UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

Número de respostas: 56

UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS”

Autores

•     Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG

•     Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva, Greimas, Percurso Gerativo de Sentido, Fábula, Monteiro Lobato

Resumo

Com base na teoria semiótica greimasiana, este trabalho busca realizar uma análise da fábula “A formiga má”, de Monteiro Lobato, evidenciando os mecanismos textuais que auxiliam na construção de sentido da narrativa. Para tal,
mobiliza-se algumas categorias que compõem os níveis fundamental, narrativo e discursivo, pertencentes ao Percurso Gerativo de Sentido, como as oposições semânticas e a veridicção. Por fim, este estudo demonstra as possibilidades de
interpretação dos sentidos presentes no texto proporcionadas através de uma análise semiótica

PDF: leia aqui o trabalho completo

Coordenação e mesa:

  • professor: Ana Matte
  • mesa: Ana Noronha



Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Ana C. Noronha -
Boa noite, pessoal!
Aberto o Fórum para apresentação e discussão dos trabalhos deste Congresso de Universidade EAD e Software Livre de 2025! Sejam todes bem vindes!
Fiquem à vontade para dar um oi e interagirem por aqui, colocando suas questões.
Ao trabalho!
Profa. Ana Noronha
Em resposta à Ana C. Noronha

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -
Olá, Isabele e Júlia, parabéns pelo desenvolvimento do artigo! A leitura da fábula “A formiga má” ficou muito pertinente com a análise que vocês fizeram. Achei muito bacana a abordagem que vocês utilizaram (teoria semiótica - não conhecia) para mostrar os sentidos por "trás" da narrativa. A forma como explicaram as oposições e as verdades construídas no texto ajudou a entender melhor a mensagem da história. Foi uma leitura que me prendeu e me fez refletir, especialmente por mostrar como esses recursos podem ser explorados até mesmo em contextos voltados para o público infantil. Abraços e ótimo evento para vocês!
Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Márcia, obrigada pelo comentário! Exatamente por ser uma fábula dedicada ao público infantil, se torna ainda mais interessante observar esses sentidos "escondidos", né? A Semiótica ajuda muito nesse processo, espero que você tenha a experiência de ter mais contato com esses estudos! Abraços : )
Em resposta à Ana C. Noronha

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Ana C. Noronha -
Isabele e Júlia, só agora consegui acesso ao trabalho de vocês. Parabéns pela escolha do tema e pela análise, que ficou clara e reveladora dos meandros do texto escolhido. Como colocou a Márcia Duarte, aqui, realmente a leitura do trabalho de vocês prende a atenção.
Me chamou a atenção a quantidade de adjetivação atribuída à formiga e à cigarra no trecho que vocês reproduziram e analisaram. A formiga parece estar associada ao inverno "que tem um cruel manto de gelo". E a cigarra? Havia também no texto original uma descrição do tempo bom que poderia ser associada a ela? Poderiam estabelecer, a partir daí, mais alguma isotopia de leitura?
Abraço
Em resposta à Ana C. Noronha

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Muito obrigada, Ana! Fico feliz que tenha gostado : )
Sobre a descrição da cigarra ao longo do texto, é curioso que o autor não se prende muito à descrição da história antes do inverno chegar, então acaba faltando informação sobre esses personagens em outro contexto. Mas o interessante é que, no final da sub-história "A formiga má", a gente observa que a primavera chega, mas apresentando um "aspecto mais triste". Ou seja, dá pra inferir que era o canto da cigarra que fazia a primavera mais feliz. Seria, inclusive, legal analisar melhor essa relação entre a arte e a felicidade, né? Fica aí uma ideia!
Em resposta à Ana C. Noronha

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Rodarte Mendonca -
Oi, Isabele e Júlia!
Parabéns pelo trabalho de vocês! Achei a escolha da fábula muito interessante, especialmente por trazer essa versão menos conhecida e mais crítica. A análise de vocês ajudou a enxergar o texto por uma nova perspectiva, principalmente no que diz respeito ao valor simbólico da arte e do trabalho artístico, que muitas vezes é deixado de lado.
Gostei muito de como vocês explicaram os conceitos da semiótica greimasiana de forma clara e acessível. A relação entre os níveis da análise e os exemplos do texto deixaram tudo bem visual. A forma como a veridicção aparece também foi muito bem destacada — a ideia de que o texto vai construindo uma verdade sobre a cigarra, mesmo sem dizer isso de forma direta, ficou muito marcante.
Me chamou atenção também a quantidade de adjetivos, como a professora comentou. Eles realmente reforçam os contrastes entre as personagens e ajudam a criar esse julgamento sutil no texto. Acho que isso traz até uma certa emoção pra fábula, o que faz a gente se envolver mais.
Parabéns pela leitura sensível e pela escrita tão fluida!
Em resposta à Julia Rodarte Mendonca

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Julia (xará!), muito obrigada pelo comentário e pela leitura! É isso mesmo que você disse, a Semiótica acaba permitindo que a gente analise objetos já conhecidos, só que por outras lentes. Os próprios adjetivos, que são tão comuns em histórias, contos e romances, merecem essa análise mais cuidadosa para que a gente perceba o quanto estamos sendo guiados para uma certa interpretação. Tudo isso é um grande baú de possibilidades!
Em resposta à Ana C. Noronha

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Adalgimar Gomes Gonçalves -
Isabele e Júlia, muito significativas as várias contribuições de vocês na análise semiótica da fábula. Destaco: "Sujeito do Estado - Cigarra; Sujeito do Fazer - Formiga e Sujeito Julgador - Narrador". A observação atenta à postura/ação desses três elementos fundamentais, possibilita que o leitor compreenda todos os desdobramentos do texto, especialmente o que está contido nas entrelinhas.
Em resposta à Adalgimar Gomes Gonçalves

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Adalgimar, obrigada pela leitura e pelo comentário! A distribuição dos papéis desses sujeitos é uma grande contribuição da Semiótica, possibilitando tantas análises dos sentidos sendo trabalhados no texto. É massa demais!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Ana Cristina Fricke Matte -

Bom dia, Isabele e Julia,

Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fez, não ficando restritos à minha avaliação.
Semiótica é minha melhor praia e fico contente que tenham feito bom proveito da disciplina. O que vocês consideraram mais difícil de levar do estudo teórico à prática na análise dessas duas versões da fábula?
Um ótimo evento!
Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Ana, muito obrigada pelos ensinamentos! Por incrível que pareça, eu diria que tivemos mais dificuldade no Nível Fundamental. Acho que isso se dá pela limitação em escolher apenas uma oposição de valores no texto, que englobe dois termos que não se cancelem. Dá vontade de fazer diversas análises com base em vários termos que aparecem na história! Quem sabe numa próxima... Mais uma ideia pra se pensar : )
Abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Olá, Isabele e Júlia!
Em primeiro lugar, quero parabenizá-las pelo artigo! A escolha de uma versão de fábula tão conhecida é estratégica, pois permite que a análise semiótica revele como narrativas aparentemente simples veiculam valores culturais, sociais e morais complexos. Foi muito interessante acompanhar a análise semiótica desvendando os prossupostos e intenções por de trás do texto. Trata-se de uma rica exploração de como a linguagem e os símbolos constroem significados profundos, revelando as estruturas ideológicas e culturais subjacentes a uma das fábulas mais famosas do mundo ocidental.
Gostaria de saber mais sobre o processo de escolha do texto do Monteiro Lobato e porque decidiram não trabalhar com o texto do La Fontaine/Esopo.
Abraço,
Cristina Souza (DEDD/UFMG)
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Cristina, muito obrigada pelo comentário! A escolha de análise de fábulas, tendo a semiótica como base teórica, é bem produtiva, pois até mesmo quando analisamos uma narrativa bem conhecida e socialmente disseminada, ainda é possível observar alguma coisa nova! Em relação à nossa escolha de trabalhar com esta versão do Monteiro Lobato e não de outro autor, nós decidimos que queríamos trabalhar com alguma obra mais voltada ao público infantil e quando resolvemos utilizar especificamente essa fábula, inicialmente queríamos analisar as diferenças entre a versão da “formiga boa” e da “formiga má”. Pelas nossas pesquisas, o Monteiro Lobato foi o primeiro autor a trazer essa diferença entre as versões para o Brasil, pois antes a versão da formiga boa não era muito conhecida. Porém, quando fomos desenvolver nosso trabalho, percebemos que a análise de apenas uma versão já era extremamente rica e com vários aspectos para trabalhar, e como já tínhamos escolhido essa versão de Lobato, ficamos com ela mesmo. Muito obrigada pela leitura, abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Olá Júlia e Isabele!! Achei o trabalho de vocês incrível!! A forma como o texto defende, com sensibilidade e clareza, o valor do trabalho artístico, foi uma das coisas que mais me chamou atenção. A leitura da cigarra como símbolo dos artistas me tocou, principalmente porque as autoras conseguiram mostrar isso usando bem a teoria semiótica, sem perder a leveza.
Em resposta à Maria Eduarda de Oliveira Araujo

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Olá Maria Eduarda, muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz que você tenha gostado do nosso trabalho. Foi super interessante trabalhar com a semiótica para a análise desta fábula, porque mesmo que a relação entre a cigarra e os artistas já fique clara pela moral que o autor coloca no final da narrativa, a semiótica nos ajuda a perceber a maneira que essa relação é feita durante o texto. Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Ana Carolina Correia Almeida -
Olá Júlia e Isabele!
Parabéns pelo trabalho! A proposta de analisar a fábula “A formiga má”, de Monteiro Lobato, à luz da teoria semiótica greimasiana é extremamente instigante, especialmente por se tratar de um texto literário que, embora voltado ao público infantil, carrega camadas profundas de sentido.
Um abraço.
Ana Carolina
Em resposta à Ana Carolina Correia Almeida

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Ana, obrigada pelo comentário! Realmente é bem interessante analisar textos literários voltados ao público infantil já que, à primeira vista, é possível pensar que todas os sentidos já estão "dados" no texto, mas com uma análise mais aprofundada podemos perceber que existem diversas camadas, e a semiótica greimasiana é uma ferramenta super legal para fazer esse tipo de trabalho! Abraços.
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Pedro Augusto Motta Daldegan -
Análise muito interessante, Isabele e Júlia! Esse estudo consegue mostrar, de um jeito tão claro, como as palavras que Monteiro Lobato escolheu para descrever a formiga e a cigarra em "A Formiga Má" são tão importantes. Gostaria escolha de palavras do autor em "A Formiga Má" nos ajuda a sentir quem merece o que, e como essa construção guia o leitor à moral da história, reforçando a "verdade" sobre o merecimento da cigarra?
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Paulo Henrique Lima -
Parabéns, Isabele e Júlia, pela excelente análise semiótica de "A formiga má"! A abordagem teórica utilizada revelou de forma muito clara os sentidos ocultos da narrativa, especialmente através das oposições construídas no texto. Chamou atenção a rica adjetivação que caracteriza tanto a formiga quanto a cigarra, criando isotopias que reforçam a mensagem da fábula. O trabalho demonstra como recursos semióticos sofisticados podem ser explorados mesmo em textos direcionados ao público infantil, tornando a leitura envolvente e reflexiva.
Em resposta à Paulo Henrique Lima

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Pedro, muito obrigada pelo comentário e pela leitura do nosso trabalho! A abordagem semiótica contribui muito para evidenciar estes sentidos mais sutis da narrativa e observação das oposições e da adjetivação presentes na fábula é super importante para alcançarmos a moral do texto. Ficamos muito felizes em saber que conseguimos demonstrar como esses recursos de linguagem tornam os textos, em especial os textos voltados ao público infantil, ainda mais potentes. Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isadora Baroni Santos -
Achei muito legal como o artigo trouxe uma nova leitura para a fábula de Monteiro Lobato. A análise semiótica deixou claro como os sentidos vão sendo construídos no texto, principalmente com a oposição entre a cigarra e a formiga. Gostei de como as autoras destacaram que o narrador conduz o leitor a ver a cigarra como uma personagem digna de empatia. Isso faz a gente refletir sobre como o trabalho artístico é muitas vezes desvalorizado. No fim, a moral da história ganha outra força.
Em resposta à Isadora Baroni Santos

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Obrigada pelo comentário, Isadora! Nossa intenção era justamente propor uma análise da fábula buscando demonstrar como os sentidos são construídos nesta narrativa que aparentemente é simples e vimos a riqueza das camadas de sentido que nos auxiliam na apreensão da moral da história. A construção da cigarra como uma personagem digna de empatia realmente é bem interessante, especialmente no nível da veridicção, e induz o leitor a refletir bastante sobre o lugar da arte e do artista em nossa sociedade. Abraços.
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Alessandra Alves Oliveira de Melo -
Gostei bastante da abordagem adotada para o desenvolvimento do artigo. As autoras propuseram reflexões complexas a partir de um conto amplamente conhecido, o que instiga o leitor a pensar de forma crítica. Achei especialmente interessante a discussão em torno da oposição entre valorização e desdém do trabalho artístico, articulada com os fundamentos da teoria semiótica de Greimas. Achei a análise muito pertinente, parabéns!
Em resposta à Alessandra Alves Oliveira de Melo

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Muito obrigada, Alessandra! A escolha de análise sobre a oposição entre a valorização e a desdém, para nós, é essencial para que compreendamos a crítica proposta pela fábula, que traz à tona uma discussão que ainda é super atual. A teoria semiótica de Greimas foi excelente para nossa análise, pois nos forneceu os mecanismos necessários para evidenciar esse tensionamento presente em toda a fábula. Agradeço muito pelo comentário e pela leitura do nosso trabalho. Um abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Raphaela Lys Coelho Pinto -
Bom dia, parabéns pelo ótimo trabalho meninas!
Achei muito interessante a análise que fizeram, ainda mais com uma fábula tão popular, revelando as camadas que constituem o texto.
No artigo, vocês apontaram que a escolha dessa versão da fábula justifica-se com base na organização do nível fundamental. Entretanto, fiquei curiosa sobre o que levou vocês a escolha de abordar este tema na elaboração do artigo, usando especificamente esta obra de Monteiro Lobato?
Em resposta à Raphaela Lys Coelho Pinto

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Obrigada pelo comentário, Raphaela! Desde o início, nós tínhamos decidido trabalhar com um texto voltado ao público infantil, principalmente pela característica que eles possuem de tentar explicar e ensinar um pouco do mundo de forma simples. Isso fica ainda mais claro nas fábulas, que apresentam nitidamente uma "Moral da História". O importante, na nossa visão, é lembrar que essas histórias são escritas por pessoas adultas que possuem suas próprias opiniões, transparecendo na escrita. E aí é bastante pano pra manga! Por isso, decidimos analisar como Monteiro Lobato adaptou essa fábula clássica, a ajustando à sua realidade. O resultado é esse: o autor trouxe uma interpretação sobre a valorização dos artistas que ainda não tinha sido trabalhada. Espero que tenha sido uma leitura produtiva pra você, promovendo uma análise legal sobre essas fábulas!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Ana C. Noronha -
Que boa discussão suscitada por este trabalho!
Muito bem, Isabele e Júlia.
Tenho certeza de que as colocações aqui estão enriquecendo o fazer semiótico de vocês.
Em resposta à Ana C. Noronha

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Com certeza, Ana! Para nós, é muito gratificante ver os apontamentos e comentários feitos acerca do nosso trabalho, pois eles nos trazem novas perspectivas e possibilidades para trabalhos futuros. Obrigada pelo comentário e pela leitura. Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Lúcia de Salvo Oliveira -
Bom dia, Isabele e Júlia!
Quero parabenizá-las pelo desenvolvimento do artigo!
Ao analisar a fábula "A cigarra e as formigas" sob a ótica da teoria semiótica de Greimas, foram apresentados pressupostos e instrumentos para a observação da construção das relações que dão sentido ao texto.
Parabéns e bom evento!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Lúcia de Salvo Oliveira -
Bom dia, Isabele e Júlia!
A escolha da fábula "A cigarra e as formigas" com base na teoria semiótica greimasiana, trouxe uma contribuição significativa ao possibilitar a identificação da construção de sentido dentro de um texto.
Achei bastante pertinente a discussão em torno da oposição entre valorização e desdém do trabalho artístico.
Quero parabenizá-las pelo trabalho proposto.
Abraços e bom evento!
Em resposta à Lúcia de Salvo Oliveira

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Boa noite, Lúcia! Muito obrigada por seu comentário. A junção entre esta fábula e a teoria greimasiana foi excelente para nós, justamente por nos auxiliar a evidenciar alguns elementos centrais que ajudam na construção do sentido do texto, como a oposição entre valorização e desdém do trabalho artístico, que acreditamos que é um dos principais pontos da fábula. Agradeço pela leitura e também desejo um ótimo evento para você! Abraços.
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -
Júlia,
na atualidade, a obra de Monteiro Lobato é objeto de controvérsias, especialmente no que tange a representações raciais e sociais que hoje são consideradas problemáticas. Apesar disso, não podemos negar as contribuições de sua literatura. Você percebe no texto escolhido alguma questão relacionada às representações que considera problemática?
Abraço,
Cristina S. (DEDD/UFMG)
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Cristina, muito obrigada pela pergunta! Essa história está em um livro de várias fábulas e adaptações escritas por Lobato. Creio que, por esse caráter menos original e já que muitas das controvérsias que você mencionou estão presentes nos seus personagens e histórias originais, fica mais difícil apontar as opiniões que são inteiramente do autor a partir somente da fábula. Vale observar, numa outra oportunidade, se a escolha de quais fábulas seriam adaptadas diz algo sobre Monteiro Lobato. É uma ótima ideia!
Um abraço : )
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Melissa Vieira Nogueira -
O trabalho de vocês me chamou atenção pela clareza com que organizaram os três níveis do percurso gerativo de sentido. Gostei especialmente da leitura da veridicção, a forma como o narrador conduz o julgamento do leitor em favor da cigarra ficou muito bem demonstrada. A associação entre o desprezo da formiga e o apagamento simbólico dos artistas na sociedade é potente e crítica. Vocês consideraram alguma ambiguidade possível na posição da formiga, ou desde o início ela é construída apenas como vilã da narrativa?
Em resposta à Melissa Vieira Nogueira

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Julia Dornelas Moura -
Melissa, muito obrigada pela leitura e pelo comentário. Sua pergunta é ótima!
Como dito, o autor propõe dois desdobramentos diferentes: um em que a formiga oferece abrigo para a cigarra e outro, o analisado, em que a cigarra acaba morrendo no frio. O interessante é que, mesmo na versão "A Formiga Boa", a formiga é inicialmente apresentada como "carrancuda" - ela chega a olhar a cigarra de cima a baixo e perguntar "E que fazia você durante o bom tempo que não construiu sua casa?". Somente depois da cigarra se apresentar como a cantora que alegrou os dias quentes de trabalho é que a formiga muda de atitude. Super curioso, né? Nessa versão do Monteiro Lobato, fica nítido que o mais importante é a cantoria e a valorização da arte.
Em resposta à Julia Dornelas Moura

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Melissa Vieira Nogueira -
Muito interessante esse detalhe da versão “A Formiga Boa”! Isso reforça a ideia de que, mesmo quando a formiga acolhe, há uma exigência de justificação, como se o valor da arte precisasse ser provado para merecer reconhecimento. Fico pensando como essa lógica ainda é tão atual: o artista precisa constantemente explicar sua função social para ser levado a sério. Parabenizo vocês mais uma vez pelo cuidado e profundidade da análise!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabela Franca Souza e Moura -
Gente, que leitura gostosa e inteligente! A Isabele e a Júlia arrasaram nessa análise. Elas conseguiram pegar uma fábula que muita gente conhece desde criança e dar um olhar totalmente novo e crítico sobre ela. A forma como elas aplicaram a semiótica greimasiana deixou tudo muito bem estruturado e fácil de acompanhar — mesmo sendo uma teoria densa. Adorei como elas defenderam a cigarra e mostraram o quanto o olhar artístico e sensível também merece ser valorizado. Um trabalho criativo, bem escrito e cheio de personalidade. Palmas demais pras autoras!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabela Franca Souza e Moura -
Gente, que leitura gostosa e inteligente! A Isabele e a Júlia arrasaram nessa análise. Elas conseguiram pegar uma fábula que muita gente conhece desde criança e dar um olhar totalmente novo e crítico sobre ela. A forma como elas aplicaram a semiótica greimasiana deixou tudo muito bem estruturado e fácil de acompanhar — mesmo sendo uma teoria densa. Adorei como elas defenderam a cigarra e mostraram o quanto o olhar artístico e sensível também merece ser valorizado. Um trabalho criativo, bem escrito e cheio de personalidade. Palmas demais pras autoras!
Em resposta à Isabela Franca Souza e Moura

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Isabela, muito obrigada pelo comentário! Ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho foi recebido como algo de fácil leitura, mas ainda bem fundamentado na teoria da semiótica de Greimas. Uma das nossas intenções era justamente mostrar com essa teoria é uma ferramenta muito potente para trazer à tona sentidos menos óbvios em narrativas conhecidas, como no caso dessa fábula que atravessa gerações. Agradecemos bastante pela leitura do nosso trabalho e pelo comentário! Um abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Giovanna Carina -
Excelente trabalho, gostaria de parabenizá-la pela a escolha da temática.Foi muito enriquecedor acompanhar a análise semiótica desvendando os pressupostos e intenções por de trás do texto.
Muito bom!
Em resposta à Giovanna Carina

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Muito obrigada, Giovanna! Ficamos muito felizes em saber que a leitura do nosso trabalho, em alguma medida, tenha sido enriquecedora para você. A semiótica é uma teoria muito interessante para analisar estas intenções "ocultas" e para entendermos como o sentido do texto é construído por meio de diversos recursos linguísticos que, no final, nos fazem entender a mensagem que a narrativa busca passar. Obrigada pela leitura, abraço!
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por bianca aguiar -
Interessante! Nunca tinha parado para pensar por esse lado
Em resposta à Primeiro post

Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por bianca aguiar -
Interessante não tinha parado para pensar por esse ponto de vista
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Bianca, obrigada pelo comentário! A teoria semiótica greimasiana foi bem interessante para nós, neste sentido, porque também nos auxiliou a pensar a fábula por meio de uma perspectiva diferente! Quando desenvolvemos nosso trabalho, fomos percebendo as diversas camadas de sentido que vão além da interpretação clássica que temos da história. Obrigada pela leitura, abraços!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo artigo! É um tema de extrema relevância na nossa atualidade!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo artigo. É um tema de extrema relevância na nossa atualidade.
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo artigo! É um tema de extrema relevancia na nossa atualidade!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo trabalho de vocês! Achei a escolha da fábula muito interessante, especialmente por trazer essa versão menos conhecida e mais crítica. A análise de vocês ajudou a enxergar o texto por uma nova perspectiva.
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula -
Muito obrigada pelo comentário, Enzo! Escolher trabalhar com esta versão da fábula e com a teoria semiótica nos proporcionou, justamente, uma nova forma de enxergar essa narrativa que já é tão conhecida, mas de uma maneira mais crítica e com um olhar mais atento às camadas que compõem o sentido do texto. Obrigada pela leitura do nosso trabalho! Abraços.
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Sara Antunes -
Boa noite!

Achei muito interessante a proposta de aplicar a teoria semiótica greimasiana à fábula “A formiga má”, de Monteiro Lobato. A análise a partir dos níveis do Percurso Gerativo de Sentido — com destaque para as oposições semânticas e as estratégias de veridicção — contribui para revelar camadas profundas de significação no texto. É sempre enriquecedor ver como obras aparentemente simples, como as fábulas, podem ganhar novas interpretações quando examinadas com o olhar analítico da semiótica.

Parabéns pelo trabalho e pela escolha do objeto de estudo!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Arthur de Moura Silva Soares -
Boa noite!

É muito interessante como o artigo se aprofunda na análise da fábula "A formiga má" de Monteiro Lobato, mostrando como a semiótica greimasiana pode revelar camadas de sentido em narrativas tão conhecidas. A forma como vocês destrincham o texto é bastante enriquecedora!

Qual o objetivo principal deste trabalho e qual fábula de Monteiro Lobato é analisada?
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Yasmin de Oliveira Figueiredo -
Parabéns pelo trabalho incrível, Isabele e Júlia!
Adorei a escolha do tema e a análise de detalhes que muitas vezes não captamos de imediato na narrativa. A maneira que aplicaram a semiótica greimasiana foi sensacional!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Lorenzo Pujoni -
Ótimo trabalho! Gostei como vocês usaram a teoria semiótica para analisar a fábula de forma clara e objetiva. Mostraram muito bem como a história contrasta a valorização da arte com o egoísmo, usando conceitos como o Quadrado Semiótico de modo fácil de entender. Ficou óbvio como o texto constrói sua mensagem moral. Análise inteligente e útil para quem estuda literatura!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Parabéns aos autores pelo artigo! A análise semiótica da fábula "A Cigarra e as Formigas", utilizando a teoria de Greimas, é uma escolha excelente para compreender os mecanismos de construção de sentido presentes na narrativa. Ao aplicar categorias semióticas, como as oposições semânticas e a veridicção, o artigo proporciona uma abordagem aprofundada do texto de Monteiro Lobato, revelando as camadas simbólicas que compõem o significado da fábula. Essa análise não só enriquece a interpretação literária, mas também mostra como as narrativas populares podem carregar complexas lições morais e sociais.

Com base nesse estudo, uma pergunta pertinente que pode ser levantada seria:

Como as oposições semânticas presentes em "A Cigarra e as Formigas" podem refletir, além da moral tradicional da fábula, dilemas sociais e culturais mais amplos, especialmente no contexto atual?

O artigo oferece uma excelente análise semiótica, abrindo novas perspectivas sobre a interpretação de um clássico da literatura infantil. Excelente trabalho, muito bem fundamentado!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Parabéns aos autores pelo artigo! A análise semiótica da fábula "A Cigarra e as Formigas", utilizando a teoria de Greimas, é uma escolha excelente para compreender os mecanismos de construção de sentido presentes na narrativa. Ao aplicar categorias semióticas, como as oposições semânticas e a veridicção, o artigo proporciona uma abordagem aprofundada do texto de Monteiro Lobato, revelando as camadas simbólicas que compõem o significado da fábula. Essa análise não só enriquece a interpretação literária, mas também mostra como as narrativas populares podem carregar complexas lições morais e sociais.
Com base nesse estudo, uma pergunta pertinente que pode ser levantada seria:
Como as oposições semânticas presentes em "A Cigarra e as Formigas" podem refletir, além da moral tradicional da fábula, dilemas sociais e culturais mais amplos, especialmente no contexto atual?
O artigo oferece uma excelente análise semiótica, abrindo novas perspectivas sobre a interpretação de um clássico da literatura infantil. Excelente trabalho, muito bem fundamentado!
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Re: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE “A CIGARRA E AS FORMIGAS” Autores • Isabele Sardinha Cecconello Lima de Paula Faculdade de Letras/UFMG • Júlia Dornelas Moura Faculdade de Letras/UFMG

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Parabéns aos autores pelo artigo! A análise semiótica da fábula "A Cigarra e as Formigas", utilizando a teoria de Greimas, é uma escolha excelente para compreender os mecanismos de construção de sentido presentes na narrativa. Ao aplicar categorias semióticas, como as oposições semânticas e a veridicção, o artigo proporciona uma abordagem aprofundada do texto de Monteiro Lobato, revelando as camadas simbólicas que compõem o significado da fábula. Essa análise não só enriquece a interpretação literária, mas também mostra como as narrativas populares podem carregar complexas lições morais e sociais.