VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

Número de respostas: 57

Videopoemas na sala de aula

um trabalho multimodal com alunos de cursos técnicos integrados no IFES - Campus Montanha

Autoria:

  • Renato Pereira Aurélio
  • Ana Clara da Silva Moreira

Palavras-chave:

Literatura, TDIC, Videopoema, BNCC

Resumo

O trabalho com videopoemas que originou esse estudo foi desenvolvido na disciplina Língua Portuguesa e Literatura, com alunos da 1ª série da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do Ifes – Campus Montanha no 2º semestre de 2022. Partindo da abordagem qualitativa da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico e documental, com a seleção e análise de 06 videopoemas produzidos pelos estudantes. Os resultados apontam a viabilidade de ações que envolvem Literatura e tecnologias digitais, por privilegiar a autonomia e a criatividade dos estudantes, promovendo também o letramento digital.

Coordenação de Mesa

  • Renato Pereira Aurélio
  • Paula Aparecida Diniz Gomides

PDF: leia aqui o texto completo

139 palavras

Em resposta à Primeiro post

Boas-vindas aos participantes da mesa-redonda!

por Renato Pereira Aurélio -

Olá! Sejam todos muito bem vind@s! 💙📝

Primeiramente, parabenizo os organizadores do UEADSL 2023.01 pelo retorno desse evento tão importante para a comunidade acadêmica!

Cumprimento a colega Paula, coordenadora de mesa, bem como, minha aluna Ana Clara, que topou realizar esse estudo, vinculado ao Laboratório de Educação, Linguagem e Tecnologia (LELTec/Ifes)!

Espero que todos possam ler o trabalho e apresentar suas contribuições neste espaço de interações e socialização do conhecimento.

Prof. Renato Aurélio.  

75 palavras

Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Boas-vindas aos participantes da mesa-redonda!

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Olá a todos!

Gostaria de parabenizar a realização deste lindo projeto! Saber que o trabalho com uma linguagem essencialmente multimodal tem ocorrido nas escolas é algo gratificante, uma vez que o contexto contemporâneo clama pela formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes no que se refere à necessidade de se expressar das mais diversas maneiras, reconhecendo a importância de todas as formas de comunicação, sem exceções.

Desejo-lhes um ótimo evento!

Abraços,

Jennifer.

72 palavras

Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Boas-vindas aos participantes da mesa-redonda!

por Heric Braz Oliveira Junio -
a integração da literatura e da tecnologia digital amplia as possibilidades de aprendizado e promove a formação de leitores críticos e autônomos.

22 palavras

Em resposta à Renato Pereira Aurélio

Re: Boas-vindas aos participantes da mesa-redonda!

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Adorei ter participado das discussões circunscritas a este artigo. Parabéns aos autores!

Espero que todos tenham tido um ótimo evento!

Abraços,

Jennifer.

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Danielle Costa Gomes -
oi, meu nome é Danielle, sou aluna da I37 adm e fui orientada pelo professor Aurélio a ler esse incrível texto. Achei legal o tema contar com trabalhos que foram feitos aqui no ifes mesmo e além disso falar sobre poemas, já que de alguma forma pode influenciar as pessoas que escrevem bem a libertarem seus poemas.

57 palavras

Em resposta à Danielle Costa Gomes

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ana Morais -
Concordo com a sua interpretação 👍✅️

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ana Morais -
Bom dia, sou a aluna Ana Luiza da turma I37, adorei a ideia dos videopoemas, essa é uma abordagem eficiente que ajuda a encontrar ótimos poemas e grandes autores, é muito bom também pois ajuda os alunos a desenvolverem e melhorar a capacidade de expressar suas ideias sobre determinado assunto !

51 palavras

Em resposta à Ana Morais

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Judy Rodrigues Souza -
Em resposta à Ana Morais

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Jennifer Barbosa -
Bom argumento!!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Danielle Costa Gomes -
Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Judy Rodrigues Souza -
Olá, sou Judy, aluna do IFES campus Montanha, turma i37 adm. Orientada pelo professor Renato Aurélio a ler esse artigo. Muito interessante!!👏

22 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Antonella Uliana -
Sou Antonella do curso técnico em administração onde Renato Aurélio leciona, e acredito que a ideia de um videopoema é muito interessante, ajuda na liberdade de expressão, e nas interpretações de sentimentos, logo essa ideia deveria ser mais incentivada.

39 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Samuel Menezes -
Olá, sou o aluno Samuel Oliveira Menezes da turma I37 cursando adm do IFES Campus Montanha.

Impressionate como um trabalho escolar pode ajudar o aluno a se desenvolver.

28 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ana Julia Oliveira Zamprogno -
Olá, sou a Ana Julia, aluna do Ifes. Achei muito bom e interessante o trabalho.

15 palavras

Em resposta à Ana Julia Oliveira Zamprogno

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Isadora Carvalho -
Sim, muito bom

3 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Naasson Roman Gomes Fernandes -
Aqui é Naasson aluno da I37 do IFES Campus Montanha orientado pelo professor Renato Pereira Aurélio , e achei muito interessante a produção dos videopoemas ficou muito bem feito. Parabéns aos que redigiram.

33 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Euclides Silva Porto -
ola , sou Euclides, aluno do IFES campos montanha , e estou sendo orientado pelo Prof. Renato Aurélio para fazer parte dessa comunidade.
e sobre o texto .
Esse texto destaca a importância de explorar a interseção entre a literatura e as tecnologias digitais, oferecendo aos alunos uma oportunidade de expressar sua criatividade por meio de videopoemas. Além disso, enfatiza os benefícios dessa abordagem, como o estímulo à autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades de letramento digital.

79 palavras

Em resposta à Euclides Silva Porto

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Ótimas colocações, Euclides!

Abraços,

Jennifer.

5 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Kamilly evangelista -
Olá,sou a Kamilly da turma i37(adm)
Esse projeto dos videopoemeas foi muito interessante!

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Miguel Maia Monte -
Achei um lindo projeto com belos ideais!

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Murilo Dos Santos Sousa -
esse foi um trabalho realmente bem interessante

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Heric Braz Oliveira Junio -
A integração da literatura e da tecnologia digital na sala de aula é uma abordagem promissora que pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos. Ao utilizar recursos digitais, como e-books, plataformas de leitura online e blogs de escrita colaborativa, os estudantes têm a oportunidade de se engajar de forma mais dinâmica e interativa com os textos literários. Além disso, as ferramentas multimídia, redes sociais e recursos de remixagem possibilitam aos alunos explorar diferentes formas de expressão artística e criatividade. Heric Braz I28.

83 palavras

Em resposta à Heric Braz Oliveira Junio

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Meline Sarmento Martins -
Em resposta à Heric Braz Oliveira Junio

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ivan Dias Santos Junio -
Concordo, o uso destas tecnologias podem ajudar muito na aprendizagem e na socialização dos alunos, tendo uma interação com o professor e outros alunos.

24 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Isadora Carvalho -
Belo trabalho ficou perfeito!!!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Maria Eduarda Lima Bustamante -
Assim como o vídeo-poema, o professor Renato trouxe para nossa turma a vídeo-resenha, trabalho maravilhoso.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Maria Eduarda Lima Bustamante -
Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por junin ! -
Meu nome é Adilson da turma I28 do IFES de montanha , e quero parabenizar o trabalho

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Jennifer Barbosa -
Oi, meu nome é Jennifer, aluna de Renato Aurélio da I28 agro, a ideia de videopoemas é muito boa, e junto ela trouxe uma ótima abordagem sobre o tema.

29 palavras

Em resposta à Jennifer Barbosa

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ana Luíza Morêto Cabral -
Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Victoria Medeiros -
Achei muito interessante os vídeos-poemas todos foram muito bem escritos e bem elaborados.
-

14 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ana Luíza Morêto Cabral -
Oi! Sou Ana Luíza da turma I28. É muito incrível a forma como um projeto ou atividade escolar pode ajudar o aluno a se desenvolver.

25 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Thayne Rocha -
Esse tema é muito prático e consequentemente, acaba sendo benéfico para o meio de ensino.

15 palavras

Em resposta à Thayne Rocha

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Ivan Dias Santos Junio -
Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Gustavo Pancieri -
belo trabalho

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Gustavo Pancieri -
Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Vitor Hugo Moreira dos Santos -
Oi! Aqui é o Vitor Hugo, estudante do IFES Campus Montanha, turma I37. Achei interessante o trabalho, o incentivo para criação de novos poemas é excelente!

26 palavras

Em resposta à Vitor Hugo Moreira dos Santos

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
É verdade, Vitor Hugo!

Abraços,

Jennifer.

6 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Vitor Hugo Moreira dos Santos -
Qual foi a inspiração para este projeto?

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Meline Sarmento Martins -
Excelente texto, parabéns a todos os envolvidos

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por João Vitor jorge -
achei interessante

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Kerem Hapuque Souza Pereira -
Muito interessante, isso e muito importante para o nosso comhecimento

10 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Kerem Hapuque Souza Pereira -
Muito criativo

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Kauã Soares Rodrigues -
Gostaria de parabenizar aos pesquisadores-autores pelo trabalho produzido. Este trabalho com videopoemas aumenta a criatividade do aluno e fortalece sua subjetividade, pois são trabalhadas suas emoções e sentimentos, seja ao compor o texto ou simplesmente ao declamá-lo.

37 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Conceição Tassi de Oliveira Lopes -
Boa noite! Meu nome é Conceição Tassi de Oliveira Lopes, sou aluna da OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.
O presente artigo relata uma experiência realizada em sala de aula, que envolveu a criação de videopoemas, combinando literatura e tecnologias digitais. O estudo foi conduzido com estudantes do primeiro ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha. O objetivo principal da pesquisa foi incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos, explorando as conexões entre literatura e as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais.
Utilizando uma abordagem qualitativa, foram escolhidos e analisados seis videopoemas produzidos pelos estudantes. Os resultados demonstraram a eficácia desse tipo de atividade, destacando a importância de integrar literatura e tecnologias digitais no contexto educacional. Os videopoemas permitiram explorar diferentes aspectos, como a expressividade do gênero lírico, as funções da linguagem e as figuras de linguagem presentes nos textos poéticos.
O artigo também enfatiza a relevância da integração entre literatura e tecnologias digitais nas salas de aula. A combinação desses elementos pode tornar a experiência de leitura mais dinâmica, interativa e acessível, despertando o interesse dos alunos. Recursos como e-books, plataformas de leitura online, blogs de escrita colaborativa, mídias digitais, redes sociais e outras ferramentas tecnológicas podem auxiliar no desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
Qual foi a experiência que vocês obtiveram com a produção deste artigo?

230 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por PASCOAL NETO -
Admirei bastante a iniciativa de uma apresentação mais dinâmica da poesia. Isso certamente facilitará bastante o acesso a essa arte, principalmente para os iniciantes.

24 palavras

Em resposta à PASCOAL NETO

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Também gostei bastante dessa questão, Pascoal!

Abraços,

Jennifer.

8 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: VIDEOPOEMAS NA SALA DE AULA: UM TRABALHO MULTIMODAL COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO IFES - CAMPUS MONTANHA - autoria: Renato Pereira Aurélio, Ana Clara da Silva Moreira

por alexandre patuzzo -
Parabéns!!

1 palavras