A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

Número de respostas: 30

A Interdisciplinaridade em foco

Uma revisão da literatura

Autores

•     Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto Universidade Federal de Minas Gerais

•     Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas Universidade Federal de Minas Gerais

•     Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado Universidade Federal de Minas Gerais

•     Paulo Henrique Lima Universidade Federal de Minas Gerais

•     Pedro Augusto Motta Daldegan Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Relevância, Impactos, Desenvolvimento, Aplicação interdisciplinar, Inovação

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão literária sobre a interdisciplinaridade,
destacando os principais desafios enfrentados em sua implementação em cursos de graduação. Explora-se também a relevância dessa abordagem no cotidiano profissional e as estratégias para sua aplicação efetiva, uma vez que a integração entre diferentes áreas do conhecimento é fundamental para aprimorar tanto o processo educacional quanto a inovação social e econômica.

PDF: leia o texto completo aqui

Coordenadores de mesa: 

  • professor Ana Matte
  • Mesa Ana Alvim

Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Ana Cristina Fricke Matte -
Anna Clara, Jordanna, Júlia, Paulo e Pedro, bom dia!
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fizeram, não ficando restritos à minha avaliação.
Que parte da construção desse artigo sobre a interdisciplinaridade mais os animou em relação ao tema abordado?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Boa noite, prof. Ana Matte!
Acredito que, devido à relevância do tema na prática das soluções oferecidas para a determinação de diversas políticas e estratégias relevantes para a sociedade, a parte que mais animou foi entender como o tema afeta, além da academia, o dia a dia, evidenciado no enfoque sobre a aplicação prática da interdisciplinaridade.
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Julia Ferreira Araujo Andreazzi Prado -
Boa Noite Professora Ana! Eu, particularmente, me encantei muito pela interdisciplinaridade e seus desdobramentos em diversos setores! Como educacional e profissional! Adorei aprender mais sobre a questão da escrita academica e pesquisa
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Olá professora!

A parte que mais me animou foi justamente o próprio desenvolvimento do artigo. Ver pessoas de diferentes cursos e áreas do conhecimento juntas para produzir conteúdo cientifico fez o próprio tema fazer muito sentido. A partir daí resolvemos mergulhar nos sabores e dessabores da interdisciplinaridade na prática
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Gabriela de Brito Santos -
Achei muito pertinente a proposta do artigo. A reflexão sobre os desafios e estratégias de implementação da interdisciplinariedade nos cursos de graduação é essencial para que essa integração se torne efetiva e não apenas um conceito presente nos currículos de forma superficial. Vocês acreditam que esse conhecimento interdisciplinar consegue combater, de alguma forma, aquele conhecimento segmentado, o qual a pessoa se especializa em algo muito específico e se "desprende" do resto, de tematicas que são relevantes a todas pessoas como questões sociais, ambientais, teorias da ciência, cidadania, dentre outras...
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Boa noite, Gabriela.
Firmemente penso que a aplicação da interdisciplinaridade pode coibir tais questões de extrema segmentação, contudo deve-se atentar para o problema da diminuição da complexidade dos problemas, como mostra Silva (2024), o que pode causar danos significativos quando aplicado à realidade.
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Paulo Henrique Lima -
Acreditamos que sim, a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta poderosa para combater a fragmentação excessiva do conhecimento. Quando bem implementada, ela promove uma visão mais integrada e contextualizada, conectando saberes específicos com questões sociais, ambientais e cidadãs fundamentais. O desafio está justamente em superar a superficialidade curricular e criar estratégias efetivas que demonstrem como diferentes áreas dialogam entre si.
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Julia Ferreira Araujo Andreazzi Prado -
Olá Gabriela!! Obrigada pelos elogios! Você realmente captou a essência do trabalho! Nosso enfoque era mostrar como as temáticas podem se cruzar e assim se tornarem mais desenvolvidas e com foco no coletivo.
Em resposta à Gabriela de Brito Santos

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Sim, com certeza. Mas precisamos sempre ser resgatados para realidade de que nenhuma área do conhecimento está restrita em si só, e ser interdisciplinar geralmente nos possibilita ver as coisas de uma maneira mais holística
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Fernanda Lorenza Pinto -

Olá, 


O artigo mostra de forma clara como a interdisciplinaridade é importante para formar profissionais preparados para lidar com os desafios do mundo atual. Destaca bem as dificuldades para aplicar isso no ensino superior, como a rigidez dos cursos e a falta de tempo para trabalho em equipe. Também é interessante como o texto valoriza ferramentas como os mapas conceituais para facilitar essa integração entre áreas.
Um ótimo artigo, parabéns.

Em resposta à Fernanda Lorenza Pinto

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Muito obrigado, Fernanda.
As ferramentas citadas, assim como ideias a serem desenvolvidas, realmente podem e irão contribuir muito para o avanço do tema não somente no meio acadêmico, mas também nas aplicações de mercado e governamentais.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Ana Carolina Martins Alvim -
Anna, Jordana, Júlia, Paulo e Pedro, boas-vindas ao debate! Espero que aproveitem esse momento de discussão e de conhecimento.

Vocês consideram que a interdisciplinaridade deve ser abordada nas universidades, principalmente nos cursos de licenciatura, para que os futuros professores possam levar essa questão adiante, tendo contato desde o começo da formação?

Abraços!
Em resposta à Ana Carolina Martins Alvim

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Paulo Henrique Lima -
Olá! Muito obrigado pelas boas-vindas ao debate! Acreditamos firmemente que a interdisciplinaridade deve ser uma prioridade nos cursos de licenciatura desde o início da formação. Os futuros professores precisam vivenciar essa integração entre saberes para compreenderem como aplicá-la em suas práticas pedagógicas futuras.
Em resposta à Ana Carolina Martins Alvim

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Julia Ferreira Araujo Andreazzi Prado -
Boa Noite! Sim! Acredito que a criação de matérias que busquem a interdisciplinaridade, além de disciplinas optativas e formativas, iria contribuir muito para a formação do estudante e seu perfil acadêmico profissional
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Ana Luiza Marcos Romualdo -

O artigo oferece uma reflexão relevante sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino superior, apontando seus benefícios para a formação crítica e inovadora dos estudantes. Ao abordar os desafios e estratégias de implementação, evidencia-se o papel transformador dessa abordagem na educação e na atuação profissional.

Como as instituições de ensino podem superar a fragmentação curricular para promover uma interdisciplinaridade efetiva e contínua?


Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Nayara Ariel Mendes de Aguiar -
Galera, parabéns pelo trabalho! Achei muito interessante pensar em como a interdisciplinaridade passou a fazer parte da lógica de construção de uma carreira de sucesso, né? No capitalismo tardio, saber fazer algo já não é suficiente — por isso, a associação híbrida de saberes certamente oferece uma vantagem competitiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Melissa Vieira Nogueira -
O artigo oferece um panorama bastante abrangente e crítico sobre os desafios e potencialidades da interdisciplinaridade no ensino superior. Achei muito pertinente a análise sobre a tendência à justaposição de conteúdos, sem verdadeira integração metodológica, um problema recorrente nas universidades. A reflexão de Silva (2024), sobre o risco de superficialidade, também é um ponto provocativo. Vocês acham que a ênfase atual na interdisciplinaridade pode acabar mascarando a precarização docente (excesso de carga, falta de estrutura), ao atribuir ao professor a responsabilidade de articular o que a própria instituição não viabiliza?
Em resposta à Melissa Vieira Nogueira

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto -
Sim, com certeza. Especialmente quando recordamos que no ambiente da educação superior, o professor possui outras demandas para além da própria docência. Sendo professor da UFMG, por exemplo, muitas vezes precisam liderar laboratorios, assumir cargos administrativos e ainda ministrar aulas (que na minha humilde opinião nada científica, muitas vezes acaba ficando de lado)

Assim, quando pensamos em todo esse panorama, entendemos que para a interdisciplinaridade realmente acontecer, a responsabilidade não deve ser apenas do docente em implementar a prática, mas de todo o sistema educacional, visto que muitas vezes seria preciso mexer na matriz de ensino para que de fato a interdisciplinaridade aconteça.
Em resposta à Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Melissa Vieira Nogueira -
É fundamental que políticas institucionais acompanhem esse discurso integrador, sob risco de ele se tornar só mais uma retórica vazia. Agradeço pela resposta atenta e parabenizo vocês pelo texto e pela contribuição crítica ao debate!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Maria Helena Teixeira Ribeiro -
O artigo traz uma reflexão super pertinente sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Gostei especialmente de como mostra, os desafios práticos de colocar isso em ação nas universidades. Parabéns!
Em resposta à Maria Helena Teixeira Ribeiro

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Muito obrigado pela leitura de nosso artigo, Maria! É exatamente o nosso objetivo trazer à tona não apenas a importância desse tema, mas também os desafios práticos que as instituições enfrentam ao tentar implementá-la. Acredito que reconhecer e discutir essas barreiras é o primeiro passo para encontrarmos soluções eficazes.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Beatriz Rodrigues Ferreira -
Excelente artigo pessoal!
Vocês apresentaram uma contribuição relevante e muito bem estruturada ao debate sobre a interdisciplinaridade no ensino superior. A escolha por uma revisão de literatura robusta, aliada à análise crítica de entraves institucionais e práticas docentes, revela maturidade teórica e sensibilidade à complexidade do tema. Fiquei especialmente interessada nas reflexões sobre os obstáculos estruturais à implementação de práticas interdepartamentais: será que a resistência à interdisciplinaridade também reflete uma cultura acadêmica que ainda valoriza a hiperespecialização como sinônimo de excelência?
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Pollyanny Junia Brandao -
Vim pela análise sobre os desafios da implementação da interdisciplinaridade nos cursos de graduação e achei a discussão realizada muito interessante. Isso me fez pensar sobre os desafios que enfrentamos no dia a dia atual, na incessante busca por um saber abrangente e como nos adaptamos para o aprendizado contínuo. Ótimo trabalho!

Abraços,
Pollyanny Júnia Brandão
(Coautora do artigo “Cinema e TV”)
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Livia Lima Teixeira -
Olá, Anna Clara, Jordanna, Júlia, Paulo e Pedro Augusto! Que trabalho essencial o de vocês! A revisão de literatura sobre a interdisciplinaridade é muito relevante e me fez refletir bastante sobre os desafios e a importância dessa abordagem. A forma como vocês destacam a necessidade de integrar diferentes áreas do conhecimento para aprimorar a educação e promover a inovação social é muito clara e inspiradora. Parabéns pela pesquisa tão bem estruturada e por trazerem esse tema para o centro da discussão!
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Victoria Goncalves Ramos -
Boa noite! Um tema extremamente imporatnte e difícil nos dias atuais, pois é cada vez mais comum precisar da interdisciplinariedade, mas existe diversas barreiras, como a competição que dificulta esse processo. Parabéns pelo tema.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Eduardo Botelho de Lima -
A interdisciplinaridade é praticamente inexistente em nosso sistema educacional. O problema é que a vida não é segmentada, e essa segmentação dificulta o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Delano de Carvalho Ferreira Filho -
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Lisania Gabriele Santos -
Olá, quero cumprimentar a todos os autores e coordenadores de mesa. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Enquanto estudante de terapia ocupacional percebo a importância da interdisciplinaridade em nossa atuação profissional. Como vocês consideram podem preparar os profissionais para atuarem de forma crítica e colaborativa, superando a fragmentação das disciplinas?
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Lisania Gabriele Santos -
Olá, cumprimento os autores e aos coordenadores de mesa. Parabéns pelo trabalho! Enquanto estudante de terapia ocupacional, enxergo a importância da interdisciplinaridade entre profissionais. Como vocês consideram que as instituições podem preparar os profissionais para atuarem de forma colaborativa e crítica, superando a fragmentação das disciplinas?
Em resposta à Primeiro post

Re: A Interdisciplinaridade em foco. Autoria: Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Paulo Henrique Lima, Pedro Augusto Motta Daldegan

por Emanuella Feital Ferraz -
Achei fascinante a ideia de unir diferentes áreas do conhecimento na educação. Vocês poderiam dar um exemplo simples de como isso funciona na prática? Parabéns pela pesquisa!
Emanuella.