Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

Número de respostas: 31

Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano

Autoria:

  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
  • Priscila Sandra Ramos de Lima
  • George Lucas Lopes Martins

Palavras-chave:

Leitura literária, Fanzines literários, Dialogismo, Letramento literário

Resumo

Apresenta-se uma proposta de leitura literária a partir da qual se produzirão fanzines literários em turmas de 6º ano. O alicerce é a Teoria Dialógica do Discurso, a partir de Bakhtin (2016) e de Volóchinov (2018), e a proposta de letramento literário (Cosson, 2018) e de círculos de leitura (Cosson, 2021). A metodologia tem natureza propositiva. A proposta revela que planos dialógicos de leitura literária salientam a elaboração de circunstâncias de interação que favoreçam engajamento em práticas de letramento literário.

Coordenação de Mesa

  • Diego de Campos Ribeiro
  •  Jussara de Paula da Silva Moura

PDF: leia aqui o texto completo

135 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá, participantes do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!!!
Desejo que esse congresso seja um oportuno momento de discussões e trocas de conhecimento junto com a parceria do Diego.

Inicialmente, quero parabenizar aos autores pelo desenvolvimento do trabalho aqui apresentado👏👏

E para começar o nosso debate, gostaria de saber dos autores qual foi a motivação para o artigo ?
Abraços,Jussara.

66 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Francisco Rogiellyson da Silva Andrade -
Olá, Jussara! Tudo bem?
Obrigado pela curiosidade.
A motivação para o trabalho foi o diagnóstico que fizemos em nossas turmas de 6º anos: percebemos, conversando com os/as estudantes, que eles pouco tinham contato com textos literários, a despeito dos apresentados nos livros didáticos; ademais, identificamos que eles pouco frequentavam a biblioteca da escola e, por isso, não usufruíam das oportunidades ali existentes; e, por fim, percebemos ainda algumas dificuldades de leitura. Assim, pensamos: por que não propor uma atividade que engaje os estudantes em práticas de letramento literário?
Nós nos unimos e fomos realizando a sequência de atividades que culminou na proposição presente no artigo.
A propósito, a atividade foi realizada com nossas turmas. Em breve, sairá texto com a exposição dos resultados.
Um abraço, companheira!

126 palavras

Em resposta à Francisco Rogiellyson da Silva Andrade

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada!
Já curiosa para ver a exposição dos resultados.

9 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Chegamos ao segundo dia no Congresso do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Cheio de conhecimento e aprendizado!
Fiquem a vontade para perguntar aos autores sobre a temática.
abraços,Jussara.

36 palavras

Em resposta à Francisco Rogiellyson da Silva Andrade

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por pamela silva -
Caraca, muito bacana mesmo. Trouxeram uma pauta com a qual vocês tem proximidade para debate. Muito necessário! Assim pode ser propulsor para mudanças.

23 palavras

Em resposta à pamela silva

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Concordo. Esse tema deve ser discutido com mais frequência, principalmente, no meio acadêmico.

13 palavras

Em resposta à Francisco Rogiellyson da Silva Andrade

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por LUCAS CUSTODIO -
Parabéns! Por mais trabalhos assim.

5 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Priscila Sandra Ramos de Lima -

Jussara, trabalhar com leitura literária no Ensino Básico, especialmente com alunos do 6º ano da escola pública é sempre desafiador. Obrigada pelo interesse em nossa proposta. 

26 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Cândido Berto da Silva Filho -
Bom dia!
Que proposta incrível! Eu, particularmente, não conhecia o gênero fanzine e fiz algumas buscas para conhecer melhor. Uma pergunta: eu posso falar que a fanzine e a fanfic são a mesma coisa? Pois os dois são criações autorais sobre determinado tema.
Gosto muito do circulo de leitura do Cosson e acho uma ótima forma de compartilhamento sobre a leitura de alguma obra.

64 palavras

Em resposta à Cândido Berto da Silva Filho

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Francisco Rogiellyson da Silva Andrade -
Olá, Cândido!

Obrigado pelos elogios e pela disponibilidade em ler nossa proposta. Agradeço, ainda, pela interlocução aqui travada.

Respondendo ao seu questionamento, o fanzine e a fanfiction são gêneros diferentes. A propósito, embora defendamos na pesquisa que aquele é um gênero, há pesquisas que defendem ser ele um suporte ou dispositivo enunciativo. Como gênero, o fanzine é um enunciado multissemiótico cuja arquitetônica dá vazão para que o leitor apresente sua aficionalidade sobre uma obra artística. Há aqueles que também servem como mote para o produtor socializar seus textos autorais. A fanfiction, embora tenha certa similaridade, normalmente é um gênero de natureza verbal, com arquitetura narrativa.
Nossa escolha pelo fanzine se deu em função de os estudantes gostarem muito de desenhar e colorir, o que é muito possível na arquitetônica desse gênero. A fanfiction, normalmente, não dá vazão a essa semiose tão querida pelos estudantes.

Um abraço!

146 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Vinicius Ferreira -
Olá autores! Que trabalho relevante! De suma importância essa proposta de aproximação dos estudantes com a leitura/letramento literário principalmente nessa faixa etária. Muito bom!!

24 palavras

Em resposta à Vinicius Ferreira

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada pelas considerações!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Leandro Xavier -
parabens pelo trabalho !! Essa proposta de leitura literária utilizando a criação de fanzines é fascinante e promissora. A base teórica sólida, fundamentada na Teoria Dialógica do Discurso e nos conceitos de letramento literário, proporciona uma estrutura robusta para a metodologia proposta.

42 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por pamela silva -
Olá autores. Parabéns pelo trabalho! A proposta de leitura literária com base na Teoria Dialógica do Discurso de Bakhtin e Volóchinov, aliada à abordagem de letramento literário de Cosson e círculos de leitura, é intrigante. Destaca-se a ênfase na criação de circunstâncias de interação para favorecer o engajamento em práticas de letramento literário. Gostaria de saber como a metodologia propositiva se traduz na prática, especialmente no que diz respeito à participação ativa dos alunos na elaboração dos fanzines literários.
Como são estruturados esses momentos de interação e como contribuem para o desenvolvimento das habilidades literárias dos estudantes?

97 palavras

Em resposta à pamela silva

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Francisco Rogiellyson da Silva Andrade -
Oi, Pamela! Obrigado pelo interesse e pela oportunidade de interlocução.
Na verdade, a pesquisa apresenta uma proposta de trabalho com fanzines, daí porque chamamos de propositiva. Nosso interesse foi o de apresentar etapas de um plano de ensino que possa inspirar companheiros a trabalhar o letramento literário sob o enfoque dialógico. Nesse sentido, a proposta é vazada, isto é, centra-se num protótipo de ensino a fim de que outros colegas, a partir das necessidades/direitos de aprendizagem de seus estudantes, possam estilizar as etapas conforme seu público de trabalho.
A despeito disso, pensamos que, para tencionar propostas de ensino, independentemente da seara, é necessário observar uma dada realidade, a fim de diagnosticar dificuldades e interesses. Do contrário, as propostas serão tão somente modelos de ensino desalicerçados da realidade.

Um abraço, companheira.

130 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Alessandra Lima Filha -
Parabéns pela pesquisa!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Pedro Henrique Fragoso -
A leitura, sem dúvidas, é importantíssima para o desenvolvimento infantil.

10 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Alessandra Lima Filha -
Verdade! Estimula a aprendizagem e o pensamento crítico.

8 palavras

Em resposta à Alessandra Lima Filha

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Priscila Sandra Ramos de Lima -
Assim como a criatividade, o diálogo com o texto literário e sua ressignificação, representação através de um fanzine que é um gênero não tão conhecido.

25 palavras

Em resposta à Pedro Henrique Fragoso

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Priscila Sandra Ramos de Lima -
Verdade, Pedro.
Um movimento que percebo é que nas etapas da Educação Infantil e Anos Inicial, a leitura é mais trabalhada na escola. A medida que os anos escolares vão avançando, a leitura vai perdendo espaço no currículo escolar. Seja pelo nosso modelo educacional (com muitos conteúdos e disciplinas)ou por não termos essa cultura de promover a leitura dentro e fora da escola.

63 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Henrique Sotomayor Emery Coppoli -
Parabéns. A proposta de leitura literária apresentada, baseada na Teoria Dialógica do Discurso de Bakhtin e Volóchinov, juntamente com a abordagem de letramento literário de Cosson e os círculos de leitura, demonstra uma fundamentação teórica sólida e integrada.

38 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por LUCAS CUSTODIO -
Parabéns aos autores por este trabalho instigante e inovador! A proposta de leitura literária fundamentada na Teoria Dialógica do Discurso de Bakhtin e Volóchinov, aliada à abordagem de letramento literário de Cosson, oferece uma base sólida para a construção de práticas pedagógicas mais envolventes e interativas!

46 palavras

Em resposta à LUCAS CUSTODIO

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Chegamos ao quarto dia no Congresso do UEADSL 2023.2, que nessa edição conta com a temática: Liberdade e Cidadania!
Cheio de conhecimento e aprendizado!
Fiquem a vontade para perguntar aos autores sobre a temática.

35 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Pedro Afonso -
Parabéns pelo trabalho! Incentivar a leitura é essencial para a formação de uma criança, especialmente no período em que vivemos.

20 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Pedro Afonso -
A ideia das fanzines é muito interessante, pode até revelar para as crianças a possibilidade de criar suas próprias histórias, mesmo que se baseando em outras que já existem. Estimula a criatividade e o pensamento crítico.

36 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Verônica Pereira Carlos Pimentel -
Uau que trabalho legal ! A proposta ficou excelente além de uma ótima escolha na metodologia. Acredito que na conclusão só o fato de promover o engajamento dos estudantes em roda para leitura já teve um grande ganho. em uma mundo aonde a leitura tem sido segregada devido as evoluções da tecnologia.

52 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Ana Beatriz Lana Dias -
Parabéns pelo trabalho!

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Ana Beatriz Lana Dias -
Temática super relevante para a educação no Brasil

8 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Boa tarde, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar uma pergunta aos autores: quais os principais aprendizados obtidos durante a realização dos trabalhos descritos por vocês no artigo?

Obrigada por compartilharem conosco informações tão importantes! Parabéns pelo trabalho de vocês!

Abraços!

43 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate.
Agradeço a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.
Agradeço imensamente a toda equipe que organizou o evento.
Forte abraço a todos e até breve!
Jussara

53 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano - autoria: Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima,George Lucas Lopes Martins

por Angelina Solange Silva de Oliveira -
Parabéns ao grupo pela abordagem desse tema tão importante na atualidade.

11 palavras