CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

Número de respostas: 28

Contextos educacionais na pandemia

dicotomias do Ensino Remoto

Autoria:

  • Thais Aparecida Santos

Palavras-chave:

Pandemia ensino remoto, educadores, adoecimento mental, capacitação

Resumo

Abordamos neste texto, os processos de novas construções educacionais de ensino- aprendizagem, dando ênfase ao ensino remoto, no qual engajaram duas professoras em uma escola pública no interior de Minas Gerais, refletindo sobre os desafios na aprendizagem remota e percalços nas tecnologias no processo de ensinar. Nossa hipótese é a de que o ensino remoto facilitou a (re)invenção educacional, mas provocaram efeitos psíquicos dessa sobrecarga diante ao   ensino á distancia. Finalizamos resaltando a importancia de estratégicas e capacitação profissional dos profesores.

Coordenação de Mesa

  • Diego de Campos Ribeiro
  • Gustavo Rocha
  • Marco Antônio Peixoto

PDF: leia aqui o texto completo

120 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Diego de Campos Ribeiro -
Olá, sejam bem vindos participantes da mesa a edição 2023 do UEADSL e seja especialmente bem vinda a autora do texto Contextos educacionais na pandemia dicotomias do Ensino Remoto, Thais Aparecida Santos. Esperamos discussões engrandecedoras e enriquecedoras e muito aprendizado.

40 palavras

Em resposta à Diego de Campos Ribeiro

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Obrigada, Diego! Espero elucidar algumas ponderações para novas reflexões na educação.

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Marco Antônio Peixoto -
Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2023.1!

Desejo à autora e aos participantes uma rica experiência de ideias e debates.

Marco Antônio Peixoto

22 palavras

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Obrigada, Marco Antônio! Lutaremos por novas formas de pensar a educação.

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Gustavo Rocha -
Boa noite, Thais. Espero encontrá-la bem e com saúde. Meu nome é Gustavo e estarei com você ao longo do UEADSL coordenando a mesa desse trabalho extremamente produtivo.
Gostaria de parabenizar pela produção do artigo e desejar que a partir das discussões aqui travadas sejam enriquecedoras.
Atenciosamente,

Gustavo Gomes Siqueira da Rocha.

52 palavras

Em resposta à Gustavo Rocha

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Obrigada, Gustavo!Que possamos refletir, indagar e (re)significar novas possibilidades de ensino.

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Marco Antônio Peixoto -
Bom dia a todos participantes!

Gostaria de fazer uma pergunta para a autora Thaís Aparecida Santos. Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou no desenvolvimento da sua pesquisa? E como foram contornadas?
Obrigado.

34 palavras

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Bom dia, Marco Antônio!
Minhas maiores dificuldades foram: encontrar escolas que aceitasse a participação da pesquisa e logo em seguida foi a negação dos professores e suas participações , pois como realizei no formato on-line ( Google meet ) muitos ficaram receosos pelo fato da gravação, mas logo com certas pontuações minhas, consegui realizar. Outra dificuldade encontrada foi ao acesso da plataforma, pois muitos não conheciam e também por dificuldades de manuseio da tecnologia, como: utilizar o computador, digitação, acesso ao microfone e câmera. Porém, foram contornadas com minhas falas, trazendo acolhimento e explicações detalhadas para o manuseio das mesmas. Assim, conseguimos finalizar as entrevistas.

105 palavras

Em resposta à Thais Aparecida Santos

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Marco Antônio Peixoto -
Bom dia, Thais!
Obrigado por responder de forma muito clara e objetiva, o meu questionamento. Parabéns pelo trabalho!

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Diego de Campos Ribeiro -
Olá Thais, gostaria de perguntar o que motivou o tema do seu artigo? Talvez uma experiencia pessoal? Talvez relatos de colegas? Enfim, como a ideia chegou até você?

28 palavras

Em resposta à Diego de Campos Ribeiro

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Olá Diego, bom dia! O motivo para tal indagação sou psicóloga clinica e Especialista em Psicologia escolar, atendendo crianças e adolescentes no período pandêmico observei muitas falas referente a atuação do professor e tecnologia ( me ressaltava sobre a dificuldade de aprender online ou em cadernos impressos com as atividades escolares, então me veio a seguinte indagação: Se os alunos estão com muitas dificuldades, reclamando de seus professores, algo está por trás ... então resolvi ir a campo e investigar.

80 palavras

Em resposta à Thais Aparecida Santos

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Diego de Campos Ribeiro -
O que você diria que foi o problema central do ensino remoto nesse periodo, segundo a sua experiencia.

18 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Wellington Silva -
Parabéns pelo trabalho

3 palavras

Em resposta à Wellington Silva

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Wellington Silva -
Tema bastante pertinente atualmente

4 palavras

Em resposta à Wellington Silva

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por José Ignacio Ribeiro Marinho -
Boa noite, prezada autora! Tudo bem?

Parabéns pela produção do artigo!

Como professor, no decorrer do contexto pandêmico, fui afetado psiquicamente (como muitos), devido à sobrecarga de trabalho.

Quantos às tecnologias digitais, vi que muitos alunos, por exemplo, não tinham ideia do que era Meet e Zoom; professores, inclusive. A pandemia nos ensinou e muito!

55 palavras

Em resposta à José Ignacio Ribeiro Marinho

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Exatamente, José! Muitos alunos e professores com dificuldades com acesso aos meios digitais

13 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Kliftom Amorim Costa -
Parabéns pelo trabalho!

A pandemia representou um período desafiador e revelou a necessidade de promover algumas mudanças na educação, a fim de melhor adequá-la às demandas do futuro.

28 palavras

Em resposta à Kliftom Amorim Costa

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Thais Aparecida Santos -
Obrigada, Kliftom! Caminharemos rumo a novas possibilidades.

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por gabriel rodrigues bhering -
Tendo experienciado o ensino remoto acho esse tema e linha de pesquisa extremamente pertinentes. É sempre bom avaliar os prós e contras para modelar uma educação remota mais efetiva. Parabéns pelo trabalho.

32 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Márcio de Castro Marques Filho -
Olá, pessoal! Boa tarde.
Excelente texto. Como uma pessoa que sofreu muito com o ensino remoto durante a pandemia, achei o texto de vocês super relevante.

26 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Marco Antônio Peixoto -
Boa noite a todos participantes!
Thais, como foi a experiência em participar de um Congresso nos moldes do UEADSL ?

20 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Nicolas Cassemiro -
Abordagem interessante sobre o ensino na pandemia

7 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Tayná Mayara -
Boa tarde!
Parabéns aos autores pelo tema do texto, é pertinente até os dias de hoje pós pandemia. Assunto que não deve ser esquecido, mas reforçado para a reparação no modo da educação e prosseguirmos nessa luta, pois a eduação é a base necessária para nós indivíduos aprendermos a viver em sociedade.

52 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: CONTEXTOS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: DICOTOMIAS DO ENSINO REMOTO - autoria: Thais Aparecida Santos

por Marco Antônio Peixoto -
Obrigado pela participação de todos no UEADSL 2023.1!

Até o próximo evento,

Marco Antônio Peixoto

15 palavras