencial importância. Estamos experienciando uma revolução, e as IAs chegaram para ficar. Então, precisamos entender como utilizá-las como aliadas para nosso desenvolvimento, tendo sempre em vista que o mau uso pode ser prejudicial para todos.
Gostei das referências utilizadas por vocês. Apenas fiquem atentos ao texto, revisando-o sempre. Mostro isso por existir um parágrafo repetido. O texto está bom, mas fica o alerta para os próximos textos.
Meus parabéns! Gostei muito de ler o artigo de vocês!
Em resposta à Eduardo Botelho de Lima

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Agradecemos! Tivemos um problema na formatação do trabalho e não conseguimos corrigir. Mas esperamos que tenha levado à você de forma clara a intenção de evidenciar o quão importante pode ser o uso de IA na educação, de maneira correta.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Matheus Souza Vinhal -
Olá, Enzo, Pablo e Victoria! Parabéns pelo trabalho. Esse tema é realmente muito importante, por se tratar de algo completamente novo, mas que já gera grandes impactos na educação. Vocês acreditam que a utilização de IA na educação deve passar por algum tipo de regulamentação? Se sim, como elas deveriam ser implementadas?
Um abraço,
Matheus
Em resposta à Matheus Souza Vinhal

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Não acreditamos que isso seja necessário!O uso correto da IA deve ser um princípio ético. Regulamentações podem prejudicar quem tem a intenção de utilizar as ferramentas de maneira benéfica.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Realmente uma reflexão muito importante e muito atual. Mas concordo com alguns dos comentários dispostos aqui, a IA precisa ter esse papel de complementariedade e nunca de substituição. Que a IA venha para somar e nos auxiliar no dia a dia, mas nunca para substituir ou suprimir funções primariamente humanas
Em resposta à Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Lara Oliveira Goncalves Guimaraes -

Eii pessoal, boa tarde. O tema do artigo de vocês é muito pertinente e atual, tendo em vista que a Inteligência Artificil(IA) tornou-se presente no cotidiano da educação. Apesar dessa frequente presença e de seus beneficios, acredito que temos que sempre tomar o cuidado com o automatismo que a IA proporciona. Podemos sim utilizá-la como uma ferramenta de auxílio acadêmica, mas ela não pode substituir nossa análise crítica e nem nossa vontade de buscar  pelo conhecimento e pelo seu entendimento.

Em resposta à Lara Oliveira Goncalves Guimaraes

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Ficamos felizes em notar que compartilhamos do mesmo pensamento e esperança! Abraços Lara!
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Maria Helena Teixeira Ribeiro -
Parabéns, pessoal! A discussão sobre o uso das Ias na educação considerando os dois lados da moeda, malefícios e benefícios, é fundamental. É notável que as IAs podem ser benéficas como instrumentos de auxílio a educação, porém é preciso policiar o uso para que o pensamento crítico e criativo não seja substituído e empobrecido.
Em resposta à Maria Helena Teixeira Ribeiro

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Beatriz Rodrigues Ferreira -
Boa tarde! Muito interessante este assunto e pertinente com a atualidade. É notável a clareza com a qual evidenciam tanto os avanços proporcionados pela IA, quanto os riscos associados, como o uso acrítico da tecnologia e a possível perda da autonomia criativa dos estudantes. Fica a sugestão: como as políticas públicas poderiam garantir que a IA seja uma aliada inclusiva e não um vetor de exclusão?
Em resposta à Beatriz Rodrigues Ferreira

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Acreditamos que o primeiro passo seja a vontade de entendimento dos cidadãos de que a IA veio com intenção de somar, e se bem utilizada, pode trazer vários benefícios. Depois disso, é o acesso à informação facilitado por órgãos públicos.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por bianca aguiar -
Como estudante em uma universidade acho de extrema importância esse artigo para conscientização!
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Thiago Henrique -
Parabéns, Enzo, Pablo e Victoria, pelo artigo tão bem construído e atual! Vocês conseguiram abordar um tema complexo com uma clareza impressionante, apresentando tanto os benefícios quanto os desafios da IA na educação de forma equilibrada e crítica.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Achei o trabalho de vocês excelente! Parabéns aos autores!

Esse tema realmente chama muita atenção, especialmente por ser tão atual e estar tão presente no cotidiano dos jovens. O uso indiscriminado da inteligência artificial, principalmente por adolescentes e jovens adultos, é algo que preocupa. Já existem pesquisas recentes apontando possíveis malefícios, como alterações no desenvolvimento cognitivo e até sinais de atrofia cerebral. Por isso, é fundamental discutir esse assunto com seriedade, como vocês fizeram, mostrando tanto os riscos quanto a importância do uso consciente dessas tecnologias.
Em resposta à Maria Eduarda de Oliveira Araujo

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Em resposta à Maria Eduarda de Oliveira Araujo

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Maria Eduarda, perfeito! Acreditamos fortemente que se um tema acontece a ponto de se tornar um possível "ponto de inflexão", deve ser trazido para análise.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Adriana Rocha Roque -
Que importante é acessar um trabalho cujo o tema é completamente atual sem ainda muitas definições apesar do artigos já disponível sobre o tema. É importante realmente pensar sobre os ganhos e benefícios da IA na educação mas compreendendo a importância da figura do professor. Enquanto a IA é uma ferramenta, e assim que deve ser, o professor é o guia, educador. Com total certeza, se quiserem continuar trabalhando esse tema, terão ainda mais coisas para contribuir ao mundo da educação.
Em resposta à Adriana Rocha Roque

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Exatamente Adriana, obrigada pelo seu comentário.
Em resposta à Adriana Rocha Roque

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Adriana, ficamos extremamente felizes com suas ponderações! Isso nós dá ainda mais ímpeto para prosseguir com essa temática.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Leidiane Pereira de Almeida -
Achei bem interessantes os pontos levantados sobre o uso da IA na educação, principalmente os cuidados com a desigualdade e o papel do professor. É um tema que merece muita atenção.
Ótimo artigo!
Em resposta à Leidiane Pereira de Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Obrigada pelo comentário
Em resposta à Leidiane Pereira de Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Victoria Goncalves Ramos -
Em resposta à Leidiane Pereira de Almeida

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Leidiane, obrigado pelo comentário! Concordamos com isso e por isso achamos importante trazer esse tema sem deixar de apontar os dois cumes, para que possamos abraçar o tema de fato, como um todo.
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Rana Gabriela Barbosa Roque -
ótimo trabalho. Hoje em dia, a gente vê muita gente falando de IA ou como a salvação de tudo ou como o fim do mundo, né? Adorei que vocês fugiram disso e mostraram os dois lados da moeda de um jeito bem pé no chão. A conclusão de que a IA tem que ser uma ferramenta para o professor, e não uma substituta, é perfeita. É sobre usar a tecnologia pra dar mais tempo ao educador para ele fazer o que só um humano consegue: inspirar e ter aquela troca real com os alunos. Mas como a gente faz isso na prática, considerando que a rotina deles já é superpuxada?
Em resposta à Rana Gabriela Barbosa Roque

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Rana, muito obrigado pelas considerações e ótima indagação que nos trouxe no final. Acredito que essa resposta passe pela seguinte reflexão:
Se uma rotina está com o tempo contado, porque não utilizar essa ferramenta para otimizar esse tempo(com apoio à pesquisa, suporte na comunicação, tarefas repetitivas) e deixar como você nos pontuou muito bem, o feeling e a troca de interações entre o aluno e o professor?
Em resposta à Primeiro post

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Sofia Lommez -
Boa noite, gostei muito do tema. Acho que é muito relevante falar sobre a Inteligência Artificial e é um tema que é legal saber mais sobre , pois esta sendo muito utilizado hoje em dia. O texto ficou muito bom.
Em resposta à Sofia Lommez

Re: A utilização da inteligência artificial na educação. Autoria: Enzo Henrique Martins da Silva , Pablo Miguel Silva Santos , Victoria Gonçalves Ramos

por Pablo Miguel Silva Santos -
Oi Sofia, muito obrigado pelo seu retorno! De fato, é extremamente necessário falarmos de um tema que está cada vez mais presente entre nós.