REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

Número de respostas: 10

Representatividade negra na Publicidade Brasileira

Autoria:

  • Jonathan Rosa
  • Juliano Azevedo

Palavras-chave:

representatividade, Comunicação, Mídias, Estratégias Ativas

Resumo

Este artigo examina a representação do brasileiro na mídia, com foco especial na representatividade negra. A pesquisa aborda a presença da população negra na televisão, analisando canais abertos e sua relação com movimentos de luta por equidade de direitos e representação. Além disso, discute-se a importância das plataformas digitais como espaços ampliados para debates sobre representatividade.

Coordenação de Mesa

  • Ana Luiza de Souza Macedo

PDF: leia aqui o texto completo

87 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Marianne Ribeiro de Souza Bastos -
Artigo muito bem feito

4 palavras

Em resposta à Marianne Ribeiro de Souza Bastos

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Marianne Ribeiro de Souza Bastos -
Apesar de termos tido evolução na representatividade negra, muitos são reprimidos no mundo do entretenimento.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Quéren Mileide -
Olá, Boa Tarde!
Parabéns pelo texto, considerado muito interessante as discussões trazidas por vocês autores do artigo.

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Quéren Mileide -
Olá!
Trabalho muito bom!
Qual foi a maior dificuldade que vocês obtiveram com a produção deste texto?

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Ana Luiza de Souza Macedo -
Enaltecer a respresentatividade negra em campanhas publicitárias é fundamental, já que vivemos
num país miscigenado e, infelizmente, as campanhas publicitárias são marjoritariamente estreladas
por brancos, o que chega a ser desconexo com a realidade: de acordo com o IBGE, a maior parcela
dos brasileiros, é composta por pardos. Além disso, a representatividade negra, seja nas campanhas
para produtos de beleza e cosmética, ou demais anúncios, é primordial para que as crianças negras possam
se identificar e crescer com orgulho de si mesmas, ausentes de esteriótipos preconceituosos ou excludentes.
Meus parabéns à dupla pela escolha do tema e pela elaboração do excelente artigo!

102 palavras

Em resposta à Ana Luiza de Souza Macedo

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Andriele Neves -
Concordo. A publicidade desempenha um papel significativo na definição de padrões na sociedade. Por meio de campanhas publicitárias as pessoas são influenciadas a certos padrões de consumo e também de ideais de beleza e estereótipos que muitas vezes fogem da realidade da população brasileira. Dessa forma, se faz necessário uma maior representatividade negra nessas campanhas.

Parabéns aos autores pelo trabalho e por trazer essa temática tão importante.

67 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Jéssica Grazielle Pereira do Nascimento Martins -
Muito interessante o artigo!

Contribuo dizendo que a publicidade acaba definindo normas e padrões que moldam e direcionam comportamentos, na tentativa de tornar a sociedade cada vez mais homogeneizada. Essa perda de individualidade faz com as pessoas rejeitem aqueles que possuem pensamentos e características distintas dos considerados “normais”, dessa forma, criando e reproduzindo a segregação de uma parcela da população.

60 palavras

Em resposta à Jéssica Grazielle Pereira do Nascimento Martins

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Andriele Neves -
Jéssica, concordo com o que disse. Se todos buscarem se adequar aos padrões impostos, de consumo, comportamentos, estereótipos, etc., vai se perdendo a individualidade de cada um e os que não seguirem esses padrões serão excluídos e discriminados.

38 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA - autoria: Jonathan Rosa, Juliano Azevedo

por Mariely Gomes -
Gostei do tema, continuem assim!

5 palavras