ENTRE PORTAIS E PERCEPÇÕES A tensão entre mundano e sobrenatural em Cidade dos Ossos Autores • Maria Alice Lage Del Rio Suzart • Gabriel Avelar Z Lima • Yasmin de O Figueiredo • Pedro Henrique F Santos

Número de respostas: 38

ENTRE PORTAIS E PERCEPÇÕES

A tensão entre mundano e sobrenatural em Cidade dos Ossos

Autores

•     Maria Alice Lage Del Rio Suzart Faculdade de Letras/UFMG

•     Gabriel Avelar Zschaber Lima Faculdade de Letras/UFMG

•     Yasmin de Oliveira Figueiredo Faculdade de Letras/UFMG

•     Pedro Henrique Freitas dos Santos Faculdade de Letras/UFMG

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva, Cidade dos Ossos, Nível Fundamental, Mundano e Sobrenatural, Quadrado Semiótico, Construção de sentido

Resumo

Neste artigo, analisamos a obra Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, a partir do Nível Fundamental da teoria semiótica. Exploramos a oposição entre a noção de mundano e sobrenatural como eixo de construção de sentido na narrativa, observando como essa tensão estrutura o percurso simbólico da protagonista. Por meio do Quadrado Semiótico, revelamos as operações de negação, implicação e complexidade envolvidas na travessia identitária da personagem entre dois mundos.

PDF: leia aqui o trabalho completo

Coordenação e mesa: 

• professor: Ana Matte
  • mesa: Fernanda de Morais
Em resposta à Primeiro post

Re: 1468 ENTRE PORTAIS E PERCEPÇÕES A tensão entre mundano e sobrenatural em Cidade dos Ossos Autores • Maria Alice Lage Del Rio Suzart • Gabriel Avelar Z Lima • Yasmin de O Figueiredo • Pedro Henrique F Santos

por Fernanda Beatriz Caricari de Morais -
Bom dia!!
Gostaria de desejar boas -vindas a todos!
Que tenhamos um excelente evento e um ótimo debate!

Fernanda Morais
Em resposta à Fernanda Beatriz Caricari de Morais

Re: 1468 ENTRE PORTAIS E PERCEPÇÕES A tensão entre mundano e sobrenatural em Cidade dos Ossos Autores • Maria Alice Lage Del Rio Suzart • Gabriel Avelar Z Lima • Yasmin de O Figueiredo • Pedro Henrique F Santos

por Marcelle Cristina Ribeiro Mendes -
Bom dia!
Não sei se é só comigo, mas o documento não está abrindo.
Em resposta à Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Ana Cristina Fricke Matte -
tenta novamente, tivemos um problema mais cedo, mas agora está resolvido.

por Marcelle Cristina Ribeiro Mendes -
Esse artigo faz uma leitura super interessante de Cidade dos Ossos usando a teoria semiótica — é quase como se os autores abrissem um "portal" para entender as camadas simbólicas da história da Clary!
Gostei de como mostraram que o mundano e o sobrenatural não são apenas cenários, mas partes da construção da identidade dela.

Vocês já tinham pensado nessa oposição como algo tão central na narrativa ou foi novidade?
Em resposta à Marcelle Cristina Ribeiro Mendes

por Maria Alice Lage Del Rio Suzart -
Ei, Marcelle, tudo bem?

Muito obrigada pelo feedback! Ficamos muito felizes em saber que você gostou!

A respeito dessa oposição, eu já havia pensado, na verdade.

Eu propus para o grupo fazer em Cidade dos Ossos, pois foi objeto de estudo do meu TCC (formei ano passado e estou fazendo continuidade agora).

Eu tinha pensado em dissertar a respeito disso na minha monografia, mas preferimos seguir na parte da Semântica Cognitiva, com espaços mentais e narrativos dentro da obra.

Essa obra é muito rica!

Abraços,

por Ana Cristina Fricke Matte -
Bom dia, autores e mesa,
Este é o melhor momento da nossa disciplina, quando vocês podem conversar com outras pessoas sobre o trabalho que fez, não ficando restritos à minha avaliação.
Semiótica é minha melhor praia e fico contente que tenham feito bom proveito da disciplina. O que vocês, Maria Alice, Gabriel, Yasmin e Pedro, consideraram mais difícil de levar do estudo teórico à prática na análise desse texto?
Um ótimo evento!
Ana
Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Ei, professora,

Muito obrigada por essa oportunidade!

Bom, vou dar uma opinião individual; mas, para mim, foi falar um pouco sobre outra perspectiva da minha obra favorita, Cidade dos Ossos.

Veja: li pela primeira vez esse livro em 2015 e ele abriu as portas da leitura para mim. Passei a me interessar em linguagens por conta dele (acredito que a leitura deva ser prazerosa e, para uma adolescente se descobrindo, esse livro se tornou meu xodó).

Então decidi fazer Letras e, para finalizar esse capítulo, quis fechar com chave de ouro (por que não usar o mesmo livro que me fez ter vontade de começar tudo isso, não é mesmo?).

Mas, na minha dissertação, eu explorei o lado voltado para a Semântica Cognitiva, com espaços mentais, espaços narrativos e discurso indireto livre (que a teoria que abordo chama de "Discurso e Pensamento Representados" - STR (Banfield). Portanto, foi algo novo poder desvincular da minha teoria final (mas era uma temática que tinha muito interesse e havia comunicado com o grupo)).

Abraços,

por Isadora Baroni Santos -
Gostei bastante da forma como o artigo articula a teoria semiótica de Greimas com a análise da narrativa de Cidade dos Ossos. A utilização do Quadrado Semiótico para explorar a tensão entre o mundano e o sobrenatural trouxe uma perspectiva muito rica para entender o desenvolvimento identitário da protagonista. Achei interessante como os autores mostraram que essa oposição não é fixa, mas se transforma ao longo da trama, criando zonas de ambiguidade. Além disso, o texto conseguiu manter uma linguagem acessível mesmo tratando de conceitos teóricos complexos. Isso torna a leitura agradável e didática.

Uma pergunta que fiquei: como vocês imaginam que a aplicação dessa análise poderia se estender para outras obras da literatura de fantasia urbana?
Em resposta à Isadora Baroni Santos

Bom dia pessoal!

Fico feliz com as interações aqui.
Acredito que o problema foi resolvido já que o texto está abrindo normalmente.

Muito importante mostrar conceitos tão complexo de forma mais próxima do leitor. Interessante a análise! Parabéns aos autores!
Em resposta à Isadora Baroni Santos

Ei, Isadora, tudo bem?

Muito obrigada pelo feedback. Ficamos muito felizes que você gostou do texto!

A respeito da sua pergunta: muito pertinente.

Não sou uma expert em fantasia urbana, mas, acredito eu (e falo também como uma pessoa que consome bastante o gênero), é difícil quando a gente acaba sempre se prendendo aos clássicos, sabe? Normalmente, quando analisamos corpus em literatura, pensamos logo nos cânones e esquecemos de literaturas mais atuais. Principalmente aquelas cujo prestígio ainda está em construção. Fantasia urbana, por exemplo, ainda não é tão bem vista pela Academia, o que é uma pena.

Sinto que deveríamos abrir mais portas para essas obras. Tem tanto livro recente, principalmente no gênero fantasia, que consegue ser tão rico quanto Machado de Assis ou até mesmo Homero! Só que a gente ainda não legitima esse lugar como espaço de reflexão crítica.

Pensando na aplicação da análise, acredito que ela pode sim se estender para outras obras da fantasia urbana, justamente porque muitos desses textos compartilham estruturas parecidas: o jogo entre o mundo visível e o invisível, o conflito entre ordens simbólicas, a jornada de descoberta... A semiótica, e especialmente o percurso gerativo, ajuda a gente a enxergar como esses elementos se organizam, desde as tensões mais profundas (como luz/trevas, pureza/impureza) até o modo como o discurso é montado.

No caso de Cidade dos Ossos, a questão da visão foi o foco principal, mas em outras obras talvez o tempo, o corpo ou o pertencimento tenham um peso maior. Então, a metodologia continua válida, mas vai se adaptando aos núcleos simbólicos de cada narrativa.

No fim das contas, acho que analisar fantasia urbana com esse olhar é também uma forma de dizer: "esse tipo de literatura importa, e tem muita coisa acontecendo ali que merece ser lida com profundidade."

Abraços,

por Maria Eduarda de Oliveira Araujo -
Ótimo trabalho!! Meus parabéns aos autores do trabalho!! A análise é sensível e bem fundamentada, um excelente exemplo de como a semiótica pode dialogar com a literatura contemporânea.
Em resposta à Maria Eduarda de Oliveira Araujo

Muito obrigada pelo feedback, Maria Eduarda!

Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso trabalho!

Abraços,

por Paulo Henrique Lima -
Parabéns aos autores pela análise semiótica de "Cidade dos Ossos"! A aplicação da teoria de Greimas e do Quadrado Semiótico para explorar a tensão entre mundano e sobrenatural ofereceu uma perspectiva muito rica sobre o desenvolvimento identitário da protagonista Clary. O trabalho demonstra de forma sensível como essas oposições se transformam ao longo da narrativa, criando zonas de ambiguidade que enriquecem a compreensão da obra. A linguagem acessível tornou conceitos teóricos complexos didáticos e envolventes, sendo um excelente exemplo de como a semiótica pode dialogar com a literatura contemporânea.
Em resposta à Paulo Henrique Lima

Muito obrigada pelo feedback, Paulo Henrique!

Abraços,

por Alessandra Alves Oliveira de Melo -
Já tinha ouvido falar do livro “Cidade dos Ossos” e esse artigo me fez ter vontade de lê-lo. Achei a análise sobre a oposição entre os mundos mundano e sobrenatural relacionada aos conceitos da semiótica greimasiana muito interessante e reflexiva. Parabéns!
Em resposta à Alessandra Alves Oliveira de Melo

Muito obrigada pelo feedback, Alessandra!

Leia "Cidade dos Ossos"! Foi o livro que me fez decidir ir para a área das Letras (sou suspeita; acho a obra incrível sorriso).

Abraços,

por Kayque Edgar Chiarelli Nascimento Cornelio -
A abordagem pela oposição entre “mundano” e “sobrenatural” como eixo central revela como esses conceitos opostos são essenciais para a construção do sentido na narrativa, especialmente na trajetória da protagonista. O uso do Quadrado Semiótico é particularmente relevante, pois permite demonstrar as operações complexas de negação e implicação que evidenciam as tensões identitárias da personagem ao navegar entre esses dois universos. Essa perspectiva enriquece a compreensão do texto literário ao destacar como o conflito simbólico entre mundos distintos fundamenta a evolução da personagem e o significado da história.
Em resposta à Kayque Edgar Chiarelli Nascimento Cornelio

Muito obrigada pelo feedback, Kayque!

Abraços,

por Nayara Ariel Mendes de Aguiar -
Gabriel, Maria, Pedro e Yasmin, parabéns! Gostei muito da escolha do gênero young adult como objeto de análise. Ainda que muitas vezes menosprezado por sua associação com uma literatura considerada de menor valor — vista como básica ou voltada apenas ao entretenimento — o trabalho demonstra com clareza que esse tipo de narrativa oferece inúmeras possibilidades para refletir sobre a produção de sentido, sobretudo quando mobilizado por uma abordagem teórica rigorosa e sensível.
Em resposta à Nayara Ariel Mendes de Aguiar

Muito obrigada pelo feedback, Nayara!

Concordo com você! A literatura contemporânea, principalmente do gênero jovem adulto, ainda é pouco valorizada na Academia. Fiz meu TCC na área de Semântica Cognitiva sobre essa obra e foi uma das críticas que mais recebi: "Por que você não está falando sobre Machado de Assis?"; "Por que está falando de uma obra recente e simples como essa?".

Fico grata por ter pessoas como você com esse pensamento: de ver a literatura, não só a clássica, como rica, mas também a atual!

Abraços,

por Julia Victoria Campos Emiliano -
Achei a proposta do artigo super interessante! Usar a semiótica discursiva pra analisar Cidade dos Ossos foi uma escolha bem acertada, principalmente porque a obra já lida com essas tensões entre o mundano e o sobrenatural de forma bem marcada. Gostei muito de como o texto mostrou que essa oposição vai além do enredo e estrutura a jornada da protagonista, o uso do quadrado semiótico ajudou a visualizar bem essas passagens de um “mundo” pro outro. Curti também como a análise deixou claro que não se trata só de uma mudança de ambiente, mas de uma transformação identitária. Parabéns aos autores pela leitura criativa e bem fundamentada!
Em resposta à Julia Victoria Campos Emiliano

Muito obrigada pelo feedback, Julia Victoria!

Abraços,

Re: ENTRE PORTAIS E PERCEPÇÕES A tensão entre mundano e sobrenatural em Cidade dos Ossos Autores • Maria Alice Lage Del Rio Suzart • Gabriel Avelar Z Lima • Yasmin de O Figueiredo • Pedro Henrique F Santos

por Wanessa Lina Fernandes -
É muito interessante esse tipo de abordagem no contéudo literário, o que chama bastante atenção.

Foi muito enriquecedor ler sobre a construção da oposição entre o mundano e o sobrenatural nesse contexto da semiótica, e como isso gerou alterações e transformações na personagem e nas tensões da narrativa.

Destaco positivamente a questão da travessia identitária com ambiguidades, quebras e ressignificações, que revelam como a semiótica pode proporcionar uma análise rica e envolvente dentro do universo literário. Também achei muito interessante a escolha de uma obra tão recente para a realização da análise, pois penso que isso aproxima ainda mais a teoria do nosso cotidiano e dos nossos interesses, por exemplo.
Em resposta à Wanessa Lina Fernandes

Re: ENTRE PORTAIS E PERCEPÇÕES A tensão entre mundano e sobrenatural em Cidade dos Ossos Autores • Maria Alice Lage Del Rio Suzart • Gabriel Avelar Z Lima • Yasmin de O Figueiredo • Pedro Henrique F Santos

Muito obrigada pelo feedback, Wanessa!

Agradecemos também por pontuar a questão da literatura: a Academia, infelizmente, ainda está muito centrada na visão dos cânones.

Por que livros recentes não podem ser considerados e analisados como tal? É uma boa indagação, sim?

Abraços,

por Melissa Vieira Nogueira -
Gostei bastante da forma como vocês articularam os conceitos da semiótica greimasiana com a análise da fantasia urbana em Cidade dos Ossos. A leitura do percurso da Clary como uma travessia simbólica entre polos opostos (mundano/sobrenatural) ficou muito clara com o uso do quadrado semiótico. Me chamou a atenção especialmente o reconhecimento de que esses polos não são estáticos, o mundano e o sobrenatural ganham valores diferentes ao longo da narrativa. Vocês consideram que essa ambiguidade de sentidos nos polos também poderia ser analisada em termos de modalizações (querer, poder, dever), ou isso fugiria do foco no Nível Fundamental?
Em resposta à Melissa Vieira Nogueira

Boa tarde !

Temos perguntas muito pertinentes. Peço a gentileza que as autoras respondam o mais breve possível

Grata

Fernanda
Em resposta à Fernanda Beatriz Caricari de Morais

Ei, professora,

Tudo bem?

Peço desculpas pela demora.

Eu reservei a noite de hoje para responder a todos os comentários.

Abraços,
Em resposta à Melissa Vieira Nogueira

Muito obrigada pelo feedback, Melissa!

Sobre sua pergunta: eu acho que faz muito sentido, sim, pensar também pelas modalizações! Na verdade, enquanto a gente focou mais no Nível Fundamental, olhando para as tensões e oposições estruturantes, as modalizações (querer, poder, dever, saber...) aparecem com força principalmente quando a gente começa a pensar na construção dos sujeitos ao longo do percurso narrativo.

No caso de Cidade dos Ossos, por exemplo, a Clary não só atravessa mundos; ela também passa por transformações em relação ao que ela pode, deve e quer fazer, principalmente depois que descobre quem é e o que está em jogo. Então, sim: as ambivalências dos polos poderiam muito bem ser aprofundadas por esse viés, especialmente se a gente pensasse numa análise mais integrada entre os níveis Fundamental e Narrativo.

Talvez para trabalhos futuros isso seja uma boa expansão do que começamos aqui. Quem sabe? Quero explorar todos os lados possíveis dessa obra (rs).

Abraços,
Em resposta à Maria Alice Lage Del Rio Suzart

por Melissa Vieira Nogueira -
Maria Alice, adorei sua resposta! Realmente, ao pensar na Clary como uma figura em constante (re)modalização, o percurso dela se revela ainda mais complexo, não é só a travessia espacial entre mundos, mas uma transformação do próprio sujeito. A integração entre os níveis Fundamental e Narrativo, como você sugeriu, abre muitas possibilidades de análise.

por Enzo Henrique Martins da Silva -
Parabéns pelo trabalho de vocês! Achei a escolha da fábula muito interessante, especialmente por trazer essa versão menos conhecida e mais crítica. A análise de vocês ajudou a enxergar o texto por uma nova perspectiva
Em resposta à Enzo Henrique Martins da Silva

Muito obrigada pelo feedback, Enzo!

Abraços,

por Sara Antunes -
Boa noite! A proposta de análise de Cidade dos Ossos sob o olhar da semiótica é muito instigante, especialmente ao destacar a oposição entre o mundano e o sobrenatural como eixo gerador de sentido. O uso do Nível Fundamental e do Quadrado Semiótico permite compreender de forma mais profunda os conflitos vividos pela protagonista, revelando como sua identidade se constrói a partir de negações e deslocamentos simbólicos. É interessante ver como a teoria semiótica pode iluminar as camadas mais abstratas de uma narrativa jovem, ampliando sua leitura para além do enredo fantástico. Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Sara Antunes

Muito obrigada pelo feedback, Sara!

Abraços,

por Livia Lima Teixeira -
Olá, Maria Alice, Gabriel, Yasmin e Pedro Henrique! Adorei o trabalho de vocês! A análise de "Cidade dos Ossos" explorando a tensão entre o mundano e o sobrenatural pelo nível fundamental da semiótica é super interessante. A aplicação do Quadrado Semiótico para desvendar a travessia identitária da protagonista é muito inteligente. Considerando a análise da tensão entre o mundano e o sobrenatural em "Cidade dos Ossos", vocês acreditam que a Clary consegue, ao final, integrar esses dois mundos em sua percepção da realidade, ou um deles acaba por prevalecer em sua jornada? Parabéns pela escolha da obra e pela profundidade da análise!

por Arthur de Moura Silva Soares -
Boa noite!

Achei muito interessante como o artigo mergulha na obra "Cidade dos Ossos" para analisar a tensão entre o mundano e o sobrenatural. É uma ótima forma de demonstrar a aplicabilidade da semiótica em narrativas de fantasia!

por Lorenzo Pujoni -
Parabéns aos autores pelo artigo! A análise semiótica de Cidade dos Ossos revela-se particularmente eficaz para explorar a complexa dualidade entre o mundano e o sobrenatural na narrativa. Gostei da forma clara como aplicaram o Quadrado Semiótico para desvendar as transformações da protagonista, mostrando como essa oposição vai além de um simples pano de fundo para se tornar central na construção identitária de Clary. A abordagem teórica é sólida, mas o que mais me cativou foi como conseguiram traduzir conceitos abstratos em insights tangíveis sobre a obra, destacando a riqueza simbólica da fantasia urbana. Uma contribuição valiosa para os estudos literários e semióticos!

por Camila Adriana Anastacio da Rocha -
Parabéns aos autores pelo artigo! A análise de *Cidade dos Ossos* sob a perspectiva semiótica, focando na tensão entre o mundano e o sobrenatural, é uma abordagem muito rica e envolvente. A obra de Cassandra Clare, com seus universos complexos, oferece um campo fértil para discutir como as identidades dos personagens se moldam por meio da interação entre esses dois mundos. O uso do Quadrado Semiótico para explorar as operações de negação, implicação e complexidade na jornada da protagonista traz uma nova camada de compreensão sobre a estrutura simbólica da narrativa, ajudando a aprofundar a análise da travessia identitária da personagem.

Com base nesse excelente trabalho, uma pergunta relevante que pode ser levantada seria:

Como a tensão entre o mundano e o sobrenatural em *Cidade dos Ossos* reflete questões de identidade e pertencimento que vão além do contexto fictício, e podem ser aplicadas a dilemas sociais e culturais do mundo real?

O artigo oferece uma contribuição importante para a compreensão dos processos semióticos em narrativas de fantasia, além de abrir espaço para reflexões mais amplas sobre identidade e as fronteiras entre diferentes realidades. Excelente análise!

por Felipe Augusto Aparecido dos Santos -
Achei que o artigo propõe uma leitura sólida de Cidade dos Ossos a partir do nível fundamental da semiótica greimasiana, destacando com precisão como a oposição entre mundano e sobrenatural organiza simbolicamente a trajetória da protagonista. A aplicação do quadrado semiótico enriquece a análise ao revelar as operações de negação, implicação e complexidade que estruturam o enredo, oferecendo uma interpretação sensível da travessia identitária vivida pela personagem.